RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

8 de março de 2008

'Minha Cidade - Porto Feliz', segunda fase

O diretor Vicentini Gómez inicia a gravação da segunda fase do filme documentário “Minha Cidade-Porto Feliz”.

Esta etapa é um levantamento de pessoas e famílias que contribuíram com a história recente da Cidade. Os fatos históricos, os casos marcantes e o resgate de fotografias e documentos que estão em mãos de famílias e que têm interesse para a história da cidade. Algumas fotos importantes que pertencem às famílias, serão resgatadas para o arquivo público para que todos os estudantes e pesquisadores possam ter acesso.

Aproximadamente 30 pessoas darão seus depoimentos. Esta etapa da produção local será coordenada pela Professora Juliana Gutierrez.

Parte-se, depois, para uma terceira etapa que é a dos pesquisadores. Estudiosos, professores e historiadores que escreveram artigo ou desenvolveram estudos sobre Araritaguaba e Porto Feliz. A maioria dos depoentes estão nas principais universidades Brasileiras.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 08:27:00 PM | | | Voltar


Premio LEYA

Quem sabe pode interessar a quem tem romances inéditos, escritos em português...

Dica: Alfredo Aquino

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 07:43:00 PM | | | Voltar


Biografia é falsa, diz editora

Reuters - 05/03/2008 - por Emily Chasan
A história de Love and Consequences, uma autobiografia aclamada pela crítica sobre a infância de uma garota em um bairro de Los Angeles dominado por gangues, é inventada, disse a editora do livro, informando que irá retirar as 19 mil cópias do livro já distribuídas. A autora do livro, Margaret B. Jones, é na realidade Margaret Seltzer, que é branca, passou sua infância em Sherman Oaks, no sul da Califórnia, e estudou em um colégio particular anglicano, informou na terça-feira (04/03) o The New York Times. O selo Riverhead Books, do grupo Penguin, que publicou o livro, vai devolver por meio das livrarias o dinheiro das pessoas que compraram o livro e se sentiram lesadas, disse Margaret Ducksworth, porta-voz da editora. O incidente é o mais recente a desacreditar o setor editorial. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 07:36:00 PM | | | Voltar


Livros irregulares

Gazeta de Ribeirão - 06/03/2008 - por Gabriela Yamada
Mil livros proibidos para a venda e destinados ao professor foram apreendidos em quatro sebos da região central de Ribeirão Preto (SP) na manhã de ontem (05/03). Os livros contêm selos na capa, que indicam a proibição da venda. A denúncia foi feita pela Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros), que deflagrou uma campanha nacional de combate à venda de livros não autorizados há dois anos. A associação contou com o apoio da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Ribeirão para a apreensão. Segundo o advogado da associação Dalizio Porto Barros, Ribeirão é a primeira cidade do interior do país onde foi feita a apreensão, que já ocorreu em capitais como Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e São Paulo. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 07:24:00 PM | | | Voltar


Acordo Ortográfico: Conferência internacional em abril

Diário Digital (Portugal) - 03/03/2008
Acadêmicos, responsáveis políticos, deputados, editores e escritores vão debater o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em abril, numa conferência internacional e numa audição pública organizadas pela Comissão Parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura. "A Assembléia da República não pode alhear-se da política instalada na sociedade portuguesa acerca do acordo ortográfico e tem de participar ativamente neste debate", disse à agência Lusa o presidente daquela Comissão, Luís Marques Guedes. Trata-se de uma iniciativa concertada com o presidente da Assembléia da República, Jaime Gama, e em princípio acontecerá no dia 07/04. >> Leia mais

[NOTA] Como já publicado aqui no VerdesTrigos, penso que o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa já está em vigor, na ordem jurídica internacional e nos ordenamentos jurídicos dos três Estados acima indicados, desde 1 de Janeiro de 2007, na sequência do depósito junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, das Cartas de Ratificação da República Democrática de S. Tomé e Príncipe, promovida em Dezembro de 2006, via Secretariado Executivo da CPLP.

Está em vigor, mas .....

Resumo da ópera:
O Acordo Ortográfico encontra-se em vigor para Brasil, Cabo Verde e S.Tomé e Príncipe;
Os restantes signatários só lograrão ver o Acordo como parte dos seus ordenamentos internos, por uma de duas formas:
a) Ratificação do Acordo e do 2º Protocolo Modificativo, e entrada em vigor com o depósitodos mesmos, ou;
b) Ratificação do Acordo na sua forma original, e entrada em vigor com o depósito do último dos signatários.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 07:19:00 PM | | | Voltar


Miriam Samorano no Sarau Chama Poética em São Paulo

O Sarau Chama Poética, que acontece mensalmente na Casa das Rosas busca promover o encontro entre pessoas interessadas em Literatura e Música fará uma homenagem às mulheres.

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher escolhemos composições de Chico Buarque, Tom Jobim e Vinicius de Moraes e as palavras poéticas de: Antônio Lázaro de Almeida Prado, Adélia Prado, Alice Ruiz, Cássio Junqueira, Cecília Meireles, Dora Ferreira da Silva, Eunice Arruda, Hilda Hilst e Rosangela Aliberti e também  uma crônica de  Sonia Manski nas vozes de músicos, atores e poetas.

Organização e direção – Fernanda Almeida Prado
Concepção e design – Débora Bertoncelo

Sesc Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822
Área de convivência - entrada gratuíta
Dia 8 de março de 2008
Sábado às 17,45 horas


Dia 9 de março de 2008
Horário: início- 17 horas
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37
(próximo estação metrô Brigadeiro)

 

A cantora MIRIAM SAMORANO participará destes dois saraus. Todos estão convidados.

Em Presidente Prudente, no dia 22 de março (20h), Miriam Samorano cantará na Zeca - A Casa da Cultura, Rua Paulo Marques, 600 (esquina com a 07 de setembro) [pertinho da minha casa]. Além de Tom Jobim e a Bossa Nova apresentará toadas, modas de violas e serestas.

Um show onde apresentará canções da décadas de 20 à 50 da MPB como a toada paulista “Tristezas do Jeca” de Angelino de Oliveira (1918), a singela “Chequerê” de Sinhô (1929), “Saudade mata a gente” de João de Barro e Antonio Almeida (1948) e sambas de Zé Keti, João Gilberto, Tom Jobim e Chico Buarque. Um dos destaques do show é a interpretação da moda de viola “Coração de violeiro” de Zequinha Torres (1954) imortalizada nas vozes dos milionários do riso: Alvarenga e Ranchinho (1959).

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 06:43:00 PM | | | Voltar


EDITORA ANDROSS recebe poemas para SENTIDO INVERSO

EDITORA ANDROSS está recebendo poemas para uma antologia a ser lançada em junho de 2008. Seu título: SENTIDO INVERSO. A pretensão é que esse livro seja destaque no estande da Andross na 20º Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontecerá de 14 a 24 de agosto de 2008.

Organizada pelo Professor Carlos Francisco de Morais, Doutor em Literatura Portuguesa pela USP, SENTIDO INVERSO pretende reunir autores de diversas partes do Brasil para escreverem e publicarem poesias. Se você tem obras desse gênero, acesse o website www.andross.com.br e leia o regulamento de envio de textos..

a participar da comunidade do livro no orkut, clique em http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45925821
Para submeter um POEMA para avaliação, clique em www.andross.com.br

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 06:22:00 PM | | | Voltar


Cadê as legendas?

O Globo - 06/03/2008 - por Joaquim Ferreira dos Santos
Da Big Brother Gyselle em seu blog: "Eu queria explicar p vcs minha discurcao com dr marcelo, mas eu não vou tocar mas nesse assustu. Não me interressa ficar remuendo coisas sem valor, entao marcelo para mim hoje uma pessoa mal, vingativa, que arruma pretestos para que as pessoa fiquem contra ele, se pessoa veste azul ou branco o que me enterressa". Sem comentários, avisa coluna Gente Boa. >> Leia mais

[NOTA] Trata-se apenas de um novo dialeto. O interessante que temos que aprendê-lo.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 05:56:00 PM | | | Voltar


Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural

Os interessados em participar do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural já podem se inscrever. Publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (6 de março) o Edital de Intercâmbio nº 1/2008.

Para viagens no mês de abril, as inscrições seguem até a próxima quarta-feira, dia 12, e até 31 de março, para as viagens em maio. O programa consiste na concessão de recurso para o custeio de transporte de técnicos, artistas e estudiosos da cultura brasileira, convidados a participar de evento cultural promovido por instituição brasileira ou estrangeira, de reconhecido mérito.

As solicitações devem ser efetivadas apenas pela Internet, preenchendo o cadastro disponibilizado em Editais e Premiações.

Leia mais em www.cultura.gov.br

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 05:34:00 PM | | | Voltar


PAUL BOWLES: autobiografia e contos de um viajante sem volta, por Chico Lopes

Paul Bowles como escritor e personagem começou a me despertar interesse - como acho que em quase todo mundo que o leu - pelo filme "O céu que nos protege", de Bernardo Bertolucci. O filme mexeu com gente menos convencional, precisamente por tratar de dois viajantes nada convencionais, Paul e sua mulher, Jane Auer. Bem óbvio que eles eram a fonte direta de inspiração do casal vivido no filme por John Malcovich e Debra Winger.
Nos anos 90, com esse sucesso cinematográfico obtido em nichos mais intelectualizados, houve um interesse editorial pela obra de Bowles no Brasil e, na ocasião, comprei dois livros seus editados pela Rocco, "Chá nas montanhas" e "Um amigo do mundo", que ainda, com sorte, podem ser encontrados em sebos e promoções.
Uma escritora amiga, Yara Camillo, falou-me de Bowles no final do ano passado e se referiu a uma autobiografia do escritor que eu não conhecia: "Tantos caminhos", lançada no Brasil pela Martins Fontes (edição de 1994).
Yara acabou me emprestando "Tantos caminhos" e mergulhei na leitura. Achei o livro muito interessante, decisivo para se entender a personalidade do escritor a partir de sua vida, e é uma pena que seja item de sebo, porque muita gente poderia se aproveitar da leitura. Poderia ser reeditado, mesmo com a onda Bowles tendo passado. Aliás, uma das vantagens da "poeira assentada" na questão das modas literárias é que se pode conhecer melhor um autor e sua obra tempos depois que o incensamento automático e duvidoso já sumiu de vista e os consumidores de cultura, tão fúteis, novidadeiros e desmemoriados quanto quaisquer outros, nem têm mais nada a dizer a respeito de dada figura e de seus livros. Com paixões e foguetórios apagados, faz-se um juízo mais sóbrio do que houve (tem-se a impressão de que essas ondas são ainda mais levianas entre nós, porque pouca gente lê de fato o que diz estar lendo; quase tudo é citação vaga para impressionar patotinhas presunçosas). ==>>> LEIA MAIS

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 05:11:00 PM | | | Voltar


Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 01:11:00 PM | | | Voltar

·······

6 de março de 2008

LANÇAMENTO: Kitsur Shulchan Aruch em português

A Editora Maayanot vai lançar no dia 06 de março o livro “O Código da Lei Judaica Abreviado - Kitsur Shulchan Aruch”, em português, com dois volumes de 600 páginas cada. Trata-se de uma obra considerada a fonte primária de consulta nas dúvidas ou questões sobre as leis da Torá, englobando leis e detalhes que tratam das ocorrências comuns do dia-a-dia e a aplicação dos princípios e costumes religiosos de maneira clara. É enriquecida com ilustrações, diagramas, tabelas, medidas, glossário e explicações para facilitar a compreensão. O “Kitsur Shulchan Aruch” já foi traduzido para o inglês, francês, italiano, espanhol e russo, entre outros idiomas.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/06/2008 12:16:00 AM | | | Voltar

·······

5 de março de 2008

Hoje o mais importante julgamento da história do STF

Em discussão a constitucionalidade de pesquisas com células-tronco embrionárias. Relator já anunciou que seu voto tem 78 páginas. Abandonado pelos pais, o embrião congelado mais antigo do Brasil chega no próximo ano à maioridade: ele é o único que restou de um total de 48 embriões congelados em 1991.

LEIA MAIS

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 02:48:00 PM | | | Voltar


Prêmio José Mindlin de Literatura

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 01:27:00 AM | | | Voltar


O Briefing da Ética, da Autêntica Editora

Veja o que Christina Carvalho Pinto, presidente do Grupo Full Jazz de Comunicação e sócia da The Key – Organizações e Marcas Cidadãs, diz sobre o livro O Briefing da Ética, da Autêntica Editora: “Eu recomendo o livro O Briefing da Ética – uma introdução à propaganda responsável, não só para pessoas envolvidas com o mundo do marketing, da comunicação, profissionais de veículos, escritores de novela e assim por diante, mas eu recomendo para todos os cidadãos que queiram neste momento fazer parte dessa crescente corrente pela transformação dos conteúdos da mídia”.

Se você é publicitário, profissional ou estudante de Comunicação deve ler esse livro. Mas se você simplesmente é alvo do excesso de estímulos das mensagens publicitárias leia também. Afinal, é para você, cidadão e consumidor, que a propaganda é pensada e feita. Para dizer do que você precisa e lhe trazer soluções. Não é isso? Mas será que ao lidar com desejos e valores de indivíduos, em nome da satisfação e do lucro próprio e de seus clientes, o publicitário reconhece os impactos que pode exercer na sociedade? É possível agir eticamente na prática da publicidade e propaganda? Ou é mesmo verdade que teremos constantemente de olhar para ela com desconfiança uma vez que oferece produtos e serviços que nem sempre são tão ideais quanto parecem? Para tratar dessas questões e mostrar que ética e propaganda podem, sim, se misturar, Gino Murta apresenta este livro, que trata ainda do ensino da ética aplicada nas faculdades, das campanhas publicitárias e seus processos e da legislação que orienta a prática. Afinal, como instrumento que atinge toda a sociedade e lida com bens simbólicos e com o imaginário do ser humano, a publicidade precisa ser compreendida além de seu caráter mercadológico e caminhar lado a lado com a ética.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 01:24:00 AM | | | Voltar


Líbano boicotará Salão do Livro de Paris

O Líbano não participará oficialmente do “Salão do Livro de Paris” por um motivo simples: o gesto será um boicote à escolha de Israel como “convidado de honra”. Apesar desta resolução, acredita-se que proprietários de livrarias marroquinas, argelinas e tunisianas estarão no evento.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2008/02/28/ult1808u113353.jhtm

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=329869&visual=26&rss=0

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 01:02:00 AM | | | Voltar


A Vivo e o morto

O Globo - 04/03/2008 - por Ancelmo Gois
A Sextante tenta há dias cancelar a linha de celular do editor Geraldo Jordão Pereira. Mas a Vivo diz que só o usuário pode fazê-lo. Difícil, lembra Ancelmo Gois. O saudoso editor, como se sabe, morreu dia 12/02. Saudade. >> Leia mais

[NOTA] Oi, é simples, consulte um advogado. Tim, tim....É claro, a VIVO só entende esta língua: notificação judical.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 12:45:00 AM | | | Voltar


Curso de Húngaro

Folha de S. Paulo - 03/03/2008 - por Mônica Bergamo
Chico Buarque, que faz retiro na França para escrever seu novo romance, está estudando húngaro. A pedido do diretor Walter Carvalho, sua participação em "Budapeste", longa inspirado em seu livro, será no idioma. Informações da coluna de Mônica Bergamo. >> Leia mais

[NOTA] Enquanto Chico estuda húngaro, eu estudo hebraico.

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 12:40:00 AM | | | Voltar


Vila para mulheres

A Livraria da Vila de São Paulo comemora o Dia Internacional da Mulher com uma série de encontros com a participação de escritoras e artistas abordando o universo feminino. A primeira palestra com Joyce Cavalcante, presidente da Rebra (Rede de Escritoras Brasileiras), na unidade da Rua Fradique Coutinho, 915 (Tel. 11-3814 5811), em São Paulo. Terá como tema a "História da literatura feminina no Brasil" e começa às 17h30 do dia 05/03. Já na quinta-feira (06/03), será a vez do tema "Borboletas da alma: uma leitura de Lya Luft", às 19h30, no mesmo local. No sábado acontecerão dois encontros. O primeiro às 12h e terá como tema "Café com leitura: Mulher oriental, sincretismo e espiritualidade" na Livraria da Vila da Casa do Saber (Rua Dr. Mario Ferraz 414 - Tel. 11-3073-0513). Mais tarde, às 19h30, sobre o "Performance: No olhar de Clarice" na Livraria da Vila da Lorena (Alameda Lorena 1731 -Tel. 11-3062-1063).

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 12:35:00 AM | | | Voltar


107 anos da editora mais antiga do Brasil

PublishNews - 04/03/2008
Nesta quarta-feira (05/03), a Vozes completa 107 anos de existência, firmando-se como editora mais antiga do país. Durante este longo período de trabalho, a empresa, que é uma referência nas áreas de teologia e pedagogia, segue com o projeto de ampliação do catálogo, iniciado há três anos com o lançamento de várias obras de filosofia, nutrição, psicologia, comunicação, espiritualidade e história. "As novas condições de vida associadas ao constante progresso biotecnológico, nos levam a pensar que o sonho de chegar aos 100 anos de vida não é mais tão absurdo quanto poderia parecer", comenta Frei Antônio Moser, diretor presidente da Vozes.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 12:33:00 AM | | | Voltar


Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas homenageia África e América Latina

Entre os dias 06 e 09 de novembro, o balneário de Porto de Galinhas vira ponto de encontro dos apaixonados pelas letras através da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto 2008). Em sua IV Edição, o evento tem como tema "Trilhas da Diáspora. Literatura em África e América Latina". A programação literária acontecerá nas dependências do Hotel Armação.

O primeiro nome confirmado para o evento deste ano é o angolano José Eduardo Agualusa, autor de vários best sellers que também foram muito vendidos no Brasil. Agualusa inclusive já residiu em Olinda, cidade que – o mesmo confessa – o inspirou a escrever o livro Nação crioula. O objetivo é reunir 40 nomes nacionais e internacionais para os debates. Outro escritor angolano já confirmado é Artur Pestana, mais conhecido pela alcunha de Pepeleta e que foi vencedor do Prêmio Camões pelo conjunto de sua obra. Outra presença confirmada é a do escritor moçambicano Mia Couto.

Porto de Galinhas – o balneário pernambucano é uma das praias mais badaladas do País. Eleita por sete anos consecutivos como a melhor praia do Brasil pelos leitores da Revista Viagem & Turismo, Porto de Galinhas se encontra a apenas 70 km da capital pernambucana e dispõe de uma excelente infra-estrutura hoteleira, com seis resorts, 13 hotéis e quase 200 pousadas. Anualmente, o balneário recebe entre 1,5 e 2 milhões de visitantes.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 12:27:00 AM | | | Voltar


EPISÓDIO CULTURAL, um fanzine de Machado/MG e adjacências

[NOTA] Podem acreditar, eu também já estive em Machado/MG. Conheço bem aquelas montanhas de Minas: de Machado, Fama (na beira da represa, ou abaixo dela), Alfenas, Paraguaçu, do Rancho São José, Varginha, Muzambinho, Guaxupé, Alpinópolis ao outro lado do rio: Guapé, Córrego do Ouro ou Três Pontas. Três Corações, Campanha, Cambuquira, Lambarí, Caxambu... águas, muitas águas. Nas montanhas de café de Machado, eu andei....ouvia o Juninho na Rádio.... nada será como antes amanhã. Saudades.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 12:24:00 AM | | | Voltar

·······

4 de março de 2008

Famílias homossexuais na literatura infantil

Casais de pessoas do mesmo sexo em livros para crianças. Técnicos afirmam que abordar a diversidade familiar é inevitável e que pais e professores têm um papel importante na matéria.

"Maria, que traz um filho dentro da barriga, conta à sua filha a história da sua infância. Uma história simples, de uma criança feliz. O que torna este livro especial é o facto de Maria ter dois pais: o Pedro e o Paulo". É desta forma que O livro do Pedro, da escritora e ilustradora Manuela Bacelar, é apresentado. A obra acaba de ser lançada e é uma estreia. A literatura portuguesa infantil começa a abordar a diversidade da parentalidade. A autora explica como tudo aconteceu. "A ideia do livro surgiu-me como as ideias dos outros livros: de situações concretas que vou conhecendo", revela. "A história é sobre uma família que tem uma vida normal, perfeitamente inserida e aceite pela sociedade". E acrescenta: "É um livro de afectos. É Natal e não há prendas. Há um grande abraço. São os anos da Maria e não há presentes. Há amigos, um piquenique e uma surpresa ao virar da página". A escritora escreve para um público abrangente, para crianças, pais, agentes de ensino. "O meu atelier é o meu espaço de liberdade e não estou sujeita a decreto-lei", garante a autora de Bernardino, O meu pai e O meu avô.
O livro de Pedro aparece pouco depois de a Associação ILGA Portugal e o projecto editorial independente espanhol Eraseunavez.com. terem lançado no mercado nacional dois livros infantis que abordam a mesma temática. "A mamã Carlota disse-me que os meninos e as meninas crescem na barriga das mulheres. Essa é que me pareceu a maior mentira que já ouvi. Eu não caibo na barriga da mamã Carlota e na da mamã Ana ainda menos". A dúvida pertence a uma menina, personagem central De onde venho?. A história é do escritor e ilustrador espanhol Javier Termenón Delgado. "O João quer ser bombeiro para ajudar as pessoas! Gosto muito da farda dos bombeiros. Acho que vou apaixonar-me por ele", comenta o menino André que, juntamente com a Marta, entram no livro Por quem me apaixonarei?, de Wieland Pena e Roberto Maján.

http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=463424D063E87394E04400144F16FAAE&opsel=1&channelid=0

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/04/2008 11:26:00 PM | | | Voltar


Neta de Freud diz que avô era 'falso profeta'

A pedagoga social Sophie Freud, neta do "pai da Psicanálise", Sigmund Freud, advertiu contra os "falsos profetas que há séculos enganam as pessoas", entre os quais incluiu seu próprio avô, apesar da estreita relação que manteve com ele antes de sua morte. No III Congresso Mundial de Psicoterapia, que termina hoje, quinta-feira, em Viena, Sophie Freud afirmou que já não há esperança de que neste século o mundo se torne mais pacífico e incluiu entre os "culpados" os falsos profetas que "há séculos enganam" as pessoas, ideólogos ávidos de poder que propagam doutrinas duvidosas e desumanas.

Freud, que mora em Boston (EUA) e que tem a mesma nacionalidade de seu avô (austríaca), considera como falsos profetas muitos personagens que influenciaram a história e a sociedade, de Moisés a Adolf Hitler, o chefe da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, e até Sigmund Freud e seu discípulo e posterior rival, o célebre psicanalista suíço Carl Gustav Jung.

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI36253-EI294,00.html

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/04/2008 11:21:00 PM | | | Voltar


Crônica de um fim anunciado: o debate entre Freud e Jung sobre a teoria da libido

Esta pesquisa parte do encontro entre Freud e Jung, enfocando ointeresse do primeiro no trabalho que Jung desenvolvia compsicóticos. Percorrendo as cartas trocadas por eles ao longo de seteanos, investigamos as construções teóricas de ambos, a fim defundamentarmos a hipótese de que o tema da libido é o pontocrucial no impasse para a continuidade do trabalho em conjunto.Para Freud a libido é essencialmente uma energia sexual, já paraJung, a libido não passa de uma energia vital neutra, difusa nopsiquismo humano. Ancorada nesse impasse, nossa investigaçãosegue a trajetória da problemática da constituição da realidade e desua perda, privilegiando o aspecto de que, para a realidadeconstituir-se, é necessário que haja uma subtração da satisfaçãolibidinal, de modo que o enquadramento da realidade seja efetuado.Nesse caso, como o argumento da psicose constrói-se a partir da premissa de que essa subtração não acontece, a realidade,conseqüentemente, não é constituída. [download]

Kátia Mariás Pinto

Mestre em psicologia pelo Programa de Mestrado em Psicologia: Estudos Psicanalíticos (Fafich/UFMG); correspondente da Escola Brasileira de Psicanálise, em Minas Gerais. kmarias@terra.com.br

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/04/2008 12:16:00 AM | | | Voltar


Brasil recebe Bob Dylan e Iron Maiden

Dois dos maiores nomes da música se apresentam no Brasil nesta semana. A banda inglesa Iron Maiden agita Porto Alegre na quarta-feira, mesmo dia em que o mito Bob Dylan toca em São Paulo - o 2º show é na quinta-feira. Confira no Terra as fotos e os comentários sobre os shows. http://musica.terra.com.br

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/04/2008 12:09:00 AM | | | Voltar


PAUL VALÉRY: ATOR DAS IDÉIAS

Em sua vida de professor e ensaísta, João Alexandre Barbosa foi o assíduo leitor de Paul Valéry, que se transformou num caso de perseguição a “exigir um ajuste de contas”. O resultado não foi tanto o aparecimento de um livro original que o crítico brasileiro poderia ter concebido, mas sim a reunião de nove ensaios, redigidos e publicados entre 1970 e 2005, que percorrem a obra do poeta francês: A Comédia Intelectual de Paul Valéry (Iluminuras, 159p., R$35). Coletânea que bem demonstra a “permanência e continuidade” de uma obra surpreendente por sua dimensão filosófica e por seu exame exigente da linguagem, a conduzir a literatura a uma via do fracasso da expressão; obra que também se impõe por seu gigantismo: somente a edição fac-similada dos Cahiers ocupa 35 cadernos de mil páginas cada um, resultado das anotações diárias de um pensador que não se ocupava dos fatos cotidianos, mas da investigação que busca o auge radical de lucidez e consciência sobre as “linguagens, sejam as verbais, sejam as das matemáticas e da filosofia.” [.....]

Uma nova edição de A Comédia Intelectual de Paul Valéry deveria zelar, contudo, pelo estabelecimento de critérios que beneficiem o leitor brasileiro: há trechos inteiros em língua francesa, sem qualquer tradução; mais adiante, trechos são transcritos somente em português; em seguida, há trechos em francês com tradução ao pé da página. Descuidos editoriais de uma coletânea que merece ser conhecida até mesmo por também trazer o problema da tradução e a idéia de rigor ao debate. [Felipe Fortuna]

Jornal do Brasil -Caderno Idéias & Livros
Sábado, 1º de março de 2008

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/04/2008 12:08:00 AM | | | Voltar

·······

3 de março de 2008

Zeitgeist

Zeitgeist é o nome de um documentário que fala essencialmente sobre política, terrorismo e religião. Foi feito sem fins lucrativos sendo o seu único propósito a tentativa de fazer com que as pessoas passem a olhar para o mundo de uma forma mais crítica e questionem coisas que são actualmente tidas como "verdades absolutas" por uma grande maioria da população.

O vídeo completo pode ser visto através do site oficial http://www.zeitgeistmovie.com/index.html.
Também através do site pode-se fazer o download gratuíto do torrent do filme.
Legendas em português: http://www.divxsubtitles.net/page_subtitleinformation.php?ID=91438.

[WIKIPÉDIA] ZEITGEIST é um termo alemão, que se traduz como espírito do tempo, também podendo se utilizar do termo em português para denominá-lo. O Zeitgeist significa, em suma, o nível de avanço intelectual e cultural do mundo, em uma época. A pronúncia alemã da palavra é tzaitgaist, de acordo com o Dicionário Escolar Michaelis de Alemão. O conceito de espírito do tempo denota a Johann Gottfried Herder e outros românticos alemães, mas é melhor conhecido no livro Filosofia da História de Hegel. Em 1769, Herder escreveu uma crítica ao trabalho Genius seculi do filólogo Christian Adolph Klotz (Artigo na Wiki alemã), introduzindo a palavra Zeitgeist como uma tradução de genius seculi (Latim: genius - "espírito guardião" e saeculi - "do século"). Os alemães românticos, tentados normalmente à redução filosófica do passado às essências, trataram de construir o "espírito do tempo" como um argumento histórico de sua defesa intelectual.

Dica de Sabina Vanderlei

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/03/2008 11:57:00 PM | | | Voltar


Rodrigo Capella faz dois lançamentos

No mês de abril, o escritor e poeta Rodrigo Capella vai fazer dois lançamentos do livro “Poesia não vende” (R$ 15,00, 88 páginas, Navegar Editora): um na Feira do Livro de Poços de Caldas, dia 05/04, e outro na Feira do Livro de Joinville, dia 12/04. Além das poesias de Capella, o livro "Poesia não vende" traz depoimentos de Ivan Lins, Bárbara Paz, Moacyr Scliar e do pintor catarinense Sérgio Ferro para mostrar o descaso público com a poesia e apontar que atualmente esse gênero tem sido consumido apenas em associação com as outras artes, tais como cinema, teatro, pintura e música.

Capella sugere a utilização do conceito do “letramento poético”como uma das soluções para que a poesia cumpra o seu papel social e ajude a gerar um Brasil mais poético e, consequentemente, mais culto. "Através da aplicação do conceito do letramento poético nas escolas brasileiras, o jovem e a criança estarão em contato direto com a poesia, organziando, por exemplo, uma encenação a partir de um trecho de poema lido. Assim vão compreender melhor a essência da poesia", defende Capella. Contato com Rodrigo Capella: contato@rodrigocapella.com.br / www.rodrigocapella.com.br

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/03/2008 11:48:00 PM | | | Voltar


I Semana da Poesia

De 14 a 21 de março de 2008

O Rio de Janeiro respira poesia. São mais de 40 eventos/saraus, por semana, acontecendo em todo o Estado. Várias são as iniciativas para promover e incentivar a leitura, democratizar a arte, divulgar nossos escritores contemporâneos e manter vivos na memória os grandes nomes da literatura brasileira.

Neste mês, três datas comemorativas enriquecem nosso Calendário Cultural:

  • 14 de março (sexta) – Dia Nacional da Poesia (aniversário Castro Alves)
  • 19 de março (quarta) – Dia do Livro
  • 21 de março (sexta) – Dia Mundial da Poesia (proclamado pela UNESCO)

Diante deste cenário, surgiu o projeto da I SEMANA DA POESIA (de 14 a 21 de março), com a proposta de integrar, num mesmo calendário, as manifestações que já ocorrem pela Cidade – e até mesmo pelo Estado – durante o ano, com aquelas que acontecem em função das datas comemorativas acima mencionadas. Um cronograma unificado de atrações com os principais agitadores de poesia e literatura no Rio de Janeiro. A idéia é rechear a semana com atividades culturais, saraus literários, palestras e debates, lançamentos de livros, campanhas de doação de livros e, também, ações que agreguem à poesia outras expressões da arte (música, pintura, dança, artes plásticas, cinema...)

Além disso, queremos focar o lado social com campanhas de estímulo à doação de livros e divulgação de Pontos de Poesia (bares, espaços culturais, lojas e empresas parceiras que adiram a campanha). Uma das metas da SEMANA DA POESIA é fazer parte do Calendário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro.

http://arteemtodaparte.blogspot.com
http://movimentoinverso.blogspot.com

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/03/2008 11:35:00 PM | | | Voltar


Sobre lendas, ruínas e meninas

Jornal do Brasil - 01/03/2008 - por Juliana Krapp
Para Milton Hatoum os romances são como sumameiras, enquanto as novelas se assemelham mais aos açaizeiros. Mesmo ao telefone, o autor fala como escreve: a linguagem caudalosa de quem foi jovem rente à floresta, entremeando a vivacidade quase debochada com zonas de sombra, pequenos sustos. Órfãos do Eldorado (Companhia das Letras,112 pp., R$ 29), sua quarta obra, que chega às livrarias na hoje (03/03), é um açaizeiro dos mais elegantes. Escrito por encomenda para a coleção Mitos, da editora escocesa Canongate, a obra exigia uma quantidade limitada de caracteres. Por isso, teve de sair uma novela, e não um romance. Antes mesmo de seu lançamento no Brasil, Órfãos do Eldorado já está sendo traduzido para 16 países, entre os quais China e Taiwan.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/03/2008 08:27:00 PM | | | Voltar


O estranho caso da biografia inventada

Folha de S. Paulo - 02/03/2008 - por Robert Fisk
Eu o recebi em Beirute num embrulho simples, um envelope pardo contendo uma pequena brochura em árabe, acompanhada de um bilhete de uma amiga egípcia. "Robert!", dizia. "Você realmente escreveu isto?" A capa trazia uma foto do ditador iraquiano Saddam Hussein sendo julgado em Bagdá, o lado esquerdo de sua cabeça em cores, o direito desbotado, vestindo um paletó esporte preto, mas sem gravata, segurando um Corão na mão direita. Saddam Hussein, dizia a capa em grandes letras. "Do nascimento ao martírio." E depois vinha o nome do autor - em um belo tipo caligráfico dourado, no canto superior direito. "Por Robert Fisk." Então lá estavam, 272 páginas de brochura sobre a vida e os tempos do Hitler de Bagdá - e vendendo bem na capital egípcia. "Todos suspeitamos de um homem muito conhecido aqui", ela acrescentava. "Chama-se Magdi Chukri." Pois eu não escrevi esse livro. Não se tratava de plágio. Era fraude. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/03/2008 08:22:00 PM | | | Voltar


Vannucci no Troféu Imprensa

O jornalista José Armando Vannucci grava, quarta-feira, a 50º edição do Troféu Imprensa, nos estúdios do SBT, na Anhanguera que está programado para ir ao ar, dia 09 de março. Este é o oitavo ano de sua participação na premiação do SBT.

E, na mesma quarta-feira, Vannucci troca de lugar com o apresentador Ronnie Von,  nas comemorações de 3 anos do "Todo Seu" na TV Gazeta. Vannucci fará uma retrospectiva desses 3 anos, entrevistará o apresentador e mostará os melhores momentos do programa.

Contará aos telespectadores o que está por vir, mudanças e novidades na programação.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/03/2008 02:52:00 PM | | | Voltar


Morre William Buckley, escritor e comentarista norte-americano

Aos 82 anos, morreu na última quarta-feira (27) o escritor norte-americano William Buckley. Ele era conhecido por seu conservadorismo, divulgado principalmente por meio da revista que fundou, a influente National Review. Segundo o site da revista, ele faleceu enquanto trabalhava em seu estúdio de Stamford, Connecticut, depois de um ano doente. Buckley foi o autor de mais de 50 livros, entre eles o recém-publicado Let Us Talk of Many Things: The Collected Speeches. Leia mais no site do jornal The New York Times.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/03/2008 02:49:00 PM | | | Voltar

·······