Escritores celebram aniversários na feira de Frankfurt
Um prêmio Nobel de literatura, Günter Grass, e um eterno candidato ao mesmo, Cees Nooteboom, celebraram nesta sexta-feira seus aniversários na Feira do Livro de Frankfurt, em atos organizados por suas respectivas editoras. Günter Grass comemorou 81 anos nesta sexta-feira em Frankfurt
Em uma aparição no célebre sofá azul, o escritor afirmou que após os 75 anos, acostumou-se "a receber cada ano como um presente".
Já Noteeboom foi homenageado pela editora Suhrkamp, que ele próprio definiu como a plataforma para seu reconhecimento mundial.
O escritor holandês aproveitou para reafirmar tudo o que a Suhrkamp significou para ele, mas também para agradecer a fidelidade que outras editoras tiveram com sua obra, em países em que conseguir o êxito comercial não foi tão fácil.
"Alegra-me que aqui estejam também minhas outras editoras, às quais tenho que agradecer por sua fidelidade." Para algumas não foi fácil, "porque em outros países não existe Marcel Reich Rannicki", disse Nooteboom.
Ao falar sobre os planos dos governos contra a crise financeira, Grass disse que "é preciso passar a fatura aos banqueiros. Os cidadãos normais, que pagam seus impostos, não têm por que assumir toda a carga da crise".
"Nunca antes tinha havido uma hipocrisia tão unânime. Durante anos defenderam esse conto do 'neoliberalismo' e hoje as mesmas pessoas o primeiro que fazem é pedir a intervenção do Estado para salvar os bancos", atacou o escritor.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u457497.shtml
Primeira Página
Link permanente··- publicado por
VerdesTrigos @ 10/17/2008 09:21:00 PM | | | Voltar