RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

17 de maio de 2008

LUTO: Escritora Zélia Gattai morre aos 91 anos em Salvador

A escritora Zélia Gattai Amado morreu aos 91 anos às 16h30 deste sábado em Salvador, segundo informações do Hospital da Bahia, onde ela estava internada desde o dia 16 de abril. A escritora se recuperava de uma cirurgia no intestino e, após um período de melhora progressiva, seu quadro se deteriorou rapidamente nos últimos dias.

Desde o ano passado Gattai passou por diversos períodos de internação. A escritora completaria 92 anos no dia 2 de julho deste ano. Descrita pela revista "Forbes" como uma das mulheres mais influentes na área cultural no Brasil em 2006, Gattai perdeu o marido Jorge Amado em agosto de 2001. Os dois se conheceram em 1945, quando trabalharam juntos no movimento pela anistia dos presos políticos. Durante anos, Zélia datilografou os textos originais do marido.

Filha de imigrantes italianos, a escritora nasceu em 2 de julho de 1916, na capital de São Paulo, onde viveu toda a sua infância e adolescência. Aos 63 anos de idade, começou a escrever suas memórias. O livro de estréia, "Anarquistas, Graças a Deus", já acumulava mais de 200 mil exemplares vendidos no Brasil ao completar 20 anos de sua primeira edição. Os pais da escritora eram os imigrantes italianos Angelina e Ernesto Gattai e sua infância em São Paulo a inspirou em "Anarquistas, Graças a Deus".

A escritora tomou posse da cadeira nº 23 da ABL (Academia Brasileira de Letras) em maio de 2002, lembrando a trajetória pessoal e profissional do marido. Zélia foi eleita para ocupar a cadeira de Jorge Amado na ABL, que também já tinha sido ocupada por Machado de Assis (1839-1908).

Em seu discurso de posse, que durou uma hora, Zélia falou de sua infância, das obras de Jorge e da amizade do marido com o político baiano Antônio Carlos Magalhães (1927-2007). Gattai deixa três filhos sendo dois com Amado, Paloma e João Jorge Amado, além de netos. O outro filho Luis Carlos, é fruto do casamento de oito anos com o militante comunista Aldo Veiga.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u402902.shtml

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/17/2008 08:17:00 PM | | | Voltar


Rodrigo Capella lança livro em Ribeirão Preto

 

O escritor e poeta Rodrigo Capella vai lançar o livro "Poesia não vende", no dia 14 de junho, ás 15 horas, na Feira do Livro de Ribeirão Preto. Além de poesias inéditas de Capella, o livro “Poesia não vende” traz textos de Ivan Lins, Moacyr Scliar, Carlos Reichenbach, Bárbara Paz, Sérgio Ferro e Frank Aguiar. Rodrigo Capella também é autor de "Transroca, o navio proibido", que está sendo adaptado para o cinema pelo diretor Ricardo Zimmer.  Mais informações: www.rodrigocapella.com.br

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/17/2008 06:51:00 PM | | | Voltar


Less Stress: uma linda história de amor cantada em português e hebraico

Em 2005, eles se conheceram. Ela passava pelo Rio de Janeiro em férias, quando em um churrasco de amigos em comum se encontraram!... Tudo muito rápido. Gente decidida, que sabe o quer: morar juntos, se casar e ter uma família... Tudo isso na primeira noite. Pois é, Lilaz Davidoff e Gê Cardoso se conheceram e decidiram. Estão juntos desde aquela noite.

Ele jogou hockey sobre patins pela seleção brasileira e já havia tido uma carreira no Canadá e USA, e tinha uma escola de Ice Hockey em um shopping da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Foram 25 anos nessa profissão. Em 2005, sofreu um acidente de moto. Ficou impossibilitado de jogar hockey, pois havia perdido o calcanhar direito, membro essencial para patinar. Óbvio! O acidente mudou sua vida!

Lilaz também é cheff de cozinha formada no "Le Cordon Bleu", já havia cantado em vários lugares pelo mundo; e ele já tocava violão por ai!... Numa tarde de sol, ele, em casa, escutou aquela voz linda cantarolando, enquanto tomava o seu banho (realmente, ela cantava no chuveiro, rs rs rs). Assim que ela saiu do banho, ele que nunca ouvira ela cantar alguma música - pelo menos ele não havia parado para ouvi-la, depois dela dizer sobre suas cantorias pelo mundo - gente decidida, que sabe o que quer e onde quer chegar - tiveram a idéia de se juntar e também construir uma história musical. Como assim? Montaram uma banda: LESS STRESS.

Lilaz Davidoff é israelense - fala hebraico - e Ge Cardoso é brasileiro. Então, de forma simples, numa musicalidade excepcional mistura-se as Línguas Hebraica e Portuguesa em canções já muito famosas brasileiras (confira no my space) e também em composições próprias. A sonoridade e a musicalidade das línguas e dos dois países, lhes proporcionam um grande espaço para tal. Confira:

MY SPACE: www.myspace.com/lessstresslg  
YOU TUBE: http://www.youtube.com/watch?v=Dh-0Rr0_scw

Um casal, uma banda, a união das sonoridades e musicalidade hebraica e brasileira, que faz bem aos ouvidos. Trabalham pelas noites cariocas, fazendo festas de casamentos e eventos para a comunidade judaica e fora dela. Mazal tov!

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/17/2008 06:11:00 PM | | | Voltar


A cegueira branca e o desespero vigente, por Chico Lopes

"Ensaio sobre a cegueira", romance de José Saramago, voltará a ser comentado, é certeza, devido ao filme de Fernando Meirelles, "Blindness", que abriu Cannes e obteve aplausos e críticas negativas. Meirelles, dessa vez, não foi quase unanimidade, como com os filmes "Cidade de Deus" e "O jardineiro fiel". Na Internet americana, só li críticas desfavoráveis, e ressalva-se, no caso, apenas a interpretação da atriz Juliane Moore, havendo até quem diga que ela poderá ser indicada a um Oscar por fazer a mulher de um médico, única com visão no meio de uma epidemia de cegueira.
Em todo caso, é preciso conhecer o livro original para que se entenda melhor o que Meirelles quis, tentou fazer e conseguiu ou não conseguiu (nada posso dizer sobre o filme, que estréia no Brasil apenas em setembro próximo).
O CORDÃO ROMPIDO
Mesmo para os habituados com leituras difíceis, "Ensaio sobre a cegueira" não é um livro fácil. A certa altura, lê-lo é bem parecido a padecê-lo.
Mas isso conta como mérito para Saramago, também: sua parábola sobre o vazio e o desespero que nos cercam procura ser precisa, incômoda, inquietar ao máximo. É preciso um estado de espírito especial para enfrentá-la. Em Cannes, um crítico se abalou com "Blindness" por achá-lo muito "deprimente" como abertura de um festival de cinema. Compreende-se. ==>> LEIA MAIS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/17/2008 05:23:00 PM | | | Voltar


'O Íntimo Ofício' de Z.A. Feitosa

O escritor Z.A. Feitosa enviou-nos seu último livro: “O ÍNTIMO OFÍCIO”, publicado com o apoio cultural da Casa Pai Joaquim de Aruanda. Esta obra, que versa sobre impressões da experiência amorosa e sexual na adolescência, intenta sensibilizar e, sobretudo, estimular o respeito às diferenças e à dignidade da pessoa humana, independente da crença religiosa ou orientação sexual.

O livro - O ÍNTIMO OFÍCIO, em alguns trechos, a obra lembra de perto, pelo tom erótico e lírico, alguma coisa entre D. H. Lawrence e Henry Miller, que rompeu com os cânones clássicos de seu tempo no afã de expressar sua liberdade e de captar as transformações morais, que permeavam todos os campos.

A obra é narrada na primeira pessoa, e talvez por isso mesmo, tenha uma forte conotação de memorial. É como se o personagem central, por um fluxo de consciência, trouxesse para o presente um passado distante, porém enraizado, que foi recuperado por um pesaroso exercício de memória de quem foi sua testemunha.

Z.A. Feitosa consegue, como poucos, sensibilizar o leitor e, sobretudo, estimular o respeito às diferenças e à dignidade da pessoa humana, independente da orientação sexual ou crença religiosa. A leitura dessa narrativa ficcional, dada a seriedade com que os assuntos são tratados, se traduzirá, por suposto, em conscientização e diluição do preconceito.

O livro de 296 páginas, que foi lançado no final de 2007, pode ser adquirido pelo e-mail za@feitosa.net cujo acesso poderá ser feito pelo site.

Apenas para os pedidos feitos pelo e-mail za@feitosa.net, o valor PROMOCIONAL do livro "O Íntimo Ofício - Memórias" é R$ 23,00 (VALOR COM DESCONTO, incluíndo frete). Destaque-se que toda a renda obtida com a venda do livro será destinada para o Fundo de Apoio Cultural da Casa Pai Joaquim de Aruanda.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/17/2008 03:18:00 PM | | | Voltar


Geração Berlim: a nova literatura alemã

A crítica literária Maike Albath conversa com os editores Augusto Massi e Maria Emília Bender

A Alemanha foi, durante muito tempo, uma “história do pós-Guerra”. A Reunificação Alemã, as gerações do pós-Guerra protagonistas do cenário político e social, a integração européia, a responsabilidade pela política internacional e a internacionalização da cultura alemã representam agora novos horizontes para o país. Isto se traduz também na literatura alemã atual.

Uma nova geração surge. O contínuo olhar sobre si e o perfil intelectual conhecidamente difícil e denso da literatura alemã cedem lugar a novas perspectivas: jovens autores fazem sucesso, principalmente as mulheres; bem-sucedidos são os autores de procedência não-alemã e, igualmente, assuntos não-alemães de atualidade global. Com estilo cativante, a geração Berlim tem tratado de assuntos atraentes e obtido sucesso de crítica, público e respaldo internacional.

Nesta palestra, Maike Albath apresenta o panorama atual da literatura alemã, fala sobre as tendências, assuntos e autores mais importantes, analisa o motivo do sucesso internacional e conversa com Augusto Massi, editor-executivo da Cosacnaify e Maria Emília Bender, diretora editorial da Cia das Letras.

Palestra
28 de maio 2008, quarta, 19h
Goethe-Institut São Paulo
Telefone: 11 3296 7000
cultura@saopaulo.goethe.org

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/17/2008 02:55:00 PM | | | Voltar


2ª Virada Cultural Paulista começa neste sábado

Da praia ao campo. Cultura para todos os gostos. O fim de semana promete ser agitado em 19 cidades do interior de São Paulo, onde acontece a 2ª Virada Cultural, que começa neste sábado (17). Serão 24 horas seguidas de atrações para a população, assim como aconteceu na maratona de shows na capital paulista.
A novidade na edição deste ano é o encerramento do evento, no domingo (18), marcado no Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste da cidade de São Paulo. Os organizadores da 2ª Virada Cultural prometem apresentações com grandes nomes da música brasileira.

Veja programação completa no site do governo

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/17/2008 01:34:00 PM | | | Voltar


Ricardo Silvestrin lança livro em Porto Alegre

Editora Record, Palavraria e Ricardo Silvestrin convidam você para o lançamento de Play.

Onde: Palavraria – Vasco da Gama, 165, Porto Alegre

Quando: 19 de maio

Hora: 19h30min

Antes da sessão de autógrafos, Moacyr Scliar conversa com Ricardo Silvestrin sobre o livro.

Play reúne 17 contos de Ricardo Silvestrin. Luiz Antonio de Assis Brasil assina a orelha do livro e Moacyr Scliar, a quarta capa. Assis Brasil: “Todas as virtudes que percebo no poeta estão presentes no contista: a essencialidade, em primeiro lugar; a palavra certa, em segundo. A arte, finalmente.” Scliar: “Agora esse gaúcho, nascido em 1963 e formado em Letras, estréia no conto. E sua estréia é um triunfo: o domínio que tem da história curta é absoluto e fascina o leitor. Como todo grande contista, Silvestrin sabe tomar um fragmento do cotidiano e transformá-lo num instrumento de exploração da condição humana...”.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/17/2008 09:43:00 AM | | | Voltar

·······

16 de maio de 2008

Sedaris e Price confirmados para a Flip

PublishNews - 16/05/2008
Mais dois nomes estão confirmados para a Flip (Festa Literária Internacional de Parati), que acontece de 2 a 6 de julho, os americanos David Sedaris e Richard Price. Sedaris é um dos principais nomes da literatura humorística americana. Em junho, lançará pela Companhia das Letras um novo livro, Eu falar bonito um dia. Price, escritor e roteirista, foi apontado pela publicação americana The New Yorker como autor dos melhores diálogos da literatura americana contemporânea. Seu novo livro, Lush Life chegará ao Brasil em 2009, também pela Companhia das Letras. "A escolha de Price está afinada com a proposta da Flip de trazer não apenas nomes consagrados, mas também aqueles que estão no auge, produzindo neste momento os livros de que ouviremos falar", afirma Flávio Moura, diretor de programação da Festa.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2008 11:52:00 PM | | | Voltar


Herzog, Anderson, Oz e Wright: passagens pelas locadoras

Eis alguns resultados de minhas idas freqüentes a locadoras, nos últimos meses. Espero que as dicas sejam úteis para adeptos e incautos:

O SOBREVIVENTE - Werner Herzog, o gênio alemão que nos deu filmes como "O enigma de Kaspar Hauser", "Nosferatu", "Aguirre - A cólera dos deuses" e tantos outros, ainda está na ativa. Há um excelente documentário seu nas locadoras, "O homem urso", e, de repente, quando se pensava que ele se restringira a este gênero, surgiu essa produção de 2006 com Christian Bale, o último "Batman", no papel principal.
Ele é um personagem verídico (Herzog já filmara um documentário a seu respeito), o alemão Dieter Dangler, que se engajou como piloto na América no início dos anos 60, mas teve a má sorte de pegar os primórdios da guerra do Vietnam, nos bombardeios sobre o Laos. Seu avião sofre um acidente e ele cai na selva. Será capturado e levado a uma prisão, que dividirá com outros, americanos e asiáticos supostos inimigos dos vietcongs, em condições inumanas.
Tudo isso faz pleno sentido dentro da arte cinematográfica e dos temas usuais de Herzog, que filma como ninguém selvas e personagens visionários perdidos em sonhos patéticos. A fotografia é soberba, e o início é deslumbrante, com bombardeios feito um delírio pirotécnico em câmera lenta, ao som da música maravilhosa de Klaus Baldet, que parece um pouco derivada do Adagietto da Quarta Sinfonia de Gustav Mahler utilizado em "Morte em Veneza", de Luchino Visconti.

==>> LEIA MAIS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2008 10:37:00 PM | | | Voltar


Miriam Samorano se apresenta em Presidente Prudente

Quem não teve a oportunidade de ouvir o violão e a doce voz de Miriam Samorano, em seu último show na Zeca, pode conferir neste sábado (17/05/2008), a partir das 21h, na Bliss Petiscaria. Além de resgatar a verdadeira Bossa Nova, Miriam apresenta canções contemporâneas, modas de viola e a clássica MPB.

Serviço:
Miriam Samorano
Bliss Petiscaria - A partir das 21h
Av 14 de setembro,1320 - Pres. Prudente - SP

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2008 02:58:00 PM | | | Voltar

·······

14 de maio de 2008

Marcia Castro está no Crowne Plaza até o final de maio

A cantora baiana Marcia Castro está em temporada até final de maio, toda às terças-feiras no teatro Crowne Plaza, às 21 horas. No repertório do show, com banda, Marcia Castro canta músicas de seu novo cd "Pecadinho", além de outras de seus compositores preferidos.

Marcia Castro acaba de emplacar uma música de seu primeiro cd na novela "Ciranda de Pedra" da TV Globo. Queda (de Luciano Salvador Bahia) será a marca do personagem Afonso (Caio Blat),  um verdadeiro alpinista social, ambicioso e sem escrúpulos.

O cd de Marcia Castro, "Pecadinho" foi indicado ao Prêmio Tim 2008 como melhor cantora Pop-Rock.

No cd, Marcia recupera e retrabalha canções excêntricas de autores como o paulista Itamar Assumpção, o capixaba Sérgio Sampaio, o carioca Jorge Mautner  e o maranhense Zeca Baleiro. Em uma das faixas, a Barulho, canta em dueto com Zélia Duncan.

Serviço: todas as terças-feiras 21 horas, até final de maio; Crowne Plaza fica na Rua Frei Caneca, 1360 - Cerqueira César, 4501-8037; Capacidade 153 pessoas; preço: R$20,00.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/14/2008 09:10:00 PM | | | Voltar


'Globo Repórter' será dedicado a Israel.

Na sexta-feira (dia 16 de maio), o “Globo Repórter” será dedicado a Israel. O correspondente da Rede Globo, Alberto Gaspar, viajou por quase um mês por todo o país e preparou o programa que vai ao ar às 22h.

[Eu também estive lá]

 [UP DATE]

O programa “Globo Repórter” exibido na última sexta-feira (dia 16 de maio) foi dedicado aos 60 anos de Israel. Caso você tenha perdido a oportunidade de assistí-lo, clique aqui, ou na imagem abaixo, e escolha os "blocos" de seu interesse.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/14/2008 08:45:00 PM | | | Voltar


Sarau chama Poética - 50 anos da Bossa Nova-

Músicos:
Carmen Maier Rimoli
Élio Camalle
Gabriel Rimoli
Guca Domenico
Miriam Samorano
Renato Matsukura
Direção: Fernanda Almeida Prado

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/14/2008 08:30:00 PM | | | Voltar


Prêmio OFF FLIP recebe contos e poesias até 21 de maio

Estão abertas até 21 de maio as inscrições para o III Prêmio OFF FLIP de Literatura. Podem participar autores de qualquer nacionalidade residentes no Brasil e brasileiros que residem no exterior. Este ano as inscrições foram estendidas também a autores de todos os países lusófonos.
Promovido pela OFF FLIP, o Prêmio oferecerá no total R$ 5 mil aos vencedores, além de estadia em Paraty entre os dias 2 e 6 de julho e ingressos para mesas de debate da FLIP. Há também outras formas de premiação, como cota de livros do selo Record e da Litteris Editora, exemplares da Revista CULT, passeio pela baía de Paraty na escuna Banzay e um almoço de confraternização no Restaurante Ilha Rasa.
Os contos e poemas serão avaliados por duas comissões formadas por escritores de expressão no cenário literário brasileiro. Uma terceira comissão avaliará os textos inscritos na categoria local. A premiação será durante a OFF FLIP, que acontecerá entre 2 e 6 de julho paralelamente à Festa Literária Internacional de Parati.
No mesmo dia da premiação será lançada a coletânea com os poemas e contos vencedores nos dois anos anteriores, a ser publicada em parceria com a Quarto Setor Editorial. O regulamento pode ser lido no endereço www.offflip.paraty.com, onde em breve estará disponível a programação da OFF FLIP 2008.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/14/2008 08:17:00 PM | | | Voltar

·······

12 de maio de 2008

Isso é ridículo!

Vocês me desculpem, eu não queria tocar no assunto. Bem. Todo mundo sabe que o Mecenato Moderno, minha proposta generosíssima de patrocínio a blogueiros, contendo inclusive um selo editorial para literatura de boa qualidade exercida online, foi recusada pelo Ministério da Cultura. Até aí tudo bem que eu já tinha me conformado, cancelado o site e aposentado o sonho não só de sobreviver blogando, mas de possibilitar o mesmo a outros blogueiros. Pois bem. Acabo de receber carta oficial do MinC justificando a recusa. Segue:
"...a concessão de bolsas para "blogueiros" (aspas deles) é vedada pela legislação, por configurar-se em utilização de recursos públicos para aumento de patrimônio de pessoa física ou pessoa jurídica."
Agora vem cá, alguém me explique qual é a diferença entre o artista blogueiro e qualquer outro tipo de artista que neste país só vive de patrocínio oficial. Hein?

[concordo com a NOGA]

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 10:45:00 PM | | | Voltar


Bate-papo: cinema e literatura

 

O cineasta Carlos Reichenbach, diretor de "Falsa Loura" e "Garotas do ABC", vai participar de um bate-papo na Mega Cultural Films, dia 13 de maio, ás 18h30, em São Paulo. Durante o evento, que será mediado pelo escritor e poeta Rodrigo Capella, o cineasta vai comentar sobre cinema, literatura, sua carreia, que inclui 15 filmes dirigidos, e também revelar como é realizada a preparação de atores do cinema brasileiro. Mais informações: www.megaculturalfilms.com

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 10:39:00 PM | | | Voltar


Nana Gouvêa no 'Faça a sua História'

Nana Gouvêa gravou e vai para o ar domingo, dia 18 de maio, um episódio do "Faça a sua História", na TV Globo. Nana será uma veranista, objeto de desejo de um pecador (o ator Bento Ribeiro). As cenas foram gravadas numa vila de pescadores, na Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro. O episódio chama-se "Caramuru" e o "Faça a sua História" vai ao ar domingo, logo após o Fantástico.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 10:37:00 PM | | | Voltar


O que vai rolar no próximo Sol na Boca, dia 14/05

 

http://www.solnaboca.blogspot.com/

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 10:19:00 PM | | | Voltar


sarau 17 maio - sesc ipiranga - 17:00h

clip_image001

:Direção
Fernanda Almeida Prado
:design:
débora bertoncelo
________________________________________
SESC IPIRANGA
Rua Bom Pastor, 822
dia 16 de Fevereiro às 18:00h
área de convivência
gratuíto
telefone: 11 3340-2000

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 10:08:00 PM | | | Voltar


A partir de hoje, no Pontolit, bate-papo com o poeta Márcio-André

O poeta "multimeios" Márcio-André fala a Pontolit sobre poesia, tecnologia e suas leituras reais e imaginárias. Fala sobre a revista Confraria que completa três anos e sobre a Confraria do Vento, editora fundada por poetas, cuja proposta é fomentar, produzir e comercializar literatura acessível e de qualidade: aqui.

http://blog.pontolit.com.br

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 09:43:00 PM | | | Voltar


I MOSTRA AUDIOVISUAL ISRAELENSE

O Centro de Cultura Judaica, com o apoio da Embaixada de Israel, tem o prazer de convidá-lo a participar da I MOSTRA AUDIOVISUAL ISRAELENSE, a ser realizada entre os dias 03 e 08 de Junho de 2008.

A proposta da MOSTRA é exibir um ciclo de produções israelenses contemporâneas que mostra um pouco da sociedade israelense, e o dia a dia de um país em estado de guerra iminente. Depois de décadas retratando temas existenciais de estado como guerra e ideologia, os novos filmes israelenses tem se voltado a entrar em assuntos mais introspectivos e humanos, como assimilação étnica, relacionamentos, amor e perda, além de temas sociais como homossexualidade e abuso de drogas.  Uma visão geopolítica e social diferente das tendenciosas imagens diárias bombardeadas pelos noticiários, ou seja, serão apresentados filmes que se recusam a adotar um olhar preto e branco, totalitário, heróico, simplista ou unilateral, permitindo aos espectadores vivenciarem e pensarem sobre Israel contemporâneo, além das fronteiras dos conflitos com a Palestina e a temática histórica do Holocausto. 

A produção audiovisual israelense tem ganhado força e relevância a cada ano, principalmente após a década de 90, quando sua produção de filmes ganhou fôlego impulsionado pelas iniciativas e apoios estatais. Nos últimos dois anos teve participação e premiação ativa nos mais renomados Festivais Internacionais de Cinema. Consequentemente novos diretores ganharam destaques com grandiosos e agradabilíssimos filmes que podem ser vistos nas mais diversas salas de cinema de todo o mundo, como nosso convidado especial Eran Kolirin, vencedor de prêmios internacionais com seu filme “A Banda” (8 prêmios da Israel Film Academy e do “Coup de Coeurs” de Cannes 2007).

Juntamente à comemoração do 60º aniversário da independência do Estado de Israel, o Centro de Cultura Judaica presenteia o público com uma exuberante seleção de filmes. São produções provenientes da renovação cinematográfica israelense dos anos de 2006 e 2007,  FILMES INÉDITOS no Brasil e PREMIADOS nos principais Festivais Internacionais e pela Israel Film Academy como; “A Banda”, “Jellyfish” “The Secrets”, “The Little Traitor”, “The Champagne Spy”.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 09:35:00 PM | | | Voltar


ABL abre inscrições para Prêmio Afrânio Coutinho 2008

A Academia Brasileira de Letras e a PETROBRAS se inspiraram no centenário de morte de um dos maiores expoentes da literatura brasileira para realizar a segunda edição do Prêmio Afrânio Coutinho. Este ano, o tema é Machado de Assis: o crítico literário.

De 29 de abril a 29 de setembro, universitários, jornalistas, professores da área de ciências humanas, pesquisadores e usuários que tenham registro na Biblioteca Rodolfo Garcia poderão se inscrever no portal da ABL ou na própria BRG.

Os três melhores trabalhos receberão, respectivamente, R$ 10 mil (dez mil Reais), R$ 6 mil (seis mil Reais) e R$ 3 mil (três mil Reais). A entrega será no dia 30 de outubro de 2008, em Sessão Solene no Petit Trianon.

Saiba mais:

Leia o edital aqui
Inscrições on-line

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 09:19:00 PM | | | Voltar


Mulher feia


O Globo - 10/05/2008 - por Joaquim Ferreira dos Santos
José Henrique Fonseca, Lula Buarque de Holanda e Eduardo Barata compraram os direitos do livro A vida sexual da mulher feia, de Claudia Tajes. Vão levar a história para o cinema, a TV e o teatro. Heloísa Perissé foi convidada para fazer a adaptação do texto para o teatro, diz Joaquim Ferreira dos Santos. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 09:14:00 PM | | | Voltar


'Leitor atual não está mais isolado'


Folha de S. Paulo - 10/05/2008 - por Sylvia Colombo
Você não consegue se concentrar muito tempo numa leitura? Quando entra na internet, abre várias telas ao mesmo tempo e muda a direção de sua atenção freqüentemente? Não se desespere. O fato de estar divagando entre diferentes universos não é necessariamente algo ruim. Para o escritor argentino Ricardo Piglia, 66, trata-se apenas de um novo momento da "experiência da leitura". Situação cujas conseqüências, porém, ainda desconhecemos. De passagem pela Argentina, onde abriu a 34º Feria Internacional del Libro, o professor de literatura de Princeton disse que o leitor que assume a interrupção como parte da narrativa já foi antecipado por seu conterrâneo Macedonio Fernández (1874-1952), considerado principal inspirador de Jorge Luiz Borges (1899-1986), com o conceito de "lector salteado" - um leitor intermitente, que pula de um assunto para outro ou se dispersa facilmente. Leia a entrevista com o escritor! >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 09:10:00 PM | | | Voltar


Três de Borges


Jornal do Brasil - 10/05/2008 - por Alvaro Costa e Silva
A Companhia das Letras manda para as livrarias na próxima semana mais uma leva da reedição das obras completas de Jorge Luis Borges: o clássico O aleph, de 1949; O fazedor; e Discussão, de 1932, que reúne ensaios, artigos e notas sobre literatura, filosofia e cinema, publica a Informe Idéias. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 09:08:00 PM | | | Voltar


Prêmio para a literatura estrangeira


O Globo - 11/05/2008
O franco-americano Jonanthan Littell, o inglês Ian McEwan e o argentino Alan Pauls são os favoritos entre os dez finalistas do Prêmio Cunhambebe de ficção estrangeira, o primeiro do gênero no Brasil, cujo vencedor será divulgado em julho. Littell concorre com As benevolentes (Alfaguara); McEwan entrou na disputa com Na praia (Companhia das Letras); e Alan Pauls foi escolhido por O passado (Cosac Naify). O prêmio, em sua primeira edição, foi criado pela agência literária do francês Stéphane Chao, a exemplo de premiações do mesmo tipo que existem no exterior. No Brasil, embora a literatura estrangeira seja sempre destaque na lista dos mais vendidos, ela não era até agora contemplada em nenhuma das muitas premiações existentes no país - à exceção dos livros em língua portuguesa, de Portugal ou da África, que recentemente começaram a concorrer em pé de igualdade com os brasileiros em alguns prêmios, como o Portugal Telecom. Mais informações podem ser obtidas no site.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 08:50:00 PM | | | Voltar

·······