Poesie della Bahia/Poemas da Bahia é o trigésimo quinto livro do baiano Cyro de Mattos, que a Runde Taarn Edizioni publicou recentemente em Gerenzano (Varese), em edição bilíngüe, na Itália. Com distribuição pela ediQ Distribuzione para as principais livrarias da Itália, o livro reúne 40 poemas extraídos de “Cancioneiro do Cacau”, “Vinte Poemas do Rio”, “Ecológico”, “O Menino Camelô” e do inédito “Rumores de Relva e de Mar”. A seleção e a tradução dos poemas são de Mirella Abriani, poeta que reside em Milão e que já traduziu, entre outros, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto, os portugueses Eugenio de Andrade e Florbela Eapanca.
A Bahia que serve de motivação aos poemas reunidos nesse livro de Cyro de Mattos não é a histórica de Salvador, nem a urbana, com sua gente, crença, costumes e paisagem, mas a que está situada no Sul do Estado, onde o autor nasceu e reside. A maior parte dos poemas obedecem a um projeto ecopoético, no sentido primordial, em que nos insere no centro do mundo, e seu discurso poético está visceralmente relacionado com a natureza, cujos elementos vêm sendo gritantemente ofendidos pelo homem nos tempos atuais. Nesse particular manifestam-se com intensa carga lírica e percepção de vida os poemas “Canto a Nossa Senhora das Matas”, “A Árvore”, “Devastação”, “Parábola” e “Poema Todo Verde”. Já outros poemas dizem do elo lírico do poeta com suas origens, como “Viola”, “Itabuna”, “Rio Morto”, “Cantador” e “Rio Cacahoeira”.
Além disso, poemas de inspiração marinha participam de Poesie della bahia/Poemas da Bahia, e, entre eles, “Poema de Nenhum Azul”, “Mar Grande”, “Invenções do Mar”, “Dunas” e “O Menino e o Mar”, que foi um dos vencedores do Quinto Concurso Cancioneiro Poético Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, do Instituto Piaget de Almada, em Portugal.
Contista, poeta, cronista, autor de livros infanto-juvenis e organizador de antologias, Cyro de Mattos reside em Itabuna, sua terra natal, como advogado aposentado. Possui uma vintena de prêmios literários respeitáveis. Tem dois livros de poesia publicados em Portugal pela Palimage Editores (www.palimage.pt):“Vinte Poemas do Rio”, edição português-inglês, prefácio da doutora em Poética Graça Capinha, da Universidade de Coimbra, e “Ecológico”, prefácio da romancista e crítica Helena Parente Cunha. Está presente em mais de trinta antologias do conto e poesia, no Brasil, em Portugal, Alemanha, Rússia, Dinamarca, México e Estados Unidos. Foi agraciado com a Medalha do Mérito da Bahia. Pertence ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Centro de Estudos Americanos Fernando Pessoa (SP), Academia de Letras de Ilhéus e Academia de Letras da Bahia. Em 1998 participou como convidado do III Encontro Internacional de Poetas, da Faculdade de Letras de Coimbra, em Portugal.
*Cyro De Mattos, Poesie della Bahia/Poemas da Bahia, Runde Taarn Edizioni, Gerenzano (Varese), Itália, Coleção FARWAY (I) (www.rundetaarnedizioni.it) e-mail info@rundetaarn.edizioni.it
Marcadores: poesia