RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

24 de julho de 2008

Obama arrasta multidão em Berlim

Reuters

Em discurso histórico, democrata diz que o mundo tem novos muros para derrubar e pede união com a Europa. Saiba mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/24/2008 09:57:00 PM | | | Voltar


Luz sobre Platão

A complexidade das idéias de Platão ganha luz em Interpretar Platão (Loyola, 243 pp., R$ 27), de Vittorio Hösle. O autor relaciona a obra platônica com suas principais escolas e reflete sobre a relação entre a filosofia e os meios de comunicação. Tomando por base critérios da hermenêutica, é discutida a concepção dialógica da filosofia desenvolvida por autores de renome, como Kierkegaard, Schleiermacher e a Escola de Tübingen, desenvolvendo assim os paradigmas propostos por Platão, sua problemática e seu método oral e escrito. Além disso, os números e o significado matemático também são investigados no livro. O autor estuda a doutrina numérica e matemática desenvolvida pelo filósofo grego. A publicação propõe uma interpretação complexa de Platão e suas obras juntamente com as principais escolas platônicas atuais.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/24/2008 09:34:00 PM | | | Voltar

·······

22 de julho de 2008

Dicke, que não curtia café com gosto de querosene

O Estado de São Paulo - 20/07/2008 - por Jotabê Medeiros
Às 10 horas da quarta-feira, dia 9, morria no Hospital São Matheus, em Cuiabá, o escritor Ricardo Guilherme Dicke, aos 71 anos. O mato-grossense Dicke era um mito da literatura nacional que passou a vida numa espécie de ponto cego das estantes. Pouca gente o leu, mas em compensação (se é que isso é uma compensação) muita gente de qualidade o leu: Glauber Rocha, Hilda Hilst (que o comparou a Machado), Luiz Ruffato. Nem em casa ele teve o devido reconhecimento. Em abril, o escritor Ignácio de Loyola Brandão foi a Cuiabá e procurou algum livro de Dicke. "Encontrei apenas um exemplar, o último de uma edição local de Deus de Caim, premiado no Walmap em 1967, um dos maiores prêmios literários da época. O romance que derrotou o meu Bebel que a cidade comeu, que concorria também", escreveu em sua coluna no Estado.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/22/2008 11:02:00 PM | | | Voltar


Subsidiária da AbeBooks, Gojaba.com chega ao Brasil

Empresa vem para disputar fatia do mercado online de livros usados.
O nome pode lembrar uma de nossas mais típicas frutas, mas Gojaba.com (http://br.gojaba.com/) é o novo portal de venda de livros raros, antigos e esgotados da internet. Subsidiária independente da canadense AbeBooks (Advanced Book Exchange), o site atua em quatro países: Rússia, Suécia, Polônia e Brasil.

Disposta a abocanhar uma fatia expressiva da venda de livros usados no Brasil, o portal Gojaba.com cobra R$ 15,00 de mensalidade por livreiro, que pode cadastrar até 50.000 títulos. A diferença de outros portais brasileiros também fica por conta de não cobrar comissão sobre os livros vendidos, além de dar mais liberdade de negociação entre vendedor e cliente. Um outro diferencial é que a interface unificada permite que livros cadastrados por livreiros do Brasil sejam acessados por compradores da Rússia, por exemplo, em seu próprio idioma.

Ainda com pouca divulgação no Brasil, o portal já conta com a participação de mais de 30 livreiros, que têm cadastrados mais de 350 mil livros. Como forma de atrair mais vendedores, aqueles que se inscreverem até 21 de agosto ficarão livres da mensalidade por seis meses. Entretanto o portal não aceita cadastro de consumidores que queiram vender seus livros, apenas de sebos e livreiros profissionais.

Ainda esta semana uma entrevista com o pessoal do Gojaba.com, direto de Dusseldorf, na Alemanhã.

Via: Bazar das Palavras

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/22/2008 10:23:00 PM | | | Voltar


Poética do Caos, de Nilza Amaral

Jeová habitante de segunda classe da grande cidade interage com as demais personagens procurando a verdade. Durante o desenrolar da trama descobre que a verdade de cada um é a que conta. A partir do seu encontro com a jornalista de primeira viagem, a recém formada Wilma, ambiciosa e sem escrúpulos, vai sendo introduzido em novos mundos e descobrindo o poder e a ambição reinantes no coração dos indivíduos. Povoada de personagens proprietários do poder, a novela aos poucos vai delineando o perfil da sociedade vigente, opressora e dominadora. A época é a atual, o cenário é a cidade grande do capitalismo selvagem e dos formadores das mentes.

 

Sobre a Autora: Nilza Amaral

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/22/2008 10:18:00 PM | | | Voltar


Dois Palitos: a originalidade de Samir Mesquita

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/22/2008 10:08:00 PM | | | Voltar


Antigo manuscrito da Bíblia estará disponível na Internet

Reuters - 21/07/2008 - por Dave Graham
Mais de 1.600 anos depois de ser escrita em grego, uma das cópias mais antigas da Bíblia se tornará globalmente acessível via Internet pela primeira vez esta semana.  A partir de quinta-feira, dia 24, Codex Sinaiticus, que contém o Novo Testamento mais velho e completo, estarão disponíveis na Internet, afirmou a Universidade de Leipzig, um dos quatro conservadores do texto antigo. Imagens em alta resolução do Evangelho de Marco, diversos livros do Velho Testamento e observações dos trabalhos feitos ao longo de séculos estarão em www.codex-sinaiticus.net, em um primeiro passo para a publicação online integral do manuscrito até julho próximo. Ulrich Johannes Schneider, diretor da Biblioteca da Universidade de Leipzig, afirmou que alguns textos estarão disponíveis com traduções em inglês e alemão. Especialistas acreditam que o documento possa ser a cópia mais antiga conhecida da Bíblia, junto com o Codex Vaticanus, outra versão antiga do livro, colocou Schneider.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/22/2008 09:55:00 PM | | | Voltar

·······

20 de julho de 2008

Uma comédia para comover e a melancoliade uma cineasta singular, por Chico Lopes.

JACK E MORGAN NUM PACTO PELA ALEGRIA - "Antes de partir", de Rob Reiner, chegou aos cinemas brasileiros precedido por palavras não muito animadoras dos críticos norte-americanos, que ou não gostaram do filme ou acharam-no apenas mediano, carregado nas costas pela dupla de atores que o estrelam no mais alto nível, Morgan Freeman e Jack Nicholson. Mas, fez boa carreira e chegou às locadoras com pinta de que fará sucesso entre os espectadores de DVDs que admiram esses dois veteranos, e também pelo fato de ser um filme sobre a velhice e a morte levado com leveza e perícia. O assunto do filme é, na verdade, amargo ao cubo, e a situação seria insuportável sem dois atores do porte de Freeman e Nicholson.
Dá para rir de uma história em que dois homens doentes de câncer dividem um mesmo quarto de hospital entre vômitos, quimioterapia, crises? Pois os dois atores são tão grandiosos e absorventes, sutis e engraçados que os diálogos deles, mesmo sobre banalidades e absurdos, são o sal de tudo. Um é milionário e branco, outro é negro de classe média, dono de uma oficina mecânica. (Morgan e Jack estão envelhecidos, mas em Jack isso chega a ser chocante, e há uma cena em que ele se defronta com o espelho que é visceral demais e temos vontade de desviar os olhos). ===>>> LEIA MAIS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/20/2008 06:34:00 PM | | | Voltar


Perder emprego é mais traumático do que viuvez, diz estudo

da BBC Brasil

Perder o emprego é mais traumático do que ficar viúvo ou divorciado, segundo um estudo divulgado na Alemanha.

O estudo que, durante 20 anos, analisou o nível de satisfação de centenas de alemães, concluiu que acontecimentos importantes na vida de uma pessoa, como ter filhos ou casar-se podem trazer um grau maior de felicidade, mas apenas temporariamente, de acordo com pesquisa realizada na Alemanha.

O nível básico de felicidade de uma pessoa comum essencialmente permanece o mesmo durante toda a vida adulta, concluíram os pesquisadores em artigo na publicação especializada "Economic Journal".

Mesmo depois de acontecimentos traumáticos e que causam grande infelicidade, as pessoas se recuperam. Economistas da Grã-Bretanha, Estados Unidos e França, examinaram um processo psicológico chamado "adaptação" - a forma como os seres humanos ajustam seu humor a novas circunstâncias - boas ou más.

Desemprego.

Voluntários alemães com idades entre 18 e 60 responderam a questionários no começo do estudo e depois, regularmente, durante duas décadas, que pediam que eles dessem uma medida para a sua própria felicidade. No questionário também se pedia que eles mencionassem fatos importantes que ocorriam em suas vidas.

Os pesquisadores constataram que apenas a perda de um emprego causou uma redução mais duradoura do estado de espírito dos entrevistados, cinco anos depois da ocorrência.

O desemprego deprime mais os homens do que as mulheres, mas em outras ocorrências, de maneira geral, a reação entre os sexos é muito semelhante. No caso de outros eventos traumáticos, tais como viuvez e divórcio, o estado de espírito foi abalado, mas depois houve uma recuperação.

Em eventos positivos, tais como casamento e paternidade, o impacto sobre as pessoas foi passageiro.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/20/2008 10:59:00 AM | | | Voltar

·······