Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Pablo Morenno


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Autor ou personagem

por Pablo Morenno *
publicado em 07/09/2006.

Recebi um telefonema que tocou meu ponto fraco. Não apenas o meu, mas de quase 100 % das pessoas. Faz uns dois anos. Foste escolhido o colunista mais lembrado da cidade. Fiquei entusiasmado. A vaidade humana é coisa nata. O senhor será entrevistado pelo jornal "x", aparecerá na televisão e receberá diploma e troféu.

Fui às nuvens. Enfim teria a cidade aos meus pés, meu nome imortalizado numa rua. A glória. Eu apareceria numa coluna social e numa revista, disse-me também a voz. Tudo o que eu sempre sonhei.

O diploma e o troféu lhe serão entregues no clube "y" onde haverá um jantar de homenagem. Quando será a festa e qual o traje? Perguntei com minha vaidade à flor da pele. Bom, só tem um porém - disse a voz ao telefone sem dar resposta ao perguntado -, o senhor terá que fazer um investimento de R$ 2.000,00 para cobrir gastos da pesquisa. E precisará vender 30 convites para seus convidados a R$ 100,00 cada um.

Caí na real. Sou pobre. Disse "não, obrigado". Deixei a moça desapontada. Semanas depois, em matéria paga nos jornais da cidade, outro colunista apareceu como o mais lembrado na pesquisa. E eu estou aqui sem diploma, sem troféu, sem nenhuma esperança de ser nome de rua. Disse adeus à iminente emergência social.

Se você não faz nada na vida para marcar sua existência no mundo, se apenas é lembrado em colunas sociais e, principalmente, se você tem dinheiro, prossiga a leitura. Gratuitamente. Seu nome, tal e qual, pode ser personagem em algum livro de um famoso escritor. Se o autor é best seller, por conseguinte, seu nome no livro também o será. Poderá ser um travesti, uma prostituta, um político, ou um psicopata. Depende do "quantum" a investir. A oportunidade é única e o prazo é exíguo.

Num leilão online no Ebay (www.ebay.com), o último foi dia 07/09/2006, são postos à venda os nomes de personagens de obras de vários autores. Entre eles está o novelista Carl Hiaasen e o ganhador do Pulitzer Edward P. Jones. Os lances podem ser dados pela internet e não há restrições à participação. O valor arrecadado será destinado ao "First Amendent Project" (www.thefirstamendment.org) com o escopo de promover a liberdade de expressão.

Linda-gail Case, entrevistada pela agência AP, e que já teve seu nome emprestado a uma garçonete de um livro de Nora Roberts, pagou 6.800 dólares no leilão e afirma ter sido o melhor investimento de sua vida.

Não precisa talento nenhum, mas tem que ter dinheiro. Se você vê o tempo passar e ainda não fez nada significativo, a chance de sua vida bate à porta.

Tranqüilize-se. Não concorrerei com você. Motivo um, não tenho dinheiro nem para uma notinha em coluna social. O outro - talvez o mais hipócrita e irrelevante - sou do tipo idealista que sonha ser autor de sua própria história. Personagem, mesmo em um romance de escritor famoso, é coisinha muito pouca para alguém tão especial, inteligente, imaginativo, criativo e modesto como eu.

Sobre o Autor

Pablo Morenno: Pablo Morenno nasceu em 21.05.1969, em Belmonte, SC, e mora em Passo Fundo, RS. É licenciado em Filosofia e bacharel em Direito. Também é professor de Espanhol em cursinhos pré-vestibular, músico e servidor público federal do Tribunal Regional do Trabalho/4ª Região, e pinta nas horas vagas. Escreve uma coluna semanal de crônicas no jornal O Nacional, de Passo Fundo RS, e Nossa Cidade de Marau-RS. Colabora com os jornais Zero Hora, Direito e Avesso, e com sites de leitura e literatura. É Membro da Academia Passofundense de Letras, ocupando a cadeira cujo patrono é Érico Veríssimo. Como animador cultural e escritor, participa de projetos de leitura do IEL- Instituto Estadual do Livro do RS e de eventos literários no Rio grande do Sul e Santa Catarina. Com suas palestras interdisciplinares e descontraídas, utilizando-se de histórias e da música, conversa com crianças, jovens, pais, professores e idosos sobre a importância da leitura e da arte na vida.

Livros publicados: POR QUE OS HOMENS NÃO VOAM? Crônicas, WS Editor e MENINO ESQUISITO, Poesia Infantil, WS Editor. Contato com o Autor: Pablo Morenno

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Silêncio, por Vânia Moreira Diniz.

Machadiana? Eu?, por Noga Lubicz Sklar.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos