Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Efraim Rodrigues →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
O preço da natureza
por Efraim Rodrigues
*
publicado em 04/01/2007.
Um artigo na Revista Nature do último sete de setembro mostra, ao contrário do que parece, que a idéia de “serviços ecológicos” é bastante frágil.
No caso, por exemplo, desta fazenda de café na Costa Rica, onde se mediu o valor do serviço ecológico dos polinizadores. Um caso clássico, que é cantado em prosa e verso nos meios acadêmicos, porque mostraria sem sombra de dúvida o valor dos serviços ecológicos.
Pouco depois da conclusão deste estudo, o preço internacional do café caiu e o cafezal foi substituído por uma plantação de abacaxis, que não precisa de polinizadores. Com isto, a natureza na Costa Rica teria então perdido o valor ?
Segundo o autor deste trabalho, o problema de justificar a conservação da natureza com o valor dos serviços que ela provem, esbarra no problema que estamos a todo momento descobrindo maneiras mais baratas de fazer as coisas, e neste momento poderíamos então nos ver tentados a substituir os serviços naturais por serviços providos pelo homem.
Também no caso da filtragem de água para consumo humano em ecosssistemas naturais, como ocorre na Bacia Hidrográfica de Catskill/Delaware para a cidade de Nova York, e na Reserva de Morro Grande para a cidade de São Paulo, corremos o risco, de quando alguém inventar um método mais barato de limpeza de água, de que estes ecossistemas sejam desmatados.
Douglas J. McCauley termina seu artigo falando do valor intrínseco, ético e estético da natureza, similar ao de obras de arte. A monalisa pode até ter um custo, pagável em dólares, mas quanto que a humanidade perde se a monalisa
for destruída ? Há como atribuir valor a uma perda destas ?
Atribuir valor à natureza pode ser útil em um primeiro momento, mas o movimento ambientalista pode estar construindo uma armadilha para si mesma indo por este caminho.
Sobre o Autor
Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Marca de Sucesso na Mesa, por Rubens Shirassu Júnior.
Impurezas amorosas, por Miguel Sanches Neto.