Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Noga Lubicz Sklar →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Chutzpah
por Noga Lubicz Sklar
*
publicado em 23/09/2007.
Dá pra ver o poderoso Leão de Judá ao vivo na nossa frente, e olhem que o vi bem de perto um par de vezes, em 1970, no kibutz Sde Boker onde ele morava na época. Chutzpah mesmo, e isso fica claro no livro, é Israel ter a audácia de existir — um enclave judeu no meio de um vasto mundo islâmico — e de insistir na sobrevivência. Não é de admirar que o criticado Irã volta e meia faça o país de alvo com suas bombinhas pacifistas.
É o processo de ver nascer e amadurecer — um país, uma língua, uma pessoa —, tendo sempre a verdade como linha de conduta, que faz a beleza destas memórias de Oz — De Amor e de Trevas — que acabei de ler ontem. Mesmo que a verdade mude, ou leve mais de quarenta anos para aparecer, ser enfrentada.
Sempre tenho a impressão de que há um tema que se infiltra, na mente inconsciente, por determinado período. E é este tema que me orienta, me emociona, me leva a escrever. O desta semana é a verdade, na literatura ou fora dela. Isabel Allende afirmou, em sua entrevista de ontem, que a verdade no texto é que emociona o leitor. Ultrapassa até mesmo a visão crítica, a pulsão pura e simples pela boa literatura: "Tento escrever com honestidade. E em meus 25 anos de carreira aprendi que a honestidade toca as pessoas."
Há honestidade em Amós Oz. Até mesmo a honestidade de confessar enganos, equívocos, verdades absolutas que mudam com o tempo, e que só com o tempo se consegue expor. Há um desejo latente de verdade honesta no público, como informa Guiomar de Grammont, curadora do Botequim Filosófico na Bienal do Rio: "É a vontade da verdade contra a aparência e o discurso demagógico."
Há vontade de verdade na decadência pública de celebridades sem substância alguma. Há vontade de verdade na onda de memórias que toma de assalto a literatura. Há vontade de verdade nos blogs, na transparência forçada da internet. Mesmo que a verdade custe um pouco a aparecer. Ou a ser engolida, porque sim, há um hábito arraigado de formalismo, de comportamento adequado, do que se pode e não se pode fazer no caminho da aceitação pública. Ou, pelo menos, social, o que por vezes atrasa um bocado a revelação da verdade (e o alívio que isto traz). Mas nunca a elimina.
E se vocês pensam que com esta empáfia toda de dona da verdade é com o gênio de Oz que me identifico, se enganam. Me identifico mesmo é com o pai dele, um sujeito talentoso e brilhante com tudo pra vencer na vida mas que, vítima da síndrome geracional que o impediu de abrir o jogo, pôr as cartas na mesa, fracassou assim mesmo. É contra isso que eu luto todo dia, mesmo ao custo de uma imagem inútil, construída, falsificada. Que em última instância não serve pra nada.
Sobre o Autor
Noga Lubicz Sklar: Noga Lubicz Sklar é escritora. Graduou-se como arquiteta e foi designer de jóias, móveis e objetos; desde 2004 se dedica exclusivamente à literatura. Hierosgamos - Diário de uma Sedução, lançado na FLIP 2007 pela Giz Editorial, é seu segundo livro publicado e seu primeiro romance. Tem vários artigos publicados nas áreas de culinária e comportamento. Atualmente Noga se dedica à crônica do cotidiano escrevendo diariamente em seu blog.Para falar com Noga senda-lhe um e-mail ou add-lha no orkut.
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
O Outro Lado das Calamidades, por André Carlos Salzano Masini.
Finanças Pessoais em Equilíbrio, por Tom Coelho.