RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

20 de dezembro de 2008

MÚSICA PARA OLHOS DE RESSACA

Com 'Capitu' no ar, todos querem saber quem são os caras que cantam a canção que a todo instante embala a microssérie. O nome da banda é Beirut, e a canção é do ano passado e se chama 'Elephant Gun'. No caldeirão de misturas do grupo, há referências como as fanfarras ciganas dos Bálcãs, música folk e pop independente, e influências de nomes como Jacques Brel, The Magnetic Fields, Smiths, Kocani Orkestar e Serge Gainsbourg. O americano Zach Condon é a voz. Ele é cantor e multi-instrumentista. Deixando de lado os bla-bla-blás, a música que eles fazem é sensorial, parece percorrer o limite entre sonho e realidade, como um desses sonhos bons que nos tomam de assalto e cuja sensação permanece o dia inteiro. O som do leste europeu já está no topo do hype há algum tempo e veio mesmo para ficar. (FONTE: André Gomes)

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/20/2008 08:34:00 PM | | | Voltar


"Baderna no HU": atitude acintosa

"Houve justiça na ótica deles [dos alunos], mas não na da sociedade, que condenou e condena atitudes desse tipo"
WILMAR MARÇAL
reitor da UEL

Depois da baderna (Jornal de Londrina)

Depois da baderna, o silêncio. A polêmica formatura dos estudantes de medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) ocorreu sob silêncio na noite de sexta-feira (12). Parte dos formandos foi proibida de participar da cerimônia depois que 14 do total de 94 foram identificados como autores de uma baderna dentro do Hospital Universitário. Os estudantes se recusaram até a fazer o discurso cerimonial. Quando a oradora foi chamada ao palco ela apenas anunciou: “Decidimos que não há motivo para discurso ou comemoração”. Foi bastante aplaudida. Nenhum estudante quis falar com a imprensa nem antes nem depois da formatura.

Outro discurso da noite não foi tão aplaudido. O reitor Wilmar Marçal abordou o tema ética em sua fala e teve uma recepção um tanto fria por parte da turma. Antes da formatura, todos os presentes tiveram uma palestra também sobre o tema ética. Esta palestra não pôde ser registrada pela imprensa.

LEIA MAIS
"Baderna no HU"
Delegado do CRM em Londrina (PR) diz que falta "humanização" em cursos de medicina
Justiça determina à UEL diplomação de "formandos baderneiros"

[Nos últimos 05 anos tem sido comum a baderna nos términos dos cursos, não somente no curso de medicina e não somente em Londrina. Tão acintoso quanto à baderna do HU é o custo das festas de formatura. Aqui na minha cidade roda à boca pequena que a suntuosa festa (que teve até Paralamas do Sucesso) custou mais de $1milhão. Essa conta será paga pelos futuros pacientes, é óbvio!]

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/20/2008 04:53:00 PM | | | Voltar


Alunos da UEL conseguiram na Justiça o direito de se formar; colegas blindaram formandos para evitar que eles fosse identificados

JOSÉ MASCHIO - DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

"Blindados" por familiares e pelos colegas do curso, os 14 estudantes de medicina da UEL (Universidade Estadual de Londrina) que haviam sido suspensos após promoverem uma farra no hospital universitário se formaram ontem em uma cerimônia rápida, que terminou com gritos de protesto.
Antes mesmo da entrada dos estudantes no anfiteatro do Hospital Universitário, onde ocorreu a diplomação, a preocupação em "blindar" os formandos era evidente. Os estudantes conseguiram na Justiça o direito de se formarem.
A coordenadora do Colegiado de Medicina, Evelin Muraguchi, se desculpava com amigos e parentes dos estudantes pela presença da imprensa. "É uma cerimônia pública. Vamos tentar que seja a mais indolor possível", dizia aos estudantes.
Outra estratégia foi a de que a beca não fosse usada na formatura, já que os alunos que haviam se formado uma semana antes não estavam com elas. A maioria dos 82 formados no dia 12 compareceu ao ato em solidariedade aos 14 formandos.
A cerimônia de formatura durou menos de 15 minutos. No momento do juramento, parentes, amigos e estudantes já diplomados se levantaram na tentativa de evitar que os 14 formandos fossem identificados pelos jornalistas.
Na entrega dos diplomas, um médico, não identificado, chamou parentes e amigos para uma aglomeração. "Vamos embolar. Todo mundo embola junto", gritava. Outros parentes se colocavam na frente das câmeras dos cinegrafistas.
Constrangido, o reitor Wilmar Marçal encerrou o ato na entrega dos diplomas. A turma de formandos resolveu comemorar aos gritos de "justiça".
A comemoração irritou o reitor. "Houve justiça na ótica deles, mas não na da sociedade, que condenou e condena atitudes desse tipo", disse Marçal.

No dia 20 de novembro, para comemorar o fim do curso, um grupo de estudantes invadiu o saguão do HU. Com rojões, sprays de espuma e bebidas alcoólicas, os alunos causaram pânico no local. No fim, 14 foram identificados por câmeras. Nenhum dos formandos quis falar com a reportagem.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/20/2008 04:28:00 PM | | | Voltar


Madonna reserva restaurante Kasher em SP

 Madonna reservou o Café Med inteiro para seu staff em um dos dias que passa em São Paulo, não foi informado o dia exato do jantar

Seguidora fervorosa da Cabala, doutrina que segue os preceitos do judaísmo, Madonna já reservou um restaurante judaico "Kasher" (nome dada à culinária onde os ingredientes e o preparo cumprem as leis judaicas) para sua comitiva em uma das noites que passará em São Paulo. O escolhido foi o Café Med, que fica na av. Faria Lima, em São Paulo.

Entre as opções gastronômicas que Madonna terá, estão a Salada Mescla, feita com damasco julienne, queijo emmenthal, tomate cereja, amêndoas e molho vinagrete de mel e mostarda, Tartar de Salmão, marinado com vinagrete de dill, e peixe namorado com azeite de manjericão, que acompanha aspargos salteados (veja foto abaixo).

Não foi divulgada a data do jantar, nem quantos acompanhantes da comitiva da cantora (composta de 220 pessoas) estarão lá, mas o restaurante não abrirá para o público na noite do jantar.

image

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/20/2008 03:38:00 PM | | | Voltar


Barack Obama its Person of the Year for 2008.

image Barack Obama is Time magazine's most obvious "Person of the Year" choice ever, says Jason Linkins at HuffPo. Beyond the fact that the history-making prezelect does merit yet another magazine cover (nice collection, ObamaMagazine.com), struggling print publications realize that they can churn out valued keepsakes for people to buy and throw in a box in the basement, following what Ana Marie Cox has called The Franklin Mint business model. Of course, the real news is Time's gallery of Obama photos taken when he was in college in 1980. Celebitchy explains the snapshots were taken by then-aspiring photographer Lisa Jack, who dug the negatives from a box in her basement and kept them in a safety deposit box until after the election so they couldn't hurt him. Put that in your pipe and smoke it! Speaking of which: "At this point, we know he's smoking a [regular tobacco] cigarette," says Cover Awards, which warns that the real cautionary tale is to be careful about the pictures you pose for. "There are way too many people having way too much fun posting every picture imaginable on Facebook that are quite embarrasing." You mean like that Obama speechwriter earlier this month? Then again, as a commenter at Boing Boing notes, smoking and wearing a Panama hat is still cooler than this.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/20/2008 03:21:00 PM | | | Voltar

·······

19 de dezembro de 2008

Cadê o trema?

Publishnews - 19/12/2008 - por Ricardo Costa

Está chegando a hora. Prepare-se para a despedida do trema, do acento circunflexo em alguns casos e do acento agudo em outros. Pois é, o Acordo Ortográfico  de 1990 demorou, mas finalmente saiu dos debates e chega aos livros, jornais, revistas e outros textos. Começa em janeiro de 2009 – e vai até dezembro de 2010 – o período de transição para a nova ortografia. As editoras e os meios de comunicação estão se mexendo para que as publicações já estejam com a nova escrita a partir de janeiro de 2009, embora ainda haja algumas questões em discussão – mas essas discussões devem ser longas, melhor não esperar por um consenso tão já. Uma vez feitas as escolhas nos casos “a definir”, é possível resolver a maioria das trocas de ideias, frequentes, joias, aguentaram, veem, zoo, sobrevoo e até as coedições, coautoria, ultrarromânticos, pseudoalunos... com processos automatizados. Contando com a assessoria de Thereza Pozzoli, revisora independente especializada em obras lexicográficas, que desenvolveu uma macro para o Word que foi utilizada na atualização de obras da Barsa Planeta, Global e Rideel, o PublishNews está entre as mídias que entrará em 2009 com a nova ortografia.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/19/2008 07:33:00 PM | | | Voltar


Festa de formatura de medicina termina em confusão no pronto-socorro

As imagens do sistema de segurança mostram os alunos saindo do bar e entrando nos corredores do pronto-socorro. Eles tiveram as notas suspensas e foram impedidos de participar da formatura.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/19/2008 05:17:00 PM | | | Voltar

·······

18 de dezembro de 2008

Biografia de Mario Benedetti é lançada no Uruguai

ANSA (Itália) - 15/12/2008 - por Redação

A primeira biografia sobre Mario Benedetti "salda uma dívida" com o poeta de 88 anos, cuja obra sempre teve como intenção primordial "a comunicação com seu público", segundo declarou Hortênsia Campanella, autora da obras que foi lançada nesta terça-feira, em Montevidéu. O livro Mario Benedetti, um mito discretíssimo é o resultado de uma longa investigação de Campanella, que inclui opiniões de personalidades como o cantor e compositor espanhol Joan Manuel Serrat, o trovador cubano Silvio Rodríguez ou o ex-líder uruguaio Líber Seregni, na reconstrução da vida do autor de La Tregua. Benedetti não estará presente no lançamento do livro por conta de sua debilidade física, pois durante o ano de 2008 teve problemas de saúde neste ano, foi internado três vezes e está praticamente recluso em sua casa, em Montevidéu.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/18/2008 10:55:00 PM | | | Voltar


Entrevista: Daniel Mendelsohn, autor de “Os Desaparecidos”

Os desaparecidos: A procura de seis em seis milhões de vítimas do HolocaustoMuitas famílias se perderam no Holocausto. E um homem, desde pequeno, ficou intrigado com o sumiço de seis de seus familiares. O livro Os desaparecidos  – a procura de 6 em 6 milhões de vitimas do Holocausto”, lançado agora no Brasil, retrata esta história.
Com vocês o autor norte americano Daniel Mendelsohn!
PIT - Olá Daniel um prazer tê-lo aqui no Papo em Comunidade!
DM -
Ok. Obrigado.
PIT - “Os Desaparecidos” foi best-seller não só nos EUA, mas também em outros países como França, Reino Unido, Austrália e Israel. Você esperava por isto? Qual foi sua reação ao saber de tanto sucesso?
DM -
Não esqueça da Itália! Nenhum escritor “espera” que seu livro vire um best-seller (ou qualquer outra coisa); você apenas escreve o livro e torce pelo melhor.
Eu acho que este livro teve um tremendo apelo internacional por que:
a) É uma história de família – ele remete a história de uma única família;
b) É um livro sobre como contar histórias e todos gostam de uma boa história;
c) Tem a estrutura da Odisséia junto com uma história de detetive que é uma irresistível estrutura narrativa.
Portanto, não fico surpreso que tenha atraído tantas pessoas – estas são as narrativas que as pessoas sempre amaram, desde Homero!
PIT - Quais suas expectativas quanto ao lançamento no Brasil? Você pretende visitar o país?
DM -
Não estou familiarizado com o mercado brasileiro, portanto não posso ter expectativas – obviamente espero que agrade as pessoas que gostem de literatura em geral e também aqueles que têm um interesse particular em história familiar, história do mundo, temas judaicos e outros aspectos mais específicos do livro também.
Se eu pretendo visitar – sim eu espero!! Sempre fui muito ansioso para ir ao Brasil e esta será uma oportunidade maravilhosa. Se minha editora marcar um lançamento no Brasil, lógico que irei. (Sou um louco por praia!)
PIT - Você leu livros sobre o Holocausto para ter mais idéias sobre o assunto?
DM -
De modo algum – acho que nunca li um livro sobre Holocausto, não é um assunto que tenha me interessado. Lendo o livro você verá que não é um livro de História e na minha cabeça não é um livro sobre Holocausto. É um livro sobre família, memória de família, como as memórias são transferidas de uma geração para a outra – e de jeito nenhum é um “livro de história sobre o Holocausto”, eu nunca teria escrito um livro assim.
PIT - Como foi para você remexer em coisas e pessoas do passado para entender o presente? Como se deu a sua pesquisa?
DM -
A melhor resposta para esta pergunta está no livro...

Continue lendo a entrevista que DM concedeu a Patricia Ingo Tendrich, no blog Papo Em Comunidade

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/18/2008 10:37:00 PM | | | Voltar


Sétima Flip terá homenagem a Manuel Bandeira

Folha de S. Paulo - 18/12/2008 - por Eduardo Simões

A sétima edição da Festa Literária Internacional de Paraty acontecerá entre os dias 1º e 5 de julho de 2009 e terá como autor homenageado o poeta Manuel Bandeira (1886-1968). Com a homenagem, o diretor de programação da Flip, o jornalista Flávio Moura, espera "redespertar o interesse" pela obra de Bandeira.Algumas editoras já estão programando novas edições de Bandeira por conta da homenagem ao autor. Em janeiro, a Nova Fronteira, que publica a poesia de Bandeira, vai anunciar uma série de lançamentos. A Cosac Naify já tem na programação a reedição de Apresentação da Poesia Brasileira, a tradução que o poeta fez de "Macbeth" e também a versão para "Mary Stuart", de Friedrich Schiller, títulos que vão sair pela Coleção Dramática. Também será lançado um segundo volume de crônicas inéditas. Paulo Werneck, editor da Cosac Naify, também estuda no momento um livro nos moldes de O Santo sujo - A vida de Jayme Ovalle, biografia do paraense Jayme Ovalle (1894-1955), compositor do clássico "Azulão", que tem letra de Bandeira.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/18/2008 01:27:00 PM | | | Voltar

·······

17 de dezembro de 2008

Reeleita direção da Academia Paulista de Letras

Publishnews - 17/12/2008 - por Redação

A Academia Paulista de Letras (APL) elegeu a diretoria para o biênio 2009/2010. Por 29 votos (dentre os 37 votantes), foi reeleita a atual direção, composta pelos acadêmicos José Renato Nalini (presidência), Anna Maria Martins (secretária-geral), Antonio Penteado Mendonça (primeiro secretário), Ada Pellegrini Grinover (segunda secretária), Crodowaldo Pavan (primeiro tesoureiro), Ignácio de Loyola Brandão (segundo tesoureiro). Os acadêmicos José Pastore, Ignácio de Loyola Brandão, José Cretella Júnior e Hernâni Donato comandam, respectivamente, as Comissões de Contas, Bibliografia, Lexicografia e Publicações até dezembro de 2010. Para o presidente da entidade, José Renato Nalini, a reeleição significou o crédito de confiança dos acadêmicos na atual direção, que tem o propósito de dinamizar e abrir a Academia Paulista de Letras à comunidade.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/17/2008 10:23:00 PM | | | Voltar


VIDAS SECAS - EDIÇAO ESPECIAL

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/17/2008 09:32:00 PM | | | Voltar

·······

15 de dezembro de 2008

II Festival Gastronômico de Israel em SP foi excelente. [Eu fui]

Festival Gastronomico com Chefs Israelenses

Henrique Chagas e sua esposa Alessandra L. Mercúrio participaram da segunda edição do Festival Gastronômico de Israel no último dia 28 de novembro, no restaurante Tarsila, do InterContinental, que teve a participação de dois chefs israelenses: Lior Hovav, do Crowne Plaza City Center, em Tel Aviv, e Anat Lev Ari, membro da associação Chefs for Peace (chefs pela paz). Apreciaram os bufês askenazi e sefaradi preparados pelos chefs e estações de falafel. Os pratos estavam fantásticos, em especial o peixe marroquino, a codorna preparada com as especiarias do médio oriente e o pato. Experimentamos o falafel. E ainda concedemos entrevista para a TV Shalom Brasil, cujo vídeo está linkado no programa do dia 06/12/2008. Confira.

[VEJA AS FOTOS]

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2008 09:55:00 PM | | | Voltar


A maçonaria no Brasil

O Globo - 15/12/2008 - por Miguel Conde

Tema recorrente das mais extravagantes teorias conspiratórias, a maçonaria é uma entidade mais diversa e contraditória do que em geral se imagina, afirma o historiador Marco Morel. Em O poder da maçonariaA história de uma sociedade secreta (Nova Fronteira, 264 pp., R$ 34,90), Morel e a historiadora Françoise Jean de Oliveira Souza se baseiam em documentos inéditos para mostrar como momentos diversos da história brasileira repercutiram entre os maçons.

Livro dedicado à história da maçonaria no Brasil e sua atuação nos bastidores da política nacional. Os mitos de origem, símbolos e rituais secretos dos maçons são explicados por dois historiadores, assim como sua presença marcante em momentos-chave da vida política nacional.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2008 08:16:00 PM | | | Voltar


Sapatada no Bush!!

Jornalista iraquiano joga sapato no Presidente Bush durante evento com Nuri al-Maliki.

Atacar pato manco não vale!!!!

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2008 08:40:00 AM | | | Voltar

·······

14 de dezembro de 2008

A vida era uma festa

Para poder escrever sobre a vida, primeiro você deve vivê-la”, pontifica Ernest Hemingway numa das frases compiladas no livro A boa vida segundo Hemingway, do jornalista A.E.Hotchner. De fato, tanto quanto pela sua literatura, o escritor americano ficou famoso por enfrentar feras selvagens em safáris, pescar em mares raivosos, envolver-no mundo viril das touradas, tomar porres homéricos, lutar heroicamente na Primeira Guerra, destruir corações na Paris dos anos 20 etc. (Dizem também que foi um grande mentiroso… Huahuahua!). O fato é que, por tudo isso, sua “persona” pública se tornou até mais interessante que os angustiados protagonistas de seus romances e contos.

Leia e comente o texto completo na coluna Máquina de Escrever, do Portal G1
http://colunas.g1.com.br/maquinadeescrever/

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/14/2008 03:50:00 PM | | | Voltar


Quem tem medo de Evelyn Wakim?

Um blog especializado em thrillers publicou, há poucos dias, uma crônica falando de Evelyn Wakim, uma das personagens de um romance meu, 120 HORAS, de Luis Eduardo Matta. Se puderem, não deixem de ler:

http://textosethrillers.blogspot.com/2008/12/quem-tem-medo-de-evelyn-wakim.html

Será que ela existe mesmo?

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/14/2008 03:17:00 PM | | | Voltar


Suely Pinheiro entrevista a atriz Denise Del Vecchio

Suely Pinheiro entrevista a atriz Denise Del Vecchio que no momento representa aqui em São Paulo, ao lado de José Wilker, um interessante texto sobre Intolerância. Ela junto com sua irmã, também atriz, Alzira de Andrade, faz um trabalho espetacular sobre formação de atores e jovens que desejam entrar no mundo da cultura. A conversa evoluiu e ela atriz experimentada de teatro e televisão, acabou nos passando algumas importantes informações a respeito dos bastidores das emissoras de tevê.

http://blogln.ning.com/group/midia/forum/topics/denise-del-vecchio-e-jose

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/14/2008 03:13:00 PM | | | Voltar


A morte e o silêncio, por Rubem Alves

Somente os tolos tentam consolar. Eles não sabem que as palavras de consolo são ofensas à dor da pessoa.

NOS BREVES intervalos em que a chuva parava de cair e os raios de sol se infiltravam pelas nuvens, o arco-íris aparecia fazendo os homens se lembrar da promessa que Deus fizera depois do dilúvio: ele nunca mais permitiria que as águas destruíssem a vida. Mas parece que ele se esquecera. A chuva caia sem parar alagando campos, inundando cidades, derrubando casas, matando gente e bichos.
Ele era um menino de 14 anos, feliz, que gostava de viver. Filho único, morava em Floripa. Como todos os meninos e meninas, ele deveria ir à escola naquele dia, porque a chuva não estava tão forte assim. E andar na chuva é uma arte que dá alegria às crianças.
Chegou a hora do recreio, tempo livre para brincar. A chuva voltou a cair mais forte, com raios e trovões. Havia um lugar abrigado da chuva, uma marquise, construída fazia três semanas. Era uma cobertura de cimento, planejada por engenheiros que sabiam o que estavam fazendo. Sólida. Ele se abrigou sob a marquise para ver a chuva. Mas a marquise, ignorando ferro e cimento, caiu sobre ele, esmagando-o. Agora, no seu lugar, resta uma dor que nenhuma palavra pode conter.
A morte faz calar as palavras. São inúteis. Servem para nada. Somente os tolos tentam consolar. Eles não sabem que as palavras de consolo, brotadas das mais puras intenções, são ofensas à dor da pessoa golpeada pela morte. Porque elas, as palavras de consolo, são ditas no pressuposto de que elas têm poder para diminuir o vazio que a morte deixou. Como se a pessoa que a morte levou não fosse tão importante assim e algumas palavras pudessem diminuir a dor que sua morte deixou.
Mas não há palavra ou poema que possa com as únicas palavras que a morte deixa escritas: "Nunca mais". Nada existe de mais definitivo e mais doloroso que esse "nunca mais..."
Bem fizeram os amigos de que o visitaram com o intuito de consolá-lo na sua desgraça. O texto bíblico descreve o que aconteceu:
"Quando eles, de longe, o viram, eles não o reconheceram; e eles levantaram suas vozes e choraram. E eles se assentaram com ele no chão durante sete dias e sete noites, e nenhum deles lhe disse uma palavra sequer, porque eles viram que o seu sofrimento era muito grande" (Job 2.13 ).
Todos os amigos querem diminuir o sofrimento da mãe. Cercam-na com palavras que, pensam eles, trarão algum consolo. Mas que palavra ou poema poderá substituir o seu filho? E a chamam ao telefone para dizer-lhe suas palavras doces e cheias das intenções mais puras. Mas a pureza das intenções não garante a sua sabedoria. E aí, à dor da morte do filho, acrescenta-se uma a outra dor: a mãe é obrigada a ouvir os consoladores delicada e pacientemente, com sorrisos de agradecimento... Mas são tantos os consoladores e eles cansam tanto...
Gestos de consolo, lembro-me de um que me comoveu. Eu vivia em Nova York com a minha família. Aí o pai da minha esposa foi morto num acidente, no Brasil. Ao abrir a porta do apartamento, no chão estava um buquê de flores. Aquele que o trouxera se retirara em silêncio. Não tocara a campainha. Mas deixara um bilhete onde estava escrito: "Não quis perturbar a sua dor..."

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/14/2008 03:07:00 PM | | | Voltar


Fugindo dos mafiosos

O Estado de São Paulo - 12/12/2008 - por Antonio Gonçalves Filho

O filme Gomorra , baseado no livro homônimo que virou best-seller em 43 países, estréia dia 19 no Brasil, mas pode ser que seu autor, o jornalista italiano Roberto Saviano, não esteja vivo até lá para comemorar o sucesso da obra, um marco do atual cinema italiano e já na lista dos favoritos do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2009. Saviano, escondido e protegido por escolta policial desde 2006, quando lançou o livro na Itália, foi ameaçado de morte e corre o risco de não comemorar o Natal este ano. A Camorra italiana, organização criminosa sediada em Nápoles com ramificações no mundo todo (Brasil inclusive), prometeu matá-lo até o dia 25, colocando um ponto final na carreira do autor, cujo livro Gomorra (Bertrand Brasil, 350 pp., R$ 39 – trad.Elaine Niccolai) chega dia 15 às livrarias de todo o País. A leitura de Gomorra - paronímia que aproxima a cidade bíblica dos pecadores da Camorra italiana - deve ser feita preferencialmente com um balão de oxigênio por perto. O ar é fétido, irrespirável, desde o primeiro parágrafo.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/14/2008 02:37:00 PM | | | Voltar


Prêmio Heinrich-Heine de Literatura: Amos Oz

O israelense Amos Oz recebeu ontem (dia 13 de dezembro) o “Prêmio Heinrich-Heine de Literatura” por sua “criatividade literária, sensibilidade política e compromisso humano”. A homenagem, concedida anualmente pela cidade alemã de Düsseldorf, distribui 50 mil euros ao vencedor. Em seu discurso de agradecimento, o escritor destacou a contribuição de judeus "universais", como Heine, Franz Kafka e Albert Einstein, para que a Europa tenha aprendido a exercer a tolerância, a autocrítica e o "relativismo". Ele também destacou o "legado europeu", que teria transformado Israel em uma sociedade moderna, e os valores de tolerância, racionalidade e pragmatismo, os "únicos" com os quais "poderia ser resolvido o conflito entre judeus e árabes", um conflito, acrescentou Oz, que "mantem com vida fanáticos de ambos os lados".

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/14/2008 12:39:00 PM | | | Voltar


Os irmãos Karamabloch

Leia a entrevista exclusiva com Arnaldo Bloch, autor do livro "Os irmãos Karamabloch" (Companhia das Letras), que chegou a percorrer o interior da Ucrânia em busca dos locais de origem do clã. Na obra, que une realidade e ficção, o escritor utiliza um sabor coloquial (incluindo o sotaque) para “construir” a saga de sua família que chegou ao Brasil praticamente sem nada, depois de enfrentar os horrores das guerras e perseguições, e formou um dos maiores impérios de comunicações do Brasil. Ele diz: “não se enganem: muitas vezes o que mais parece irreal é a realidade mais objetiva, e aquilo mais corriqueiro é que é criado para dar a liga do grande bolo da história”. Acesse aqui.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/14/2008 12:36:00 PM | | | Voltar

·······