Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Engjëll Koliqi →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Kosovo: A luta pela independência da Sérvia
por Engjëll Koliqi
*
publicado em 05/08/2007.
Nesse mesmo ano, os albaneses foram considerados inimigos do regime socialista. O ministro de então era Rankovic. A repressão da polícia rankoviciana sobre a população albanesa foi sempre aberta. Quando as coisas passaram para um terrorismo explícito, Tito foi obrigado a demitir seu Ministro por crimes no ano de 1966.
Os albaneses então puderam respirar um pouco. E começaram a organizar movimentos e protestos públicos contra a ocupação sérvia em Kosova, pedindo sempre para ser uma República, para poderem estudar em Língua Albanesa até a Universidade e todos os direitos dos outros povos da antiga Iugoslávia.
Ainda que sufocados com as forças da polícia e do exército iugoslavo, as demonstrações públicas dos albaneses chegaram até Belgrado e o ditador Tito foi obrigado a conceder á população de Kosova direitos nacionais.Quando começou o ano de 1970, a Universidade de Prishtina, nossa Capital, começou a ensinar em albanês e servo-croata. Em 1974 com a nova Constituição foi dado a Kosova certa autonomia, presidência, governo próprio, parlamento e nossa constituição.
Mas essa autonomia durou pouco. Após a morte de Tito, em 1980 o regime de Belgrado começou a atacar a nossa autonomia. Assim, na primavera de 1981 todo o povo albanês de Kosova se rebelou organizando protestos públicos, os maiores de toda a Iugoslávia, pedindo a independência da Sérvia.
Então, chegou ao poder Slobodan Milosevic o qual iniciou uma repressão sem precedentes beirando ao terror. De novo o terror de Rankovic sobre os albaneses. Em 8 anos mais de 750 mil albaneses passaram pela polícia, todos habitantes de Kosova. No ano de 1989, ainda que não oficialmente , Milosevic tolheu a liberdade e autonomia de Kosova. No fim de 1989 nasce o partido político albanês LDK – Liga Democrática de Kosova e seu líder é Ibrahim Rugova.
Quero lembrar a vocês que de julho a setembro de 1990 Milosevic fechou as escolas albanesas e não permitiu funcionários albaneses de Kosova nas repartições públicas. Os sérvios queriam uma guerra, mas Rugova respondeu a eles de modo pacífico , como é nossa tradição , organizando então um poder paralelo.
Para não cansar vocês e para que possam meditar um pouco sobre nós albaneses de Kosova, e para comungar conosco desse desejo de liberdade, que torno a repetir , é uma obrigação, escreverei um outro artigo falando desse genocídio que deixou o mundo perplexo.
Em algum momento da vida somos chamados a dar a nossa contribuição, ainda que pareça pequena. Ainda que pareça frágil. Mas eu digo a vocês a vida é maravilhosa, nos traz e nos leva, e nós devemos fazer isso com todas as suas pulsações. Com coragem e determinação.
Muito obrigado.
Sobre o Autor
Engjëll Koliqi: Engjëll Koliqi é um poeta kosovar, professor e doutor em Pedagogia, jornalista e certamente será o Embaixador do Kosovo no Brasil tão logo seja reconhecida a independência de seu país. Esse mister de diplomacia já em andamento o fez retornar ao Brasil em maio para abrir caminho para intercâmbios nas áreas de cultura, esportes, comércio, indústria e educação. Em setembro estará aqui como convidado da Faculdade Federal de Direito para falar juntamente com outros convidados de 38 países sobre Direito Internacional. Seus livros e poemas são sempre aguardados com espectativa prazerosa uma vez que este poeta dos bálcãs fala para nós dos sentimentos universais que nos remetem à reflexão.Tradutora: Verushka Jurgielewicz é a tradutora oficial de Koliqi, uma vez que são amigos de longa data.Também escritora, foi premiada como Mulher Literata em 2002 por um de seus TEXTOS intitulado QUEM. A parceria com o poeta dos bálcãs tem sido equalizada por uma intensa sensação recíproca de confiança o que torna a comunicação - tradução plena de entendimento, simpatia, harmonia e sintonia. Além disso Verushka toca violoncello e cantou ópera durante os anos em que foi musicista.
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Pão de Queijo Notícias: Jornalismo de Múltiplas Faces, por José Aloise Bahia.
O preço do poder, por Fernanda Massebeuf.