RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

7 de setembro de 2007

Escritor é condenado por morte descrita em romance


okładkaFolha de S. Paulo - 6/9/2007 - por Clara Fagundes
Numa cidadezinha polonesa, um corpo é pescado de um rio, com sinais de uma morte sórdida: mãos ao redor do pescoço, atadas a uma forca. A polícia identifica Dariusz Janiszewski, o dono de uma pequena agência de publicidade, que não tinha dívidas ou inimigos. A descrição detalhada deste homicídio, no romance policial Amok (o arrebatamento, em português), terminou em um posfácio inesperado: a prisão do autor, Krystian Bala, condenado ontem (05/09) a 25 anos pelo crime que inspirou a obra. A principal peça da acusação é o romance policial, publicado em 2003, três anos após o assassinato. O investigador Jacek Wroblewski garante que a narrativa tem informações minuciosas, conhecidas apenas pela polícia - ou pelo assassino. >> Leia mais


UPDATE => A notícia saiu na Folha e a história pode ser lida por exemplo no The Guardian ou no The Times). Tem alguns blogs achando tudo muito estranho. Muito rapidamente, Krystian Bala teria contado no seu livro "Amok" a história de um homicídio, descrevendo detalhes de que alegadamente só a polícia teria conhecimento. Parece que há circunstâncias pouco claras, esepcialmente o fato da vítima ser conhecida da ex-mulher de Bala, de o interrogatório com polígrafo levantar algumas dúvidas, de terem sido enviados emails da Coreia do Sul e da Indonésia quando o escritor se encontrava nesses países... enfim, uma salada, um mosaico estranho. O curioso é que numa simples pesquisa no Google constata-se que o Bala não era nada conhecido. Não se encontra quase nada, nenhuma notícia antes do tal julgamento. O livro Amok realmente existe, mas em polaco, dizem que foi um sucesso em 2003, mas não tem nenhuma tradução para o inglês (não localizei nenhuma). Não será um mega golpe publicitário?


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/07/2007 05:10:00 PM | | | Voltar


Navigare Necesse ......


Fomos recomendados pela Emily em seu blog. Nós também a recomendamos, especialmente à moçada de atitude, inteligente e que deseja compartilhar idéias interessantes:



Recomendação
Achei bacana fazer aqui hoje uma recomendação, no intuito de propaganda mesmo. Conheci, por acaso, uma pessoa fantástica um mês atrás na internet (aí vem a questão do post anterior da Zê - saber utilizar a internet como um meio abrangente de conhecimento, senão, o mínimo). O nome dele é Chico Lopes, escritor residente de Poços de Caldas, natural do interior de São Paulo. Escreve maravilhosamente bem, e posso acompanhá-lo em seus artigos e contos por esse site: http://www.verdestrigos.org/ (página do site no orkut: Comunidade Verdes Trigos ). Sempre que puder, vou comentar alguns artigos dele por aqui.



Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/07/2007 03:39:00 PM | | | Voltar


Good Copy, Bad Copy, agora em português


Por Bruno Magrani
Code Poucos dias após a divulgação do documentário Good Copy, Bad Copy, Ztrust assistiu, traduziu, sincronicou e disponibilizou a versão com legendas em português no piratebay. Você pode encontrá-la neste link. Obrigado, Ztrust.


Andreas Johnsen, Ralf Christensen e Henrik Moltke lançaram omelhor documentário sobre direitos autorais e cultura já feito até hoje. Com entrevistas que vão desde o DJ Girl Talk, até o produtor nigeriano Charles Igwe e passando pelo presidente da International Federation of the Phonografic Industry, John Kennedy, os diretores conseguiram captar a tensão existente no debate atual entre detentores de conteúdo da indústria tradicional e artistas da nova indústria. O nome "good copy, bad copy" não poderia ser melhor para ilustrar este contraponto alertando sobre o papel que o direito autoral pode desempenhar tanto para aprisionar estas novas formas de expressão cultural, quanto para libertar a cultura permitindo uma revolução criativa mais profunda. (by Creative Commons Brasil)


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/07/2007 03:30:00 PM | | | Voltar


Grande Prêmio para o Overmundo


logoovermundo.jpg O Overmundo ganhou o Golden Nica (maior prêmio) no Prix Ars Electronica 2007, o oscar dos projetos tecnologia, artes e sociedade. O site venceu na categoria Comunidades Digitais, deixando para trás outras inciativas também de peso como a Eletronic Frontier Foundation e o site de legendas colaborativas dotSub. O site foi o primeiro projeto brasleiro a vencer tal prêmio que teve dentre os vencedores das edições passadas ninguém menos do que: Linus Torvalds (Linux), Neal Stephenson, Chris Cunnigham/Aphex Twin, Industrial Light and Magic, Ryuichi Sakamoto, Toy Story, Carsten Nicolai, Creative Commons, entre outros.


Leia aqui o texto de Hermano Vianna com mais informações. Parabéns à equipe do site e a todos os usuários que colaboraram para essa vitória.(by Creative Commons Brasil)


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/07/2007 03:22:00 PM | | | Voltar


Fazer as coisas com alegria, por Ignácio de Loyola Brandão.


A Jornada mostrou que está aí mais para incluir do que excluir. Duzentos escritores, professores, ilustradores, ensaístas circularam pelas várias lonas (ou palcos). Há os palcos de debates e as conversas paralelas que se desenvolvem pelas salas do azáleas esplêndidas. Os espectadores (5 mil adultos, 10 mil crianças) vieram de todas as partes e Estados. No estacionamento contei 80 ônibus, alguns dos quais chegaram de manhã, vindos de cidades a 100 quilômetros, voltando à noite. Mas trazem gente disposta, bem-humorada, participativa. A Jornada de Passo Fundo bate qualquer outro evento literário pelo formato e grandiosidade. Enquanto uma Flip - gostosa de se assistir - se esgota assim que o último escritor fala, a Jornada é apenas um passo. Nos meses e anos seguintes ela continua a repercutir, tem caráter multiplicador, pelo seu tipo d e público, professores de português, de letras, estudantes. Na Jornada, os escritores não se dispersam, estão sempre se encontrando, principalmente nos almoços e jantares animados, ruidosos (a comida do casal Biazzi no Clube Comercial foi quatro-estrelas), há companheirismo, troca de informações, novos conhecimentos, solidariedade. Tudo alimentado por Tânia Rõsing, que o deputado Beto Albuquerque definiu como "fenômeno da natureza", mulher que bota para quebrar e põe de pé a Jornada, mesmo sem condições e contra adversários ressentidos. ++++



Technorati : , , ,

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/07/2007 03:03:00 PM | | | Voltar


Zusak responde aos leitores


Jogo rápido: como prometido, aqui estão as respostas de Markus Zusak às dúvidas dos leitores de "A Menina Que Roubava Livros". Tudo o que o pessoal vinha se perguntando na comunidade do livro no Orkut, ele respondeu.


Liesel teria se casado com Max?
Markus Zusak => Essa pergunta é constante, e eu entendo a curiosidade. Novamente, prefiro que o leitor tome a sua decisão sozinho. Mas eis a minha decisão pessoal: Liesel e Max permanecem amigos por toda a vida, mas não se casam. Sim, há uma diferença de idade, mas, para mim, é mais em função de tudo que eles passaram. Ambos realmente precisavam deixar aquele mundo para trás e começar de novo. Eu também acho que, se Rudy não pôde ter Liesel, então ninguém daquele mundo deveria. Rudy é quem eu amei mais e me doeu demais fazer com ele o que eu tive de fazer.


http://www.bienaldolivro.com.br/blog/home/


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/07/2007 01:51:00 PM | | | Voltar


Direito, Tecnologia e Cultura, por Ronaldo Lemos


Ronaldo Lemos disponibilizou seu livro "Direito, Tecnologia e Cultura" no site OverMundo. O livro é essencial para entender os novos ventos que pairam sobre o Direito Autoral neste século. O livro pode ser baixado (download) gratuidade e a versão impressa (suporte papel) pode ser adquirida através da internet ou na livraria de sua preferência.



"Estou disponibilizando no Overmundo o meu livro "Direito, Tecnologia e Cultura", editado em 2005 pela Editora FGV. Aproveito para agradecer o inestimável apoio que sempre tive por parte da editora, especialmente apoiando o licenciamento do livro em Creative Commons.
É claro que no melhor espírito de open business, quem quiser adquirir a versão impressa do livro, também pode fazer isso através do site da editora (Editora FGV)"



No futuro, talvez muito próximo, a versão impressa (livro, que tem cheiro de livro) será adquirida pelo leitor como souvenir de uma agradável leitura de um livro digital (e-book ou PDF ou como queiram chamá-lo) distribuido gratuitamente pelo autor ou adquirido nos sites de distribuição. Hoje, os autores e editoras ainda estão reticentes em disponibilizar gratuitamente o livro ou "parte" dele (primeiros capítulos) para download em seus sites ou blógues. Penso que essa é uma das melhores ferramentas de marketing para um livro. Gosto muito quando posso ler antes o primeiro capítulo do livro, sinto-me impulsionado a comprá-lo para ler por inteiro. Quando a Noga lançou seu livro Hierosgamos (tive o privilégio de escrever a orelha), disse-lhe "coloque gratuitamente no seu blog o primeiro capítulo para que os leitores possam adentrar no seu livro, conhecê-lo mais". Fez isto. A quantidade de downloads deu uma enorme repercussão ao seu livro, ao seu blog e à sua literatura. Os leitores não apenas ouviram falar, mas tiveram contato com o seu livro, embora ainda não tenham sentido o cheiro do papel (adoro cheiro de livro novo) e, com certeza, procurarão adquirí-lo na livraria ou através da internet.


Links relacionados:
Ronaldo Lemos: Outro direito autoral é possível
Trabalho Sujo
Creative Commons Brasil




Technorati : , , , , , , , , ,

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/07/2007 12:51:00 PM | | | Voltar

·······

6 de setembro de 2007

Chico Lopes termina terceiro livro de contos e fala de desertos e esperanças


O contista Chico Lopes, 55 anos, nascido em Novo Horizonte, SP, e residente em Poços de Calas, MG, colaborador de Verdes Trigos com artigos sobre cinema e literatura e também crônicas, terminou recentemente seu terceiro livro de contos, vindo depois dos bem-sucedidos "Nó de sombras" e "Dobras da noite" (IMS/SP-2000 e IMS/SP 2004). Com onze narrativas, o novo trabalho não tem ainda um título definido, mas três dos contos inéditos que traz foram premiados com menção honrosa no recente Concurso Literário Nacional Josué Guimarães de Passo Fundo, enfrentando uma concorrência enorme, de escritores de todo o país, devido ao grande número de inscrições recebidas. Chico Lopes fala desse terceiro livro, dos percalços de todo escritorà procura de editor neste país em entrevista exclusiva ao Verdes Trigos.


ENTREVISTA => Chico Lopes +++++


LIVROS do Chico Lopes:
DOBRAS DA NOITE (em Portugues) (2004) =>
NO DE SOMBRAS (em Portugues) (2000) =>




Technorati : ,

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/06/2007 03:07:00 PM | | | Voltar


Entrevista para Tv Fronteira/Globo



Henrique Chagas concede entrevista para Tv Fronteira/Globo (reportagem no SPTV) sobre a verdestrigos.org


Veja o vídeo.




Technorati : ,

Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/06/2007 02:46:00 PM | | | Voltar


[bienal do rio] Sex and the City junior


nunca_mais_gossip_girl_400Elas são as meninas que Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte foram um dia, uns 20 anos antes dos eventos que "Sex and the city" acompanhou. Fúteis, sem problemas financeiros, sem muita noção de como domar o coração e os sentidos, vivendo a boa vida em Nova York. O elo entre as personagens da série de livros "Gossip Girl", da Editora Record, é serem alunas de colégios particulares ultra-exclusivos. Mas os livros, vamos combinar, não se interessam muito pelo currículo escolar delas. A coisa é mais centrada mesmo, digamos, no curriculum vitae. Currículo de vida. Decepções, futricas, palpitações. Experiências.


A série começou em 2002 com o "Gossip Girl" original e lá fora já está indo para o volume 12, "It Had to Be You", que sai em outubro. Em termos de edição brasileira, ainda estamos no sétimo, "Ninguém Faz Melhor". Ou, o que faz mais sentido dizer, JÁ estamos no sétimo. Num país em que nem todo mundo tem dinheiro para consumir, não há prova maior de que a série já encontrou seu espaço no mercado que essa.


A Bienal do Livro receberá este ano a mãe das garotas fofoqueiras (na verdade, as garotas-fofoca, alvos da maledicência da não-identificada personagem-título, dona de um blog que faz o favor de entregar pro mundo toda a vida secreta das meninas). Cecily von Ziegesar, uma americana de 37 anos, teve a idéia da série quando trabalhava numa firma que criava embalagens de livros. Seu material de pesquisa? Bem... na adolescência, ela estudou numa conceituada escola só para meninas no Upper East Side nova-iorquino (ou seja, só para meninas RICAS).


Deu para sentir? Pois é. Mas diz ela que essa pesquisa não foi bem como vocês talvez estejam imaginando. Sábado, dia 15, às 16h, no Pavilhão Azul do Riocentro, ela explica em mais detalhes. Na ocasião, será lançado (e autografado, pra quem quiser) o oitavo livro, "Nunca Mais!", cuja capa está aí em cima. ++++++++




Technorati : ,

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/06/2007 12:46:00 AM | | | Voltar


Nasce um idioma, por Noga Lubicz Sklar


Do lusófobo e achincalhado jargão convenientemente apelidado de miguxês - uma ação entre amigos para rebaixar online nosso português, cujo nome me lembra muito uma mistura de pinguço com mixuruca, resultando de qualquer maneira num palavreado minguado - à mania americana de reduzir qualquer coisa a acrônimos - intrigantes conjuntos de iniciais como lol, btw, asap - a gente se acostumou, pra não dizer que se conformou, em testemunhar a metódica destruição do idioma que convencionamos chamar de "linguagem pop".
Vai na contramão desta tendência o aspecto mais fascinante do livro de memórias de Amós Oz, "De Amor e de Trevas", que estou lendo agora. Lamento a limitada proficiência em hebraico que me impede de lê-las no original, porque a tradução, sinceramente, transforma o que deve ser, com certeza, uma orgia etimológica digna dos prêmios que recebeu, num amontoado profuso de palavras e metáforas que atordoa os sentidos, a ponto de prejudicar o entendimento. ++++

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/06/2007 12:39:00 AM | | | Voltar


Invenção na Literatura, Painel de Autores na Jornada de Passo Fundo


No debate, a interferência do leitor no processo criativo, as novas possibilidades e o perfil dos autores nesse contexto. Alfredo Aquino, por exemplo, aposta na investigação e pesquisa para apresentar algo inovador. Literatura de invenção foi o tema do segundo dia do Encontro Estadual de Escritores na Jornada de Passo Fundo. O assunto dividiu a opinião de autores, leitores e professores.


Para abrir literariamente o debate, o representante do curso de Letras da UPF, professor Eládio Weschenfelder, buscou em Drummond os seguintes versos: "Lutar com palavras é a luta mais vã. Entanto lutamos mal rompe a manhã. São muitas, eu pouco. Algumas, tão fortes como o javali". Com essa inspiração, juntaram-se a ele, o coordenador do debate, Luís Augusto Fischer e os autores Alfredo Aquino, Cláudia Tajes, Paulo Ribeiro e Sergio Capparelli. Fischer deixou claro mais uma vez a intenção do Encontro, de sistematizar debates entre escritores que tenham vínculos e relações peculiares com o Rio Grande do Sul e que até então só se expressavam pelas letras e livros.

Entre os convidados, o artista plástico e escritor Alfredo Aquino traçou um paralelo entre literatura e artes plásticas. "Discutir invenção é ir direto ao público, a parcela mais importante do fenômeno cultural. Temos que tentar surpreender, acrescentar algo na vida de quem aprecia qualquer tipo de obra", afirmou Aquino. O escritor aposta na investigação e pesquisa para apresentar algo inovador, mas lembra que é o público que elege a obra, faz o julgamento e tem o entendimento final. (Portal Passo Fundo)


Leia o texto completo de Alfredo Aquino: Texto de palestra - Painel de Autores (Invenção na Literatura)


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/06/2007 12:12:00 AM | | | Voltar

·······

5 de setembro de 2007

[carnaval 2008] Nana Gouvêa, musa da Beija Flor



Nana Gouvêa já sabe como será seu carnaval 2008. Foi convidada por Nelsinho Abrão David, vice-presidente da Beija Flor para ser a musa da escola no carnaval 2008. Nana aceitou prontamente o convite e já começa a frequentar os ensaios na quadra de Nilópolis.*Foto: Pedro Manoel




Technorati : ,

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/05/2007 11:30:00 PM | | | Voltar


Internet traduzida em livro


Secretaria de Estado da Cultura - 4/9/2007
O editor do site Leia Livro da Secretaria de Estado da Cultura, Juliano Spyer, lança hoje (05/09), a partir das 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2.073), em São Paulo, o livro Conectado - O que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela (Jorge Zahar, 256 pp., R$ 39,90). Trata-se de um manual que apresenta a comunicação pela internet dos pontos de vista teórico, prático e aplicado, com o estudo de casos e debate das conseqüências do mundo interconectado. O livro traz, ainda, orientações para o usuário saber como tirar proveito desse novo cenário e também perceber os riscos e desafios da chamada "comunicação de muitos para muitos". >>Leia mais


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/05/2007 11:07:00 PM | | | Voltar


Internet traduzida em livro


Secretaria de Estado da Cultura - 4/9/2007
O editor do site Leia Livro da Secretaria de Estado da Cultura, Juliano Spyer, lança hoje (05/09), a partir das 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2.073), em São Paulo, o livro Conectado - O que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela (Jorge Zahar, 256 pp., R$ 39,90). Trata-se de um manual que apresenta a comunicação pela internet dos pontos de vista teórico, prático e aplicado, com o estudo de casos e debate das conseqüências do mundo interconectado. O livro traz, ainda, orientações para o usuário saber como tirar proveito desse novo cenário e também perceber os riscos e desafios da chamada "comunicação de muitos para muitos". >>Leia mais


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/05/2007 11:06:00 PM | | | Voltar


Expedição Corredor da Onça - Bacia do Alto Paraná, acompanhe


Blog Laury Cullen e Fernando Lima: pesquisadores avançam pelo rio Paraná e observam as margens sem floresta que ajudam a assorear as represas. Nos momentos de cansaço, lembram dos conselhos de velhos velejadores. Acompanhe esta aventura de pesquisa no blog dos verdes...... : abaixo apenas um trecho do relato. Estou acompanhando esta pesquisa com muito interesse, pois o romance que estou escrevendo tem como pano de fundo a região do Pontal do Paranapanema:


Vale lembrar que a porção a montante da Hidrelétrica Sérgio Motta (Porto Primavera), onde ainda estamos, não contribui com aspectos de conectividade do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná. Trocando em miúdos, esse trecho não liga nada a nada!!! Uma vez que não existem Unidades de Conservação ou áreas significativas de florestas ao longo de seu curso. Amanhã (4 Setembro), estaremos realizando uma eclusagem na Usina de Sérgio Motta, passando à jusante da mesma e entrando no leito original e não represado do Rio Paraná.

A partir da Eclusa, teremos então dado início a parte norte do Corredor, em áreas próximas a Estação Ecológica de Caiuá (PR), na confluência com o Rio Paranapanema, próximo ao Parque Estadual do Morro do Diabo (SP). Várzeas habitadas por onças pintadas, cervos do Pantanal e outras espécies das florestas semidesciduais do Alto Paraná e suas várzeas associadas, aguardam a passagem do Passárgada.




Technorati : , , ,

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/05/2007 10:57:00 PM | | | Voltar


Madre Teresa de Calcutá - 10 anos hoje



• Quando julgamos as pessoas, não temos tempo de amá-las. (Madre Teresa de Calcutá)


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/05/2007 10:33:00 PM | | | Voltar


L´Shana Tovah Umetuka, 5768.



Quando se inicia um novo Rosh Hashaná, transmitimos à todos nossa certeza que todos manterão inabaláveis as convicções que herdaram de seus ancestrais. Afinal carregamos nossos arquétipos vida afora. Que a Fé em D'eus e sob sua benção possamos ter um Ano Novo tranqüilo, repleto de amor e especialmente de PAZ.

Que 5768 seja um doce ano novo de paz.




Technorati :

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/05/2007 10:20:00 PM | | | Voltar


Richard Zimler na Bienal do Livro do Rio de Janeiro


Dia 16 de setembro, às 18h - O escritor Richard Zimler, que estará no Rio para a "Bienal do Livro", fará uma leitura de seu último livro, "À procura de Sana", evento que conta com apoio da FIERJ. Autor do best-seller internacional "O último cabalista de Lisboa", ele nasceu em New York e, desde 1990, mora na cidade do Porto, em Portugal. É jornalista, professor da Universidade do Porto e colaborador do jornal Los Angeles Times. Seus livros são best-sellers em doze países e lhe renderam prêmios nos EUA, no Reino Unido e em Portugal. Informações: 2236-4367.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/05/2007 09:17:00 AM | | | Voltar


Filme fazendo sucesso... e nem foi lançado...


..por todo o lugar.

É realmente uma pena que o filme tenha vazado. Se comenta em todo lugar sobre torrents, ou "Ai eu vi!" ou "Ahh, vi no Youtube!!" ou "Porra, demorou meio ano pra baixar". O fato é que os torrents estão rolando solto.


++++ comentários: Deep chalice sanctuary




Technorati : , , , , , , , , , , , , , , , ,

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/05/2007 12:17:00 AM | | | Voltar

·······

4 de setembro de 2007

Fenômeno Social


Teu olhar fere a consciência daqueles que olhas. Por isso passam e desviam o olhar. Alguns colocam a mão no bolso, catam algumas moedas e se sentem melhor, patrocinando a pobreza. O governo federal ajuda bastante nesse quesito. Detesto esse assistencialismo chamado "Bolsa Família", que hoje é sinônimo de "não trabalhe, tenha filhos". Mães com 05, 08, 12 filhos, todos à míngua. Famílias desestruturadas. E as drogas cada vez mais cedo no organismo dos jovens, deixam seqüelas profundas. Roubam seus pais - são vítimas deles, e fazem deles suas vítimas. Vendem a roupa do corpo, vendem seu corpo. São vítimas deles próprios, e da droga. Não tem fim. O mundo do crime, na grande maioria das vezes, é o desfecho. Não há como re-socializar quem nunca foi socializado. E, de outro lado, os hipersocializados, políticos corruptos, com rios de dinheiro, como mandá-los pra cadeia? Como socializar quem está acima disso? Fenômenos sociais. Não tem explicação. (Lídia La-Rocca - Segundo Caderno)




Technorati :

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2007 11:27:00 PM | | | Voltar


Está explicado porque Paris Hilton é Tapirus Terrestris



Recentemente descobri que a intelectual e filósofa Paris Hilton lê as excelentes, sensacionais e incomparáveis obras do genial Paulo Coelho.


Resposta do "mago": "Não a conheço pessoalmente, mas fico contente - acho que o livro tem a ver com o percurso humano, onde as pessoas às vezes se perdem no caminho, mas terminam se encontrando no final."


ESTE POST, de novo, eu pesquei do blog da Roberta Brossard. Acompanhe o seu blog Moon Goddess's Library of Thoughts



Meu comentário postado no blog da Roberta Brossard: "O que mais me surpreendeu neste post é o seu título!! Paris ler Paulo Coelho e a Biblia não me surpreende nem um pouco, mas chamá-a de ANTA, em latim, vc foi longe demais. Ela não é uma anta sofiscada com o direito de ser chamada de Tapirus Terrestris, os hábitos noturnos desta são muito diferentes daquela".




Technorati : , ,

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2007 10:55:00 PM | | | Voltar


O sacrifício das células libidinosas: SEXO E AS ORIGENS DA MORTE


Numa agradável aula sobre evolução e reprodução, livro explica por que o sexo nos mata


Neste livro, o autor analisa vida e morte no nível da célula enquanto indaga por que envelhecemos, por que a morte existe e por que morte e sexo andam de mãos dadas. Revela que existem dois tipos de morte - a acidental, causada por extremos de temperatura, inanição ou destruição física, e a morte celular programada, iniciada por códigos presentes no DNA. Aprendemos que cada célula de nosso corpo tem um programa de autodestruição e que o suicídio celular é um acontecimento comum. O autor nos mostra que ver a morte da forma correta pode nos dar respostas a algumas das questões mais intrigantes sobre a vida.


Leia abaixo o irônico e excelente comentário de Roberta Brossard sobre o livro: Sexo e as origens da morte



Pode ser loucura, mas essa idéia "inovadora" fez algum sentido pra mim. Não acredito que o professor William R. Clark tenha dito que viveríamos para sempre se não fizéssemos sexo. Espero que não tenha sido isso o que ele quis dizer, porque logicamente o que nasce deverá (pelo menos, em teoria) morrer. Acredito que ele apenas expôs o provável porquê de morrermos e qual seria o nosso real objetivo de vida.

Aliás, SÓ mencionei a teoria acima porque fiz uma conexão imediata com a filosofia do Schopenhauer. O filósofo já falava na "vontade da espécie" em detrimento da vontade individual (e chamam isso de pessimismo). Schopenhauer deixou bem claro na "Metafísica do amor" que todas as pretensões amorosas poderiam ser ilusões, como parte de um estratagema da vontade para perpetuar a existência. E a ilusão do amor pode ser de fato um estratagema biológico, por meio do qual a natureza atinge seus fins. O indivíduo, portanto, pensa perseguir os seus fins próprios, quando na verdade trabalha para algo universal: a espécie. A vontade atua, dessa maneira, enganando a consciência do amante no que diz respeito à perfeição da pessoa amada, a fim de dirigir seu apetite sexual para os fins da reprodução. Isso FAZ sentido, não faz? Estou totalmente louca? Se eu estiver, Schopenhauer também estava, e alguém que influenciou gênios como Nietzsche e Machado de Assis não poderia ser totalmente louco. A filosofia é o meu consolo...

Ah, deixo claro que sou e sempre serei romântica, muito embora eu tenha total consciência do que acima expus. Também sou totalmente contra a abstinência (mesmo que tal atitude pudesse prolongar a vida de qualquer modo). Que venha a morte! ¬¬ (Roberta Brossard in Moon Goddess's Library of Thoughts)





Technorati : , ,

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2007 10:12:00 PM | | | Voltar


Professora pode ser processada por ensinar palavrão


O Estado de S. Paulo - 4/9/2007 - por Carlos Mendes
Um trabalho escolar sobre palavrões pode acabar em processo criminal no Pará. O soldado da Polícia Militar do Estado, Ricardo Corrêa Santa Brígida, pai de um menino de 11 anos matriculado na 4ª série, quer que a professora de seu filho, Raimunda Gomes Castro, seja processada criminalmente e punida pela direção da escola. Ela é alvo de um inquérito policial por mandar os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eliane Matos Leal, em Capanema, no nordeste do Estado, fazerem uma pesquisa sobre palavrões. Segundo Corrêa, a professora está "ensinando coisas erradas" às crianças e não pode ficar impune.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2007 03:00:00 PM | | | Voltar


Ana Maria Machado debate literatura infanto-juvenil


ABL - 4/9/2007
Amanhã (05/09), às 18h, a acadêmica Ana Maria Machado irá proferir a palestra "A importância da literatura infanto-juvenil na formação do leitor". O evento será no Teatro da Faculdade CCAA (Avenida Marechal Rondon, 1460, Riachuelo - Rio) com entrada franca. Premiada com o Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (2001) e o Hans Christian Andersen, internacional, pelo conjunto de sua obra infantil (2000), a escritora ocupa a Cadeira n. 1 do Quadro dos Membros Efetivos da ABL desde 2003. Outras informações através do site. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2007 02:52:00 PM | | | Voltar


'Ve HaGueshem Iavô', verão em hebraico de 'Águas de Março'


Tom Jobim em hebraico: "Ve HaGueshem Iavô"


Ve HaGheshem Iavô - E a chuva virá
Ve Ishtof Kol Keev - pra lavar toda a dor
Haftachá Shel Chaim - é uma escolha de vida
Ha Simchá She Ba Lev! - a alegria no coração!


http://www.youtube.com/watch?v=FkIjx5JH8mE no YouTube




Technorati : , , ,

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2007 02:48:00 PM | | | Voltar

·······

3 de setembro de 2007

Prêmio Literário José Mindlin de Literatura


Estão abertas até o dia 30 de novembro as inscrições para o Prêmio José Mindlin de Literatura. Os autores, brasileiros ou naturalizados, podem participar tanto com obras inéditas quanto com as que já foram publicadas. O vencedor receberá R$ 10 mil e terá seu livro publicado e distribuído em junho de 2008. O resultado será anunciado em março do próximo ano.


[ERRAMOS]: Segundo o regulamento do Prêmio, só obras "inéditas" podem participar. Veja:
4.1. As obras devem ser, obrigatoriamente, inéditas e escritas em idioma português, ficando automaticamente eliminadas, em qualquer etapa do Concurso, aquelas já publicadas e/ou divulgadas por qualquer suporte - seja eletrônico ou impresso -, no todo ou em parte.


Meus agradecimentos à Fátima Ricci, Mineira do Sul, por ter alertado sobre o erro na informação (originária do site PNLL)


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 10:42:00 PM | | | Voltar


Prêmio Portugal Telecom


O outro pé da sereia já rendeu a Mia Couto um prêmio esta semana (veja a nota sobre a Jornada de Passo Fundo) e o colocou entre os finalistas de outro. Ele está entre os dez escritores, anunciados na semana passada, que disputam o 5º Prêmio Portugal Telecom de Literatura. Também foram escolhidos pelo júri os livros Bom Dia Camaradas, do angolano Ondjaki; Cantigas do Falso Alfonso el Sábio, de Affonso Ávila; História Natural da Ditadura, de Teixeira Coelho; Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares; Macho não Ganha Flor, de Dalton Trevisan; O Paraíso é Bem Bacana, de André Sant'Anna; O Roubo do Silêncio, de Marcos Siscar; O Segundo Tempo, de Michel Laub; e Por que Sou Gorda, Mamãe?, de Cíntia Moscovich.


Já fiz as minhas apostas.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 10:40:00 PM | | | Voltar


Despois da Jornada, vem Feira de Brasilia e Bienal do Rio de Janeiro


Terminou no último sábado a 12ª Jornada Nacional de Literatura. Entre as muitas atividades, destaque para o descontraído debate no qual os escritores questionaram a relação entre arte e entretenimento e analisaram a produção em massa de produtos culturais. Também foi anunciado o vencedor do 5º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura: o moçambicano Mia Couto, com o livro O outro pé da sereia. Aliás, os escritores africanos também marcaram presença com um manifesto, dirigido ao ministro Gilberto Gil, em apoio às Jornadas Literárias. Já na 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, os autores se revezavam para conversar com os mais de três mil pequenos leitores que estiveram no evento. Para saber o que mais aconteceu na semana passada em Passo Fundo, clique aqui.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 10:34:00 PM | | | Voltar


O pai da ladrazinha de livros


Sabe quem é Markus Zusak? Tudo bem, não é pecado não saber. É um australiano de 32 anos, autor de "A Menina Que Roubava Livros". Aí já fica difícil não acender aquela lampadinha na cabeça. Mais de 100 mil brasileiros já levaram para casa a história de Liesel Meminger, menina pobre vivendo na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra e buscando refúgio nos livros - história narrada pela Morte, ninguém menos.
Pois é, Zusak era desconhecido antes deste livro. Agora, nos poucos países em que o livro já saiu, não é mais. Nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Austrália, o livro é um grande sucesso. No Brasil, no entanto, é um fenômeno, que ficou quase seis meses no topo das listas de best-sellers de ficção. Por isso, já rola um certo frisson no Orkut com a vinda dele para a Bienal. Sábado, 15, no Auditório Clarice Lispector, Pavilhão Verde, lá estará o pai da menina, ao vivo e a cores, para conversar conosco. (blog do guto)


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 09:45:00 PM | | | Voltar


Direto da Bienal Internacional do Rio de Janeiro


O nome dele é Guto, faz parte da equipe da XIII Bienal Internacional do Livro, que vai acontecer de 13 a 23 de setembro aqui no Rio: "A idéia é falar sobre a programação cultural, com palestras, debates e a presença de vários autores, nacionais e internacionais. Por ora, vamos adiantar um pouco do que vai rolar, fazer entrevistinhas com autores que virão à cidade para o evento (Shah Muhammad Rais, de "Eu Sou o Livreiro de Cabul", Markus Zusak, de "A Menina Que Roubava Livros", Cecily von Ziegesar, da série "Gossip Girl", são alguns deles)".


Ah, o endereço é http://www.bienaldolivro.com.br/blog




Technorati : , , ,

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 09:13:00 PM | | | Voltar


Olha que bocada!!


A Infraero contratou uma empresa (criada 4 meses antes) para o desenvolvimento de um software para a administração dos espaços publicitários em 50 e poucos aeroportos. A empresa foi contratada sem licitação, graças a sua NOTÓRIA ESPECIALIZAÇÃO (foi formada 4 meses antes).


Imagino que o software deva ser
-cadastro dos espaços,
-cadastro dos contratos,
-cadastro de clientes.
-FIM

Preço da bagatela: R$ 25.000,000,00 (vinte e cinco milhões de reais), para ser exato: R$ 26,6 milhões
O relator da CPI no senado, Demostenes Torres acredita que o software não deveria custar mais que R$ 3.000.000,00. Se o senador do DEM acha que não deveria custar mais que 3 milhôes, então divide por 3. Muitíssimo provável que preço não passa de 1 milhão.


Fonte da informação: recebi a noticia por email, e chequei no google (o deus da informação). Confira.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 08:57:00 PM | | | Voltar


Cartas da Guerra


Folha de S. Paulo - 1/9/2007 - por Ricardo Bonalume Neto
Escrever é algo fundamental em tempos de guerra. Para manter a sanidade ou a própria noção de humanidade, foi o que descobriu o autor Andrew Carroll. Uma mulher manda uma última carta para um marido que ela sabe que morreu em combate. Um militar em campo de prisioneiros escreve um diário para a mulher, pois não tem como enviar cartas, e nem sabe se ela deu à luz o seu segundo filho. Um kamikaze envia a última mensagem para a mãe. Um sobrevivente deposita uma carta aos companheiros mortos num monumento nacional. Esses são alguns exemplos das Cartas do front (Zahar, 440 pp., R$ 49 - Trad. Sérgio Lopes), livro organizado por Carroll, agora editado no Brasil. O americano é um dos principais convidados da 13ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que começa no próximo dia 13/09. >> Leia mais


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 03:09:00 PM | | | Voltar


Para Montenegro, autor criou imaginário exclusivo


A atriz brasileira Fernanda Montenegro, 77, acaba de voltar de Cartagena, onde participou da rodagem de "O Amor nos Tempos do Cólera". Ela vive a personagem Trânsito Ariza, mãe do protagonista, Florentino (Javier Bardem).Leitora de García Márquez há anos, Montenegro conta que leu a obra do colombiano "sob o espanto de "Cem Anos de Solidão", que é uma viagem para o resto da vida", disse à Folha.
O filme todo foi gravado em Cartagena de Indias, cidade histórica do litoral colombiano, na qual o autor viveu por alguns anos e teve pela primeira vez um emprego num jornal, o diário "El Universal".Estão ali as praças, ruas e vielas nas quais o autor ambientou o romance. E também a polêmica casa de inspiração mourisca que construiu no meio do casario colonial, para muitos, contrariando o padrão arquitetônico da cidade.
Para Montenegro, Gabo é o criador de um "imaginário exclusivo, dentro da aparente desorganização sul-americana. Ele consegue fazer da pulverização uma unidade para esse cipoal cultural que é o nosso continente", diz. (FSP)

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 03:04:00 PM | | | Voltar


História de amor dos pais de Gabo vai ao cinema


Folha de S. Paulo - 2/9/2007 - por Sylvia Colombo
O romance proibido entre o telegrafista forasteiro Gabriel Eligio Martínez e a moça de família Luisa Santiaga inspirou Gabriel García Márquez a escrever O amor nos tempos do cólera. Agora, a história de amor de seus pais vai também ganhar adaptação para as telas. Com estréia prevista nos EUA para novembro - e sem distribuição definida ainda no Brasil -, o filme, falado em inglês, é dirigido pelo britânico Mike Newell e conta, no elenco, com o espanhol Javier Bardem, os colombianos John Leguizamo e Catalina Sandino Moreno e a brasileira Fernanda Montenegro. >>Leia mais



Technorati : ,

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 03:02:00 PM | | | Voltar


Na casa de Gabo


Folha de S. Paulo - 2/9/2007 - por Sylvia Colombo


Quarenta anos depois do lançamento do livro "Cem Anos de Solidão" e 80 anos do nascimento de Gabriel García Márquez, a cidade colombiana de Aracataca entra em debate sobre o legado do escritor


Na praça principal da pequena Aracataca, um estabelecimento de esquina, paredes de madeira pintadas de vermelho, exibe os dizeres: "Bar Liberal: Aqui esteve o coronel Aureliano Buendía". A referência a um dos personagens centrais de Cem anos de solidão (1967), o militar solitário que "promoveu trinta e duas revoluções armadas e perdeu todas", é apenas uma entre as tantas que saltam aos olhos quando se caminha hoje pela cidade natal de Gabriel García Márquez, 80. Aracataca, localizada ao norte da Colômbia, na província caribenha de Magdalena, foi fonte de inspiração para quase tudo que o escritor criou para construir Macondo, aldeia imaginária onde se passa o clássico que lhe garantiu o Nobel de Literatura em 1982. >> Leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 02:56:00 PM | | | Voltar


Trava-língua


O Globo - 1/9/2007 - por Miguel Conde
Após uma série de idas e voltas burocráticas, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, firmado em 1990, afinal entrou em vigor no começo de 2007, treze anos após o prazo previsto em seu texto original. Se ninguém percebeu, é porque sua vigência, por enquanto, é apenas abstrata. Embora estejam preenchidas as condições jurídicas para que ele seja implementado, na prática sua aplicação continua sendo adiada por razões diplomáticas. Em dezembro de 2006, São Tomé e Príncipe ratificou o segundo protocolo modificativo do acordo. Criado em 2004 pelos oito membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o protocolo estabeleceu que, para entrar em vigor, o acordo não precisaria mais da ratificação de todos seus signatários, mas de apenas três integrantes da CPLP. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 02:49:00 PM | | | Voltar


Quem lê mais?


EntreLivros - 24/8/2007 - por Izabela Moi
A divulgação recente - último dia 21/08 - dos resultados de uma pesquisa realizada pela Associated Press com Ipsos sobre os hábitos de leitura dos americanos fez notícia em todos os jornais do mundo. Pelos dados, um em cada quatro adultos nos Estados Unidos não leu nenhum livro em 2006. Em números mais exatos, são 27% da população os não-leitores. Se compararmos com dados da França, conhecida (talvez erroneamente) como o país de leitores, a realidade norte-americana não está assim tão longe da média dos países desenvolvidos. Aqui, uma pesquisa do Ifop, de 2005, revelou que 19% da população acima de 15 anos não havia lido nenhum título em 2004. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 02:43:00 PM | | | Voltar

·······

2 de setembro de 2007

Poder de fogo feminino, por Renata Malkes


Elas têm uma disposição de dar inveja a muitos homens e, aos que insistem em dizer que lugar de mulher é "pilotando o fogão", elas já provaram que podem voar muito mais alto. Pelo menos 30% dos soldados das Forças de Defesa de Israel são mulheres e nos últimos anos, elas vêm quebrando barreiras, deixando para trás os cargos burocráticos para entrar em posições de combate, invadindo um espaço antes restrito a portadores de altos níveis de testosterona. Desde 2001, quando terminou o disputado e exaustivo curso de pilotos, a jovem Roni Zuckerman, de 23 anos, transformou-se na primeira piloto da Força Aérea Israelense. Fogão? Que nada! A menina pilota mesmo é um moderno caça F-16.


Israel é o único país do mundo em que o alistamento militar é obrigatório também para mulheres. É verdade que muitas pedem isenção, alegando motivos religiosos, problemas físicos e emocionais, casamento e filhos. Nesses casos, são dispensadas sem grandes problemas. A maioria, no entanto, quer mesmo é cumprir o serviço e mostrar do que são capazes. Enquanto os homens servem durante três anos, as meninas cumprem um serviço de apenas (!) dois, podendo se extender a três caso as guerreiras façam parte de unidades de combate. O treinamento é duro. Passam dias em barracas no meio do campo, se sujam, correm, suam a camisa. Vestem uma carapuça de coragem e disposição. o lado feminino aparece nas poucas horas de descanso, onde o assunto é sempre... ou quase sempre, homens! (Renata Malkes)


http://oglobo.globo.com/blogs/terra_santa/post.asp?cod_Post=70581&a=253


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/02/2007 11:13:00 PM | | | Voltar


Sobre o Islã, a afinidade entre muçulmanos, judeus e cristãos e as origens do terrorismo


Em seu segundo livro, "Sobre o Islã, a afinidade entre muçulmanos, judeus e cristãos e as origens do terrorismo" (Nova Fronteira), Ali Kamel, diretor-executivo da Central Globo de Jornalismo, retoma narrativas da Bíblia, da Torá e do Alcorão e revela as muitas semelhanças que unem as três religiões monoteístas. O autor conta como o Islã foi dividido em duas vertentes, os sunitas e os xiitas, e esclarece aspectos complexos que envolvem a cultura islâmica e os preconceitos ocidentais. Discorre ainda sobre o conceito de "fundamentalismo", explica por que os terroristas devem ser classificados como "totalitários", e demonstra como eles deturpam a mensagem do Islã. Por fim, aborda a Guerra do Iraque e desfaz alguns mitos construídos em torno dela.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/02/2007 10:55:00 PM | | | Voltar


"Ponto Deus" no cérebro, por Leonardo Boff.


Uma frente avançada das ciências, hoje, é constituída pelo estudo do cérebro e de suas múltiplas inteligências. Alcançaram-se resultados relevantes, também para a religião e a espiritualidade. Enfatizam-se três tipos de inteligência. A primeira é a inteligência intelectual, o famoso QI (Quociente de Inteligência), ao qual se deu tanta importância em todo o século XX. É a inteligência analítica pela qual elaboramos conceitos e fazemos ciência. Com ela organizamos o mundo e solucionamos problemas objetivos.
A segunda é a inteligência emocional, popularizada especialmente pelo psicólogo e neurocientista de Harvard David Goleman, com seu conhecido livro A Inteligência emocional (QE = Quociente Emocional). Empiricamente mostrou o que era convicção de toda uma tradição de pensadores, desde Platão, passando por Santo Agostinho e culminando em Freud: a estrutura de base do ser humano não é razão (logos) mas é emoção (pathos). Somos, primariamente, seres de paixão, empatia e compaixão, e só em seguida, de razão. Quando combinamos QI com QE conseguimos nos mobilizar a nós e a outros. ++++

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/02/2007 10:08:00 PM | | | Voltar


Os mistérios de Barcelona, por Adelto Gonçalves


Em março, Barcelona surpreendeu-se com o lançamento do romance La ciudad sin tiempo, de Enrique Moriel. Em poucos meses, o livro vendeu cerca de 60 mil exemplares. E quem era Enrique Moriel? Na sobrecapa do livro, a editora informava que Moriel havia nascido no século passado em Barcelona e era autor de reconhecida trajetória, que havia cultivado os mais diversos gêneros literários. E que, a exemplo do protagonista de La ciudad sin tiempo, havia preferido ocultar sua verdadeira identidade, mas que, à diferença daquele, não pretendia fazê-lo indefinidamente.
Logo, os meios culturais da cidade descobriram que se tratava de um veterano escritor disfarçado atrás de um pseudônimo. Francisco González Ledesma (1927) era esse escritor, um jornalista que começara a escrever romances de Far West para Editorial Bruguera com o pseudônimo Silver Kane ainda na década de 40, para custear seus estudos de Direito. E que havia construído uma respeitável carreira literária ligada ao gênero policial, ou melhor, ao "romance negro", à boa maneira norte-americana, dividindo a preferência entre os amantes do gênero com Manuel Vázquez Montalbán (1939-2003) e Eduardo Mendoza (1943). ++++++



Technorati : , ,
Del.icio.us : , ,

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/02/2007 09:48:00 PM | | | Voltar

·······