RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

25 de agosto de 2007

Bienal do Rio de Janeiro 2007 conta com o fenômeno literário mundial Markus Zusak


Markus ZusakA Bienal do Rio de Janeiro 2007 conta também com o fenômeno literário mundial Markus Zusak (foto), autor de A menina que roubava livros - há mais de um ano na lista dos mais vendidos; com Rodolfo Enrique Fogwill, que lança a edição brasileira de Los Pichiciegos, ficção passada durante a Guerra das Malvinas que já está na quinta edição na Argentina; com o peruano Santiago Roncagliolo, autor de Abril vermelho; e com o poeta argentino Santiago Vega, que vem divulgar o livro Coisa de negros. Shah Muhammad Rais


Finalmente, completam a lista de autores internacionais da Programação Cultural o livreiro de Cabul em pessoa, Shah Muhammad Rais (foto), que vem ao Brasil divulgar Eu sou o livreiro de Cabul; o ilustrador francês Serge Bloch, que traz para o evento seu trabalho mais recente, o livro infantil Fico à espera; o mexicano Xavier Velasco, ganhador do Prêmio Alfaguara, que lança Diabo guardião; o português Manuel Alegre, autor de Cão como nós; e Claudia Piñeiro, escritora argentina que recebeu o Prêmio Clarín de romance por As viúvas das quintas-feiras.


http://www.bienaldolivro.com.br/home/index.php


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2007 04:05:00 PM | | | Voltar


'Gigantes, de repente, aprendem?'


'' Gigantes, de repente, aprendem?''
Não só o título ESCOLA DE GIGANTES da escritora carioca Susana Fuentes ,tradutora de inglês,alemão e russo, doutoranda em Literatura Comparada na UERJ, que passeia por diferentes linguagens no campo das artes, como teatro gestual,circo e dança... e que sabe colher inspiração no Jardim Botânico para escrever e compor trilhas musicais para teatro e filmes - informações constantes da ''orelha do livro - aguçou-me a curiosidade. Sem sombra de dúvida,quem detém tal currículo,não fica na superfície: vai ao cerne da questão, mergulha na alma do silêncio e o traduz em sons, em gestos em palavras. Não me enganei ao ler o trecho de Nabokov,por ela escolhido, para introduzir seus contos... O primeiro deles, ''Sumaúma e Réco-Réco, uma jóia a se acariciar com os olhos,por várias e várias vezes,de modo a não perder um detalhe sequer da sua riqueza,fez-me voltar à análise do título ''Escola de Gigantes''. Um desafio ao leitor: ''Gigantes, de repente, aprendem?'' -Se ''o furacão do título é sóbrio na música do menino...'' nas mãos de Susana Fuentes,- pequeno Davi a desafiar Golias -os contos são mínimos, mas de uma intensidade gigantesca!!!. (Beatriz Ximenes Carneiro)


[Livro encaminhado pela autora]


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2007 03:53:00 PM | | | Voltar


Lançamento: MASCULINO, FEMININO - EXPERIENCIAS VIVIDAS, de Leonardo Boff


Com este livro, Boff e Lúcia Ribeiro contribuem para que possamos entender melhor como se constroem as relações entre os sexos. O ponto de partida são duas conferências proferidas num pequeno círculo de amigos, nas quais a troca de idéias mostrou-se fecunda e criativa o suficiente para despertar em outras pessoas o interesse pelo debate. A singularidade dos textos está em expressarem duas visões diferentes e complementares - a de uma mulher e a de um homem. E mais ainda no fato de trazerem aos leitores a narrativa íntima dos autores, que ousam expor suas experiências com sinceridade.



Publicação prevista para: 31/8/2007
Previsão de envio a partir de: 31/8/2007


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2007 03:48:00 PM | | | Voltar


FGTS rende 28,7% a menos que a inflação desde 1991


Hoje na FolhaA correção das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pela TR (Taxa Referencial) tem provocado pesadas perdas ao patrimônio dos trabalhadores, segundo informa reportagem publicada neste sábado na Folha de S.Paulo e assinada por Marcos Cézari --a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL.


Cálculos do Instituto FGTS Fácil, uma ONG especializada em informações sobre o fundo, mostram que, desde fevereiro de 1991, quando passou a ser o índice de correção das contas, até julho deste ano, a TR teve variação de 32.422%. Em comparação ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que teve variação de 41.749%, as contas do FGTS perderam 28,7%.


[nota] Enquanto a variação da TR era maior que o INPC quem esperneava eram os mutuários do SFH, onde o saldo devedor também altera conforme variação das correções da caderneta de poupança e do FGTS. Agora, os mutuários não reclamam.... por motivos óbvios. Fico pensando naqueles que ingressaram com ação revisional de indices pedindo a alteração do indexador para o INPC, cujas sentenças encontram em gau de recurso nos TRFs da vida.... será que ainda querem a alteração? Enquanto isso, agora os fundistas do FGTS amargamos prejuízo na correção, pois a TR está menor que o INPC. Mas se mudar o indexador de atualização do FGTS, pior para os mutuários. É um sistema ...


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2007 03:43:00 PM | | | Voltar


Depois que a mídia deu a devida atenção ao caos aério (8%), mire-se no caos da catraca (90%)


"Caos na Catraca: fui à periferia de São Paulo "experimentar" a rotina da nova classe média brasileira

Há mais de vinte anos eu não andava de ônibus em São Paulo. Fui me atualizar no assunto, viajando da divisa entre o município de Taboão da Serra e o bairro de Campo Limpo até a região central da cidade. Fiz o trajeto que a Gilmara, que trabalha aqui em casa, faz todos os dias.

Conosco estavam o ex-marido dela, Bira, e a irmã Giovanna. As duas trabalham no mesmo prédio. Os ônibus mais novos da frota paulistana são mais confortáveis.

Porém, os bancos sumiram para dar mais espaço para quem viaja em pé. Resultado: a grande briga é para conseguir um assento. Todos lá no bairro da Gilmara acordam com essa preocupação: hoje vou viajar em pé ou sentado? Quem veio me buscar em casa foi o Júnior, irmão da Gilmara. Ele não está nem um pouco preocupa... " (Azenha)
::: Leia Mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2007 03:23:00 PM | | | Voltar


Carnavalha, o novo livro de Nilto Maciel



"(...) O rapaz pôs-se a bradar: canalha, carnalha, canaval, canavalha, carnavalha, carnavalma, carvalha, canavialha, canavialma, bando de canalhas, macacos, cambada de farsantes. Algaravia, encontrões, mãos em nádegas e seios, palavrões, ingresia. Os foliões passaram a gritar, xingar, jogar latinhas na direção do palco. A orquestra parou de tocar."


A Editora Bestiário acaba de lançar o romance Carnavalha, primoroso trabalho do experiente e talentoso ficcionista e narrador Nilto Maciel. A editora, em 2006, já havia lançado A Leste da Morte, coletânea de contos muito bem recebida pela crítica.


Os leitores interessados na aquisição do livro podem fazer pedido também ao escritor: niltomaciel@uol.com.br . O preço do exemplar é R$20,00 (vinte reais).


Sobre o autor: NILTO MACIEL nasceu em Baturité, Ceará, em 1945. Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará em 70. Criou, em 76, com outros escritores, a revista O Saco. Mudou-se para Brasília em 77, regressando a Fortaleza em 2002. É editor da revista Literatura desde 91. Obteve primeiro lugar em alguns dos grandes concursos do país, como: Brasília de Literatura, promovido pelo Governo do Distrito Federal, com A Última Noite de Helena (romance) em 1990, Graciliano Ramos, promovido pelo Governo do Estado de Alagoas, com Os Luzeiros do Mundo (romance) em 1992; Cruz e Sousa, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, com A Rosa Gótica (romance) em 1996; Bolsa Brasília de Produção Literária, com Pescoço de Girafa na Poeira (conto) em 1998; Eça de Queiroz, União Brasileira de Escritores, Rio de Janeiro, com Vasto Abismo (novela) em 1999; VI Prêmio Literário Cidade de Fortaleza, Fundação Cultural de Fortaleza, com o conto Apontamentos Para Um Ensaio; IV Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará na categoria de pesquisa em Literatura Cearense, em 2007. É autor de Itinerário (contos, 1974); Tempos de Mula Preta (contos, 1981); A Guerra da Donzela (novela, 1982); Punhalzinho Cravado de Ódio (contos, 198); Estaca Zero (romance, 1987); Os Guerreiros de Monte-Mor (romance, 1988); O Cabra que Virou Bode (romance, 1991); As Insolentes Patas do Cão (contos, 1991); Os Varões de Palma (romance, 1994); Navegador (poemas, 1996); Babel (contos, 1997); Panorama do Conto Cearense (ensaio, 2006) e A Leste da Morte (contos, 2006). Tem contos e poemas publicados em esperanto, espanhol, italiano e francês. O Cabra que Virou Bode foi transposto para a tela (vídeo), pelo cineasta Clébio Ribeiro, em 1993.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2007 03:11:00 PM | | | Voltar


Aforismo como antídoto, por Manuel da Costa Pinto.


"O Mundo em uma Frase" permite ver o aforismo como gênero singular dentro da tradição das formas breves
EXISTEM LEITORES ávidos de romances e há quem prefira o extremo oposto, as fórmulas epigramáticas, a concisão das sentenças. Não se trata de profundidade, num caso, ou de preguiça intelectual, no outro. Afinal, cartapácios de 800 páginas podem conter tanto "Ana Karenina" quanto literatura de aeroporto; e se as frases lapidares servem de veículo aos lugares-comuns, também dão forma a um gênero de incontestável nobreza: o aforismo.
É esse o tema de "O Mundo em uma Frase: Uma Breve História do Aforismo", de James Geary. Com uma introdução sintética como convém (e na qual Geary se revela um espirituoso autor de agudezas), o livro é uma seqüência de verbetes em que desfilam os principais cultores das formas breves ao longo dos séculos. O critério de escolha de Geary é complacente e tem o mérito discutível de colocar Lao Tsé, Jesus e Maomé no mesmo balaio de Epicuro e Sêneca, de equiparar as máximas de La Rochefoucauld ao "estilo axiomático" de Wittgenstein. ++++

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2007 12:43:00 PM | | | Voltar


Autor paga o preço de sua honestidade intelectual


CLAUDIO ANGELO - EDITOR DE CIÊNCIA
Tive o desprazer de conversar com Richard Dawkins apenas duas vezes na vida. É um sujeito antipático, pedante e de uma intolerância insuportável. Exatamente o oposto da personalidade que se espera encontrar em alguém cuja profissão de (ops!) fé é levar a ciência ao grande público. E que é, goste-se ou não dele, um dos intelectuais mais brilhantes que a seleção natural já produziu.
Talvez essa certeza de superioridade, que transborda nos escritos do biólogo britânico, explique em parte por que Dawkins é tão vilipendiado pelos ditos intelectuais "de esquerda" e "culturalistas", para não falar nos (credo!) pós-modernos. Essa patota não hesita em pichá-lo de darwinista bitolado que não consegue enxergar nada além de genes egoístas tramando a destruição do livre-arbítrio humano.
(....)Ao dar munição à sociobiologia com suas idéias sobre genética, Dawkins também virou alvo. O máximo expoente da "biologia dialética", Richard Lewontin, chegou a deturpar uma passagem de "O Gene Egoísta". Onde Dawkins dizia "eles [os genes] nos criaram, corpo e mente", Lewontin enxertou "eles nos controlam, corpo e mente". Até hoje não se desculpou por isso.
Com "Deus, um Delírio", o zoólogo britânico volta a atrair detratores, de ambas as extremidades do espectro político, de todas as cores e -principalmente- credos. Seu único crime terá sido meter a mão num vespeiro (a religião) para o qual os cientistas têm insistido em dar as costas, enquanto dele esvoaçam sem cessar fanáticos do calibre de Osama Bin Laden e George W. Bush. Dawkins esnoba os críticos. Ele sabe que o "meme" darwinista triunfa, e que a luz já foi lançada sobre o mistério da existência humana.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2007 12:31:00 PM | | | Voltar


A ciência contra Deus, por Marcelo Coelho.


Corajoso e furibundo, "Deus, um Delírio", de Richard Dawkins, traz forte argumentação em favor do ateísmo, critica a irracionalidade e diz que religiões são nocivas ao bem-estar humano
No livro, cientista britânico utiliza argumentos evolucionistas e considera a existência de Deus uma grande improbabilidade.
Sacerdotes e cientistas mantiveram, durante um bom tempo, certas normas de convivência pacífica: salvo as exceções mais radicais, um não se metia com os assuntos do outro. Hipocrisia, afirma o biólogo Richard Dawkins no corajoso e furibundo "Deus, um Delírio".
Dawkins inicia sua forte argumentação em favor do ateísmo assinalando que a maior parte dos cientistas, inclusive o físico alemão Albert Einstein (1879-1955), cuidava de fazer vagas profissões de fé deístas apenas para não chocar os espíritos religiosos. Acreditar num "Deus que não joga dados", como formulado na famosa frase de Einstein, equivale muito mais a confiar nas regularidades das leis da natureza do que a afirmar qualquer coisa próxima de uma religião. ++++++

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2007 12:24:00 PM | | | Voltar


Livro põe em xeque anistia a militares


Perdão da Lei da Anistia de 79 a agentes da ditadura de 64 é polêmico para advogados, diz documento do governo


O livro "Direito à Memória e à Verdade", publicação oficial da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, relativiza a tese de que o perdão da Lei da Anistia de 1979 se estenderia também aos militares e seus agentes civis de repressão política.
Segundo a Folha apurou, esse entendimento pode dar aos familiares dos mortos e dos desaparecidos argumentos para a abertura de novas ações judiciais contra as Forças Armadas e também contra militares que atuaram na repressão política, estejam eles ainda na ativa ou já na reserva.
O relato da comissão de mortos e desaparecidos diz que a "Lei da Anistia é considerada polêmica, ainda hoje, por muitos juristas, sobretudo quanto à interpretação de que ela absolve automaticamente todas as violações de direitos humanos que tenham sido perpetradas por agentes da repressão política, caracterizando-se assim o que seria uma verdadeira auto-anistia concedida pelo regime a si mesmo". http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2508200720.htm


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2007 12:06:00 PM | | | Voltar

·······

24 de agosto de 2007

Presenças internacionais na Bienal do Livro 2007


Cecily Von ZiegesarGarantiram presença também na Bienal a americana Cecily Von Ziegesar (foto), autora da série Gossip Girl e da nova coleção It Girl; o jovem escritor americano de origem peruana Daniel Alarcón, que lança seu romance de estréia Lost City Radio; o jornalista americano Gordon Sander, autor de A família Frank que sobreviveu - Uma saga da Segunda Guerra, onde aborda o drama do Holocausto na Holanda; e a cabeleireira americana Deborah Rodriguez que relata no livro O salão de beleza de Cabul histórias sobre o mundo secreto das afegãs.


Ildefonso FalconesConfirmaram participação, ainda, o catalão Ildefonso Falcones (foto), autor de A catedral do mar - sucesso na Espanha com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos; o jornalista espanhol J.J. Benítez, que lança seu último livro Cavalo de Tróia 8; Joseph Finder, especialista em estudos sobre a Rússia e autor de O executivo; o americano naturalizado português Richard Zimler, que vem divulgar À procura de Sana; e o tenente-coronel Jay Kopelman, que relatou em De Bagdá, com muito amor a saga que viveu para resgatar um filhote de vira-lata chamado Lava.


http://www.bienaldolivro.com.br/home/index.php


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2007 11:35:00 PM | | | Voltar


Filme 'Bubble', do israelense Eytan Fox, já estreou nos cinemas brasileiros


### Você começa a fazer sucesso no Brasil, mas o diretor israelense mais conhecido por aqui é Amos Gitai. Em Israel, surpreendi-me ao descobrir que ele é considerado um diretor para o público externo...
Eytan Fox =>>> Amos Gitai fez filmes de que gosto muito. Alguns eu considero fundamentais, mas em Israel acho que mais do que pelos temas é pela linguagem que o público médio tende a se afastar dele. Estive em Ramallah e fiquei convencido de que a solução para o Oriente Médio é a coexistência entre dois Estados, o de Israel e um Palestino, que ainda precisa ser criado e reconhecido. Acho que meu filme de alguma forma expressa isso. Tem gente que acredita que a solução é um Estado supranacional, que abrigue as diferentes culturas e religiões. Sou mais pela coexistência entre dois Estados. Israel já tem muitas divisões internas. Os ortodoxos não aceitariam dividir seu Estado com os palestinos. Israel tem direito de existir, mas o Estado Palestino também. Isso terá de ocorrer, caso queiramos ter paz na região. (Entrevista publicada no Estadão)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2007 10:42:00 PM | | | Voltar


Mara de Aquino resgata 300 anos de canção brasileira com o livro CD Cravos na Janela



Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2007 10:18:00 PM | | | Voltar


O NOVO LIVRO DE ALI KAMEL: 'Sobre o Islã'


SOBRE O ISLÃ: A AFINIDADE ENTRE MUÇULMANOS, JUDEUS E CRISTÃOS E AS ORIGENS DO TERRORISMO.
"Como podem envolver Deus nisso? Que processo leva essas pessoas a criar, a partir de uma religião que se quer pacífica, um dos movimentos políticos mais violentos que o mundo já viu, uma das maiores ameaças ao nosso estilo de vida, às liberdades essenciais do ser humano? Quem são essas pessoas? O que elas pensam? O que de fato querem? Tentar responder a essas perguntas é o objetivo deste livro. Para alcançá-lo, eu percebi que, antes, seria necessário explicar ao leitor o que é o Islã para que, depois, ele pudesse entender de que forma o terror deturpa a sua mensagem. Quando comecei a escrever o livro, dei-me conta de que eu devia evitar o caminho de mostrar mais as diferenças, de realçar o que o Islã tem de estrangeiro, de exótico, de estranho, caminho que a maior parte dos livros sobre o assunto costuma trilhar. Eu apostei em outra estratégia: dar ênfase ao que é familiar, ao que é comum, ao que é semelhante." Ali Kamel


Estudioso de longa data do tema, Kamel faz um interessante cruzamento dos ensinamentos das três principais religiões monoteístas do planeta - o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo - para demonstrar que a percepção geral da fé muçulmana como fonte de violência e terror é, para dizer o mínimo, errônea. Brasileiro, filho de um sírio muçulmano e uma baiana católica (filha, ela própria, de um muçulmano e de uma católica), e casado com uma judia, ele está inusitadamente bem situado para fazer uma avaliação sem os preconceitos nem as paixões que comumente turvam a visão de muitos que se debruçam sobre temas religiosos. Didática e jornalisticamente, Kamel leva o leitor a conhecer os princípios do islamismo, situando-o num contexto histórico-cultural preciso, e fazendo uma leitura comparativa não de suas diferenças com relação às outras fés monoteístas, mas de suas semelhanças - 'Esse caldeirão cultural do qual sou fruto me ajudou a ver onde as religiões se tocam e onde se afastam', diz. Escrito de forma a prender a atenção, até mesmo do leitor não particularmente interessado em temas políticos ou religiosos, Sobre o Islã é uma lição de como fazer uma boa análise de um assunto que ocupa parte significativa do noticiário atual.E dará ao leitor ainda mais certeza de que nenhuma delas é base para o horror do terrorismo.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2007 09:57:00 PM | | | Voltar


Dez finalistas e Júri Final serão escolhidos na segunda


Na manhã da próxima segunda-feira (27/08) serão escolhidos os dez finalistas do Prêmio Portugal Telecom de 2007. O Júri Intermediário - formado por: Benjamin Abdala Junior, Cristovão Tezza, Flora Sussekind, Fábio Lucas, José Castello, Manuel da Costa Pinto, Marcos Frederico Kruger, Maria Lucia Dal Farra, Paulo Henriques Britto, Rita Chaves, Selma Caetano, Sérgio de Sá, Tania Celestino de Macêdo, Vilma Áreas e Wander Melo Miranda - irá decidir quais serão as publicações finalistas e quem formará o Júri Final. Vale lembrar que é a primeira vez que livros de Língua Portuguesa de outros países concorrem aos prêmios de R$ 100 mil, R$ 50 mil e R$ 35 mil reais. O resultado deve ser divulgado até o final do dia na segunda-feira.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2007 09:51:00 PM | | | Voltar


MAYSA: um oceano de talento e contradições, por Chico Lopes


O poeta Manuel Bandeira, em frase famosa, disse que os olhos da cantora Maysa eram "dois oceanos não-pacíficos".
São esses olhos que chamam a atenção da gente, naquele rosto mais para agressivo, quase hostil, não fosse tão bonito, que ilustra a capa da biografia "Só numa multidão de amores", escrita pelo jornalista Lira Neto.
O livro é uma edição da Globo com 393 páginas e um bom número de fotos, que li de uma tacada, interessado como sempre fui pela personalidade dessa cantora-compositora brasileira que, como todo mundo, ouvi muito nos idos anos 60.
O que surpreende, nessa biografia, é a vida turbulenta dessa mulher que, romanticamente, cantava aqueles números antológicos de fossa - aliás, com uma voz tão própria que não parece ter tido nunca imitadoras à altura. Ela foi a cantora mais famosa do país, no final dos anos 50, marcada pelo escândalo do rompimento com um marido que levava o sobrenome Matarazzo, mas já era filha de uma família importante, os Monjardim, de Vitória, ES, e não fizera o casamento ideal de menina pobre com homem mais velho e rico de algumas ficções telenovelescas não. Em geral, os ricos se casam é com gente de sua classe ou afins, e a gente está careca de saber que o que os folhetins fazem é mentir sobre o fosso em geral intransponível entre as classes, que o amor raramente transpõe. Ricos se casam de preferência com ricos. +++++

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2007 09:41:00 PM | | | Voltar


Marcelo Paiva, Tiburi e Carpinejar no 'Sempre um Papo' em São Paulo


O "Sempre Um Papo" comemora, com Marcelo Rubens Paiva, os 25 anos de edição do livro Feliz Ano Velho e o lançamento, pela Editora Objetiva, da obra completa, totalmente reescrita e revisada: Blecaute, Bala na Agulha, Não és Tu, Brasil, Malu de Bicicleta e O Homem que Conhecia as Mulheres. Dia 5 de setembro, quarta-feira, às 19h30, No Teatro do Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141). A entrada é gratuita.
O "Sempre Um Papo" é uma realização conjunta do SESC São Paulo e AB Comunicação com o patrocínio da COSIPA, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Informações: (11) 5080-3000.
No dia 19/09, o SESC Vila Mariana será o palco do encontro entre a filósofa MÁRCIA TIBURI e o poeta FABRÍCIO CARPINEJAR falando sobre o tema A Infância e a Literatura, na comemoração de um ano de atividades ininterruptas em São Paulo. Ambos vão também autografar os livros que têm a infância como tema: A Mulher de Costas Meu Filho, Minha Filha, respectivamente.
E lembrando: de Belo Horizonte, gravamos um programa de televisão que é exibido para todo o Brasil pela TV Câmara. No sábado, às 19h, e domingo, às 16h. Este final de semana será exibido o programa com RUBEM ALVES, no debate e lançamento do livro Perguntaram-me Se Acredito em Deus (Planeta).
Maiores informações no www.sempreumpapo.com.br

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2007 08:17:00 PM | | | Voltar


Presenças internacionais na Bienal do Livro 2007


David ToscanaEntre os destaques estão: o mexicano David Toscana (foto), um dos mais importantes escritores latino-americanos, que lança o romance O exército iluminado; Andrés Ordoñez, Cônsul Geral do México no Rio de Janeiro e autor de Fernando Pessoa, um místico sem fé; o colombiano Daniel Samper Pizano, best-seller em seu país e conhecido como um dos maiores humoristas de língua espanhola, que vem divulgar Impávido Colosso; e o americano Andrew Carroll, autor de War Letters, publicado no Brasil como Cartas do Front.


http://www.bienaldolivro.com.br/home/index.php


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2007 12:37:00 AM | | | Voltar


Desengano recebe Jabuti de romance


O Estado de S. Paulo - 22/8/2007 - por Ubiratan Brasil
A precisa descrição das transformações sofridas pela família brasileira garantiu ao escritor mineiro Carlos Nascimento Silva mais um Prêmio Jabuti em sua coleção. A Câmara Brasileira do Livro anunciou ontem os vencedores da 49ª edição do prêmio, ainda um dos mais tradicionais da literatura nacional, e Silva teve seu Desengano (Agir) escolhido como melhor romance - em 1999, ele foi também contemplado na mesma categoria, com Cabra cega (Relume Dumará), além de eleito o melhor livro de ficção do ano. Ele terá a oportunidade de repetir a honraria no dia 31/10, quando os prêmios serão entregues e os livros de melhor ficção e melhor não-ficção serão anunciados.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2007 12:30:00 AM | | | Voltar


QUEEN OF BABBLE IN THE BIG CITY


Lizzie Nichols is back, pounding the New York City pavement and looking for a job, a place to live, and her proper place in the universe. When 'Summer Fling' Luke uses the L word (Living Together), Lizzie is only too happy to give up her plan of being postgrad roomies with best friend, Shari, in a one-room walk-up in exchange for cohabitation with the love of her life in his mother's Fifth Avenue pied-à-terre, complete with doorman and resident Renoir. But Lizzie's not as lucky in her employment search. As Shari finds the perfect job, Lizzie struggles through one humiliating interview after another, being judged overqualified for the jobs in her chosen field - vintage-gown rehab. It's Shari's boyfriend Chaz to the rescue when he recommends Lizzie for a receptionist's position at his father's posh law firm. The nonpaying gig at a local wedding-gown shop Lizzie manages to land all on her own. But Lizzie's notoriously big mouth begins to get her into trouble at work and at home almost at once - first at the law firm, where she becomes too chummy with Jill Higgins, a New York society bride with a troublesome future mother-in-law, and then back on Fifth Avenue, when she makes the mistake of bringing up the M word (Marriage) with commitment-shy Luke. Soon Lizzie finds herself jobless as well as homeless all over again. Can Lizzie save herself and find career security at last?


CABOT, MEG
Meg Cabot já morou em Indiana, Califórnia, e na França. Trabalhou como ilustradora e usou um pseudônimo para escrever romances históricos. É autora de 'O diário da princesa' e de 'A princesa sob os refletores', ambos publicados pela editora Record.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2007 12:15:00 AM | | | Voltar


Língua pátria, por Noga Lubicz Sklar


Tem nova categoria de autor na praça, é, gente, sem querer pegar carona em um certo vocábulo que ascendeu faz pouco ao OGT - Olimpo do Glossário Televisivo -, e pra variar, sem apreço nenhum pelo idioma, nossa pobre, maltratada e traumatizada língua pátria. Pra quem acha que eu sempre sei do que estou falando, um aviso com interface amigável: sou muito dividida. Dividida entre ser leitora ou escritora, blogueira ou colunista, entre dois-pontos e ponto-e-vírgula, taí um caso sério. Enquanto eu continuar assim, escrevendo sobre o que eu leio e o que se publica em jornal, disso pelo menos eu sei: nunca, mas nunca mesmo serei levada a sério. Outra dúvida que sempre me ocorre - mais do âmbito da consciência que da reputação literária - é se devo ou não criticar outros autores, analisar, discutir, e eventualmente - é aí que a culpa pega - demolir o que escrevem.
Não se preocupem. Desta vez não vou falar mal do Jabuti, que divulgou os resultados ontem. Nutri até uma certa e gratuita simpatia por Carlos Nascimento Silva, um mineiro como eu, sessentão, educado no Rio de Janeiro e com cara de gente boa. O Desengano dele pode ser que seja dos bons, quem ler e gostar por favor me conte, porque eu, vocês sabem, ainda estou pagando as parcelas do meu engano do último ano, tá bom, prometo não falar mais nisso. O Carlos, pelo menos, dá pra ver que respeita o português, a língua, claro, não o... ah, deixa pra lá que ninguém é tão burro. +++++++

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2007 12:07:00 AM | | | Voltar

·······

23 de agosto de 2007

Mônica Veloso na 'Playboy'


Folha de S. Paulo - 23/8/2007 - por Mônica Bergamo
O escândalo Renan Calheiros é página virada na vida de Mônica Veloso, a mãe da filha do senador e pivô do caso. Ela agora está em outra, diz. Aos 39 anos, a jornalista posou na semana passada para um ensaio da revista "Playboy". E acredita que, com isso, está dando um passo importante rumo a outros desafios. Como, por exemplo, comandar um programa de entrevistas na televisão. Depois, vai se dedicar a outro projeto: escrever um livro. "Todo mundo pensa que meu livro tem dois capítulos: escândalo do Renan e historinha de amor que não deu certo. Nada disso. Vou contar coisas de Brasília que nunca foram publicadas." Segundo Mônica Bergamo: quem viver, verá. >> Leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2007 10:57:00 PM | | | Voltar


Celebração da Literatura Popular Brasileira


MinC - 22/8/2007 - por Renato Paiva
Entre os dias 31/08 e 09/09, a capital do País tem um motivo a mais para comemorar sua diversidade cultural. Trata-se do período em que será realizada a 26ª Feira do Livro de Brasília, que este ano celebra a literatura popular brasileira, tendo como principal homenageado o escritor paraibano Ariano Suassuna. A meta para este ano é ultrapassar os mais de 350 mil visitantes da 25ª edição. Pela oitava vez consecutiva, o evento será realizado no Pátio Brasil Shopping. As atividades acontecerão em cinco espaços - Palco Central, Auditório, Arena Cultural, Café Literário e Oficina -, cada um deles com uma programação específica, que inclui palestras, lançamento de livros, exibição de filmes, apresentações teatrais e musicais. Confira programação completa da 26ª Feira do Livro de Brasília no site. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2007 10:50:00 PM | | | Voltar


o bebê demônio do show do calypso


Reza a lenda que em Sete Lagoas (MG) um bebê de três olhos, filho do demônio, nasceu na cidade e avisou que ia fazer um estrago no show do Calypso. O que aconteceu? A banda esperava mais de 30 mil pessoas e só 13 mil apareceram.


Veja o vídeo. Eu estou sem palavras. Não sei o que é mais assustador: a história, a edição da matéria ou o comentários dos âncoras no final do jornal. E viva o folclore brasileiro (by papelpop).


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2007 10:37:00 PM | | | Voltar


Autores da cidade vão estar no Stand Thesaurus na 26ª Feira do Livro de Brasília


A 26ª Feira de Brasília vai acontecer dos dias 31/08 a 09/09, no Pátio Brasil, localizado no início da W3 Sul. Esse ano o grande homenageado será Ariano Suassuna, por consequência a Feira vai trazer motivos nordestinos e uma decoração toda especial voltado para literatura de cordel. A Thesaurus Editora de Brasília, que todo ano participa disponibilizando no seu stand 9 espaço para os autores da cidade, esse ano vem com uma superprogramção que inclui diversos lançamentos, bate-papo com escritores, além de livros com preços promocionais imbatíveis. Serão mais de 25 apresentações de autores convidados em sessões de autógrafos e lançamentos. Alguns estreantes, outros conhecidos do público, que estarão fazendo o corpo-a-corpo, valendo-se da máxima: todo artista tem que ir aonde o povo está. Esperamos contar com sua presença. Confira no link a relação de obras e autores que constam na programação cultural no stand 9 da Thesaurus durante todo o evento.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2007 10:30:00 PM | | | Voltar


Lançamento: 'Dia de Mudança', de Mário Persona



"Você se sente assustado com a velocidade das mudanças? Já teve a sensação de que precisará correr muito para acompanhar tudo isso ou já se perguntou "como vou fazer para acompanhar tudo isso?". Se estas questões nunca lhe importunaram, ACORDE. Neste livro, Mario Persona vai despertá-lo para a necessidade de perceber e se adaptar às diversas mudanças que acontecem a cada minuto em sua vida pessoal e profissional." - Dia de Mudança de Mario Persona (Prefácio de Max Gehringer, Editora Landscape)
Em Dia de Mudança, o autor apresenta grandes sacadas de marketing, carreira e cultura de negócios, além de apontar um novo endereço para quem está disposto a mudar sua maneira de enxergar o mercado e o sucesso profissional.
Mario Persona é escritor, palestrante, professor e consultor de comunicação e marketing. Publicou outros dois livros de grande sucesso pela Editora Futura: Crônicas de uma Internet de verão e Receitas de grandes negócios.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2007 09:45:00 AM | | | Voltar

·······

22 de agosto de 2007

Documentário 'Os Japoneses no Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista' será exibido hoje em Santos no Multirão do Folclore 2007


A Secretaria de Cultura de Santos realiza o Mutirão do Folclore, no período de 21 a 26, no Centro de Cultura Patrícia Galvão e diversos locais da Cidade. Este ano o evento será alusivo à memória e cultura japonesa, que no próximo ano comemora 100 anos de imigração, e tem por objetivo promover e difundir a tradição e a importância que a cultura exerce num povo. A programação será composta por palestras, exposições, apresentações culturais e esportivas, com a participação das colônias japonesas de Santos, São Vicente, Registro e São Paulo, numa grande celebração da rica e belíssima cultura japonesa. "Um Olhar Sobre a Memória e a Cultura Japonesa" é o tema deste ano. O documentário "Os Japoneses no Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista" conta a história da colonização japonesa na região do Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista... (leia mais)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/22/2007 10:39:00 PM | | | Voltar


Lançamento oficial 'Memorial Oswaldo Aranha' em Alegrete (RS)


Sob uma temperatura de 3º C, aconteceu segunda-feira passada (dia 20 de agosto) o lançamento oficial da campanha em prol da construção do "Memorial Oswaldo Aranha" em Alegrete (RS), terra natal do chanceler. O prédio, em forma de pássaro, de autoria de Oscar Niemayer, deverá ser edificado na BR 290, Rodovia Oswaldo Aranha, em terreno cedido pelo Exército. Na cerimônia de abertura, no auditório da Universidade da Campanha, estiveram presentes representantes do Governo Estadual e da Federação Israelita do Rio Grande do Sul. Em 1947, na Assembléia Geral das Nações Unidas, sob a presidência de Oswaldo Aranha, foi discutida e aprovada pela expressiva maioria de 2/3 dos votos a Partilha da Palestina, que possibilitou a criação do Estado de Israel no ano seguinte. "Homenagear Aranha em sua terra natal representa um ato de reconhecimento a um estadista brasileiro que devotou sua vida à causa da liberdade e da justiça", afirma Nelson Menda, presidente do Conselho Sefaradi, que participou do evento.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/22/2007 09:05:00 AM | | | Voltar

·······

21 de agosto de 2007

A força de 'O caçador de pipas', por Terezinha Pereira.


"EU ME TORNEI O QUE SOU HOJE aos doze anos, em um dia nublado e gélido do inverno de 1975." Essa é a primeira frase do romance "O caçador de pipas", de Khaled Hosseini, que nasceu em Cabul, capital do Afeganistão, morou em Paris durante muitos anos e desde 1980 vive nos Estados Unidos, onde se formou em medicina pela Universidade da Califórnia. Pode ser que seja essa frase inicial do romance que tenha fisgado o leitor e colocado "O caçador de pipas" no topo da lista de livros mais vendidos no mundo nos últimos três anos. É uma frase que funciona como um fio condutor da trama. "O caçador de pipas", além de ter uma excelente divulgação editorial em todo o mundo, é um livro que recebe recomendação do leitor, opinião que vai correndo de boca em boca, nas mais diversas línguas faladas no mundo. É um romance que passa de mão em mão e acaba por ter um número de leitores muitas vezes superior ao número de compradores. Não é um texto cheio de frases feitas com palavras catadas entre as melhores e nem narra uma fantástica história de amor ou um belo conto de fadas. É um texto que fala de muitas dores, de alguns amores, mas principalmente de muitas histórias. >>>>>

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/21/2007 11:20:00 PM | | | Voltar


18 a 25 de agosto de 2007: FENTEPP - Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente


O XIV FENTEPP - Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente-Edição 2007, permanece com o compromisso de acolher a produção teatral nacional, primando pela qualidade e diversidade.

Inseridos no contexto de fomento das artes cênicas e na democratização do acesso à cultura, a Secretaria Municipal de Cultura, a Unoeste - Universidade do Oeste Paulista, o SESC SP e a Secretaria de Estado da Cultura com o apoio da Caixa Econômica Federal reafirmam sua parceria na realização do XIV FENTEPP.

A programação mantém a característica das mostras: adulto palco, ruas e praças, para crianças, alternativa e prudentina.

O debate da cena contemporânea e as atividades formativas estão presentes no festival compondo os exercícios processuais como instrumentos de pesquisa para o desenvolvimento profissional.

Neste período, Presidente Prudente estará festiva, recebendo importantes companhias, artistas e profissionais de diversas áreas que, junto à população participarão deste momento dedicado ao encontro, à reflexão e ao debate desta arte que pensa e encena o humano.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/21/2007 10:37:00 PM | | | Voltar


Editora faz 'megalançamento' para biografia de Edir Macedo


Folha Online - 20/8/2007 - por Ricardo Feltrin
A biografia de Edir Macedo, fundador da Igreja Universal e principal acionista da Rede Record, será lançada em 29/10 com um dos maiores esquemas de divulgação da história do setor editorial brasileiro. Além da primeira tiragem de 700 mil cópias - o dobro de lançamentos como Harry Potter ou de qualquer obra de Paulo Coelho - a editora Larousse prepara um lançamento simultâneo em todas as capitais do Brasil. Detalhe: o biografado não participará de nenhum desses eventos. Tampouco dará entrevistas. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/21/2007 09:55:00 PM | | | Voltar


Curso de Teoria do Conhecimento


Dica da Sabina Vanderlei: "para os filósofos de plantão, esse site é nota 10, encaminho a vocês links para download gratuito de um curso de filosofia":


Fonte: http://www.cirnelima.org/
Prof. Dr. Carlos Roberto Cirne-Lima


Aula 1: O problema do conhecimento: o mundo das idéias e o mundo das coisas. As idéias são inextensas, as coisas são extensas. As idéias são atemporais, as coisas são temporais. As idéias são universais, as coisas são singulares.
Download deste áudio - http://www.cirnelima.org/teoria-conhecimento-sem-chico-intro.wma
Aula 2: A teoria de Platão assume a existência dos dois mundos. Há, pois, um mundo das idéias que existem mais até que as coisas. A estrutura e a argumentação do diálogo Menon; o mito da estrela. O mito da caverna. A refutação da teoria das idéias feita no diálogo Parmênides e, em geral, nos diálogos da velhice. Teoria do Conhecimento e Ontologia se pressupõem mutuamente. O monismo do Platão maduro. - Aristóteles: as idéias são postas dentro das coisas singulares. As formas em Platão e em Aristóteles. A Teoria da Abstração em Aristóteles e Tomás de Aquino.
Download deste áudio - http://www.cirnelima.org/tc-2-16bits.wma
Aula 3: A Teoria do Conhecimento no Nominalismo medieval. Roscelino de Compiègne: só temos palavras nuas (nomina nuda tenemus). O Empirismo Inglês e a teoria dos universais que não são universais. Kant e a Crítica da Razão Pura. Estrutura, intenção e argumentos da primeira crítica. As doze categorias que sobraram na teoria de Kant.
Download deste vídeo [70Mb] - http://www.cirnelima.org/teoria-conh-aula3-hegel.wmv
Aula 4: O primeiro e o segundo Wittgenstein. - A tribo de primatas e o agir em conjunto. O sinal no agir em conjunto (o sinal no todo concreto); o sinal fora do todo concreto, mas que aponta para este: pars pro toto. O uso do sinal que aponta como base da semântica. A universalidade do sinal como oriunda da estrutura ideal de configurações de relações.
Download deste vídeo - http://www.cirnelima.org/teoria-conh-aula4-hegel-wittgenstein.wmv


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/21/2007 09:55:00 PM | | | Voltar


Quem será?


O Globo - 20/8/2007 - por Joaquim Ferreira dos Santos
Responsável pela escalação de elenco do longa que conta a história de Bruna Surfistinha, Mônica Assis, a Nêga, afirma: "Vai ser um filme totalmente sem celebrities." Luana Piovani ou Mel Lisboa no papel da garota de programa? Balela. "Me pediram uma pessoa totalmente desconhecida. Vou procurar em festas, na rua e em cursos de teatro", diz para a coluna Gente Boa. "Pode até ser uma prostituta de verdade, por que não? Nada impede."

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/21/2007 09:30:00 PM | | | Voltar


Saem os vencedores do Prêmio Jabuti


A Câmara Brasileira do Livro anunciou em 21/8/2007 os vencedores do 49º Prêmio Jabuti 2007. A apuração ocorreu em audiência pública na sede da entidade, em São Paulo. A entrega da premiação será na Sala São Paulo, na capital paulista, em 31/10, quando também serão revelados os vencedores dos prêmios especiais Livro do Ano - Ficção e Livro do Ano - Não-Ficção.


Conheça os vencedores do 49º Prêmio Jabuti 2007


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/21/2007 09:27:00 PM | | | Voltar

·······

20 de agosto de 2007

12ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo


Começa na próxima segunda, dia 27 de agosto, e segue até o dia 31 a 12ª edição da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. Este ano, como tema Leitura da Arte & Arte da Leitura, se buscará "pensar a leitura num paradigma amplo, que incorpore, como objeto, as várias manifestações artísticas e que perceba o sujeito leitor como um atuante artífice de múltiplas interpretações perante os produtos da cultura". A programação da 12ª Jornada de Literatura também abarca a 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, o 6ª Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio, o 2º Encontro da Academia Brasileira de Letras - Revisitando os Clássicos II, o Encontro de Autores Gaúchos, além de vários cursos.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/20/2007 09:29:00 PM | | | Voltar


Scielo completa 10 anos


A primeira biblioteca pública de revistas científicas do Brasil, a Scielo (Scientific Electronic Library Online), completa dez anos em agosto. O serviço disponível no endereço eletrônico www.scielo.org reúne o conteúdo de cerca de 450 publicações do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Jamaica, Portugal e Espanha. Somente a versão brasileira conta com 186 revistas indexadas e 86 mil artigos - sobre todas as áreas do conhecimento - que têm em torno de 7,5 milhões de acessos por mês, conforme informa nota da CBL.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/20/2007 09:27:00 PM | | | Voltar


Circuito de Feiras de Livros


Feira do Livro de Brasília
De 31 de agosto a 9 de setembro
Informações: http://www.feiradolivrobrasilia.com.br/

XIII Bienal do Livro do Rio de Janeiro
De 13 a 23 de setembro
Informações: http://www.bienaldolivro.com.br/

Fliporto 2007 - Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (PE)
De 27 a 30 de setembro
Informações:http://www.fliporto.com/

7º Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (SP)
De 28 de setembro a 7 de outubro
Informações: http://www.feiradolivroribeirao.com.br/

XI Feira Pan-Amazônica do Livro (Belém - PA)
De 28 de setembro a 7 de outubro
Informações: www.rpsfeiras.com.br/Feiras/belem2007

Feira do Livro da Baixada Santista (SP)
De 4 a 7 de outubro
Informações: www.promofair.com.br/fenalba/

Bienal do Livro de Pernambuco
De 5 a 14 de outubro
Informações:>http://www.cia-eventos.com/bienal/2007/visao/principal/


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/20/2007 08:52:00 PM | | | Voltar

·······

19 de agosto de 2007

Hierosgamos: diário de uma sedução



Tudo bem. Eu sei que "Hierosgamos" até parece grego. E é. Segundo a wikipedia: o termo Hieros Gamos ( do grego "casamento sagrado") ou Hierogamy (também "casamento sagrado") significa a união (às vezes o casamento) de uma divindade com um homem ou uma mulher, carregada de significados simbólicos e celebrada, geralmente, na primavera. Trata-se de um ritual ancestral no qual os participantes acreditam obter uma experiência religiosa profunda através da relação sexual.(Noga)


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2007 09:26:00 PM | | | Voltar


Na justiça americana o 'Cansei' já ganhou


O juiz Frederico Moreno, da Flórida, aderiu ao movimento "Cansei", liderado pelo doutor Luís Flávio Borges D'Urso, presidente da Ordem dos Advogados de São Paulo. Cansado de patranhas e de latino-americanos que se julgam acima das leis do país, condenou o apóstolo Estevam Hernandes e sua mulher, a bispa Sônia, a dez meses de cana. Em janeiro passado, a dupla foi apanhada entrando nos Estados Unidos com US$ 56 mil escondidos em malas, mochilas e até mesmo na capa de uma Bíblia. Haviam declarado que traziam apenas o limite legal de US$ 10 mil mas, na cadeia, confessaram a delinqüência.
O doutor D'Urso é o incansável advogado da dupla no Brasil. Quando eles foram presos, disse o seguinte: "Por um equívoco no preenchimento da declaração aduaneira quanto aos valores transportados pela família, foram chamados a prestar esclarecimentos perante as autoridades locais". Menos. Eles foram presos, fichados e soltos condicionalmente, com tornozeleiras eletrônicas. Pagaram o sinal de uma fiança de US$ 250 mil. Desde então, obrigaram-se a permanecer em Miami. D'Urso não deveria ter acreditado em quem lhe contou a história do engano inocente e, quem a ouviu dele, teria feito melhor se dela duvidasse.
Como a Justiça americana não se cansa, a bispa e o apóstolo puderam escolher: na tese do "equívoco", ou similar, iriam a júri onde uma condenação custaria até dez anos de cadeia. Confessando a malfeitoria, saía mais barato.
O apóstolo Hernandes já relacionou seus padecimentos judiciais com "artimanhas do demônio". Em certa ocasião, o casal esteve foragido por 19 dias. Pelo visto, o Coisa Ruim está forte na Justiça americana. D'Urso poderia convidar Frederico Moreno para duas palestras no Brasil, uma na sua OAB e outra no "Cansei". Esse juiz entende de combate à impunidade. (Elio Gaspari)


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2007 09:01:00 PM | | | Voltar


Noctâmbulos é o mais recente lançamento da Andross Editora


Em Hitchcock por Hitchcock - Coletânea de Textos e Entrevistas, o diretor de cinema estabeleceu assim a diferença entre terror e suspense: o primeiro se obtém com a surpresa; o outro, pelo aviso antecipado. "Suspense é uma experiência contínua e vai crescendo até atingir um clímax; já o terror, para ser realmente efetivo, tem que vir todo de uma vez, como um relâmpago".
É por este terreno nebuloso que passeiam os 29 contos de Noctâmbulos (Andross Editora, 136 páginas, R$ 19), com lançamento previsto para início de setembro. Ao suspense e terror, soma-se o sobrenatural. Medos infantis, jogos de tabuleiro que invocam os espíritos, presentes macabros do Papai Noel e outros fantasmas que povoam o inconsciente coletivo estão presentes na obra, ora para surpreender o leitor ora para o fazer prender a respiração até o desfecho - para ficar na definição de Hitchcock. De um modo ou de outro, o que fica no final de cada conto é aquela sensação conhecida de pêlos eriçados na nuca ou de que há alguém observando por trás do armário.
Noctâmbulos é mais uma antologia com textos inéditos de novos autores, que encontram neste formato uma oportunidade de publicar suas histórias. A organização é de César Mancini, heterônimo do editor Edson Rossatto, que analisou cerca de 130 contos em três meses até chegar aos 29 selecionados. Há autores de vários estados brasileiros e também de Portugal e do Japão.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2007 06:29:00 PM | | | Voltar


LANÇAMENTO: 'A Forma do Livro - Ensaios sobre Tipografia e Estética do Livro', de Jan Tschichold,


"Tipografia perfeita é mais uma ciência que uma arte", pois depende de harmonia e proporções exatas entre todos os elementos. "Devemos aprender, e ensinar, o que isto significa". Assim o renomado tipógrafo e designer alemão Jan Tschichold (1902-1974) introduz o leitor no universo da produção gráfica de livros nesta coletânea de ensaios escritos no período de 1937 a 1974. Com texto introdutório do americano Robert Bringhurst, também designer e tipógrafo, A Forma do Livro aborda, de maneira clara e didática, os vários aspectos envolvidos na composição tipográfica: página e mancha, folha de rosto, parágrafos, grifos, versaletes, entrelinhamento, forcas e viúvas, tipologias, formatos e papéis, entre outros.
Um verdadeiro guia para profissionais do segmento editorial, o volume também é cativante para os leitores atentos aos aspectos táteis e visuais desse objeto de devoção que é o livro. Com estilo que combina precisão técnica e reflexões sobre questões estéticas presentes no ofício de compor e editar, Tschichold aposta no cálculo e no respeito pela literatura. "Um designer de livro deve ser um servidor leal e fiel da palavra impressa", diz Tschichold no ensaio "Artes Gráficas e Design do Livro"; deve "encontrar a representação perfeita para o conteúdo do livro em elaboração".
> Jan Tschichold nasceu em Leipzig, Alemanha, em 1902. Aos 18 anos já estudava e ensinava tipografia e designer gráfico. Após ter sido preso em 1933 devido à sua estética, que não agradava ao Partido Nacional Socialista, fugiu para Suíça. Neste país, trabalhou e viveu a maior parte de sua vida até sua morte em Lucarno, em 1974.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2007 06:15:00 PM | | | Voltar


O Olho Imóvel pela Força da Harmonia, de William Wordsworth



>Wordsworth (1770-1850) é um dos maiores poetas ingleses de todos os tempos. Esta edição bilíngüe traz para o leitor alguns de seus melhores e mais inspirados poemas e escritos. Tradução de Alberto Marsicano e John Milton.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2007 06:01:00 PM | | | Voltar


Orgasmo em várias línguas, por Ruy Castro


 Letras Livro Amestrando Orgasmo Ruy Castro Sexo Um amigo meu carioca, de passagem por Lisboa - vamos chamá-lo Guilherme, embora este seja o seu nome verdadeiro - arranjou uma namorada portuguesa. Depois de um revigorante bacalhau com grelos numa tasca sobre o Tejo foi para o berço com a cachopa. No melhor da festa, quando as apaixonadas piruetas encaminharam para o inexorável e delirante clímax, a garota começou a exclamar: "Ai, que me vem! Ai, que me vem!" O Guilherme apanhou um susto. Achou que a moça estava a ter um troço. Na verdade, estava. Estava tendo um lindo orgasmo à melhor maneira alfacinha.
.............................
Já a Japonesa é tão reservada que só deixa para falar depois. Quando você pensa que ela vai chegar ou está vindo uma voz suspira no seu ouvido: "Itchatta yo", que significa um singelo "Acabei de ir". E só diz isso uma vez sem ponto de exclamação. Pode ser meio frustrante para o parceiro mas, se ela declara que já foi é porque está tudo bem - e você que trate de ir também antes que ela resolva voltar.
Em Hebraico é a mesma coisa com a diferença de que a mulher diz "Ani gomeret" - significando um simples e declarativo "Terminei" só faltando assinar e reconhecer a assinatura. Compare isso com o carnaval feito por uma italiana que, ao sentir que vai gozar, proclama triunfante "Arriva!!! Arriva!!! Arriva!!!" em triplicata e o homem tem a sensação de que, sozinho, vale por um batalhão do Garibaldi, todo embandeirado.
Diante disso começo a achar óptimo o nosso "Estou Gozando! Estou Gozando!". É alegre, amoroso e ligeiramente sacana. Mesmo porque gozar tem vários outros sentidos no Brasil e cada qual mais agradável: rir, fazer graça, sentir prazer, desfrutar de uma coisa boa, viver satisfeito. Serve também para você se arriscar a levar uma boa gozada da mulher se não a fizer gozar. (texto completo)



O texto acima está publicado no blog obvious, um olhar mais demorado..., muito interessante.



Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2007 05:36:00 PM | | | Voltar


Três reais, por Mário Persona


O táxi que me levava ao aeroporto era dirigido pela tartaruga em pessoa. Não que o motorista fosse lento. Não era. Apelidei-o de "tartaruga" só por ser enrugado e vivido.

E também por lembrar a tartaruga da fábula de Esopo, "A lebre e a tartaruga", recontada por La Fontaine, onde não é a autoconfiança que vence, mas a perseverança que vem do reconhecimento das próprias limitações. O motorista era assim. Velho e calejado de erros que não se preocupava em esconder.

De vez em quando faz bem encontrar alguém consciente de suas próprias falhas, de seus limites, e que não acredita tanto assim em si mesmo. Não, você não vai ouvir de mim a frase "acredite em si mesmo". Acreditar mesmo, só em Deus, que não pode falhar.

Todas as vezes que me empolguei e acreditei em mim mesmo descobri depois que eu estava mentindo para mim com o objetivo de me manipular. Acha estranho? Quando você se vir frente a frente consigo mesmo vai entender. >>>>>>>


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2007 05:10:00 PM | | | Voltar


Autopromoção, por Noga Lubicz Sklar.


Quando eu era garota escova progressiva não existia, claro, mas a questão dos cabelos lisos, sim. A gente praticava um tipo diferente de tortura, a assim chamada "touca": enrolava os cabelos ainda molhados em volta da cabeça, prendia com pinças e pressionava com uma meia de náilon (ahn?), deixava metade do dia, depois virava de lado e deixava o resto do tempo. O resultado era satisfatório mas demorado à beça, e sempre ficava uma ou outra marca de pinça. Mesmo assim, ninguém saía de casa sem ela, e lavar cabelo era complicado, um ritual complexo e freqüentemente adiado. Ainda tinha o problema do clima: se estava muito úmido o cabelo escorria; se muito seco o cabelo encolhia. Eu era insegura pra caramba, e não me aceitava de jeito nenhum.
Pelo menos no quesito cabeleira, isto hoje em dia até que mudou. Mesmo com ela crespa e compridíssima - sei, sei. na minha idade não cai nada bem, mas o Alan curte assim e pronto - não raro vou pra cama logo depois de lavar; no dia seguinte, é só passar o pente e pronto: um penteado perfeito, ou melhor, a perfeita falta dele... mas é assim que eu gosto, e não ligo nem um pouco pras opiniões em contrário.
Já em outras áreas da minha vida não tenho tido a mesma sorte, ou quem sabe, a mesma sabedoria. Profissionalmente então, desde que optei por ser escritora, tem sido um verdadeiro inferno. Apesar de acreditar na qualidade e originalidade do meu texto, me sinto culpada e francamente envergonhada de sair por aí apregoando isso. Quem acha que eu me promovo além da conta vai até se espantar, mas gente, é a pura verdade: sofro à beça com isso. +++++

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2007 01:53:00 PM | | | Voltar


Sweets to a sweet, por T.M. Castro


Costuma-se observar as rosas quando se passa frente a um jardim. Aquele particular jardim atraía a atenção dos transeuntes, não por causa de seu belo roseiral. Quem passava por ele, ao fim das tardes, mais notava uma senhora de finos traços, cabelos totalmente brancos, a lançar um perdido e enternecido olhar sobre o roseiral; seria aquele roseiral ou outro que freqüentava sua memória?

O transeunte mais sensível tinha vontade de parar e acariciar aquela face sonhadora, aqueles cabelos enevoados. Os mais afoitos diminuíam o passo para reter na retina da memória aquela cena tão... meiga ?.. enigmática...? sonhadora...? sofrida.. . feliz? Ninguém saberia dizer ao certo o que aquela angelical e octogenária fisionomia passava ao observador. Convencionou-se que os anjos são sempre jovens, logo um convencional anjo ela não seria. Os anjos, contudo, nem sempre têm fisionomias tão suaves e bondosas, logo, neste particular, mais que anjo ela seria.

Não seria uma santa; as santas são sempre virgens donzelas; de fato, poucas são as que foram casadas e quando assim, foram rainhas também em vida, sempre mãe de santos ou esposas de algozes. ++++++


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2007 01:48:00 PM | | | Voltar


MALIGNA: Gregory Maguire vira o reino de Oz pelo avesso, por Chico Lopes


O escritor e tradutor Chico Lopes anda muito satisfeito com a quantidade de resenhas positivas que o livro MALIGNA, de Gregory Maguire, vem recebendo na Internet. Diz: "traduzi-o com grande empenho, em seis meses de trabalho duro, e vejo o resultado positivo como a coroação do meu trabalho. Traduzi também a sequência, O FILHO DA BRUXA, que deve sair no final do ano também pela Ediouro. MALIGNA é uma leitura que recomendo a todos, porque é um enorme de um folhetim divertido e subversivo, pondo abaixo a hipocrisia do velho reino de Oz. E Maguire é um dos escritores mais criativos que já conheci. Não se enganem: não é literatura infanto-juvenil, embora muito pareça".


Confiram no link abaixo:
http://www.resenhando.com/resenhas/r18307.htm


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2007 01:16:00 PM | | | Voltar

·······