Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Jacinto Guerra


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A felicidade no interior de Minas

por Jacinto Guerra *
publicado em 26/06/2007.

Bem no centro de Belo Horizonte, existia a Feira de Amostras, interessante vitrine de Minas Gerais, com sua rica exposição de pedras e de minerais. Hoje lá está o Terminal Rodoviário de BH, nossa Rodoviária, que mais parece um pequeno e moderno aeroporto, com livrarias, agência de correio, acesso à internet, caixas eletrônicos, lanchonetes, restaurante e outras coisas que o turista precisa para o começo ou a chegada de boa viagem Minas afora.

Caminhando pelo enorme saguão cheio de luzes e outros penduricalhos, revejo os painéis de Heleno Nunes notável artista plástico de Lagoa da Prata e do Brasil cuja pintura, que lembra as obras de Portinari, revela cenas típicas do povo mineiro.

Mais adiante, paro e medito frente ao oratório de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte e de todos os que, pelo mundo afora, navegam no ar, na terra e mar.

Meu destino é a Rua Perdões, perto da Igreja do Beato Padre Eustáquio, rumo ao futuro e à memória de outros tempos distantes e próximos.Vou para a casa de dona Menita, generosamente sombreada de castanheiras, minha pousada na grande cidade ao pé da Serra do Curral.

Na pequena viagem de táxi, apesar de sua tranqüilidade e segurança no volante, o motorista desabafa:  
A mulher não me deixa em paz. Ligapro celular toda hora, atrapalha o serviço da gente, sô.  
Você é casado? Moram juntos?  
Casado coisa nenhuma. Tenho, há dez anos, é uma namorada. Eu, na minha casa; ela, na casa dela. Cada um com seus filhos e problemas. Juntos seria muito pior, uai.

O táxi roda pela Via Expressa, entra na comprida Rua Padre Eustáquio, atravessa antiga região de imigrantes italianos o Bairro Carlos Prates , com sua Igreja de São Francisco das Chagas dominando a paisagem.  

Mal pergunta, o senhor é de onde? 
Sou mineiro de Bom Despacho. Casei-me em Belo Horizonte, onde passei minha juventude e, há muitos anos, moro em Brasília. 
Bom Despacho eu conheço. Cidade boa, tem muita gente bonita. Andei por lá trabalhando para o Sílvio Santos, com o Baú da Felicidade.  
E aí, encontrou a felicidade?  
Quase que encontrei. No barzinho do Zé Garapa, fiquei conhecendo uma morena que era uma beleza. Foi uma paixão danada. Êta trenzinho ajeitado, sô.

Sobre o Autor

Jacinto Guerra: JACINTO GUERRA, mineiro de Bom Despacho, é autor de ensaios e biografias como o JK-Triunfo e Exílio-Um estadista brasileiro em Portugal, além de outros livros, entre os quais O gato de Curitiba - crônicas de viagem e outras histórias, editados pela Thesaurus, em Brasília.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Ouçam o silêncio!, por Airo Zamoner.

Que é ter vergonha na cara?, por Leonardo Boff.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos