Livro que integra escultura de Drummond e Quintana é furtado em Porto Alegre
SIMONE IGLESIAS - DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE
Um livro de bronze de três quilos que integra uma escultura em homenagem aos poetas Mário Quintana (1906-1994) e Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) exibida na praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre, foi furtado. O crime ocorreu há cerca de duas semanas -a Polícia Civil não sabe a data exata. De autoria dos artistas Xico Stockinger e Eloísa Tregnago, a peça foi inaugurada em outubro de 2001, por encomenda da Câmara Riograndense do Livro. Os poetas são representados em tamanho real.
O gaúcho Quintana está sentado e olhando para Drummond, que é representado em pé, com um livro pregado em uma de suas mãos. Foi este o pedaço de escultura levado. O quilo do bronze é vendido por cerca de R$ 5 em lojas e depósitos de sucata de Porto Alegre.
Quem furtou o livro teve cuidado, tempo e habilidade para não danificar o restante da escultura: as mãos de Drummond permanecem intactas, sem sinais aparentes de que tenham sido forçadas. A Polícia Civil, que abriu inquérito ontem para investigar o caso, não sabe quando e como o livro foi furtado. "A prefeitura, que deve zelar pelo patrimônio público, não registrou ocorrência. Ficamos sabendo [do furto] por populares. O episódio teria acontecido há pelo menos duas semanas, o que dificulta o trabalho", disse o policial Enézio Klippel, chefe da investigação.
O presidente da Câmara Riograndense do Livro, Waldir da Silveira, lamentou o ocorrido. "Fiquei chocado, mas não surpreso, porque a destruição do patrimônio cultural no Brasil é constante." Stockinger fará um novo livro. A Prefeitura de Porto Alegre informou que ficou sabendo do furto pela polícia e que vai esperar a conclusão do inquérito policial para decidir que medidas tomará.
Marcadores: livros
Primeira Página
Link permanente··- publicado por
VerdesTrigos @ 10/19/2007 03:07:00 PM | | | Voltar