Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Efraim Rodrigues


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O preço da natureza

por Efraim Rodrigues *
publicado em 04/01/2007.

Há uma corrente dentro da ecologia, que busca estimar o valor, em dinheiro, dos serviços ecológicos. O objetivo é mostrar para a sociedade que a natureza deve ser conservada porque nos oferece serviços que tem valor. Quanto custa filtrar água para consumo doméstico ? Uma bacia hidrográfica pode fazer isto de graça. Daí é só pegar a água limpa que sai dos rios, encanar e pronto. Da mesma forma, cafezais que estão próximos a florestas têm sua produção aumentada pela maior oferta de polinizadores. Qual o valor disto ? Em um caso, este benefício foi quantificado como sendo da ordem de US$ 60.000.

Um artigo na Revista Nature do último sete de setembro mostra, ao contrário do que parece, que a idéia de “serviços ecológicos” é bastante frágil.

No caso, por exemplo, desta fazenda de café na Costa Rica, onde se mediu o valor do serviço ecológico dos polinizadores. Um caso clássico, que é cantado em prosa e verso nos meios acadêmicos, porque mostraria sem sombra de dúvida o valor dos serviços ecológicos.

Pouco depois da conclusão deste estudo, o preço internacional do café caiu e o cafezal foi substituído por uma plantação de abacaxis, que não precisa de polinizadores. Com isto, a natureza na Costa Rica teria então perdido o valor ?
Segundo o autor deste trabalho, o problema de justificar a conservação da natureza com o valor dos serviços que ela provem, esbarra no problema que estamos a todo momento descobrindo maneiras mais baratas de fazer as coisas, e neste momento poderíamos então nos ver tentados a substituir os serviços naturais por serviços providos pelo homem.

Também no caso da filtragem de água para consumo humano em ecosssistemas naturais, como ocorre na Bacia Hidrográfica de Catskill/Delaware para a cidade de Nova York, e na Reserva de Morro Grande para a cidade de São Paulo, corremos o risco, de quando alguém inventar um método mais barato de limpeza de água, de que estes ecossistemas sejam desmatados.

Douglas J. McCauley termina seu artigo falando do valor intrínseco, ético e estético da natureza, similar ao de obras de arte. A monalisa pode até ter um custo, pagável em dólares, mas quanto que a humanidade perde se a monalisa
for destruída ? Há como atribuir valor a uma perda destas ?

Atribuir valor à natureza pode ser útil em um primeiro momento, mas o movimento ambientalista pode estar construindo uma armadilha para si mesma indo por este caminho.


Sobre o Autor

Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Amizade de fachada, por Noga Lubicz Sklar.

Crônica: Quando eu entrar para a história, por Verônica Böhme.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos