Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Engjëll Koliqi


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Da Dardânia antiga à Kosova nova

por Engjëll Koliqi *
publicado em 12/07/2007.

Um povo sofrido mas sempre orgulhoso

A antiga Dardânia è uma região onde habitavam os ilírios no mínimo 10 séculos antes de Cristo. Era uma terra enorme, produtiva e rica, mas cada conquistador que chegava usurpava uma parte do chão, mas não da alma desse povo forte.

Era uma terra de 110.000km2 e hoje o Kosovo está reduzido a apenas 11.000 km2. Perdemos a terra física, mas não a hospitalidade e os valores que nós albaneses descendentes diretos dos ilírios possuímos.

Nossa terra foi ocupada por muitos povos desde o Império Romano e ainda assim doamos ao mundo tantas personalidades importantes. Por exemplo. o Imperador Constantino, que deu via livre ao Cristianismo como primeiro ato de democracia era um filho dardano.Alguns dos Santos da Igreja e Papas eram filhos de nossa terra, dardanos que contribuíram para o enriquecimento espiritual e intelectual da humanidade.

Podemos citar São Floro, São Lauro, São Maximiliano, São Procópio e São Niketë Dardani , este último, autor do hino TE DEUM que se canta em todas as igrejas do mundo.
Também podemos citar os Papas Santo Eleutério ( 175-185) ,Santo Urbano I ( 222-230), São Caio (283-295), Giovanni IV (640-642), Paolo IV (1555-1559), Sisto V ( 1585- 1590) e Clemente XI (1700-1721).

Esta terra Dardana estava ali, próspera por quase 20 séculos. Então vieram os sérvios. Vieram dos Cárpatos russos. Eram ciganos russos. O nome sérvio significa aquele que serve. Não queriam ser servos dos russos, então escaparam para a Dardânia e ficaram como hóspedes. Quando viram que os dardanos eram pacíficos, então foram sempre ocupando o sul e iniciaram sua colonização. Os ilírios, então, foram se retirando, deixando para os sérvios a terra que era de nossos ancestrais.

Felizmente, a civilização jamais segue em linha reta, assim como a própria vida. A civilização não é uma estrada romana, é , na verdade, um impulso periférico, o oscilar de um pêndulo.E são esses movimentos oscilatórios que fazem os povos romperem suas amarras. Explorando os extremos aprendemos a localizar o centro.

Quando conseguimos conhecer os extremos, então, aí, ansiamos por nossos opostos, submetemo-nos ao aprendizado , alimentamo-nos de riscos, dependemos de nossos adversários assim como o doce precisa do azedo e o quente do frio.

Nós acreditamos no poder transcendente que nos faz permanecer em pé. E é esse sentido profundo que nos mantém vivos.

===>>> Texto de autoria do poeta kosovar Engjëll Koliqi (01/07/07), tradução de Verushka Jurgielewicz

Sobre o Autor

Engjëll Koliqi: Engjëll Koliqi é um poeta kosovar, professor e doutor em Pedagogia, jornalista e certamente será o Embaixador do Kosovo no Brasil tão logo seja reconhecida a independência de seu país. Esse mister de diplomacia já em andamento o fez retornar ao Brasil em maio para abrir caminho para intercâmbios nas áreas de cultura, esportes, comércio, indústria e educação. Em setembro estará aqui como convidado da Faculdade Federal de Direito para falar juntamente com outros convidados de 38 países sobre Direito Internacional. Seus livros e poemas são sempre aguardados com espectativa prazerosa uma vez que este poeta dos bálcãs fala para nós dos sentimentos universais que nos remetem à reflexão.

Tradutora: Verushka Jurgielewicz é a tradutora oficial de Koliqi, uma vez que são amigos de longa data.Também escritora, foi premiada como Mulher Literata em 2002 por um de seus TEXTOS intitulado QUEM. A parceria com o poeta dos bálcãs tem sido equalizada por uma intensa sensação recíproca de confiança o que torna a comunicação - tradução plena de entendimento, simpatia, harmonia e sintonia. Além disso Verushka toca violoncello e cantou ópera durante os anos em que foi musicista.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Os caminhos de Rafaela, por Airo Zamoner.

CHICO LOPES chega ao terceiro livro de ficção e diz: "Ninguém escreve para ser ignorado", por .::. Verdes Trigos Cultural .::..

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos