Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Miguel Sanches Neto


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

OPERAÇÃO GOIABA BICHADA

por Miguel Sanches Neto *
publicado em 03/06/2007.

Um empresário amigo meu passou por uma experiência que revela bem o modo brasileiro de ser. Homem sério, já no terceiro ou quarto casamento, ele voltou ao escritório num fim de tarde, abriu a porta e acendeu a luz.

Sobre sua mesa, nua e com a tesoura aberta, sua bela e insinuante secretária. Entre as pernas dela, também nu mas em pé, o mais novo estagiário da empresa. A secretária continuou na mesma posição, e disse:

– Não é nada disso que o senhor está pensando. Eu posso explicar tudo.

Meu amigo se virou e antes de sair, ouviu:

– O senhor poderia apagar a luz?

No dia seguinte, a secretária estava no seu posto, com roupas recatadas, tornando-se uma pessoa extremamente atenciosa e discreta. No fim do mês, o estagiário foi dispensado. E tudo não só voltou à normalidade como ficou muito melhor. Quando ela levava documentos ao chefe, sentava-se com as pernas cruzadas diante da mesa que tinha sido silenciosa testemunha do episódio. O chefe, que jamais se interessara por ela, começou a ter certos sonhos. Não sei como terminou o caso.

E outra é a história que quero contar. A de mais uma ação bem sucedida de nossa Polícia, que desmantelou novo esquema de corrupção. Fui o autor da denúncia.

– Denúncia anônima? – me perguntou um amigo.

– E eu lá sou homem de denúncias anônimas?

– Foi uma denúncia de renome, então! – ele concluiu, orgulhoso de ser amigo de um escritor mundialmente conhecido em Peabiru.

Depois de várias investigações – foram mais de dois meses de trabalho – a Polícia conseguiu quebrar o sigilo telefônico dos suspeitos. Vou transcrever parte das conversas que comprovam o envolvimento da Máfia da Goiaba Bichada – estamos numa fase de nomes muito criativos. Será que existem poetas na Polícia?

Zelão: Eu falei com ele ontem e tive lá com o Hudson. Tive com o Tico também. Tico é o coordenador do troço.

Goiabinha: Sei. E como foi?

Zelão: Certo, foi muito boa a conversa. A partir de agora eles estão com a gente.

Goiabinha: E ficou por aquilo mesmo, ou teve que acrescentar algo?

Zelão: Nada que fosse difícil de conseguir.

Goiabinha: Então começamos amanhã?

Zelão: Sim, se funcionar bem, a coisa vira definitiva.

Goiabinha: Ok.

Dias depois, há outras ligações, menos claras, mas que comprovam que o esquema foi posto em funcionamento com grande sucesso, lesando inúmeras pessoas.

Outra conversa que preciso transcrever aconteceu seis meses depois da instalação do esquema.

Zelão: Você precisava ver o cara hoje, tava todo estressado.

Goiabinha: Legal. Pra onde você levou o pacote?

Zelão: Tive que me esconder naquela sala. Chegou bem na hora, quase me deu um flagra, mas fiquei amoitado até que saísse. O bom é que pude ouvir a irritação dele.

Goiabinha: Temos que ter mais cuidado a partir de agora. Pode ter gente de campana.

Zelão: Xá comigo. Um pouco de adrenalina é bom.

Goiabinha: Não quero perder meu posto por uma bobagem.

Os corruptos falam sempre igual ao telefone, por códigos.

Mas a Polícia desmontou o esquema depois de minha denúncia.

Eu vinha encontrando algumas coisas alteradas e isso me chamou a atenção. Há anos bebo no mesmo bar, a Choperia do Tito, o melhor cardápio da região – camarão de todo jeito, casquinha de siri, bolinho de bacalhau... Uma variedade incrível. O único problema é que eles têm apenas o cardápio. Não os pratos anunciados. Para enganar os novatos, porque o dicumê mesmo é o de sempre: torresmo, queijo, lombo, amendoim, batata frita de pacote e as fabulosas empadinhas Otto, disputadíssimas.

Os donos do bar compram apenas uma dúzia por dia. E eu vinha conseguindo algumas para acompanhar meu chope. Mas, nos últimos tempos, a estufa estava sempre vazia.

– Pô, Hudson. Cadê as empadinhas?

– Vendi.

– Por que não compra mais do que doze?

– Se eu comprar mais pode sobrar alguma.

Comecei a ir mais cedo ao bar. Saía do trabalho às 10 da manhã e já não encontrava nenhuma. Como? Deixei para ir à noite – próximo do horário de fechar. Adeptos da lei de silêncio, os donos fecham o bar às 8 da noite, expulsando os últimos bebedores quando estão de mau-humor ou apenas fechando a porta com a gente dentro quando estão bem humorados. Mesmo no fim da tarde, não encontrava nenhum sinal das empadinhas. O mistério estava me deixando com os nervos abalados.

As ligações telefônicas revelaram tudo.

O empresário Zelão – nunca conversei com esse senhor, embora saiba que ele me odeia por minhas críticas à cidade – primeiro corrompeu o rapaz que tem uma banquinha de frutas na esquina do bar. Como demoro para estacionar o carro, o Goiabinha anunciava pelo celular minha chegada. Zelão, que tem uma empresa nas redondezas, saía correndo e arrematava todas as empadas, levando o pacote para a firma dele e distribuindo aos empregados. Pagava três vezes o valor das empadas para os donos do bar, para que acobertassem o ato criminoso, que privava todos os freqüentadores de uma das maiores delícias do vasto cardápio do boteco.

Depois de desvendado do caso, agentes entraram disfarçados no bar; quando Zelão chegou para limpar a estufa, foi preso.

Ao ser entrevistado pela tevê – tomei a precaução de me fazer acompanhar de jornalistas –, ele disse:

– Posso explicar tudo – as mãos estavam engorduradas por conta do pacote de empadinhas.

– Qual foi seu papel nesse esquema? – perguntou a jornalista.

Como todo corrupto, apenas declarou:

– Vou provar minha inocência.

Fonte: Gazeta do Povo, 29 de maio de 2007.

Sobre o Autor

Miguel Sanches Neto: Escritor paranaense e crítico literário, assinando coluna semanal no maior diário do Paraná, a Gazeta Povo (Curitiba), tendo publicado só neste jornal mais de 350 artigos sobre literatura, fora as contribuições para outros veículos, como República e Bravo!, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde (São Paulo) e Poesia Sempre e Jornal do Brasil (Rio de Janeiro).

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Cordel para Vincent Van Gogh, por Gustavo Dourado.

Hierosgamos: o Cântico dos Cânticos de Noga, por Henrique Chagas.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos