Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Chico Lopes →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
UMA ÁRVORE ENCANTADA: a estréia de Edna Rezende como contista
por Chico Lopes
*
publicado em 10/05/2007.
São os contos que formam "A árvore das encomendas", livro que estará sendo lançado brevemente em Brasília pela LGE -Editora em parceria com o FAC - Fundo da Arte e da Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal.
São quinze narrativas, e o prefácio vem assinado por um brasileiro famoso: Ziraldo, que nasceu em Caratinga, cidade próxima à Inhapim natal de Edna (e de Rosângela). Ele, começando o prefácio pela nota de que "inhapim" é um pássaro pequeno, observa lá pelas tantas: "As lembranças infantis de Edna são muito fortes e se evidenciam em seus textos, ainda que estes textos não pareçam resultado de sua vivência infantil. Essas lembranças, contudo, ajudam Edna a construir seus densos personagens transpassados das mais profundas reflexões. Eu gostaria de ler mais coisas escritas por esta menina de Inhapim, cuja alma perscruta horizontes que nada têm a ver com os morros de pastos mal cuidados que cercam nossas cidadezinhas do Vale do Rio Doce, toldando nossa visão do horizonte (que a gente tem que esticar o pescoço pra enxergar). Meu Deus, como a Edna estica o pescoço! Creio ser quase evidente que ela não se tenha bastado apenas com o canto do inhapim..."
A densidade do Feminino
Edna milita pela densidade do Feminino. Seus personagens são mulheres, casadas, solteiras, solitárias, ricas, de classe média ou pobres, em contato com o Mundo, fazendo descobertas, tendo seus malogros, reinventando a vida através dos encantamentos que lhes são possíveis. O conto que abre o livro, "Lágrimas do mar", é muito original, com um desfecho surpreendente de fato. A heroína chama-se Pearl, em homenagem a Pearl White, estrela americana de seriados do cinema mudo ("Os perigos de Pauline"). Por vezes, uma imensa seriedade, quase trágica, brota dessas personagens femininas, cuja resignação é só aparente (ver "Verde-malva") Edna nunca escamoteia a seriedade da vida, mas sabe rir. Ela sempre se recupera, seja pelo bom humor, seja pela poesia, e isso fica evidente em contos como "Fisiologia", "Petúnia" e no conto que dá título ao livro, que mostra uma hábil mistura do encantamento infantil com a dor da experiência. As experiências de menina juntam-se às da mulher adulta e, seja como for, veremos Edna se safar do peso de viver pelo uso da poesia e da ironia. Com habilidade e astúcia no uso das palavras. Ela sabe sustentar um tom entre evocativo, cômico e dramático.
São contos que revelam uma estreante que demorou a estrear por timidez, hesitação, por na certa ponderar muito sobre seu fazer, até sentir-se um pouco mais segura para publicar seu primeiro livro. Mas, nem era preciso hesitar tanto. A edição, com 150 páginas, é bem cuidada, com capa de Gustavo, filho de Edna. O lançamento será no próximo dia 23, no restaurante Carpe Diem, de Brasília, às 19h. Todos devem conferir.
Sobre o Autor
Chico Lopes: Chico Lopes é autor de dois livros de contos, "Nó de sombras" (2000) e "Dobras da noite" (2004) publicados pelo IMS/SP. Participou de antologias como "Cenas da favela" (Geração Editorial/Ediouro, 2007) e teve contos publicados em revistas como a "Cult" e "Pesquisa". Também é tradutor de sucessos como "Maligna" (Gregory Maguire) e "Morto até o anoitecer" (Charlaine Harris) e possui vários livros inéditos de contos, novelas, poesia e ensaios.Mais Chico Lopes, clique aqui
Francisco Carlos Lopes
Rua Guido Borim Filho, 450
CEP 37706 062 - Poços de Caldas - MG
Email: franlopes54@terra.com.br
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Uma peça do Judeu comprovada, por Adelto Gonçalves.
Memória move livro de Ajzenberg, por Moacyr Scliar.