Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Jacinto Guerra →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Em Brasília, um centro cultural para o poeta Cassiano Nunes
por Jacinto Guerra
*
publicado em 21/10/2007.
Conheço de perto o interesse e o empenho do Secretário de Cultura do DF, Silvestre Gorgulho, em preservar, da melhor forma possível, a memória de Cassiano Nunes (1921 - 2007), o poeta cuja obra pode ser lembrada em frase lapidar de um de seus mais belos poemas: “Nunca me sinto pobre ao contemplar as estrelas.”
Mais do que uma fantástica biblioteca, em área urbana densamente povoada na Asa Sul, o Centro Cultural Cassiano Nunes poderá ser uma obra definitiva do governador José Roberto Arruda, no sentido de enriquecer ainda mais o Patrimônio Cultural e Literário de nossa Brasília, na véspera de seu cinqüentenário.
Professor de literatura, poeta, conferencista e animador cultural dos mais notáveis que o Brasil conheceu, Cassiano Nunes nunca esteve na torre de marfim dos intelectuais: foi sempre um homem do povo, fazendo de sua casa na 711 Sul um espaço dos livros e das mais generosas idéias em benefício do Brasil que, no dizer do poeta, “apesar de tudo ...ainda persiste em ser uma terra de amor, como a celebrou Mário de Andrade num verso imortal do Noturno de Belo Horizonte.”
Por estas razões, as lideranças culturais e empresariais da cidade devem reivindicar, com empenho, ao GDF e à UnB, que transformem a Casa de Cassiano Nunes num ativo centro da memória cultural e literária da cidade que foi um grande amor de sua vida.
Natural de Santos, no litoral paulista, filhos de imigrantes portugueses, Cassiano estudou e lecionou em grandes universidades da Europa e dos Estados Unidos. Andou pelas ilhas de Cabo Verde e outros lugares mundo afora. Conheceu o Brasil das grandes cidades e o vasto interior do país, que ele muito admirava, dizendo que sua ambição, quando jovem, era “ser vento e geografia.”. Foi, sobretudo, um mestre muito querido e, como escritor, deixou prosa e poesia da melhor qualidade, demonstrando uma grande visão de esperança no Brasil – e uma crença sem limites nos altos valores da cultura humana.
Sobre o Autor
Jacinto Guerra: JACINTO GUERRA, mineiro de Bom Despacho, é autor de ensaios e biografias como o JK-Triunfo e Exílio-Um estadista brasileiro em Portugal, além de outros livros, entre os quais O gato de Curitiba - crônicas de viagem e outras histórias, editados pela Thesaurus, em Brasília.< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
NOSSAS CICATRIZES, por Airo Zamoner.
A vida não é só carbono, por Efraim Rodrigues.