RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

28 de julho de 2007

Lição de infografia: Reconstrução do Acidente do Airbus A320


Reconstrução do Acidente do Airbus A320
O El País.com deu show de didatismo com um infográfico sobre o acidente do avião da TAM em Congonhas. Veja aqui. "A animação do jornal EL País é uma "obra-prima" da infografia".




Technorati : , , , , ,

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2007 05:53:00 PM | | | Voltar


Longa traça panorama da história judaica


Algumas vezes os filmes, além de contarem bem uma história, nos ensinam a conhecer melhor um lugar, um povo, uma cultura ou uma tradição. "O Tango de Rashevski" propõe uma crônica de uma família judia sob o efeito da morte de uma matriarca. Por trás dessa situação, o longa retraça as mutações coletivas pelas quais muitos judeus passaram no último século e, assim, consegue se alçar do particular ao universal.
Para os que conhecem de dentro as tradições judaicas, "O Tango" é um espelho, onde se encontram inúmeros níveis de identificação, raiz de satisfações para o espectador. Para os outros, o filme propõe a linguagem do entendimento como caminho indispensável na superação de preconceitos e de antipatias racistas seculares.
As várias faixas etárias dos personagens conduzem a história a conseguir expressar os dramas desde as perseguições nazistas no século passado até os confrontos com os árabes que permanecem hoje, passando pelos efeitos da diáspora.
Talvez o filme peque um pouco em seu esforço didático no sentido de equalizar todos os conflitos, soando falso em alguns momentos, mas isso não chega a atrapalhar a sinceridade de seu propósito. (CSC, na FSP)


O TANGO DE RASHEVSKI
Direção: Sam Garbarski
Produção: Bélgica/Luxemburgo/França, 2003
Com: Hippolyte Girardot, Michel Jonasz, Ludmila Mikaël
Onde: em cartaz no cine HSBC Belas Artes
Avaliação: bom


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2007 05:32:00 PM | | | Voltar


Psi-cológica -> Sobre a lista da Sabina Vanderlei


"São poucos os que buscam dentro de si. É indispensável que em cada indivíduo se produza uma renovação. O Autoconhecimento de cada indivíduo, a volta do ser humano às suas origens, ao seu próprio ser e à sua verdade individual e social é o começo da cura da cegueira que domina o mundo de hoje. O interesse pelo problema da alma humana é um sintoma dessa volta instintiva a si mesmo. Que este meu trabalho esteja a serviço desse interesse."
(JUNG,C.G., Prefácio ao livro "Psicologia do Inconsciente").


Jung concebia a psique nas suas múltiplas manifestações. Somos seres psicológicos, históricos, culturais, sociais, econômicos, enfim, a realidade é a psique que tanto está dentro de nós, nos constituindo como seres humanos, como também o mundo à nossa volta, pois a psique o idealizou e o construiu. Pensar o homem na sua multiplicidade e na sua singularidade é um grande paradoxo, para não dizer um desafio.


Neste contexto, a lista "Psi-cológica" se propõe a fazer um turismo virtual pelo fantástico mundo do Conhecimento através do envio de textos sobre Psicologia, Filosofia, Atualidades, Mitologia, Ciências e outras informações diversas que nos levam a refletir sobre as profundezas da alma humana e nas suas múltiplas manifestações.


Quem administra esta lista é a psicóloga Sabina Vanderlei, que envia textos interesssantíssimos. Aliás, recebo muitos emails perguntando-me onde consigo tanta informação atualizada para colocar no VerdesTrigos. Começo a revelar minhas fontes: a Sabina é um poço de conhecimento e informação, vale a pena assinar a lista para receber os textos selecionados.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2007 05:18:00 PM | | | Voltar


Sem medalha, por Voltaire de Souza


http://www1.folha.uol.com.br/agora/colunistas/co2507200704.htm
Momento de populismo sobre o Pan, na coluna de hoje no "Agora"


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2007 05:04:00 PM | | | Voltar


''O Tango de Rashevski'', por Marcelo Coelho



Escrevo na "Ilustrada" de hoje sobre "O Tango de Rashevski", filme que fui ver graças à indicação de Leonardo Cruz no blog de cinema aqui da Folha On Line. O filme piora um pouco no final, quando há algumas aparições fantasmagóricas que não combinam com o estilo, mais crítico e humanista que sentimental, da obra em seu conjunto. Mas vale a pena ver. Uma cena no fim, quando vemos dois irmãos se abraçando, resume bem o tipo de cuidado estético do diretor. Os dois estão muito comovidos e unidos, mas seria fácil filmar a cena de modo "emocionante". Sam Garbarski usou uma câmera bem no alto, apresentando os dois irmãos no meio de muitas outras pessoas, num ângulo perpendicular ao solo. De modo que vemos apenas duas carecas se unindo num canto da tela. As carecas são parecidas, de irmão mais novo e irmão mais velho, e ao mesmo tempo, naquela altura de "O Tango de Rashevski", é como se já soubéssemos perfeitamente o que se passa dentro de cada um. Não faz derramar lágrimas no público, mas é muito emocionante; intelectualmente emocionante, se posso dizer assim.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2007 04:56:00 PM | | | Voltar


Contos moldam livro certeiro e desconcertante de Palahniuk


É chegada a hora de você encarar Chucky 7 -ou melhor, "Assombro", o sétimo e mais desconcertante livro de Chuck Palahniuk-, e, como de hábito na ficção desse seguidor macabro de Edgar Allan Poe, as surpresas não param na segunda página e seguem apavorando o leitor até o fim.
Quanto sofrimento, porém, será necessário para se atingir a revelação final? Bem, essa pergunta só poderá ser respondida pelo seu estômago.
Adianto que não se trata de figura de linguagem. "Assombro", um romance de configuração pouco usual e certeira que intercala poemas e contos "escritos" pelos personagens, é um livro difícil de roer e, principalmente, de digerir.
A história do grupo de pessoas que atende a um anúncio de jornal dizendo "Retiro de escritores. Abandone sua vida por três meses" começa pelo já célebre conto "Tripas". Palahniuk promoveu leituras do texto na turnê promocional do livro "Diário", em 2004, e pessoas desmaiavam à sua audição. >>>>


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2807200715.htm (só para assinantes)
JOCA REINERS TERRON é escritor, autor de "Sonho Interrompido por Guilhotina" (Casa da Palavra)


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2007 01:45:00 PM | | | Voltar


Catequese às avessas, por Manuel da Costa Pinto.


--------------------------------------------------------------------------------
Em "Tratado de Ateologia", o filósofo Michel Onfray usa retórica inquisitorial para pregar contra a religião
--------------------------------------------------------------------------------

É POUCO provável que a ladainha de um pastor evangélico seja capaz de catequizar um materialista convicto. A recíproca é ainda mais verdadeira: argumentos racionais contra a irracionalidade da fé são incapazes de fazer um crente descrer.
Vem daí a curiosa situação do "Tratado de Ateologia", de Michel Onfray: o filósofo francês investe contra a religião numa retórica inflamada, à maneira dos libertinos do século 18 -mas, ao contrário destes (que falavam para cortesãos vigiados pela Igreja), prega para uma sociedade já laicizada.
Do outro lado do balcão -os devotos das três religiões monoteístas (judaísmo, cristianismo e islamismo)-, a reação é de indiferença. Lançado em 2005, esse livro recém-traduzido no Brasil vendeu cerca de 200 mil exemplares na França (o mais laico dos países); que se saiba, porém, não entrou no "Índex" da Igreja Romana nem sofreu nenhuma "fatwa" emitida por algum líder muçulmano. >>>>>>

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2007 01:36:00 PM | | | Voltar


Mercado de livro cresce e pressiona por profissionalização das editoras


Aumento de vendas e faturamento reflete incremento da competição; Ediouro, que pretende abrir capital, lidera aquisições


Depois de uma década de incertezas, o mercado editorial dá sinais de ter voltado a crescer de maneira mais firme. É o que vai revelar a mais recente pesquisa conjunta do Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e da CBL (Câmara Brasileira do Livro), a ser divulgada nos próximos dias. Alguns números do levantamento foram adiantados à Folha por Paulo Rocco, presidente do sindicato que reúne editoras do país.
A pesquisa aponta um aumento do faturamento total das empresas de R$ 2,572 bilhões para um número próximo de R$ 3 bilhões, que reflete também um aumento das aquisições por programas governamentais. Mas o aumento foi de fato "puxado" pelo mercado. Em obras gerais (excluindo didáticos, religiosos e técnicos), houve um acréscimo de 9,51% no faturamento e um aumento no número de exemplares vendidos de 4,68%.
Os números refletem a intensa movimentação da área. Depois da onda "das espanholas" (a entrada dos grupos Planeta e Santillana/Prisa), no começo dos anos 2000, agora o mercado vem sendo sacudido pela compra e fusões de editoras, movimento que é impulsionado pela Ediouro.


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2807200708.htm (só para assinantes)




Technorati :

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2007 01:25:00 PM | | | Voltar


Maria Antonieta - O Escândalo do Prazer


MARIA ANTONIETA obedeceu, antes de mais, aos impulsos do seu coração. A necessidade de amar e ser amada levou-a por caminhos perigosos, e esta obstinação em perseguir o amor e o prazer é, simultaneamente, a sua desculpa e o aspecto mais comovente da sua personalidade. A custo de pesquisas pacientes, do estudo de documentos pouco conhecidos, alguns escondidos pela mortalha do tempo, e operando uma síntese entre a interpretação científica dos factos e a análise psicológica dos sentimentos, o autor conseguiu traçar um retrato de Maria Antonieta mais humano, mais sensível e mais vibrante do que aquele que nos foi legado pela história oficial.


CLAUDE DUFRESNE é jornalista, com colaborações periódicas tanto na imprensa escrita (Figaro, Figaro Magazine, Historia), como na rádio e na televisão, com várias séries dramáticas da sua autoria. É, ainda, autor de quase três dezenas de obras líricas e de várias biografias, tendo já sido galardoado pela Academia Francesa.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2007 01:14:00 PM | | | Voltar


Os caminhos de Che


O Natgeo está exibindo este mês um documentário que mostra o caminho percorrido pelo jovem médico Che Guevara (antes de se tornar o hoje famoso militante revolucionário) ao lado de seu amigo Alberto Granado. A série Os caminhos de Che está sendo exibida aos domingos, às 23h, e é uma ótima oportunidade para você conhecer os locais que Che descreve no livro De moto pela América do Sul, livro que a Sá Editora trouxe para o Brasil em 2001 e que depois virou o filme "Diários de Motocicleta" com direção de Walter Salles.
Ah, se você perdeu os primeios episódios na TV, dá para assistir os quatro primeiros pelo site. E se você quiser saber mais sobre a viagem de Che e Granado, visite o clipping sobre o livro.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2007 01:08:00 PM | | | Voltar


Lligação telefônica via e-mail


Pedir para que uma pessoa ligue para seu e-mail parece ser um convite sem sentido, mas é o que a empresa israelense Yoomba está viabilizando aos internautas. Por meio de um serviço on-line, qualquer pessoa com um e-mail poderá usar mensagens instantâneas e telefonia via web. O processo de ligação via Internet é tão simples quanto o envio de e-mails, sem necessidade de registrar nem de lembrar números de telefone. Basta um clique em um convite enviado pelo amigo na forma de link e será possível conversar gratuitamente.
A base do serviço é uma tecnologia P2P que transforma cada máquina individual em uma colaboradora, gerando uma rede telefônica. Os usuários precisam apenas do computador e de um aparelho de telefone. As ligações entre computadores funcionam pelo compartilhamento de banda disponível entre os usuários, de forma semelhante à que já acontece em serviços como o Skype. De acordo com Elad Hemar, presidente-executivo da Yoomba, "até o momento, diversos serviços de mensagens instantâneas eram sistemas fechados. Nós permitimos que o usuário converse com todos os seus contatos de e-mail, reunindo-os em um só lugar".
O software da Yoomba permite que os usuários liguem para qualquer pessoa que disponha de um endereço de e-mail que funcione com Outlook, Outlook Express, Microsoft Hotmail, Yahoo Mail ou Google Gmail. "Essa é a nova internet. Não é mais a internet separada e dividida dos portais. Tomamos a única rede universal - a do e-mail - e criamos nosso serviço com base nela. Se você tiver meu e-mail, pode me ligar. Pode ligar até para quem não faça parte do sistema Yoomba". A empresa tem 20 funcionários e foi criada em Hertzlia (Israel), mas agora está sediada em Menlo Park (Califórnia-EUA), no escritório de um dos seus investidores.



Technorati : ,

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2007 12:52:00 PM | | | Voltar


Bahia faz anti-lançamento do livro proibido


Os publicitários João Santana e Mônica Torres, donos do badalado restaurante musical Tom do Sabor, no Rio Vermelho, em Salvador, encontraram uma maneira irreverente para protestar contra a censura imposta ao livro Roberto Carlos em Detalhes. Eles promoveram nesta quarta-feira (25/7) o anti-lançamento da biografia do cantor e compositor, que foi retirada de circulação após acordo judicial entre a editora e os advogados do artista. Foi um sucesso!
"Arrogância, estupidez, burrice. Censura. Uma coisa inaceitável", apregoava o texto do convite, que aproveitava para fazer sua profissão de fé: que o livro, juntamente com o autor, também pudesse comparecer. O jornalista Paulo César Araújo de fato apareceu na hora marcada no Tom do Saber, a livraria-café-centro de estudos que funciona no local. Já o livro...
De qualquer modo, está nas ruas a campanha pela volta da obra às livrarias. (Galeno Amorim - 25/7/2007)


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2007 12:48:00 PM | | | Voltar

·······

26 de julho de 2007

"ALMÁDENA", quinto livro de Mariana Ianelli


Por sua perseverança humana e fugacidade, o corpo talvez seja a "construção" mais semelhante à "Almádena" que dá título ao quinto livro de Mariana Ianelli. Editada pela Iluminuras, a obra tem 104 páginas, com capa e desenhos assinados por Rubens Ianelli.
São doze poemas permeados e unidos por um elemento volúvel, nunca inteiramente apreensível, que pode ser entendido como a própria natureza do tempo e da vida. "É dele que também se faz a palavra quando escrita e a memória no resgate de uma lembrança até então perdida, ao menos no caso deste livro", afirma a autora. Ao definir esta "travessia poética", Mariana sugere uma transformação, "como tudo o mais que vive e se deixa atravessar pelo tempo, que esquece e mais além rememora: homens e palavras".
Para a abertura de cada um dos poemas e também na epígrafe de "Almádena", estão presentes trechos do Sermão de Quarta-Feira de Cinza, do padre Antonio Vieira. Não há a intenção de sinalizar um "caminho" ao leitor, no entanto. Sob a perspectiva do corpo enquanto "casa da alma", a referência ao Sermão assume um espaço mais delicado e mais importante que o da mera citação, remetendo a um estado de coisas hoje carente da densidade do tempo e do elogio da vida, apesar de todos os seus desastres cotidianos.
Para o poeta e ensaísta Marco Lucchesi, a autora contempla o leitor com uma sutilíssima percepção das coisas que nos cercam. "Almádena é uma espécie de consciência vigilante, torre alta e bem plantada, frente ao lirismo em que mergulha e do qual emerge com rigoroso espanto. Mariana mede a palmos certos as formas da língua, o ritmo e a força das imagens nos mares do texto", completa.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/26/2007 11:56:00 PM | | | Voltar


Quando vida e obra se misturam


Do blog da Cláudia Rodrigues:



Este sempre foi um assunto que me interessou. Do meu ponto de vista, é impossível separar vida e obra e tudo, absolutamente toda forma de expressão artística é autobiográfica. O que não quer dizer que seja confessional. Sobre esta diferença ainda pretendo escrever quando terminar de ler o romance da Noga, Hierosgramos.


É com esta questão que ensaio do jornal Clarin discute a ligação que a artista plástica mexicana Frida Kahlo fez entre sua vida e sua obra. Onde termina a artista, começa a personagem? Em que ponto tudo se torna expressão e arte? Estas perguntas são minhas e se somam a questões do texto de Nestor Garcia Canclini, professor da Universidade do México que discute o mito Frida Kahlo a propósito das comemorações do seu centenário. >>>



Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/26/2007 11:45:00 PM | | | Voltar


Cartas, Getúlio, Duas Chagas e Passagens


Alfredo Aquino me encaminhou sedex maravilhoso. Estou me deleitando com os livros recebidos:


1) Livro CARTAS - Alfredo Aquino e Ignácio de Loyola Brandão, edição capa dura, numerada e assinada (Iluminuras)
2) Revista GETULIO - da Fundação Getúlio Vargas;
3) 2 Livros de Mariana Ianelli - DUAS CHAGAS e PASSAGENS (Iluminuras)


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/26/2007 11:23:00 PM | | | Voltar


O papel do artista, por Noga Lubicz Sklar



"O papel do artista consiste talvez em sublinhar os aspectos positivos das coisas." Björk para El Pais, 07/07


Nunca pensei que um dia nesta vida eu citaria Björk, mas o "último uivo dos dinossauros" em sua entrevista ao El Pais, "antes que entrem em colapso", me cativou. Também gosto de observar o mundo sob esta ótica evolucionista. Estamos sempre em transição.
Quanto à definição que a cantora islandesa dá para o sempre controvertido papel do artista... nem sempre foi assim. Quando me contaminei pelo fascínio da arte, na verdade, era bem o contrário. Era artista quem denunciava, criticava o que andava ruim, e ao mesmo tempo apontava suas antenas premonitórias para um futuro melhor, uai, era o artista um profeta? Não. Apenas alguém com a sensibilidade aguçada e que se entregava, se oferecia de corpo e espírito à tarefa de perceber, e traduzir para as massas o percebido. De crescer e fazer crescer, não por samaritanismo, nada disso. Simplesmente por ser desse jeito, ter nascido assim e não ter feito nada para contrariar a própria natureza: um radical, determinado e fiel como um escorpião fatal. Hoje em dia, todo mundo sabe, o ofício da denúncia se generalizou, deixando de lado, infelizmente, o aspecto profético da coisa, o papel edificante da crítica como gestora da novidade, artífice universal da esperança. >>>> Leia mais

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/26/2007 10:33:00 PM | | | Voltar


Volta, Roberto!


Blog do Galeno - 23/7/2007 - por Galeno Amorim
O mercado editorial dá sinais de que pode haver uma reviravolta no caso da proibição à biografia de Roberto Carlos. Ao mesmo tempo em que o autor, o jornalista Paulo Cesar Araújo, tornou-se de uma hora para outra convidado obrigatório nos eventos do livro pelo país afora e até em programas de tevê, começa a circular com insistência a interpretação de que com o acordo fechado pela Planeta e os advogados do cantor teria tornado automaticamente sem efeito o contrato entre autor e editora. Em outras palavras, segundo Galeno Amorim, estaria novamente em suas mãos os direitos para republicar a obra aonde bem entendesse. A conferir. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/26/2007 10:02:00 PM | | | Voltar


Beirute: Capital mundial do livro em 2009


ABER - 21/7/2007
O diretor geral da Unesco, Koïchiro Matsuura, anunciou a nomeação de Beirute como a "Capital Mundial do Livro para 2009", reconhecendo o engajamento da cidade no incentivo à leitura. A capital libanesa foi escolhida particularmente "por sua implicação em matéria de diversidade cultural, de diálogo e de tolerância, e também pela variedade e o caráter dinâmico de sua programação", afirmou a Unesco em um comunicado. Beiture foi selecionada durante uma reunião na sede da Unesco, em Paris, no começo do mês. Desde 2001, a Unesco nomeia, a cada ano, uma capital mundial do livro. Beirute é a nona cidade escolhida, depois de Madri (2001), Alexandria (2002), Nova Délhi (2003), Antuérpia (2004), Montreal (2005), Torino (2006), Bogotá (2007) e Amsterdã (2008). >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/26/2007 09:56:00 PM | | | Voltar


A Segunda Guerra na ótica da literatura


Em agosto revista EntreLivros traz dossiê sobre o que há de melhor na produção literária sobre a maior guerra do século XX
Na há evento na história do século XX que tenha influenciado mais a cultura e o pensamento contemporâneo do que a Segunda Guerra Mundial. O conflito, que durou oficialmente de 1939 a 1945, é, até hoje, tema recorrente na produção cultural mundial. Nesse contexto, a EntreLivros de agosto apresenta um dossiê sobre a produção literária referente ao maior conflito bélico do último século. Dos relatos testemunhais escritos por quem passou pelo trauma da guerra, aos ficcionais que se preocupam em retratar o conflito, o dossiê apresenta livros que tratam de dor, sofrimento, angústia, solidariedade e esperança.
Abrindo a seqüência de artigos, Rodrigo Campos Castro analisa os lançamentos de Jonathan Littell, Norman Mailer e Günter Grass, ficcionistas de peso no cenário mundial, que chegam às livrarias brasileiras nas próximas semanas e que, em comum, têm a Segunda Guerra como tema. O dossiê traz ainda uma seleção com as 10 principais obras escritas por quem viveu o conflito nas cidades bombardeadas ou nos campos de concentração e extermínio. Nela figuram clássicos como "O Diário de Anne Frank", escrito pela jovem Anne Frank e publicado por seu pai, Otto e "É isto um homem?", do judeu italiano Primo Levi.
Em outro artigo da revista, Márcio Seligman descreve a literatura de testemunho como uma tentativa de superar o trauma da guerra e constata a impossibilidade em representá-lo. Já Marcelo Backes comenta o legado do conflito na literatura alemã e mostra como as lembranças e o desejo em compreendê-la ocuparam por décadas o imaginário dos escritores germânicos.
A edição de agosto de EntreLivros apresenta ainda uma seleção com 13 livros de poetas contemporâneos brasileiros que aliam inteligência técnica e sentimento religioso, revelando o atual panorama da poesia nacional. O cineasta Glauber Rocha é tema de artigo assinado por Antônio Torres, que o entrevistou, pessoalmente, em 1964. Além do relato de Torres sobre o encontro, a matéria traz ainda trechos da própria entrevista (inédita) concedida por Glauber.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/26/2007 09:52:00 AM | | | Voltar

·······

25 de julho de 2007

Lua Diferente, em Belo Horizonte, por Rogério Miranzelo


Lua Diferente


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/25/2007 11:44:00 PM | | | Voltar


LANÇAMENTO: A FENDA, de Alfredo Aquino, na Livraria da Vila, dia 28/07.


A ILUMINURAS convida para o lançamento do livro


A FENDA, de Alfredo Aquino


28 de julho de 2007, sábado, 11h30
Na LIVRARIA DA VILA - Rua Fradique Coutinho, 915



+ + + +

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/25/2007 08:26:00 PM | | | Voltar


Livros dão lucros: Livraria Cultura no azul


Valor Econômico - 25/7/2007
A Livraria Cultura, rede com seis lojas, informou ontem (24/07) que sua receita operacional bruta foi de R$ 146,2 milhões em 2006, com crescimento de 22,7% em relação ao ano anterior. O lucro líquido da empresa no ano passado foi de R$ 1,1 milhão. No ano anterior, lembra o jornal Valor Econômico, o lucro líquido foi de R$ 3,7 milhões.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/25/2007 08:10:00 PM | | | Voltar


Vicentini Gomez inicia filmagens em Presidente Prudente


Entendendo que um ponto de ônibus é sempre uma referência entre as pessoas: Ponto de chegada. Ponto de partida. Ponto de observação. Ponto de lamento, de reflexões e baseado em fatos e anedotas vividas pelo ator Henrique Taubaté Lisboa, o cineasta Vicentini Gomez fantasiou o roteiro de seu novo filme Curta metragem "Cadê o Meu ônibus?" que será filmado, a partir de sexta-feira (27 de julho), na cidade de Presidente Prudente, interior de São Paulo.
Henrique está no ponto para tomar o ônibus com destino à sua casa, mas as deficiências (visão e audição) o impedem de tomar a rota certa. Pessoas, situações e dificuldades vão se somando à impaciência e ao desinteresse dos que passam pelo ponto que nem notam a luta do nosso herói contra a rotina da cidade. O humor e a crítica social estão presentes em todas as situações, do absurdo ao patético; da rejeição à solidariedade. As horas e o dia passam, até que Henrique é reconhecido por um amigo e juntos caminham aos seus destinos.


Roteiro, produção e direção de Vicentini Gomez
Produção Local: Patrícia Motta
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente
Patrocínio: Audibel - Aparelhos auditivos.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/25/2007 02:46:00 PM | | | Voltar


O avião pousou!, por Mário Persona


Os destroços do avião da TAM ainda fumegam e os olhos dos parentes das vítimas ainda lacrimejam enquanto vôo. O silêncio na cabine deste outro Airbus não é normal. As pessoas se entreolham com expectativa e medo. Um balanço inesperado, um cheiro não identificado, o som frisante de um refrigerante -- tudo é visto com suspeição.


Sob um sol de brigadeiro as rodas tocam uma pista de veludo e o avião pousa em Brasília. Eu e os outros passageiros, mantidos em suspense até ali, pousamos logo depois. Uma salva de palmas quebra o silêncio de quase duas horas, seguida de uma coreografia de celulares saindo de bolsos e bolsas e de uma frase geral: "O avião pousou!". >>>>>>>>


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/25/2007 02:36:00 PM | | | Voltar


A Noiva Libertada é o novo romance do israelense A. B. Yehoshua


A Noiva Libertada é o novo romance do israelense A. B. Yehoshua, publicado no Brasil pela Companhia das Letras. Promovendo um bate-papo sobre o livro, o CCJ recebe no dia 25 às 20h30 George Schlesinger, que traduziu o livro para o português.
A obra trata de uma questão universal: um professor universitário está às voltas com três mulheres: sua ex-nora, sua esposa e uma aluna. Como pano de fundo, a situação local, o conflito entre israelenses e palestinos, que afeta profundamente a vida da população.
A. B. Yehoshua nasceu em 1936 em Jerusalém. Ele é um dos principais autores israelenses contemporâneos, ao lado de Amós Oz, Yoram Kaniuk, David Grossman entre outros. Seus livros são traduzidos para diversos idiomas e sua obra é considerada referência fundamental para quem pretende se aprofundar nas questões israelenses e médio-orientais.


Serviço
Data: 25 de julho, quarta-feira, às 20h30
Local: Biblioteca - Centro de Cultura Judaica, São Paulo


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/25/2007 09:55:00 AM | | | Voltar


A tragédia anunciada do cotonete


A relação entre saúde e educação é mais óbvia do que a ausência de ranhuras na pista de Congonhas


Um dos motivos da dificuladade de aprendizado de crianças e adolescentes é a baixa audição provocada pela cera acumulada no ouvido. Apenas um cotonete faria um milagre: o de devolver-lhes a audição. Essa descoberta foi feita pelo professor de otorrinolaringologia da USP (Universidade de São Paulo) Ricardo Bento depois de realizar, em várias regiões do país, mutirões de saúde. Estima-se que 18% da população brasileira sofra de problemas auditivos, causados, em parte, pela falta de hábitos rudimentares de higiene.
Para centenas de milhares de crianças e adolescentes, esse detalhe significa não conseguir ouvir direito (ou nem ouvir) o professor.
O milagre do cotonete mostra como o cotidiano brasileiro é feito das mais diferentes modalidades de tragédias anunciadas. Quando a discussão sobre as irresponsabilidades públicas e privadas atinge as elites, como o caso das mortes em Congonhas, vemos um enorme barulho - o que, obviamente, é o certo. Para as tragédias anunciadas dos mais pobres, o barulho é bem menor, revelando uma surdez.
O milagre do cotonete integra uma tragédia anunciadíssima. Milhões de brasileiros (sem nenhum exagero) vão mal na escola simplesmente porque não cuidam de questões elementares de saúde. Assim, afastam-se da chance de um emprego e aproximam-se da marginalidade.


Na lógica da tragédia anunciada, a relação entre saúde e educação é mais óbvia do que a ausência de ranhuras na pista de Congonhas, mas não é debatida nem gera comoção. Presenciamos todos os dias tragédias provocadas pela combinação de irresponsabilidade com ignorância. Só no trânsito morrem, por ano, 35 mil pessoas - 194 vezes o número de vítimas do desastre de Congonhas-, sem contar os homicídios. Uma boa parte disso deve-se ao abuso do álcool: mesmo assim, não se consegue limitar a publicidade de cerveja. >>> Leia a matéria completa no GD


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/25/2007 12:07:00 AM | | | Voltar

·······

23 de julho de 2007

"Eu não anistio os torturadores do Vlado"


25 de outubro de 1975, Rua Tutóia, cidade de São Paulo. Nas dependências do DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna), um homem é torturado com pancadas e choques elétricos. Seus companheiros, na sala ao lado ouvem seus gritos. O homem recusa-se a assinar um suposto depoimento por não admitir que as informações constantes naquele pedaço de papel sejam verdadeiras. Ele não escrevera nenhuma palavra daquilo. Em um ato de indignação, rasga o papel. E num ato de maior indignação ainda, mesclado a ira, seu torturador o esbofeteia. Os amigos, na outra sala, não ouvem mais seus gritos.
Algumas horas mais tarde, dentro de uma cela no mesmo departamento, uma foto do homem morto, amarrado por uma tira de pano em um pequeno pedaço de ferro no alto da cela. O Inquérito Policial Militar, IPM dá como causa da morte suicídio por enforcamento. Esta era a versão oficial sustentada pelos militares e ignorada pela família. Vladimir Herzog havia sido assassinado e seus torturadores haviam montado uma farsa grotesca para encobrir a barbaridade que haviam feito.
O relato acima caberia muito bem em um romance policial. Mas não é ficção. O fato tenebroso e covarde existiu. Quando os gritos silenciaram, Vladimir Herzog estava morto. Inicia-se então, o começo da luta pela abertura política na história ditatorial que acabaria de fato, 10 anos depois, em 1985. Vlado, como era conhecido por familiares e amigos, é hoje um símbolo, e não só para os jornalistas. E está tão vivo na memória de quem presenciou e viveu a história, como na de pessoas que se apaixonam pela emocionante história de vida de Vlado e se revoltam com a monstruosidade e tristeza de sua morte.
Em entrevista exclusiva para Cylene Dworzak Dalbon, a publicitária Clarice Herzog fala do terrível outubro de 1975, quando seu marido, o jornalista Vladimir Herzog foi assassinado dentro das dependências do DOI-CODI pelos órgãos de repressão da ditadura.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/23/2007 11:22:00 PM | | | Voltar


1 Congresso do Centro-Oeste sobre Mudanças Climáticas e Redução de GEEs


O 1º CONGRESSO DO "CENTRO-OESTE BRASILEIRO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E REDUÇÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA" será realizado nos dias 07 a 10 de agosto de 2007, e contará com a participação de especialistas renomados sobre o assunto no Brasil, trazendo informações e discussões atuais sobre as tecnologias para redução de gases do efeito estufa e sobre o panorama nacional com enfoque no centro-oeste sobre às Mudanças Climáticas. O evento abordará perspectivas e oportunidades para geração de conhecimento, pesquisa e desenvolvimento de projetos que atendam o MDL, além da mitigação, redução dos impactos, vulnerabilidade e adaptação às Mudanças Climáticas.
Demonstrando uma atitude ambientalmente responsável, o evento fará a adesão ao projeto "Carbono Limpo" por meio da doação de um painel de energia solar para comunidade local ou mudas de plantas nativas, visando a redução das emissões e ou a eficiência energética. Com a doação desse equipamento, o evento estará reduzindo parte das emissôes de GEEs.
O evento tem como público alvo a academia, empresas, órgãos governamentais e não governamentais, universidades, profissionais liberais e aos interessados em contribuir com a "Mudança de hábitos, conservando o clima" .

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/23/2007 11:09:00 PM | | | Voltar


...e Harry Potter vazou na internet


O Estado de S. Paulo - 22/7/2007 - por Pedro Doria
Na semana passada, alguém com acesso a um exemplar do último volume da série Harry Potter colocou o livro contra um chão acarpetado e fotografou cada uma de suas páginas com uma câmera digital Canon Rebel 350D. As imagens foram divulgadas pela internet na noite de segunda-feira (16/07), cinco dias antes do lançamento mundial. Ao todo as editoras da série gastaram US$ 20 milhões para proteger o segredo até o sábado. Instalaram rastreadores de satélite nos caminhões de distribuição, contrataram advogados para tirar sites com o material pirateado do ar. "Mas, não há o que fazer", escreveu em seu blog Bruce Schneier, um dos maiores especialistas em segurança digital dos EUA. "É impossível evitar que algo assim vaze na internet." O resultado é que Harry Potter, o último, já havia sido resenhado pelo New York Times na edição de quinta-feira.


[NOTA] Aliás, o livro já está traduzido para o português. A tradução foi feita por fanáticos por Harry Potter. Sim, há inúmeros erros nas traduções, mas nada impede o entendimento do livro. Posteriormente os capítulos serão revisados. Créditos a comunidade 'Livro 7 Harry Potter' do Orkut.


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/23/2007 09:59:00 PM | | | Voltar


Literatura em Passo Fundo


12ª Jornada Nacional de Literatura, que será realizada de 27 a 31/08 em Passo Fundo (RS), já tem confirmados entre seus convidados nomes estrangeiros de peso como o historiador e antropólogo italiano Carlo Ginzburg e o poeta e dramaturgo cubano Reinaldo Montero. Segundo a coluna No Prelo, entre os brasileiros, Affonso Romano de Sant', Ferréz, José Roberto Torero, Lya Luft, Luiz Ruffato, Mariana Ianelli, Marina Colasanti, Milton Hatoum, Nelson Motta, Ziraldo. Os cinco dias do evento incluem debates, cursos, exposições, conferências, espetáculos teatrais, shows, concertos e uma mostra de filmes.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/23/2007 09:46:00 PM | | | Voltar


Santo Antônio ganha história erudita e clara


Folha de S. Paulo - 21/7/2007 - por José Geraldo Couto
Antônio, que nasceu em Lisboa por volta de 1189 e morreu em Pádua, na Itália, em 1231, é um dos santos mais populares do catolicismo, em especial nos países latinos. Retratado sempre com o Menino Jesus nos braços, e geralmente também com um livro (conotando sua ligação com os estudos) e um lírio (sua pureza), Antônio - que nasceu Fernando Martins de Bulhões- é invocado para questões de casamento e perda de objetos, entre outras aflições. Mas a fama de casamenteiro surgiu e se espalhou bem depois da morte do santo, como nos mostra o livro Antônio - O Santo do amor (Objetiva, 272 pp., R$ R$ 38,90), de Fernando Nuno.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/23/2007 09:25:00 PM | | | Voltar

·······