RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

19 de outubro de 2007

Livro que integra escultura de Drummond e Quintana é furtado em Porto Alegre


SIMONE IGLESIAS - DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE
Um livro de bronze de três quilos que integra uma escultura em homenagem aos poetas Mário Quintana (1906-1994) e Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) exibida na praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre, foi furtado. O crime ocorreu há cerca de duas semanas -a Polícia Civil não sabe a data exata. De autoria dos artistas Xico Stockinger e Eloísa Tregnago, a peça foi inaugurada em outubro de 2001, por encomenda da Câmara Riograndense do Livro. Os poetas são representados em tamanho real.
O gaúcho Quintana está sentado e olhando para Drummond, que é representado em pé, com um livro pregado em uma de suas mãos. Foi este o pedaço de escultura levado. O quilo do bronze é vendido por cerca de R$ 5 em lojas e depósitos de sucata de Porto Alegre.
Quem furtou o livro teve cuidado, tempo e habilidade para não danificar o restante da escultura: as mãos de Drummond permanecem intactas, sem sinais aparentes de que tenham sido forçadas. A Polícia Civil, que abriu inquérito ontem para investigar o caso, não sabe quando e como o livro foi furtado. "A prefeitura, que deve zelar pelo patrimônio público, não registrou ocorrência. Ficamos sabendo [do furto] por populares. O episódio teria acontecido há pelo menos duas semanas, o que dificulta o trabalho", disse o policial Enézio Klippel, chefe da investigação.
O presidente da Câmara Riograndense do Livro, Waldir da Silveira, lamentou o ocorrido. "Fiquei chocado, mas não surpreso, porque a destruição do patrimônio cultural no Brasil é constante." Stockinger fará um novo livro. A Prefeitura de Porto Alegre informou que ficou sabendo do furto pela polícia e que vai esperar a conclusão do inquérito policial para decidir que medidas tomará.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2007 03:07:00 PM | | | Voltar


Xerife porto-alegrense já prepara sua sineta


PublishNews - 19/10/2007 - por André de Lima
Falta uma semana para a sineta tocar mais uma vez na Praça da Alfândega na capital gaúcha. Na próxima sexta-feira, 26/10, começa a 53ª Feira do Livro de Porto Alegre, que tradicionalmente inicia e finaliza suas atividades diárias com um xerife que passeia pelo evento tocando sua sineta. A honraria das badaladas pertence há 32 anos a Julio Laporta, dono da Banca da Alfândega, que, neste momento, já deve estar lustrando seu sino. Para este ano, está confirmada a participação de 165 expositores livreiros, sendo 112 na área Geral, 33 na área Infantil e Juvenil e 20 na Internacional. As atividades prevêem 700 sessões de autógrafos, 170 mesas-redondas e mais de 40 oficinas. Como no último ano, as atividades da maior feira de livros brasileira a céu aberto estarão distribuídas em vários locais do entorno da própria Praça da Alfândega, enquanto a área Infantil e Juvenil da Feira continuará funcionando no Cais do Porto. "A área infantil, que está maior este ano, é a menina dos olhos da Feira, pois as crianças representam os leitores no futuro; nos dois últimos anos, trouxemos mais de 300 mil crianças e jovens", declarou Waldir da Silveira, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, que organiza o evento. Entre os quase 500 autores e especialistas convidados, merecem destaque a norueguesa Åsne Seierstad, autora de O Livreiro de Cabul, os moçambicanos Ondjaki e José Eduardo Agualusa, e o poeta francês Jacques Roubard - além, é claro, do escritor gaúcho Antonio Hohfeld, patrono da Feira.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2007 03:01:00 PM | | | Voltar


Vote no Dia da Leitura


PublishNews - 19/10/2007
O Instituto Ecofuturo convida todos os brasileiros para assinar a favor da criação do Dia da Leitura no dia 12/10, Dia da Criança, chamando a atenção para a importância da leitura de literatura para crianças em fase pré-escolar e a para urgência em criar Bibliotecas Públicas e Comunitárias 'amigáveis'. O Dia da Leitura já é um projeto de lei com tramite na Assembléia Legislativa de São Paulo com iniciativa do deputado José Augusto e no Senado, como iniciativa do senador Cristovam Buarque. >> Leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2007 02:57:00 PM | | | Voltar


A discórdia no reino de Deus


Valor Econômico - 19/10/2007 - por Marília de Camargo César
Há uma diferença entre os velhos e os novos cientistas e filósofos que defendem uma visão de mundo destituída de Deus: a agressividade. O exemplo máximo desse tom mais virulento, que considera ignorantes e obscuros os que ousam crer no sobrenatural, está em Richard Dawkins, o biólogo autor do best-seller Deus, um delírio (Companhia das Letras). Esta é a opinião de um colega de Dawkins na Universidade de Oxford, o professor de história da teologia Alister McGrath, ex-ateu, doutor em biofísica molecular, pesquisador sênior do Harris Manchester College. Ao lado de Joanna McGrath, professora de psicologia da religião na Universidade de Londres, ele escreveu uma resposta ao livro de Dawkins. Recém-lançado pela Editora Mundo Cristão, O delírio de Dawkins é uma contra-argumentação contundente.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2007 02:51:00 PM | | | Voltar


Sobel promete contar em biografia traições e decepções


Globo Online - 18/10/2007
O rabino Henry Sobel, que nesta quarta-feira (17/10) despediu-se da presidência da Congregação Israelita Paulista (CIP), promete lançar em março do ano que vem uma biografia que vai causar polêmica na comunidade judaica de São Paulo. Sobel diz que vai contar as traições e as decepções que teve após o episódio do furto de gravatas de grife nos Estados Unidos, quando foi preso em março deste ano. O livro deve ficar pronto exatamente um ano após o caso. Ele disse que vai escrever sobre o roubo, assumir os erros que cometeu e tentar explicar melhor o deslize. Durante 37 anos, Sobel foi a face da comunidade judaica em São Paulo.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2007 02:46:00 PM | | | Voltar

·······

18 de outubro de 2007

Confraria do Vento lança no dia 8 de novembro 'Confraria 2 Anos'

A editora Confraria do Vento, com o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lança no dia 8 de novembro, às 18 horas, no Oi Futuro, o livro Confraria 2 Anos.

Após dois anos sendo, com sucesso, publicada na internet, a Revista Confraria finalmente ganha uma versão impressa. Edição comemorativa da revista, este livro reúne trabalhos inéditos de 71 dos autores que já marcaram presença na revista eletrônica, entre eles Manoel de Barros, Augusto de Campos, Ferreira Gullar, Gerardo Mello Mourão, João Gilberto Noll, Nei Lopes, Silviano Santiago, Marcelino Freire, Carlos Nejar e Eduardo Portella. A edição traz também traduções de autores como Ghérasim Luca, Serge Pey, Hagiwara Sakutaro e Mathieu Bénézet, que, apesar de consagrados, permaneciam inéditos em português. Entre outros destaques, a revista traz a faceta oculta de alguns autores e apresenta um Allen Ginsberg ensaísta, um Jean Baudrillard fotógrafo, um Boaventura de Sousa Santos contista. Além de ser ilustrada em cores, sobre papel couché, por obras de 8 grandes artistas plásticos, como Anna Bella Geiger, Lena Bergstein e François Schuiten. Entre ensaios, poesia e contos, esta edição luxuosa, é, certamente, um significativo panorama da literatura e do pensamento atuais.

Confraria é con-fluir de idéias opostas, sem buscar sínteses. Não procuramos respostas, preferimos a dúvida. Preferimos as diferenças ao consenso que tudo dilui. Na era das egogaláxias, dos gênios encastelados em suas verdades, Confraria quer as falsas verdades e as mentiras autênticas.

Assim como a edição eletrônica continuou firme nessas propostas de democratização e diversidade que a consolidaram como uma das revistas literárias mais lidas e respeitadas do país, com leitores e colaboradores de todo o mundo, a edição impressa traz também trabalhos de novos autores, muitos sendo publicados pela primeira vez.

O Oi Futuro fica na rua 2 de dezembro, 63, 8º nível, Flamengo, Rio de Janeiro.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/18/2007 11:17:00 PM | | | Voltar


Escritor Luiz Ruffato lança livro em Diadema, Dia 24/10, às 19 h. - Centro Cultural Diadema.


O Centro Cultural Diadema sedia o lançamento do livro "De Mim já Nem se Lembra", de Luiz Ruffato, pela editora Moderna, no dia 24 de outubro, a partir das 19 h. Para marcar o lançamento, o Grupo de Teatro Agni, da Casa Beth Lobo, com direção de Josy Souza, fará uma leitura performática de vários fragmentos do livro. No dia, o autor estará disponível para sessão de autógrafos.
Em uma pequena e ignorada caixa, no quarto da mãe falecida, Luiz Ruffato encontra um maço de cartas do irmão mais velho e decide publicá-las. O livro, destinado ao público adulto, trata da reconstrução de antigas memórias familiares por meio das cartas escritas por José Célio, irmão do escritor, na década de 70, dirigidas apenas à mãe, anos antes de falecer em um acidente de carro.
As cartas narram a trajetória de um migrante que saiu de Cataguases (MG) para Diadema (SP), em busca de novas oportunidades de vida. O cenário do livro é a cidade de Diadema, onde José Célio trabalhou como operário na antiga indústria Conforja.
O autor - Natural de Cataguases (MG), Luiz Ruffato é ensaísta, jornalista e reconhecido escritor. Nascido em 1961, publicou, em 1998, "Histórias de Remorsos e Rancores"; e em 2000 "Os Sobreviventes", pelo qual recebeu o Prêmio Casa de Las Américas, de Cuba.
Outro livro premiado do autor é "Eles Eram Muitos Cavalos" contemplado com os prêmios Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, e da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), como melhor romance de 2001. A obra também foi publicada na França, Itália e Portugal.
No momento, Luiz Ruffato está envolvido na publicação do projeto "Inferno Provisório", do qual já foram publicados os três primeiros títulos: Mamma Son Tanto Felice; Mundo Inimigo; e Vista Parcial da Noite.


Serviço: "De Mim já Nem se Lembra" - Dia 24/10, às 19 h. Centro Cultural Diadema, rua Graciosa, 300, Centro, Diadema.
Tel: (11) 4056-3366.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/18/2007 10:43:00 PM | | | Voltar


Vicentini Gomez redescobre Porto Feliz


O diretor/ator e cineasta Vicentini Gomez vai gravar a história de Porto Feliz num filme-documentário dirigido e produzido por ele. Para realizar o trabalho, Vicentini - que é detentor de diversos prêmios no cinema e no teatro brasileiro - trouxe para Porto Feliz o projeto "Minha Cidade", que se propõe a pesquisar nos arquivos públicos, na Biblioteca Nacional e até mesmo no exterior, os documentos originais sobre os primeiros povoadores dos municípios brasileiros. Desta forma, o trabalho vai registrar, contar e mostrar em ordem cronológica e sistemática a saga dos desbravadores do território brasileiro e o modo como as cidades foram constituídas. Na região, o projeto já registrou a história de Cabreúva, que lançou o filme no início deste ano. "No filme de Cabreúva houve um intenso trabalho de pesquisa para a elaboração do roteiro. Foi um trabalho árduo, mas que valeu a pena", conta o cineasta.
Em Porto Feliz, o projeto terá o apoio da iniciativa privada e da Prefeitura. O prefeito Cláudio Maffei (PT), que é professor de História, vê no filme uma grande oportunidade de resgatar a identidade do município. "A história de nosso país passa por Porto Feliz. Isso precisa ser contado para os habitantes da cidade. Com o filme, estaremos ao mesmo tempo realizando um importantíssimo trabalho de pesquisa e utilizando um meio moderno e atraente para as pessoas conhecerem mais sobre sua própria história", diz Maffei.
O filme-documentário terá cerca de 70 minutos e será rodado com equipamento digital. O término do trabalho está previsto para fevereiro de 2008.


Vicentini Gomez, tem uma longa carreira como autor, mímico, ator e diretor, tanto na tv como no teatro e cinema. Seu último trabalho na tv Globo foi a participação na mini-série "Amazônia", onde representou o seringalista "Cel. Alencar", na luta pela independência do Acre. Na série "Minha Nada Mole Vida, fez o português "Blota", e na minissérie "Um só coração", foi o escritor Graça Aranha, peça chave na "Semana de arte Moderna"; atuou ainda em humorísticos como Megaton, Zorra Total e novelas em outras emissoras.. Está empenhado no projeto "Minha Cidade", que pesquisa, resgata e conta em filme a história das Cidades. Cabreúva, cidade paulista na rota do Bandeirantes foi o ponto de partida desta realização. "Matarazzo - uma história" que conta a saga da Vila Marcondes, e a principal "indústria" algodoeira da cidade de Presidente Prudente, interior de São Paulo já foi finalizado. Mais Informações no site: http://vicentinigomez.sites.uol.com.br


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/18/2007 10:16:00 PM | | | Voltar


Entrevista: Gonçalo M. Tavares 'Ler para ter lucidez'


...Os chineses têm um ditado que é ao mesmo tempo uma maldição: "Não te atrevas a escrever um livro antes de ler mil".


Gonçalo M. Tavares é um abalo sísmico no panorama da literatura portuguesa atual. Após estrear em 2001 com Livro da dança, publicaria no ano seguinte nada menos do que outros quatro títulos de poesia, teatro e ficção. Na época, foi recebido pelo decano ensaísta Eduardo Prado Coelho como já "um dos maiores poetas para o século XXI". O escritor português, nascido em Angola, tem cumprido a sina: em tão pouco tempo, lançou 21 livros em 12 países e é bem recebido pela crítica.
No Brasil sua fulminante trajetória não é diferente: apenas nos últimos meses saíram Um homem: Klaus Klump (Companhia das Letras), seu primeiro romance, além de O senhor Juarroz, O senhor Kraus e O senhor Calvino, habitantes da série O Bairro (Casa da Palavra) que vieram se juntar a O senhor Brecht, publicado em 2005. Tamanha proficiência é coroada agora com a seleção deste último e do romance Jerusalém ao prêmio Portugal Telecom, ao qual ambos concorrem como finalistas.
Autor de obra caracterizada não somente pela exuberância criativa, mas também por rigorosos jogos de lógica, que misturam poesia e filosofia sem nunca deixar de divertir o leitor, Gonçalo M.Tavares revela a Entrelivros alguns de seus enigmas. Livros, para ele, têm principalmente a missão de aumentar a lucidez.


http://www2.uol.com.br/entrelivros/artigos/entrevista_goncalo_m__tavares_-ler_para_ter_lucidez-_7.html


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/18/2007 10:02:00 PM | | | Voltar


A atriz Deborah Kerr de "A um Passo da Eternidade"/"Tarde demais para esquecer". Morreu a atriz Deborah Kerr


LONDRES, 18 Out 2007 (AFP) - A atriz Deborah Kerr, estrela de filmes como "A um passo da eternidade" e "O rei e eu", faleceu aos 86 anos, informou seu agente nesta quinta-feira, em Londres. A atriz, que sofria há anos de Mal de Parkison, morreu na terça-feira, no condado de Surrey, indicou a fonte. O apaixonado beijo entre ela e Burt Lancaster em uma praia do Havaí, em "A um passo da eternidade", de Fred Zinnemann (1953), despertou o erotismo em gerações inteiras de adolescentes. A Academia de Cinema americana designou esse filme entre os cem filmes mais românticos da história do cinema. A atriz deixa seu marido, o escritor e roteirista Peter Viertel, autor do roteiro de "Uma aventura na África", levado ao cinema por John Huston, duas filhas e três netos. Kerr, nascida na Escócia, foi indicada para o Oscar de melhor atriz em seis ocasiões. Nunca teve a honra de receber este prêmio, mas foi homenageada com um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra. Deborah Kerr, que viveu muitos anos com Viertel, na Espanha, perto de Marbella, ficará para sempre na memória de cinéfilos graças a alguns papéis memoráveis, entre eles "Tarde demais para esquecer", junto a Cary Grant.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/18/2007 09:46:00 PM | | | Voltar


Bienal Internacional de Poesia de Brasília


"O texto abaixo pretende colocar em discussão, à revelia dos organizadores, a intenção de realizar a "I Bienal Internacional de Poesia de Brasília". Está sendo enviado para escritores e jornalistas de outras cidades porque, para quem trabalha com literatura e especialmente poesia, trata-se de fato importante. Eu gostaria muito que essa idéia, que já é pública antes mesmo de circular aqui, fosse discutida à exaustão. Abro o espaço do Blog para essa discussão". Alexandre Marino


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/18/2007 09:42:00 PM | | | Voltar


Trio de feras no 'Sempre um Papo'


Os jornalistas e escritores Carlos Heitor Cony, Heródoto Barbeiro e Artur Xexéo são os convidados da edição especial do projeto "Sempre Um Papo", no debate "Jornalismo, Cultura e Literatura", tema que alinha o eixo de suas vidas, e autógrafos de diversos livros de autoria dos três. O encontro será no dia 24/10, às 19h30, no SESC Vila Mariana (Rua Pelotas, 141) em São Paulo. A entrada é gratuita. O "Sempre Um Papo" é uma realização conjunta do SESC São Paulo e AB Comunicação com o patrocínio da Cosipa, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Informações sobre o encontro com os três jornalistas pelo telefone 11-5080-3000 ou no site.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/18/2007 09:36:00 PM | | | Voltar

·······

17 de outubro de 2007

Lançamento: Nas pegadas de uma espera

A Thesaurus Editora e a IBS - Indústria Brasileira de Salgados têm o prazer de convidar para o lançamento do livro Nas pegadas de uma espera, de Oto Ferreira Álvares, no dia 19 de outubro (sexta-feira), a partir das 19h30, na SCLN 103, BL D, Lj. 29.

O livro - Pegadas demarcam tempo e espaço. Na conjunção de ambos ressoa um grito de alerta de alguém que precisa dar conhecimento de algo que o vem sufocando, há muito tempo. Os relatos, didaticamente apresentados, tratam de assuntos de interesse geral, muito úteis para o cotidiano da vida. Mas o que surpreende é a análise do momento histórico contemporâneo. Em nossos dias, as mensagens ressoam como lenitivo e esperança. São prova inconteste de que nem tudo está perdido, pois ainda dispomos de alternativas a serem avaliadas. Ao presenciar o atual quadro da vida nacional, que denota uma derrocada das atividades políticas e governativas do país, num constrangedor ambiente de corrupção generalizada e grave sintoma de anomia institucional, sentiu-se o autor no dever de transmitir informações capazes de traduzir as angústias nacionais.

Para ver mais detalhes acesse o link: http://www.nosrevista.com.br/2007/10/17/nas-pegadas-de-uma-espera/

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2007 11:25:00 PM | | | Voltar


Uma questão de linguagem, por Noga Lubicz Sklar.

"no outro dia, você reclamou que eu estava sendo grossa, e só agora entendo porquê... boquete é um termo contemporâneo, verdadeiramente obsceno, entendo perfeitamente o teu fellatio, meu príncipe, me perdoa. não percebi que as nossas conversas eram tão literárias, apesar de ter embarcado nessa com prazer e graça, ter deixado fluir." (Hierosgamos, de Noga Lubicz Sklar)

"É inevitável comparar Mônica Veloso a Monica Lewinsky — esta, sim, que, no mais catastrófico blowjob da História, mudou o mundo", afirma Arnaldo Jabor em sua crônica de hoje. Eu entendo o que ele sente. Parece bem mais aceitável usar em público o americano blowjob que o nosso desgastado, mais que vulgar, boquete. Passei por enormes crises morais enquanto traduzia, do diálogo original em inglês, os termos altamente éroticos do Hierosgamos. Ao mesmo tempo fui me dessensibilizando, encarando as palavras picantes como apenas normais, parte da vida adulta. E desde então, tenho advogado isso. Acontece muito em filmes na tevê: o excesso de moralismo atravanca a linguagem do legendador, transformando "cunts" pops em pomposas "vaginas", e chulos "dicks" ou "cocks" em "pênis" ridiculamente anatômicos, desvirtuando completamente o tom original do texto, soando falso e afastando o leitor do clima desejado pelo autor do script.  +++++++

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2007 10:52:00 PM | | | Voltar


Hans Küng no Rio de Janeiro: dia 25 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA


Professor Hans Küng estará no Rio de Janeiro - RJ - às 18:30 - Conferência "RELIGIÃO E CIÊNCIA" - 25 DE OUTUBRO - QUINTA-FEIRA


Hans Küng é um teólogo que tem as marcas de uma cultura teológica invejável, que o identifica com teólogos como Karl Rahner, Yves Congar e o reformado Karl Barth. Ao celebrar seu jubileu de ordenação, fez uma conferência na Alemanha, publicada sob o título Por que ainda ser cristão hoje?. Importante teólogo católico romano, tornou-se conhecido por suas posições diante da infalibilidade papal, do celibato obrigatório, da ordenação de mulheres e do ecumenismo. Tem um número vasto de livros e artigos, publicados em diferentes línguas.
Nasceu em 19 de Março de 1928 em Sursee, cantão de Lucerna, Suíça. Estudou na Universidade Gregoriana em Roma e em Paris, sendo ordenado sacerdote em 1954. Em 1957 concluiu seu doutoramento em teologia.
Tornou-se professor de teologia da Universidade de Tübingen ( 1960- 1996) na Alemanha, onde também dirigiu o Instituto de Pesquisas Ecumênicas, a partir de 1963. Teve papel significativo no Concílio Vaticano II. Pouco antes escrevera um livro com o título Concílio e volta à unidade. Um dossiê contra ele, iniciado em 1957, foi interrompido pela nomeação como peritus (consultor teológico) pelo Papa João XXIII, condição a partir da qual ajudou na redação de conclusões do Concílio que renovaram áreas fundamentais da pastoral e das práticas católicas. Logo após a conclusão do Concílio, a Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé retomou o dossiê e abriu um processo para cassar a cátedra de Küng e tentar impedir a publicação de seus livros. Em 1979, teve cassada sua licença para lecionar teologia católica (missio canônica). Só não foi afastado da docência teológica de Tübingen, por causa da legislação alemã, dedicando-se ao ensino de Teologia Ecumênica. Pôde continuar seus estudos sobre ecumenismo. Aposentou-se como professor em 1996 e a seguir foi eleito presidente da Fundação Ética Global (Weltethos), de Tübigen.
Prosseguiu sua tarefa esclarecedora, empreendendo dois grandes projetos: tratar da situação religiosa atual e de uma ética global. Realizou estudos sobre as tradições cristã, judaica, islâmica, hinduísta e budista e publicou obras sobre a ética mundial. "A globalização requer uma ética mundial que supere as linhas de conflito entre nações, povos e religiões. Se a globalização for apenas um instrumento para a maximização dos lucros, preparem-se para uma séria crise social".


Local: Teatro João Theotonio - Rua da Assembléia 10, subsolo, Centro
Universidade Candido Mendes - Programa de Estudos Avançados em Ciência e Religião / Centro Alceu Amoroso para a Liberdade


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2007 08:26:00 PM | | | Voltar


Teatro: TODA TERÇA


O Estado de S. Paulo - 16/10/2007
Luiz Schwarcz, da Companhia das Letras, vendeu os direitos do livro TODA TERÇA, de Carola Saavedra, para Alexandre Dórea Ribeiro, da DBA. Além de editor, Alexandre é produtor e planeja montar peça adaptada para o teatro por Marta Góes, segundo a coluna Persona. O elenco deverá ter quatro atores: "Gostaria muito de Fernanda Torres no elenco e Laís Bodanzky como diretora", revelou Alexandre. >>Leia mais


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2007 07:53:00 PM | | | Voltar


Os mandamentos para ser leitor, escritor e crítico


EntreLivros - 16/10/2007
A site da revista EntreLivros traz uma reportagem com 30 mandamentos para leitores, autores e críticos literários. Os decálogos são assinados por Alberto Mussa, Miguel Sanches Neto e Michel Laub. Entre os 10 mandamentos para os leitores, Mussa indica que a literatura deve ser consumida como um vício, e que nunca se deve ler sem dicionário. Para os escritores, Neto recomenda não mandar os originais para todo mundo e gastar todo seu dinheiro extra com cerveja, viagens e restaurantes, não pagando a publicação do próprio bolso. Já Laub, nos decálogos do crítico, sentencia: "prepare-se para uma atividade enfadonha e mal-remunerada. Você lerá só por obrigação. Nunca mais fechará um livro com a sensação de que, para o bem ou para o mal, não há nada a dizer sobre ele. Porque sempre haverá o que dizer. Se não houver, as contas não são pagas". Todos os mandamentos podem ser acessados no site. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2007 07:49:00 PM | | | Voltar


Gonçalo M. Tavares avalia o mal


O Estado de S. Paulo - 17/10/2007
Um dos nomes mais representativos da moderna literatura portuguesa, Gonçalo M. Tavares é um fenômeno das letras - autor de mais de uma dezena de livros, consegue sempre despertar a curiosidade de críticos e leitores. Dois deles, Jerusalém (232 pp., R$ 41) e Um Homem: Klaus Klump (120 pp., R$ 30,50) (ambos editados pela Companhia das Letras), serão autografados por ele hoje (17/10), às 19h30, na Livraria da Vila da Vila Madalena (Rua Fradique Coutinho, 915 -SP - Tel. 11-3814-5811), justamente os que figuram em sua série mais sombria. Embora jovem (37 anos), Gonçalves consegue catalogar seus títulos de formas distintas, criando séries.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2007 07:46:00 PM | | | Voltar


Para Gonçalo, América Latina tem a melhor literatura do mundo


PublishNews - 17/10/2007 - por Ricardo Costa
O 5º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon, no valor de R$ 100 mil, foi parar nas mãos (ou no bolso) de Mia Couto ainda em Agosto deste ano. Ontem, o português Gonçalo M. Tavares faturou os R$ 100 mil do Prêmio Portugal Telecom, e, assim, os dois maiores prêmios literários brasileiros do ano são concedidos a autores lusitanos. Durante a festa de entrega do Portugal Telecom, um repórter pediu que Gonçalo comentasse este fato e comparasse o a literatura portuguesa e brasileira no momento atual. A resposta saiu diplomática. "O importante é que são autores de língua portuguesa; não sou a favor de poses nacionalistas. A literatura brasileira é muito forte; a portuguesa é mais formal. O livro pode ser o que quisermos. Considero os brasileiros muito mais criativos e acho que na América Latina se faz hoje a melhor literatura do mundo." Ao comentar como gastaria o prêmio, Gonçalo lembrou que tem 3 filhos e que, por isso, o dinheiro iria embora bem rápido.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2007 07:41:00 PM | | | Voltar


Acertei na mosca: Festa lusitana na entrega do Portugal Telecom


Em evento de gala realizado na Casa Fasano, em São Paulo, ontem, 16/10, aconteceu a entrega do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2007. Depois de uma agradável mesa redonda com 6 dos 10 finalistas, foi anunciado o vencedor da noite: o escritor português Gonçalo M. Tavares, autor de Jerusalém (Companhia das Letras, 232 pp., R$ 41). Ele levou o prêmio de R$ 100 mil que, junto com o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon, é o maior prêmio literário no Brasil. O favorito "nas apostas", Dalton Trevisan, ficou em segundo lugar com o livro Macho não ganha flor (Record, 128 pp., R$ 26), seguido de Teixeira Coelho, autor de História natural da ditadura (Iluminuras, 302 pp., R$ 44). Trevisan levou para casa um cheque de R$ 35 mil, enquanto Teixeira Coelho faturou R$ 25 mil. Segundo João Pedro Baptista, presidente da PT Investimentos Internacionais e anfitrião da noite, "mais do que premiar uma excelente obra, o prêmio pretende celebrar o talento literário e a língua portuguesa na sua riqueza".


Lembra que, em agosto, eu apostei no GONÇALO? "Agora, como minha lista do Juri Inicial se esvaziou: Gonçalo na cabeça, mas pode ser que o moçambicano fature mais um prêmio". ACERTEI NA MOSCA.... O livro é excelente. Ganhou merecidamente.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2007 03:05:00 PM | | | Voltar

·······

15 de outubro de 2007

Vencedores de prêmio literário serão anunciados


Na noite desta terça-feira (16/10), serão anunciados os 3 vencedores da 5ª edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura. Entre os concorrentes estão os escritores brasileiros André Sant´Anna, Affonso Ávila, Cintia Moscovich, Dalton Trevisan, Marcos Siscar, Michel Laub e Teixeira Coelho; o angolano Ondjaki; o moçambicano Mia Couto; e o português Gonçalo Tavares. Os primeiro, segundo e terceiro colocados receberão, respectivamente, os prêmios de 100 mil, 35 mil e 15 mil reais, além de um troféu criado pelo artista plástico Paulo Von Poser. Criado em 2003, o Prêmio visa prestigiar e divulgar a produção literária do Brasil, buscando construir um intercâmbio literário entre os países de língua portuguesa. No evento desta terça, editores, escritores e jornalistas brasileiros e de outros países estarão prestigiando a festa de entrega na Casa Fasano, em São Paulo/SP.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2007 10:50:00 PM | | | Voltar


Nobel de Literatura vai para Doris Lessing


Com 88 anos (a serem completados em 22 de outubro), a romancista britânica (nascida na Pérsia, atual Irã) Doris Lessing é a vencedora do Nobel de Literatura 2007, a pessoa mais velha e a 11ª mulher a receber o prêmio. Para a academia sueca, Lessig transmite em seus escritos a "experiência épica feminina", descrevendo "com ceticismo, paixão e força visionária" a divisão da civilização. A escritora, conforme registra o jornal The New York Times, disse que já tinha se esquecido desse assunto, referindo-se ao fato de seu nome constantemente freqüentar a lista do Nobel nos últimos 40 anos. Entre os títulos de sua vasta obra estão Debaixo de Minha Pele, As Experiências de Sirius, Shikasta, O Sonho mais Doce, The Golden Notebook, The Summer Before Dark, e The Fifth Child. O Nobel de Literatura será entregue em Estocolmo no dia 10 de dezembro. Clique aqui para conferir a lista completa dos laureados com o Nobel de Literatura e aqui para saber mais sobre Doris Lessing.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2007 10:45:00 PM | | | Voltar

·······

14 de outubro de 2007

Portal literário Autores & Leitores comemora aniversário com Antologia


Dia 15 de outubro, o portal literário Autores & Leitores (www.autoreseleitores.com ) comemora dois anos no ar, contribuindo para a divulgação de novos autores e autoras.
O portal foi idealizado por Silvino Bastos, a partir da sua experiência pessoal em relação à dificuldade enfrentada pelos novos autores para encontrar espaço para divulgar seus trabalhos e encontrar seu público leitor.
Para registrar este segundo aniversário, o portal Autores & Leitores lançará sua primeira Antologia, intitulada "Antológica Primazia" que contém 18 textos especialmente selecionados, a partir da avaliação do público leitor.
Antológica Primazia" contará com uma dedicatória especial de Henrique Chagas e deverá estar pronta dentro de alguns dias.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/14/2007 10:21:00 PM | | | Voltar


Doris Lessing recebe o Nobel de Literatura


Foi anunciado na manhã desta quinta-feira (11/10) pela Academia Sueca o nome da escritora Doris Lessing, de 87 anos, como vencedora do Nobel de Literatura 2007. Britânica, mas nascida na Pérsia, atual Irã, Doris é a 11ª mulher a receber o prêmio desde que ele foi instituído, em 1901. Ao divulgar o resultado, o diretor da Academia, Horace Engdahl disse que ela foi escolhida por transmitir a experiência épica feminina, referindo-se ao trabalho da autora voltado para as questões feministas. Violência contra crianças, divisão entre brancos e negros e conflitos sociais também norteiam o trabalho da escritora. Autora de mais de 20 romances, incluindo ficção e não-ficção, Doris tem editado no Brasil livros como O sonho mais doce (Companhia das Letras, 448 pp., R$ 62,50) (2005), Andando na sombra (Companhia das Letras, 414 pp., R$ 62,50) (1998), Debaixo da minha pele (Companhia das Letras, 456 pp., R$ 67) (1997) e Os agentes sentimentais (Nova Fronteira, 176 pp. R$ 28) (1998), A autora, que atualmente vive em Londres, receberá o prêmio no dia 10 de dezembro em Estocolmo num valor equivalente a US$ 1,5 milhão.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/14/2007 10:11:00 PM | | | Voltar

·······