RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

20 de junho de 2008

Um convite muito especial

Só para registro: a Fundação Feira do Livro acaba de convocar Galeno Amorim para ser o patrono da 9ª Feira Nacional do Livro, que acontecerá em Ribeirão Preto (SP) em junho de 2009. Segundo Galeno, é uma honra ocupar o posto, onde já estiveram autores da cidade (e que brilham nacionalmente) como Menalton Braff, Melhem Adas, Luiz Puntel, Isaías Pessotti, Lucília Junqueira de Almeida Prado, Edward Lopes e, mais recentemente, o ex-ministro Saulo Ramos, há meses nas listas dos livros mais vendidos no país. Em retribuição à gentileza, Galeno diz que começa a colocar em prática, nos próximos dias, um calendário de atividades para os próximos 12 meses. Ele inclui visita às 80 bibliotecas abertas a partir de 2001, percorrer escolas, clubes de serviços e os bairros para palestras sobre o papel da leitura e, ainda, falar semanalmente no rádio, jornal, revista e tevê sobre o tema.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2008 07:35:00 PM | | | Voltar


Ano Nacional Machado de Assis

MinC - 20/06/2008
Para marcar o centenário da morte de Machado de Assis, foi sancionada Lei que institui 2008 como o Ano Nacional Machado de Assis. O escritor também foi escolhido como o tema central de celebração na 14ª edição da Ordem do Mérito Cultural, solenidade realizada, tradicionalmente, em novembro por ocasião do Dia Nacional da Cultura. O Ministério da Cultura está disponibilizando uma logomarca para ser usada nos eventos e projetos a serem promovidos no âmbito da comemoração. A obra de Joaquim Maria de Machado de Assis (1839-1908) influenciou gerações e mais gerações de escritores que conviveram com ele e que o sucederam. Ao longo do tempo, suas criações e seus personagens saltaram das páginas dos livros para outras formas de manifestação artística, como o teatro, o cinema e a televisão. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2008 07:34:00 PM | | | Voltar

·······

18 de junho de 2008

A leitura me dá sorte

Carrego comigo a lembrança do meu pai, José Terra, sempre lendo. Embora nunca tivesse freqüentado uma escola, lia todo e qualquer jornal que caia à sua frente. Um velho livro ou pedaço de jornal, tudo era objeto de leitura. O embrulho do açougue era sempre guardado para que fosse lido e relido.

Toda vez que da roça ia para a cidade, caso tivesse algum trocado, ele comprava o jornal do dia. Quando não tinha, ele não se envergonhava, pedia um exemplar velho, mesmo que fosse de dias anteriores. Sempre trazia um jornal, e passava horas lendo e relendo. Desde criança assistia sempre a esta mesma cena, repetitiva e incansável. Ele não apenas se contentava em ler, comentava com mamãe as notícias e as opiniões dos jornalistas.

Foi com ele que aprendi a ler e a escrever. Ele acompanhou-me no aprendizado através da cartilha “Caminho Suave”. Pequeninho, eu queria ser como meu pai, saber ler, para ler os jornais e entender o que estava acontecendo no mundo, no mundo que eu imaginava existir além do sitio da Onça Pintada [onde nasci e cresci]. Antes mesmo dos meus seis anos, eu já sabia ler e a escrever [meu primeiro dia de aula foi uma decepção: o professor nos ensinou a fazer traços verticais, horizontais e diagonais]. =>>> LEIA MAIS . A leitura me dá sorte: eu lhe garanto.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2008 02:53:00 PM | | | Voltar


Prêmio anuncia 1º etapa

319 professores, críticos literários e escritores do Brasil votaram em cinco obras entre 400 inscritas no Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2008, concluindo assim a primeira etapa do concurso. A lista tem agora 51 classificados, e este mesmo júri inicial elegeu também 11 nomes entre seus membros para, junto com a curadoria, compor o júri intermediário, que em 02 de setembro escolherá os 10 finalistas. A estrutura do prêmio, assim como a composição de sua curadoria, com representantes da literatura brasileira, portuguesa e africana no Brasil, tem a intenção de evidenciar os benefícios e estimular o intercâmbio entre todas as vozes da língua portuguesa. A lista de 51 finalistas prima pela qualidade das obras, pela diversidade dos gêneros em que se inscrevem, incorpora um número expressivo de poetas contemporâneos (13 títulos) e surpreende pela forte presença da biografia e da autobiografia.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2008 02:50:00 PM | | | Voltar

·······

16 de junho de 2008

Cineasta Paulo Morelli vai ter biografia

O escritor e poeta Rodrigo Capella está preparando o seu sexto livro. Trata-se da biografia do cineasta Paulo Morelli, que fará parte da Coleção Aplauso, comandada por Rubens Ewald Filho. Morelli é sócio da produtora 02 Filmes, junto com o diretor Fernando Meirelles, e já dirigiu os filmes "Cidade dos Homens", "O Preço da Paz" e "Viva Voz". Essa será a segunda biografia escrita por Rodrigo Capella, autor também de "Rir ou chorar", que narra as aventuras do cineasta Ricardo Pinto e Silva.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/16/2008 10:23:00 PM | | | Voltar


Polêmico

A Saraiva Mega Store do Shopping Pátio Paulista (Rua Treze de Maio, 1.947 - Bela Vista - SP. Tel: 11-3171-3050) será palco nesta segunda-feira, dia 16, às 19h30, da sessão de autógrafos de Ele Maluf, trajetória da audácia (Ediouro, 240 pp., R$ 34,90). Construído a partir de depoimentos de Maluf ao jornalista Tão Gomes Pinto, o livro é um relato da história do político, com detalhes exclusivos de como ele quase chegou a presidência da República. Além de retratar os 40 anos de vida pública de Maluf, o autor também repassa os últimos anos da política brasileira, com informações sobre os bastidores desce cenário no país.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/16/2008 02:53:00 PM | | | Voltar

·······