RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

29 de março de 2008

Seminário do NEJ: O Diabo no cotidiano medieval judaico

Prof. Dr. Sérgio Alberto Feldman (UFES)

clip_image001

Este seminário discutirá a presença do Diabo no ciclo da vida das comunidades judaicas medievais. O Judaísmo, estritamente monoteísta, não oferece espaço para qualquer tipo de dualismo, tampouco a teologia judaica aceita a existência do Diabo. Entretanto, a realidade, distante da teoria, fez nascer, especialmente nas camadas menos cultas da população judaica, a crença e o temor ao Diabo. Sendo assim, muitos rabinos e eruditos levaram em conta essas crenças e superstições. Essa contradição é transparente nas tradições e nos costumes do Judaísmo medieval. Há explicações opostas sobre os significados de rituais e cerimônias, celebrações e símbolos: algumas eruditas e filosóficas, outras que revelam significados populares de superstições e crenças.

Data: 3 de abril de 2008
Local: Faculdade de Letras (Auditório 2001)
Horário: 14 horas
Apoio: Núcleo de Estudos Judaicos
Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da FALE/UFMG
Cenex – FALE/UFMG

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/29/2008 06:32:00 PM | | | Voltar


Travelling wit Shadows, novo livro de Eduardo Bettencourt Pinto

Eduardo Bettencourt Pinto has one of the most passionate voices that I have heard in a long time. His poems are written with inexplicable warmth that dives deep and soothes the soul of the reader just as beautiful musical compositions soothe the soul of the listener. The stanzas in Travelling with Shadows will remind you of the well-known masters Elytis, Seferis, and Kavafy.

Travelling wit Shadows, uma edição bilingue em Português e Inglês, o livro mais recente do autor, já se encontra disponível através da página do editor, Libros Libertad, Canadá.

http://www.libroslibertad.ca/book.php?id=12

Eduardo Bettencourt Pinto was born in 1954 in Gabela, Angola. He left the country in 1975 during the civil war, residing for some time in Zimbabwe and the Azores Islands before moving to Canada in 1983. He is the author of several fiction and poetry books in Portuguese and his poetry has been included in various anthologies in Portugal, England, United States and Brazil. Eduardo is the editor of the Seixo Review, an Arts and Literary magazine published online, and he is also working on a new novel. Casa das rugas (House of Wrinkles) – his latest work – is a novel about the last days of colonialism in Angola.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/29/2008 06:15:00 PM | | | Voltar

·······

28 de março de 2008

Renata Rozental Sancovsky lança no Rio

PublishNews - 28/03/2008


A conversão forçada dos judeus ao cristianismo e os comportamentos sociais de resistência e dissimulação dos batizados foram temas relativos à Ibéria da época moderna. Esse é o tema abordado por Renata Rozental Sancovsky em Inimigos da fé: judeus, conversos e judaizantes na peninsula iberica sec. VII (Imprinta Express). O lançamento será realizado na segunda-feira (31/3) na Livraria Travessa Ipanema (R. Visconde Pirajá, 572 - RJ), a partir das 20h.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/28/2008 08:47:00 PM | | | Voltar


Noblat indica VerdesTrigos em blog no O Globo

Confira e deixe o seu recado.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/28/2008 12:08:00 AM | | | Voltar

·······

27 de março de 2008

Associação faz homenagem a Gibran Khalil Gibran

Folha de S. Paulo - 27/03/2008 - por Paulo Daniel Farah
A Associação Cultural Líbano-Brasil promove, a partir de hoje, uma série de eventos relacionados às comemorações do 125.º aniversário de nascimento de Gibran Khalil Gibran. O Profeta é a obra mais conhecida do pintor e escritor libanês. Sobre ela, o próprio Gibran escreveu: "É meu renascimento e meu primeiro batismo, o único pensamento dentro de mim que fará com que a minha vida tenha sentido. Esse profeta me escreveu antes que eu o escrevesse". Estão programadas exposições de pinturas, esculturas e fotos inspiradas na obra do autor, leitura de textos, exibição de filmes e descerramento do "Busto de Gibran", esculpido por Odette Eid. Nos próximos dias, também serão lançados um carimbo dos Correios e um bilhete da loteria federal com estampas alusivas ao aniversário do escritor libanês. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/27/2008 11:49:00 PM | | | Voltar


Abre hoje o 2.º Salão da Leitura de Niterói


PublishNews - 27/03/2008
Iniciativa da Secretaria de Educação da cidade e da Fundação Municipal de Educação, o 2º Salão da Leitura de Niterói terá início hoje no Caminho Niemeyer, atrás do Terminal Rodoviário João Goulart. O evento é um dos três maiores da área de literatura no Estado do Rio de Janeiro, junto com a Bienal do Livro do Rio e a Feira Literária de Paraty, com um diferencial importante: é o único gratuito. Mais de 300 atividades foram programadas, como encontros com autores, lançamentos de livros, shows, teatro, cinema, feira literária, contações de histórias, mesas-redondas e palestras, entre outras atrações. Clique aqui para conhecer a agenda completa.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/27/2008 11:45:00 PM | | | Voltar

·······

26 de março de 2008

O espectro do blog ronda o comunismo, por Elio Gaspari

A guerrilha da filóloga micreira de Havana já incomoda os septuagenários de Sierra Maestra

COMEÇOU UMA bonita briga, a da ditadura cubana com os blogueiros. Os septuagenários veteranos da Sierra Maestra têm uma nova guerrilha pela frente. Em vez de viver escondida no mato, ela está na rede de computadores e seu símbolo mais visível é Yoani Sanchez, uma micreira filóloga de 32 anos que publica a página "Generación Y" (1,2 milhão de visitas em fevereiro). No lugar dos fuzis, cabos, pen-drives e celulares com câmeras.
À primeira vista, os velhotes têm vantagem. Havana tem um só ponto de navegação pela internet acessível ao público. Fica numa pequena sala e custa 5 dólares por hora (um terço do salário mensal da terra). Dos 11 milhões de cubanos, só 200 mil têm acesso à rede, passando pelo único provedor, que pertence ao governo. Essa modalidade de bloqueio é burlada por um mercado negro de senhas e de acessos noturnos em empresas estrangeiras ou mesmo em agências estatais. Até parabólicas clandestinas já apareceram e a maior parte delas é usada para baixar músicas ou filmes.
No caso de Yoani (www.desde cuba.com/generaciony), seu blog vai completar o primeiro ano de existência e está hospedado num sítio alemão. Ela transmite suas mensagens valendo-se de algumas astúcias. Numa, fantasia-se de turista alemã, entra num hotel e despacha o texto previamente gravado. Não se pode dizer que o blog seja um palanque de dissidentes, mas, mesmo assim, no último fim de semana o Grande Irmão envenenou-o com filtros que dificultavam o acesso dos cubanos ao endereço. Yoani informa que já conseguiu se desvencilhar da macumba: "A reprimenda é tão inútil que dá pena, tão fácil de burlar que vira incentivo".
A moça tem muita graça. Raúl Castro libera os eletrodomésticos e ela saúda a chegada dos aparelhos de ar refrigerado, lembrando que as torradeiras virão daqui a dois anos: "Nesse ritmo, as antenas parabólicas chegarão lá pela metade do século e meus netos conhecerão os GPS quando estiverem na adolescência". Ouvindo o discurso de posse do comandante Raúl, ela se considerou um Champollion reencarnado, decifrando os hieróglifos da pedra da Roseta, "mais fáceis de desentranhar que o estatismo tedioso da política cubana".
Yoani lista outros dez blogs da ilha. Um, o Havanascity, com bonitas fotografias da cidade. Outro, "Lo que yo y otros pensamos sobre la realidad cubana", é pesado como o próprio nome. Todos carregam um certo gosto pela literatura. Lembram a lição de um engenheiro de computadores de São Petersburgo que, nos últimos meses do comunismo, recomendava: "Se você quer achar a democracia nesta cidade, procure a música".
Nos anos 80 o banqueiro George Soros financiou o movimento democrático da Tchecoslováquia doando computadores, copiadoras e aparelhos de fax à Fundação Carta 77. Em 1991, durante a tentativa fracassada de golpe na Rússia, foram as máquinas de fax que garantiram a comunicação dos aliados de Boris Yeltsin. Comparados com a versatilidade da rede e dos pen drives, os equipamentos de Soros são carroças.
Por enquanto, os blogs cubanos são mercadoria para consumo externo, pois na ilha eles só estão acessíveis para a nomenklatura ou a turma do mercado negro. Se Raúl Castro não puder conviver nem com isso, suas prometidas mudanças acontecerão em 2131, quando completará 200 anos.

[NOTAS] minhas fotos em Havana

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/26/2008 11:45:00 PM | | | Voltar


O cineasta Vicentini Gomez filma a história de Porto Feliz.

O diretor/ator e cineasta Vicentini Gomez gravou as primeiras cenas do filme-documentário "Minha Cidade - Porto Feliz" e contou com uma superprodução capaz de reproduzir os materiais, figurinos de época e objetos cenográficos para compor as cenas.
O local escolhido para as filmagens é o Porto das Monções, local de onde partiram as primeiras embarcações para o descobrimento e povoamento do oeste brasileiro.
No elenco, Vicentini contará com os atores Gésio Amadeu (Sinhá Moça, Sítio do Pica Pau Amarelo); Ênio Gonçalves (filme Garotas do ABC);. Henrique Taubaté Lisboa (Avenida Paulista); Maximiliana Reis; Claudimir Causin, ator de Porto Feliz selecionado para representar o Capitão Mor da expedição; além de quase uma centena de atores e atrizes da cidade de Porto Feliz e região.
Para realizar o trabalho, Vicentini decidiu morar na região: alugou uma chácara e, junto com a equipe de produção (15 pessoas entre diretor de arte, diretor, produção SP e produção local) organiza reuniões, decidem cronogramas de filmagem, reuniões com formadores de opinião da cidade, para que tudo aconteça da maneira mais real possível. Vicentini Gómez contará a saga dos desbravadores do oeste brasileiro.
O filme terá depoimentos reais de moradores antigos e a parte cênica, fruto de longa pesquisa, a partir de documentos revisados nos arquivos públicos, na Biblioteca Nacional e até mesmo no exterior. Para a cenografia, foram usadas reproduções fidedignas da época: redes, barracas, cabaças e copos de bambu, assim como os figurinos de época e os carros de boi. Foram construídos batelões (embarcações feitas de 1 única árvore, usadas no seculo XVIII) em fibra de vidro de 10 metros de comprimento e uma casa de pau a pique. Esses batelões foram obra de um artista plástico da região.
Em Porto Feliz, o projeto tem o apoio da iniciativa privada e da Prefeitura. O prefeito Cláudio Maffei (PT), que é professor de História, vê no filme uma grande oportunidade de resgatar a identidade do município. "A história de nosso país passa por Porto Feliz. Isso precisa ser contado para os habitantes da cidade. Com o filme, estaremos ao mesmo tempo realizando um importantíssimo trabalho de pesquisa e utilizando um meio moderno e atraente para as pessoas conhecerem mais sobre sua própria história", diz Maffei.
O filme-documentário terá cerca de 70 minutos. O prefeito dedica-se pessoalmente em buscar recursos financeiros junto à iniciativa privada. "Somente assim o projeto se torna viável", comentou o cineasta. A multinacional Lanxess foi a primeira empresa a aderir à iniciativa, seguida pela Cachaça Bandeirantes, Schadek, Colégio Bandeirantes e Associação Comercial.

http://vicentinigomez.sites.uol.com.br

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/26/2008 11:16:00 PM | | | Voltar


Lançamento de nova tradução do livro 'Vontade de Poder', de F. W. Nietzsche

Acaba de ser lançada uma nova tradução do livro "Vontade de Poder", de F. W. Nietzsche, pela Editora Contraponto. O site da Editora fornece a apresentação do livro para download.

Durante a sua última década produtiva, a de 1880, Friedrich Nietzsche acumulou uma enorme quantidade de anotações que serviriam de base para um livro abrangente, mas que só vieram à luz postumamente. O agravamento de seu estado de saúde impediu que o projeto chegasse ao fim. Elizabeth Förster-Nietzsche, sua irmã, e Peter Gast, seu dileto amigo, organizaram esse acervo e o publicaram em duas edições. A versão mais completa - tal como aparece na décima terceira edição da Kröner - serviu de base para esta primeira edição brasileira de A vontade de poder, tal como explicam Marcos Sinésio Pereira Fernandes e Francisco José Dias de Moraes na nota sobre a tradução. O filósofo deixou planos para a organização dessa obra que não pôde completar e chegou a agregar subtítulos que assinalam a sua ambição: Tentativa de uma transvaloração de todos os valores e Tentativa de uma nova interpretação de todo acontecer. Em abril de 1884, escreveu a um amigo: "(...) pretendo empreender uma revisão de minha metafísica e de meus pontos de vista epistemológicos. Passo a passo, tenho agora que atravessar uma série de disciplinas, pois me decidi, daqui para diante, empregar os próximos cinco anos no acabamento da minha 'filosofia', para a qual construí uma antecâmara com o meu Zaratustra." A questão da autenticidade dos textos já foi superada, mas nunca saberemos como o próprio Nietzsche os organizaria se tivesse redigido a versão definitiva. Por isso, escreve Gilvan Fogel na apresentação: "É preciso que vejamos tal obra [A vontade de poder] como uma rica antologia de textos nietzschianos tardios. Diria Nietzsche, dardos, flechas lançadas contra nós, a nós... Que dardos! Que flechas!" E prossegue: "A década de 1880, na vida de Nietzsche, constitui o período de maior lucidez, de maior intensidade de seu pensamento - de maior poder. É quando seu pensamento está mais afinado com a gravidade de sua tarefa e mais afiado para sua consecução. Essa lucidez coincide com a cunhagem do pensamento 'vida como vontade de poder'." A obra que aqui traduzimos oferece, pois, a possibilidade de se descortinar o pensamento do filósofo em seu período mais maduro, mas nela esse pensamento não está acabado e sistematizado. Aparece sob a forma de 1.067 fragmentos - textos curtos, parágrafos, aforismos - que mostram suas idéias tal como surgiram, quase sempre perturbadoras e freqüentemente geniais.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/26/2008 10:57:00 PM | | | Voltar


Lançamento sem autor tem venda recorde

PublishNews - 26/03/2008 - por Sérgio Pavarini
Ainda internado e sob cuidados médicos, Henry Sobel não compareceu ontem ao lançamento de seu livro. No entanto, o rabino terá motivos de sobra para festejar. Cerca de mil pessoas estiveram na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (SP). Foram vendidos 418 exemplares de Um homem - um rabino, numa demonstração de que seu prestígio continua em alta mesmo após o episódio das gravatas, tema abordado num dos capítulos. As mensagens de apreço e os votos de recuperação deixados pelos presentes lotaram dois livros.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/26/2008 10:47:00 PM | | | Voltar


Porto Feliz homenageia Nossa Sra. da Penha

A cidade paulista de Porto Feliz inaugura dia 30/3, domingo, a Capela Nossa Senhora da Penha, primeira Padroeira da cidade, com procissão e a benção do Padre Reinaldo Bragantim . A data escolhida está relacionada ao dia de Nossa Senhora da Penha, que é comemorado em muitos lugares do Brasil e também da Europa, como sendo no primeiro Domingo após a Páscoa.

A capela foi construída pela Prefeitura para a realização das cenas do filme/documentário – “Minha Cidade Porto Feliz”, do cineasta Vicentini Gomez. Após as gravações, a capela ganhou a admiração e a fé dos moradores e do Prefeito, o Professor de história Cláudio Maffei que se empenhou para sua finalização, tendo em vista que poderá ser mais um atrativo turístico do Parque das Monções. A capela original, construída por Antonio Cardoso Pimentel (fundador da cidade de Porto Feliz) feita de pau-a–pique, desintegrou-se com o tempo e a nova construção, segue toda a arquitetura simples da original.

No documento original do testamento de Antonio Cardoso Pimentel (fundador da cidade) há o pedido para que fossem celebradas 67 missas por sua alma. Não existe documento comprovando se esse pedido foi realizado. A partir da inauguração da capela, serão rezadas as missas solicitadas em testamento. A Sra. Elisa Angelieri Sutiro, moradora local, fez a doação da imagem de Nossa Senhora da Penha para que fique permanente na Capela.

O diretor do projeto “Minha Cidade-Porto Feliz”, Vicentini Gómez, convida todos os moradores a estarem caracterizados de Bandeirantes e Monçoeiros, para levar o andor até a capelinha construída às margens do rio Tietê.

Estarão presentes à solenidade, o diretor do filme Vicentini Gómez, autoridades e todo o povo portofelicense.

O filme estará concluído em maio.
Horário: 10:45h (Procissão) 11h (Benção)
Local: Parque das Monções – Centro – Porto Feliz
Celebrante: Pe. Reinaldo Bragantim

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/26/2008 10:37:00 PM | | | Voltar


ATELIÊ EDITORIAL LANÇA TRÊS VOLUMES DE POESIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Nesta próxima sexta-feira, dia 28 de março, serão lançados três livros de poesia pela Ateliê Editorial: Meio Mundo, de Álvaro Faleiros, Outra Língua, de Henryk Siewierski, e País em Branco, de Ricardo Rizzo. O evento acontece em São Paulo, no Bar Canto Madalena (rua Medeiros de Albuquerque, 471), a partir das 18h30. O convite segue em anexo. Será um prazer contar com a presença de vocês.

Esses três lançamentos simultâneos da Ateliê põem em evidência a maturidade poética de escritores com dicções diferentes e que consolidam vertentes delineadas em títulos anteriores.

Meio Mundo (64 págs., R$25,00) é o sexto livro de Álvaro Faleiros, poeta que associa a experimentação formal e a pesquisa das formas populares, especialmente o cordel. O Meio Mundo de Faleiros – que é também tradutor e compositor, além de professor da UnB – corresponde na verdade a dois mundos que, aparentemente cindidos, são complementares: de um lado, poemas brevíssimos, epigramáticos; de outro, poemas mais longos, que exploram a oralidade e a toada dos repentes nordestinos – referência amplificada pelas xilogravuras do consagrado artista plástico Fernando Vilela, que percorrem as páginas do livro.

Outra Língua (96 págs., R$30,00), de Henryk Siewierski, apresenta a depuração de uma obra que, mantendo o diálogo com a literatura leste-européia nos primeiros livros do autor, encontra na paisagem brasileira uma morada, uma imagem invertida do exílio. Nascido na Polônia e radicado em Brasília, Siewierski traduziu autores como Bruno Schulz e Andrzej Szczypiorski e deles herdou uma percepção do desterro que não se restringe aos traumas da história polonesa, mas corresponde a uma forma mais ampla de contemplar seres e coisas. E esse olhar, por sua vez, encontra na variedade na cena brasileira uma tradução concreta – com lugares, pessoas e o estranhamento lingüístico fundindo-se a sua memória familiar e a uma descoberta do país que foge a qualquer exotismo.

País em Branco (100 págs., R$30,00), de Ricardo Rizzo, aprofunda uma tendência crítica já presente no livro de estréia do autor (Cavalo Marinho e Outros Poemas, de 2002) – caso raro de uma poesia que faz uma reflexão sobre as contradições e os absurdos da realidade social sem cair no engajamento vulgar ou na militância. Rizzo combina aqui alguns traços experimentais (versos blocados, elipses, quebras de palavras) com uma poesia imagética, em que a crueza das tensões urbanas vem acompanhada da percepção do papel da tevê e do cinema num imaginário no qual sociedade do espetáculo e mundo administrado se irmanam, compondo uma geopolítica que sua poesia desconstrói.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/26/2008 10:29:00 PM | | | Voltar


LANÇAMENTO: Maitê Proença / Agir: 'Uma vida inventada'

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/26/2008 10:11:00 PM | | | Voltar


Nana Gouvêa é atacada por Ladrão Sedutor

A atriz Nana Gouvêa gravou e está programado para ir ao ar domingo, dia 30 de março, o episódio “Ladrão Sedutor”, dentro do quadro Lendas Urbanas do programa Domingo Legal, no SBT. Na dramatização, Nana será Sofia, mulher rica e viúva que cai no golpe de um ladrão sedutor que se aproxima para ajudá-la a trocar o pneu do seu carro que furou.

E, dia 06 de abril, vai ao ar, também no SBT, o “Qual é a música” que Nana participou junto com a apresentadora Nani Venâncio e a cantora Lenny Bellard. Na equipe masculina, os cantores Buchecha e a dupla João Bosco&Vinícius.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/26/2008 01:09:00 AM | | | Voltar


Hay que endurecer


Reuters - 21/03/2008 - por Rosa Tania Valdés
Aleida March, viúva de Ernesto Che Guevara, está lançando um livro onde revela momentos íntimos de sua relação com o guerrilheiro morto em 1967 em região de selva na Bolívia. March e Guevara se casaram em 1959, cinco meses depois da revolução de Fidel Castro. Antes de se casar, March foi secretária pessoal de Guevara na guerrilha. Do casamento de oito anos, nasceram quatro filhos. "Em 'Evocación' estão minhas lembranças, não tenho vocação de escritora, conto em preto e branco minhas recordações mais queridas", disse March. Repleto de cartões postais, poemas, cartas e outros documentos pessoais, a obra será publicada na Itália, Espanha, Grécia e Sérvia. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/26/2008 01:00:00 AM | | | Voltar


Entrevista: 'O gosto amargo dos sonhos', com Amós Oz

O escritor Amós Oz fala de Israel e Palestina, o sonho do sionismo e como os políticos ouvem os artistas e depois esquecem tudo o que eles ouviram.

Amós Oz é um escritor israelense de fama internacional cujos trabalhos têm sido traduzidos para mais de 45 línguas. Em maio, com o roteirista Tom Stoppard e com o Vice-Presidente Al Gore, ele receberá o prêmio Dan David, totalizando três milhões de dólares. Oz, 69, que ensina literatura na Universidade Bem Gurion, no sudeste de Israel, foi citado pelos juízes por "retratar os eventos históricos e ao mesmo tempo enfatizar o individuo e a exploração pessoal do trágico conflito entre duas nações". Membro fundador do Movimento Paz Agora, Oz tem sempre estado à frente da dificuldade israelense referente à identidade e defende com fervor uma solução para os dois Estados. Ele recentemente deu uma entrevista à Joana Chen, da NEWSWEEK, na sua casa em Tel Aviv, sobre literatura, política e sobre as vozes dos mortos que não se vão.

NEWSWEEK: O que você acha que faz a sua escrita tão acessível para as pessoas do mundo inteiro?
Amós Oz: Eu acho que há algo universal no provincial. Meus livros são muito locais, mas de um modo estranho, eu acho que o quanto mais local, paroquial e provincial, mais universal a literatura pode ser.

Por que tão poucos livros seus tem sido traduzidos para o Árabe?
A tradução árabe é tão importante para mim quanta outra qualquer. É aquela que eu me envolvo mais. Infelizmente, há uma parede de resistência nos países árabes. Muitos editores árabes não tocam em nada vindo de Israel, não importa se vem dos falcões [radicais] ou das pombas [diplomáticos]

O que você fez para remediar isto?
"De amor e trevas" é agora traduzido para o Árabe pela família de George Khoury, um aluno israelense palestino que levou um tiro na cabeça por terroristas que o confundiram com um judeu enquanto ele estava praticando seu "jogging" em Jerusalém. Eu estou muito tocado por isto e pela nobre decisão da família de tratar esse livro como uma ponte entre as nações.

LEIA A ENTREVISTA COMPLETA (tradução: Henrique Chagas VerdesTrigos / Eliane Nascimento)

Também publicado no Jornal Alef

Marcadores: , , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/26/2008 12:40:00 AM | | | Voltar

·······

25 de março de 2008

Simpósio: Tessituras judaicas: dialogismo e intertextualidade, Abralic, USP, de 13 a 17 de julho de 2008

XI CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC/2008
Local: Universidade de São Paulo
Período: 13 a 17 de julho de 2008
Simpósio: Tessituras judaicas: dialogismo e intertextualidade
Coordenadoras: Profª. Drª. Nancy Rozenchan (USP) e Profª. Drª. Lyslei Nascimento (UFMG)

Resumo: O signo judaico, tal como ele se inscreve na literatura, desdobra-se em imagens, metáforas, símbolos. A reflexão sobre a linguagem e a memória, os acirrados debates sobre identidade e nação, além do jogo de vozes entre a tradição religiosa, argumentativa, e a reescrita ficcional, alcançam, no signo judaico, sua mais contundente configuração. Mesmo fora do contexto estritamente judaico de produção literária, sua herança simbólica permeia, de forma significativa, os estudos literários. A rede que se estabelece, então, entre literatura, história, filosofia, religião e arte, torna-se um campo a cada dia mais instigante de investigação textual. A concepção do Livro e suas relações com o texto, por exemplo, além da idéia de pátria portátil e encadernada que a Bíblia e o Talmud representam, os vestígios da tradição rabínica e religiosa que, vez por outra, emergem na literatura secular, fora do seu contexto, em franco diálogo com a construção mítica ou sagrada do texto, trazem, para a ficção, nuances, vieses e contrapontos dos mais produtivos. O objetivo deste simpósio é, no âmbito do XI Congresso Internacional da Abralic, promover um espaço de reflexão e crítica de “tessituras judaicas” e suas inúmeras possibilidades de significação, entre o dialogismo e a intertextualidade, tendo como espaço privilegiado de discussão, a literatura.

Período de envio de Ficha de Inscrição (abaixo): 03 a 31/03/2008

Contato: abralicjudaica@yahoo.com.br

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/25/2008 02:47:00 PM | | | Voltar


PRÊMIO PORTUGAL TELECOM 2008 => Última semana de inscrições

As inscrições para a 6ª edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2008 encerram-se dia 30 de março.
Até essa data, editores e escritores podem inscrever seus livros para concorrer ao Prêmio pelo site: www.premioportugaltelecom.com.br. Após a inscrição, é necessário enviar quatro exemplares do(s) livro(s) para Portugal Telecom Brasil: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2277 - 15o andar - CEP 01452-000, São Paulo, SP. Apenas depois do recebimento dos livros a inscrição será realmente efetivada.
Em abril, inicia-se próxima fase do Prêmio com a votação do júri inicial para eleger os 50 primeiros concorrentes.O Júri Inicial é composto pela Curadoria, professores de literatura - brasileira, portuguesa e africana, críticos literários, escritores e jornalistas especializados das cinco regiões do Brasil. O Júri Inicial também escolhe dentre seus membros onze profissionais para, junto com a curadoria, formar o Júri Intermediário, responsável pela eleição dos 10 finalistas.
Curadoria 2008
Prof. Dr. Jorge Fernandes da Silveira, especialista em literatura portuguesa; Profa. Dra. Tania Celestino de Macêdo, especialista em literaturas africanas;
Prof. Dr. Samuel Titan Jr., especialista em literatura brasileira;
Selma Caetano, curadora-coordenadora.
Premiação
Maior valor oferecido aos escritores no Brasil, o Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa é patrocinado pelo Grupo Portugal Telecom e contempla os três vencedores com um troféu criado pelo artista plástico Paulo Von Poser e R$ 100 mil ao primeiro colocado, R$ 35 mil ao segundo e R$ 15 mil ao terceiro.
GRUPO PORTUGAL TELECOM
O Grupo Portugal Telecom é um operador global de telecomunicações líder em Portugal em todos os setores em que atua. A atividade do Grupo abarca todos os segmentos do setor das telecomunicações: negócio fixo, móvel, multimédia, dados e soluções empresariais, disponibilizados em Portugal, no Brasil e em mercados internacionais em crescimento, como por exemplo, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Marrocos.
O Brasil constitui o principal mercado internacional da Portugal Telecom. Com investimentos no País de mais de US$ 7 bilhões, a Portugal Telecom detém o co-controle da maior empresa de telecomunicações móveis da América do Sul, a Vivo. No mercado brasileiro a presença estende-se, também, ao controle da Dedic, empresa de contact center que está entre as cinco maiores neste mercado, e à participação na UOL, portal líder de mercado.
A Portugal Telecom é uma das entidades portuguesas com maior projeção nacional e internacional e dispõe de um portfólio de negócios diversificado em que a qualidade e inovação constituem aspectos determinantes. As ações da Portugal Telecom são negociadas na Euronext Lisboa e na bolsa de Nova Iorque.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/25/2008 02:37:00 PM | | | Voltar


Projeto Semeando Asas na Comunidade

Em 2.008, o bairro Cidade Tiradentes, na zona leste da cidade de São Paulo, será um grande palco onde a comunidade e diversos grupos de teatro vão atuar juntos!

O projeto, elaborado pelo grupo Pombas Urbanas, promoverá apresentações de espetáculos teatrais em locais públicos do bairro, cursos de teatro para jovens, além de ótimas apresentações no Centro Cultural Arte em Construção durante todo o ano. O objetivo é que a comunidade tenha amplo acesso a espetáculos de rua e de palco, a teatro para adultos, jovens e crianças, conhecendo técnicas do fazer teatral e se preparando artisticamente para se expressar por meio do Teatro.

Com o patrocínio do Programa de Democratização Cultural Votorantim, o Pombas Urbanas pretende, em 2008, incentivar o gosto pela arte, com muito TEATRO, encontros, diálogos e novas perspectivas de crescimento humano num dos bairros mais marginalizados e populosos da cidade de São Paulo, o bairro Cidade Tiradentes, que está a 40 km do centro e tem mais de 300 mil habitantes.
Jovens atores do bairro participarão da execução do projeto junto à equipe do Pombas Urbanas, ampliando ainda mais sua formação teatral e construindo uma sólida experiência sobre produção, comunicação, administração e gestão cultural.
Por tudo isso, convida você a conhecer o projeto Semeando Asas na Comunidade que terá suas primeiras atividades neste mês de março!

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/25/2008 02:24:00 PM | | | Voltar

·······

24 de março de 2008

Rodrigo Capella em turnê

No Brasil, se lê menos de dois livros por ano. Poeta: desista enquanto é tempo. Pare de escrever, pare de ter trabalho, vá para a praia, pegue uma onda, vá transar!(...) Os poucos livros de poemas que chegam às livrarias ficam em estantes empoeiradas, lá no fundo — ou seja, o público não encontra e nunca compra. Então a editora, de saída, já não publica livro de poesia.(...) Às vezes, repenso tudo: será que a literatura vale a pena? Será que vale a pena continuar a publicar? Será???

Leia a entrevista no DIGESTIVO CULTURAL.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/24/2008 11:02:00 PM | | | Voltar


Zé Rodrix grava cd/ dvd solo no Sesc Santos nos dias 28 e 29 de março

Dias 28 e 29 de março, a partir das 21:00, Zé Rodrix estará gravando cd/ dvd solo junto com a Jazz Big Band da Associação dos Artistas De Santos, e mais as presenças dos convidados Tavito, Barbara Rodrix E Sonekka. Vai ser no Sesc Santos, e os ingressos ja estão quase se esgotando.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/24/2008 10:57:00 PM | | | Voltar


Choque cultural

O Globo - 23/03/2008 - por Fellipe Awi
Considere-se privilegiado o leitor que, ano passado, foi ao cinema, ao teatro, a um show de música, a uma exposição de arte ou simplesmente leu um livro em casa. No Brasil, ele pertence a uma minoria. Mais da metade dos brasileiros não realizou sequer uma dessas atividades em 2007. É o que mostra pesquisa encomendada pelo Sistema FecomércioRJ. Do total de entrevistados, 69% disseram, por exemplo, que não leram nenhum livro ano passado. A falta de hábito foi o motivo alegado por 58% dos entrevistados das classes D e E, apenas 1% a menos que os das classes A e B. Apontado por muita gente como o maior vilão dos consumidores de cultura, o preço dos ingressos ou dos livros perdeu de longe para dois problemas ainda mais preocupantes, uma vez que demandam mais tempo para serem solucionados: a falta de hábito e o desinteresse.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/24/2008 09:56:00 PM | | | Voltar


Entre a Palestina e a Bahia

O Globo - 22/03/2008 - por Carla Rodrigues
Em seu primeiro livro, A fome de Nelson, Adriana Armony combinou a pesquisa de sua tese de doutorado sobre Nelson Rodrigues com a criatividade de quem imaginou o cotidiano do jornalista e escritor num sanatório. Já em Judite no país do futuro (Record, 318 pp., R$ 40), embora se apóie numa história real, a escritora o faz apenas para confirmar a hipótese de que a realidade é sempre mais complexa, surpreendente e espantosa do que a imaginação pode dar conta. Nesse livro, a ficção de Adriana mostra a trajetória de Judite, sua avó paterna nascida na Palestina. Entre muitas idas e vindas até se instalar no interior da Bahia, ela passou por problemas difíceis como a fome, a discriminação e a orfandade. O relato impressiona pela quantidade de surpresas, superações e da coragem da protagonista diante de obstáculos aparentemente intransponíveis. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/24/2008 09:53:00 PM | | | Voltar


Ouro em matemática pede livros

Folha de S. Paulo - 23/03/2008 - por Italo Nogueira
Após ganhar o segundo ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, o estudante Ricardo Oliveira da Silva, 19, recebeu promessas de auxílio para uma nova casa, ganhou um laptop e uma cadeira de rodas motorizada. "Tudo isso vai me ajudar. Mas o que eu preciso mesmo é de livros", disse o estudante, vítima de amiotrofia espinhal (doença neurológica que causa a atrofia da medula espinhal e fraqueza muscular), o que lhe obriga a usar cadeira de rodas. Sua história chamou a atenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o homenageou há duas semanas no Teatro Municipal do Rio, onde recebeu a segunda medalha de ouro nas olimpíadas - dada aos 300 melhores na disputa entre 17,5 milhões estudantes. O estudante fez um apelo: "Se alguém quiser me ajudar, envie livros. Principalmente de matemática, mas pode ser de outras matérias. Tenho que me dedicar muito aos estudos".

A Prefeitura de Várzea Alegre (CE), cidade a 467 km de Fortaleza, prometeu à família do menino pagar o aluguel de uma casa em frente a uma escola, onde Ricardo deve ser matriculado. Ele mora na zona rural, e o acesso a sua casa só é feito por uma estrada de terra.

O estudante recebeu livros do Colégio Farias Brito, de Fortaleza. A escola ofereceu matrícula e bolsa de estudos, mas a família decidiu permanecer no interior. "Lá teríamos que conseguir emprego para meu pai e é uma cidade grande", afirma. >> Leia mais

[NOTA] Quem sentir no seu coração o desejo de mandar livros para o Ricardo Oliveira da Silva, entre em contato com a Prefeitura de Várzea Alegre/CE.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/24/2008 09:48:00 PM | | | Voltar


'Nós Podemos'

Fernando Gabeira se
inspira em Barack Obama
rumo à prefeitura do Rio

O slogan do pré-candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, tem sido comparado ao discurso do deputado federal Fernando Gabeira (PV), em sua campanha pela prefeitura do Rio de Janeiro. Os dois defendem idéias muito similares de renovação política e modernidade administrativa. "Vivemos eleições importantes, cada um à sua maneira. O Barack Obama também tem uma posição diferente da política convencional. E tem uma tese importantíssima, a do 'Nós Podemos'. Em 1986 (na disputa pelo governo do Estado), o nosso slogan era parecido: 'É só querer'. Se quisermos, nós mudamos. Essa semelhança é importante", declarou o deputado.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/24/2008 09:20:00 AM | | | Voltar

·······