Dedicada à nova literatura de língua alemã, Goethe-Institut São Paulo apresenta de 18 a 22 de agosto novos autores em destaque na Alemanha
De norte a sul, a Alemanha permanece um país onde se escreve com esmero e onde a literatura faz parte do cotidiano das pessoas. Escritores como Günter Grass, Christa Wolf, Martin Walser, Hans Magnus Enzensberger e Jürgen Becker, por vezes polêmicos, são nomes aclamados tanto no país quanto no exterior.
Ainda que o passado continue marcante na mídia e na literatura do país, jovens talentos vêm obtendo sucesso de crítica e de público, com novos temas e perspectivas literárias que não dizem respeito especificamente à Alemanha ou à sua história: são de relevância global. Questões atuais no país como a globalização, a integração européia, a migração e o multiculturalismo são predominantes na literatura pós-reunificação.
Para apresentar ao público brasileiro esta nova geração de escritores de língua alemã e promover um diálogo destes com autores brasileiros, o Goethe-Institut São Paulo realiza a Semana da Literatura com o tema Geração Berlim e outros universos. A Semana terá a presença dos escritores Antje Rávic Strubel, Bas Böttcher, Dalibor Markovic, Ilija Trojanow, Julia Franck, Perikles Monioudis, Robert Menasse e Ulrich Peltzer. Alguns autores têm previsão de lançamento de suas obras no Brasil, como Ilija Trojanow com O colecionador de mundos (Companhia das Letras) e Julia Franck com A mulher do meio-dia (Nova Fronteira). Robert Menasse já tem os livros Espelho cego (Companhia das Letras) e A certeza sensível (Estação Liberdade) publicados no Brasil.
Junto com Milton Hatoum, Bernardo Carvalho e Fernando Bonassi, os autores farão leituras e debates sobre suas obras. Um debate sobre 1968 com os escritores Oskar Negt e Zuenir Ventura inicia a Semana. Após cada sessão literária, serão exibidos filmes inspirados em obras clássicas da literatura alemã, entre eles O anjo azul de Joseph von Sternberg, Effi Briest de Rainer Werner Fassbinder e Movimento em falso de Wim Wenders.
A programação completa está disponível em www.goethe.de/saopaulo.
O evento integra o Kulturfest – Estação Alemã 2007/08.
Marcadores: cultura