RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

30 de junho de 2007

O que está faltando nos blogs brasileiros?


Deparei-me com este post. Vejam só que coisa interessante: não que me encontro só na blogosfera.



"A web brasileira é ruim por que faltam leitores. Na faculdade eu tive amigos que mal sabiam ler. Esse problema é geral. Nos blogs eu vejo pessoas fazerem perguntas que se elas tivessem lido o post a pergunta que elas postaram nos comentários não precisava ser feita. E depois reclamam copiosamente que os blogueiros não respondem comentários. O resultado é puro amadorismo, ignorância de coisas básicas e pedantismo. É um problema educacional. De todos os problemas o pior deles é o pedantismo, que é a representação daquele "garoto" pretensioso que corre os blogs exclusivamente para escrever coisas depreciativas, como se fosse um messias que tivesse o dever de mostrar o caminho da verdade que ele pensa saber. Quem não conhece uma dúzia deste tipo? "


Enquanto os leitores pensarem assim, os blogs vão seguir na mesma linha. Geralmente quanto mais profundo e reflexivo é um artigo escrito em português, menor é o poder de atração dele. As pessoas não querem e acham que não precisam "entender" tanto, elas só querem soluções paliativas. Quando alguém critica um site por ter textos grandes, é porque aquela pessoa se enquadra no livro do apóstolo Bruno da primeira carta aos Blogueiros (I Bruno, cap 02 verso 15): "não sereis leitores de títulos".


Agora chega aquela parte em que se você quiser e tiver lido todo este texto, deixar sua opinião sobre a blogosfera brasileira. Se você sempre quis discutir sobre este assunto, agora é o momento. Nem so de uma andorinha se faz um verão".



A discussão é excelente. O Henrique, meu xará, faz referência aos blogs de tecnologia (não é o nosso caso, pois quase nada entendemos de tecnologia), porém ele toca na falta de educação como grande parte do problema, como disse Leonardo num texto relacionado. Neste blog VerdesTrigos quase não se comenta, embora tenhamos uma audiência de aproximadamente 5.000/dia. Claro, recebemos vários comentários por email, que gentilmente respondemos na medida do possível. O melhor da blogosfera é a possibilidade do feedback instantâneo do leitor.



  1. O debate sobre blogs nacionais continua (MeioBit)

  2. É a maldita da cultura. (Tableless)




Technorati : , , , , , , , ,

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/30/2007 07:08:00 PM | | | Voltar


''Saí da Microsoft para vender felicidade'' (John Wood)


O americano John Wood dá a receita que transformou sua instituição filantrópica em uma máquina de atrair recursos. Aclamada por organizações internacionais, a Room to Read defende que a saída para a filantropia é adotar princípios do capitalismo


John Wood é um atleta das finanças e está causando reboliço por administrar sua organização não-governamental Room to Read - que constrói escolas e bibliotecas em países subdesenvolvidos- como se ela fosse uma multinacional.
Ex-diretor de marketing da Microsoft, ele ainda se parece com o estrategista corporativo que conseguiu fortalecer os músculos da gigante americana de informática na Ásia, região que, em 2000, considerava a empresa uma vilã imperialista.
Foi assim até 2000, quando Wood decidiu pedir demissão e usar parte de sua poupança (ele diz que foram US$ 50 mil) para fundar a Room to Read, hoje presente em oito países (Nepal, Sri Lanka, Camboja, Vietnã, Índia, Laos, África do Sul e Zâmbia). Neste ano, ela deverá chegar à América Latina. Ao todo foram construídas 287 escolas, 3.540 bibliotecas com 1,3 milhão de livros e concedidas 2.336 bolsas de estudo.
Sua experiência virou um livro ("Saí da Microsoft para Mudar o Mundo") e pode ser adquirido nas principais livrarias brasileiras ou aqui. (JULIO WIZIACK - DA REPORTAGEM LOCAL)




Technorati : , , , , , , , , , , , , ,

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/30/2007 03:40:00 PM | | | Voltar


A guerra e o "só"


LISBOA - Clovis Rossi, FSP - Vou zapeando distraído na TV até cair na Al Jazeera (em inglês). Mostra cenas de destruição. Penso: outra vez o Oriente Médio em chamas. Depois, presto atenção e descubro que a TV árabe está mostrando o Rio de Janeiro que o repórter Luiz Fernando Vianna descreveu assim nesta Folha ontem: "Marcas de tiros nas paredes, casas e automóveis destruídos, centenas de cápsulas de balas espalhadas e muito sangue. Moradores da favela da Grota, onde se concentrou a operação policial no complexo do Alemão, fotografaram ontem os estragos da véspera". Não parece uma descrição do Iraque, do Líbano, do confronto entre palestinos em Gaza? O jornal português "Público" reforça e dramatiza a comparação, em texto de Nuno Amaral, do Rio de Janeiro. Subtítulo: "Entre 2002 e 2006, foram assassinados no Oriente Médio 729 menores. No mesmo período, foram assassinados no Rio de Janeiro 1.857 jovens. É a guerra".


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz3006200703.htm




Technorati : , , , , ,

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/30/2007 03:12:00 PM | | | Voltar


Guila Flint fala sobre a situação atual do conflito entre israelenses e palestinos na Saraiva


Bate Papo na Livraria Saraiva
Quarta-feira, 04 de julho às 19h00
Tema: Situação atual do conflito entre israelenses e palestinos
Palestrante:Guila Flint
Local: Livraria Saraiva, Shopping Ibirapuera - São Paulo/SP


Quarenta anos depois da chamada Guerra dos Seis Dias - de junho de 1967, uma das grandes questões que preocupam o Oriente Médio e o mundo inteiro é a perspectiva do longo e sangrento conflito entre israelenses e palestinos. Guila Flint, jornalista brasileira residente em Tel Aviv, cobre o conflito no Oriente Médio para a imprensa brasileira desde 1992. Guila, autora do livro 'Israel - Terra em transe - Democracia ou teocracia?' (editora Civilização Brasileira) - em parceria com a socióloga Bila Grin Sorj, falará sobre a situação atual do conflito e abordará a questão do fundamentalismo judaico, que é o tema principal do livro. De acordo com a jornalista, 'quando se discute a crise no Oriente Médio, se menciona freqüentemente o fundamentalismo islâmico, principalmente depois do 11 de setembro. Pouco se fala do fundamentalismo judaico, que é uma força política que vem alimentando esse conflito desde seu inicio, e vem assumindo um papel mais central na continuação do conflito a cada ano que passa'.


>>> saiba mais


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/30/2007 01:46:00 PM | | | Voltar


Colecionador de Pedras, lançamento da Global com a coleção Literatura Periférica


Para inaugurar a coleção Literatura Periférica, a Global traz Colecionador de Pedras, quinto livro do poeta Sérgio Vaz, um dos pioneiros nessa literatura que tem como característica o engajamento com o movimento Hip Hop, cada vez mais enraizado na periferia dos grandes centros urbanos. A obra é uma coletânea com poemas - alguns inéditos em livro -, em que o autor, um verdadeiro militante, exibe um panorama de sua poesia nos últimos vinte anos.


Colecionador de Pedras traz a apresentação de Ferréz e a chancela de Nelson Maca, professor de literatura da Universidade Católica de Salvador e ativista do coletivo Blackitude, um dos principais grupos de Hip Hop da Bahia, que eleva a poesia de Vaz dizendo: "Sérgio Vaz é poeta, e, como poeta, sabe ser simples. Como simples, sabe tecer o coletivo. Como coletivo, sabe ser nós. E, como nós, faz-nos grandes ao seu lado. Se você, leitor, quer saber mais do que ora comungo, leia este incansável colecionador de pedras. Conheça esse ladrilhador de imagens. Eu, que não tive a felicidade de escrever ´O milagre da poesia´, ou o Bruno matador (´Pé-de-pato´), sinto-me, poeticamente, vingado por Sérgio Vaz".




Technorati : , , , , , ,

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/30/2007 12:46:00 PM | | | Voltar


FLAP! 2007 agita fim-de-semana em São Paulo


Entre os dias 29 de junho e 1º de julho acontecerá em São Paulo a "FLAP! 2007 - Contaminações".
O evento gratuito acontecerá na Casa das Rosas e Espaço dos Satyros I, e contará com a presença de personalidades importantes do meio literário como Marcelino Freire, Glauco Mattoso, Andrea Del Fuego, Marcelo Mirisola, entre outros.
Ocorrerá também durante o evento o concurso da sigla "FLAP!", onde o público poderá participar deixando as sugestões com os organizadores do evento. A melhor sigla será premiada no domingo.



Leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/30/2007 12:28:00 PM | | | Voltar

·······

29 de junho de 2007

Dica de blog #1: separated by a common language



"separated by a common language" (assim mesmo, só com letras minúsculas) é um blog em inglês criado em maio de 2006 por Lynneguist (M Lynne Murphy), lingüista americana que vive no Reino Unido e trabalha no Departamento de Lingüistica e Língua Inglesa da Universidade de Sussex.


O nome do blog é referência a uma frase de George Bernard Shaw, que disse:
England and America are two countries separated by a common language.


O blog tem por objetivo expor as diferenças entre o inglês americano e o inglês britânico (palavras, expressões, pronúncia, construções gramaticais), mas somente aquelas que não sejam automaticamente reconhecidas por falantes do inglês, nem amplamente discutidas em dicionários. A originalidade e ótima qualidade dos textos publicados, em estilo coloquial, fazem do blog uma parada obrigatória para tradutores, estudantes de inglês avançado e todas as pessoas que desejem se aperfeiçoar nas nuanças do idioma inglês. Vale a pena visitar: link aqui.




A DICA é do tradutor Fabio M. Said, que está entre os meus favoritos.



Technorati : , , , , ,

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/29/2007 08:54:00 PM | | | Voltar


A Death in Moscow


History, sadly, is on Anna Politkovskaya's side. Last Oct. 7, Politkovskaya, a reporter for Novaya Gazeta, one of Moscow's smallest but most daring newspapers, was murdered. A 48-year-old who was about to become a grandmother, she had gained fame in the West, and infamy at home, for her writings on the war in Chechnya. Politkovskaya fell in an all-too-common post-Soviet fashion: three bullets to the chest, one "control shot" to the head. Within days, Vladimir Putin reassured the West that Politkovskaya, the 13th journalist killed during his reign, had "minimal" influence. She was, he said, "known among journalists and in human rights circles and in the West, but I repeat that she had no influence on political life. Her murder causes much more harm than her publications did."


Putin was callous, but right. Since 1999, with the Kremlin's second attempt to pacify Chechnya, Politkovskaya had braved the killing fields as much as any journalist. The result was a scathing trilogy of books, published abroad. At home, her articles brought trials - including the conviction of Russian soldiers for abuse. She herself, however, was likely to agree with Putin about her influence. Midway through "A Russian Diary," Politkovskaya describes a scene caught on videotape, a surrender of Chechen fighters that ended in a "mountain of corpses" by a railway track. "What happened when the frames from this record of our own Abu Ghraib were published?" she asks. "Nothing. Nobody turned a hair, neither the public, nor the media, nor the procurator's office. Many foreign journalists borrowed the video from me," but "in Russia there was silence." >>> read more


'Um diário russo' é o livro que Anna Politkovskaya concluiu pouco antes de ter sido morta por um assassino de aluguel em Moscou. Cobrindo o período das eleições parlamentares russas de dezembro de 2003 até o trágico desfecho do cerco à escola de Beslan no final de 2006, este livro é um registro implacável da difícil situação de milhões de russos e um relato impiedoso do cinismo e a corrupção da presidência de Vladimir Putin. Nele a autora entrevista pessoas cuja vida foi destruída pela política de Putin.




Technorati : , , , ,

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/29/2007 08:06:00 PM | | | Voltar


Ascensão e queda do Império norte-americano:


reflexões sobre a história dos EUA
Da origem no século XVII ao domínio global neste momento, existem traços quase contínuos na história dos Estados Unidos. A noção de povo eleito, a idéia de liberdade, a exclusão de diversos grupos étnicos e sociais e a constituição do sonho da América são eixos que podem ser encontrados em muitos momentos da história do país. Seria a história dos Estados Unidos "excepcional", como querem muitos historiadores norte-americanos? Como foi constituído o controle da economia e política global? Estaríamos vivendo o início do fim do Império americano? Aproveitando o lançamento do livro História dos Estados Unidos, o autor Leandro Karnal faz uma exposição sobre essas questões. Venha entender um pouco mais do mundo em que vivemos.


Data: 04 DE JULHO DE 2007
Horário: 19:30h
Local: Livraria Cultura - Av. Paulista, 2073 - Auditório Eva Herz
(próximo da estação Consolação do metrô) - São Paulo - SP
Mais informações: (11) 3832-5838 => Editora Contexto


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/29/2007 02:56:00 PM | | | Voltar


Ouro Preto e Mariana em prosa


Em julho, Ouro Preto e Mariana (MG) abrem espaço para a prosa, a poesia e para toda a magia do universo literário. Letras, palavras, interpretações e a disseminação do saber tornam-se parte fundamental do espetáculo que está prestes a começar: o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que tem início no dia 08 e se estende até 29/07. Depois de dois anos ausente, a curadoria chega como uma proposta que vai além do tema escolhido para o Festival, Chico Rei e a Cultura Afro-brasileira, dando ênfase a autores que podem ser associados à integração entre o Brasil e a África, como Conceição Evaristo, Adão Ventura e pela vencedora do Premio Casa de las Américas, Ana Maria Gonçalves, autora de Um defeito de cor.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/29/2007 02:49:00 PM | | | Voltar


Por isso não provoque



Encerro o post adiantando pra vocês as palavras (surpreendentemente) emocionadas de Henrique Chagas, editor do Verdes Trigos, que escreveu a orelha do Hierosgamos quando ainda mal nos conhecíamos:
"Com despudorada narrativa erótica, da pele à cona, ela brinca com palavras de múltiplos sentidos, e nos desperta para o desejo de também construir uma vida de amor."
Tá certo, Henrique: é esta exatamente a minha desmesurada pretensão. Pelo menos pra mim, funcionou. Funcionou pra você e espero que funcione pra cada leitor que arriscar me ler, ainda que na contramão da crítica, ou da falta eloqüente dela. (leia o post da Noga)



Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/29/2007 02:46:00 PM | | | Voltar


''Hierosgamos: Diário de uma Sedução'' também está no YouTube



VÍDEO NO YOUTUBE: http://br.youtube.com/watch?v=B9guj9UF1aA
COMUNIDADE NO ORKUT: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=33978493
ORELHA no VerdesTrigos: http://www.verdestrigos.org/sitenovo/site/cronica_ver.asp?id=1268


Lançado na FLIP 2007, em Paraty. Já à venda




Technorati : , , , , , ,

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/29/2007 12:43:00 AM | | | Voltar


José Eduardo Agualusa reforça time da FLIP


Um dos principais escritores contemporâneos da língua portuguesa, o angolano José Eduardo Agualusa substituirá o britânico William Boyd na V FLIP, que acontece de 04 a 08/07, em Parati. Agora quem estará ao lado de Kiran Desai, hindu radicada nos EUA, em uma mesa sobre a relação entre ficção e vida itinerante, é o angolano José Eduardo Agualusa. A mesa acontece no dia 05/07 às 19h. Agualusa nasceu em Huambo, em 1960. Sua família é portuguesa pelo lado materno e brasileira pelo paterno. Contista, romancista e poeta, publicou seus primeiros livros no início dos anos 1990. William Boyd, que debateria com Kiran Desai, cancelou sua participação por razões pessoais. A FLIP divulgará em breve os procedimentos que devem ser tomados por quem quiser devolver ingressos já adquiridos para tal mesa.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/29/2007 12:35:00 AM | | | Voltar


Prêmio Portugal Telecom divulga selecionados de 2007


O Prêmio Portugal Telecom apresentou anteontem os 51 classificados para a premiação deste ano. Eles foram escolhidos por críticos e acadêmicos entre 382 inscritos. O prêmio é dado aos três melhores livros escritos originalmente em língua portuguesa. O primeiro lugar recebe R$ 100 mil; o segundo, R$ 35 mil e o terceiro, R$ 15 mil. Um novo júri definirá os dez finalistas, que serão divulgados no dia 27 de agosto.
Na lista dos 51 títulos, estão 15 romances brasileiros. "A Altura e a Largura do Nada", de Ignácio de Loyola Brandão; "Bóris e Dóris", de Luiz Vilela; "Corpo Estranho", de Adriana Lunardi; "Espinosa sem Saída", de Luiz Alfredo Garcia-Roza; "História Natural da Ditadura", de Teixeira Coelho; "Mãos de Cavalo", de Daniel Galera; "Mastigando Humanos - Um Romance Psicodélico", de Santiago Nazarian; "Meu Marido", de Livia Garcia-Roza; "O Paraíso É Bem Bacana", de André Sant'Anna; "O Segundo Tempo", de Michel Laub; "Os Vendilhões do Templo", de Moacyr Scliar; "Pelo Fundo da Agulha", de Antônio Torres; "Por que Sou Gorda, Mamãe?", de Cintia Moscovich; "Um Defeito de Cor", de Ana Maria Gonçalves"; e "Vista Parcial da Noite", de Luiz Ruffato.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/29/2007 12:27:00 AM | | | Voltar

·······

27 de junho de 2007

PAC do livro


Blog do Galeno - 25/6/2007
O Ministério da Cultura pretende incluir diversas ações de apoio à área do livro, leitura e bibliotecas no PAC Social, conjunto de projetos e programas que o governo federal vai lançar brevemente seguindo as pegadas do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. Segundo o Blog do Galeno, as medidas ainda estão guardadas a sete chaves. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/27/2007 02:35:00 PM | | | Voltar


Amos Oz vence o prêmio Príncipe das Astúrias de Letras


da France Presse, em Madri
da Folha on line, em São Paulo

O escritor israelense Amos Oz é o vencedor prêmio Príncipe das Astúrias de Letras 2007, por ser um dos mestres da prosa hebraica moderna. O resultado foi anunciado nesta quarta-feira, em Oviedo, na Espanha.
Ele é mundialmente reconhecido pelo comprometimento na busca da paz entre israelenses e palestinos.
Oz já era favorito ao lado do albanês Ismail Kadaré. Também estavam na disputa a romancista canadense Margaret Atwood, o poeta coreano Ko Un e o escritor italiano Antonio Tabucchi.
Narrador, ensaísta e jornalista, Amos Oz "tem contribuído para fazer da língua hebraica um brilhante instrumento para a arte literária e para a revelação certeira das realidades mais diligentes e universais de nosso tempo". A declaração foi divulgada pelo júri, presidido por Víctor García de la Concha, principal nome da Real Academia Espanhola da Língua.
"Amos Oz é um dos intelectuais israelenses mais comprometidos com a busca de uma saída pacífica ao conflito entre Israel e Palestina, ao qual tem dedicado grande parte de sua produção de romances e ensaios", destaca o júri.
Em 2006, Oz participou da disputa do mesmo concurso, mas perdeu prêmio para o americano Paul Auster.
O israelense é autor de romances publicados no Brasil, como "A Caixa Preta", "O Mesmo Mar", "Meu Michel", "Não Diga Noite" e "Contra o Fanatismo".

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/27/2007 02:15:00 PM | | | Voltar

·······

26 de junho de 2007

Considere este post


Não existe literatura on-line como gênero; fugiria pra tomar chope durante debates em torno do tema
--------------------------------------------------------------------------------
APESAR DE o brasileiro médio só ler 1,8 livro ao ano e de, em 2006, termos sido chamados pela revista britânica "The Economist" - finalmente, o reconhecimento internacional - de "nação de não-leitores", as festas literárias multiplicam-se com sucesso pelo país. No rastro da Flip, que acontece em julho, em Paraty, surgiram eventos como o Off-Flip (também em Paraty, no mesmo período de julho), Flap! (entre 29 de junho e 1º de julho, em São Paulo), Flop (Ouro Preto, Minas Gerais, novembro) e Fliporto (Porto de Galinhas, Pernambuco, setembro), entre outros. Se eu pudesse iria a todos, é sempre divertido - os bastidores costumam ser uma versão mais aloprada da WordFest de "Garotos Incríveis", do Michael Chabon. Mas fugiria pra tomar ar fresco (também conhecido como chope) durante qualquer debate em torno do tema literatura on-line, literatura de internet ou literatura de blog. Apesar de tal coisa não existir, o assunto é recorrente. (CECILIA GIANNETTI, na FSP - link só para assinantes) >>> Leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/26/2007 11:24:00 PM | | | Voltar


Walter Salles também pega carona


Folha de S. Paulo - 25/6/2007 - por Carlos Minuano
Depois de "Diários da Motocicleta", longa-metragem baseado nas andanças do revolucionário argentino Ernesto "Che" Guevara pela América Latina, o cineasta Walter Salles volta à estrada e prepara-se para filmar o livro On the road ("Pé na Estrada", na tradução brasileira), de Jack Kerouac. Para esquentar os motores, o diretor de "Central do Brasil" refez as rotas que estão descritas no livro e encontrou-se com escritores do movimento beatnik. O resultado será um documentário que tem lançamento previsto para este ano. Por e-mail, Salles conversou com o Folhateen. "Com uma pequena equipe, peguei a estrada e entrevistei escritores da geração beat e gente como Lou Reed e David Byrne, influenciados por Kerouac. Foi uma verdadeira viagem iniciática."


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/26/2007 11:16:00 PM | | | Voltar


LEGADO DA PERDA, O


Numa casa isolada, no sopé do monte Kanchenjunga, no Himalaia, vive um juiz amargo e taciturno que pretende fugir de um mundo que só lhe trouxe desilusões. Mas os acontecimentos ao seu redor sempre o impedem de desfrutar da tão esperada paz. Sua neta, a órfã Sai, aparece para morar em sua casa. Entrando na adolescência, ela logo se apaixona pelo professor particular de matemática, um nepalês de origem duvidosa. Seu fiel cozinheiro é outra fonte de confusões. Em vez de se concentrar no emprego, tem os pensamentos voltados para o filho, Biju, que tenta a sorte nos Estados Unidos, trabalhando ilegalmente em obscuros restaurantes de Nova York. Como se isso não bastasse, a região está prestes a ser sacudida por uma revolta indo-nepalesa, que trará de vez o caos à vida de seus moradores. O juiz tem de revisitar o passado, sua própria jornada até ali e seu papel nas histórias que se entrelaçam. Neste livro, Kiran Desai conta uma história sobre o impacto da globalização em uma pequena cidade indiana.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/26/2007 08:45:00 PM | | | Voltar


Editora Letras Brasileiras lança edição artística de um cult dos anos 80


Claudinha no Ano da Loucura, de Alexandros Evremidis,
é relançado após duas décadas com sessões de autógrafos no Rio de Janeiro e em São Paulo - e com quebra de pratos, à moda grega.


Esgotado desde a primeira edição, em 1985, Claudinha no Ano da Loucura recebeu tratamento especialíssimo da Letras Brasileiras, uma editora que prima pela qualidade artística e de conteúdo em todas suas publicações. Revisão esmerada, design psicodélico e uma capa que convida aos prazeres que a leitura oferece são os diferenciais dessa nova edição.
Claudinha no Ano da Loucura é escrito em primeira pessoa. Conta a história de um homem de trinta e poucos anos que é seduzido por uma garota de onze. À primeira vista, parece a história clássica de uma Lolita, mas vai além: o estilo do autor tem a sensualidade rude e direta de escritores como Bukowsky, Henry Miller ou Pedro Juan Gutierrez. Ambientado no Rio do início dos Anos 70, captura parte da atmosfera de repressão política da época. O casal vive um amor desesperado, confinado dentro de um apartamento. Aos poucos, outros personagens passam a compartilhar a relação do casal - uma amiga da Claudinha, a namorada do homem, outros amigos da menina -, o sexo a dois transforma-se em experiência de sexo grupal, acrescido do uso de drogas, até seu final trágico.


Sobre o autor: Alexandros Evremidis nasceu na Macedônia, onde teve infância e adolescência sofridas. Seus livros são autobiográficos: o romance Adeus Grécia é baseado justamente nesse período de sua vida. A caminho do Brasil, de navio, há 30 anos, conheceu a atriz Elke Maravilha, de quem foi o primeiro marido. A relação apimentada rendeu o livro Melissa, também esgotado, mas que será lançado em breve pela Editora Letras Brasileiras - junto com Adeus Grécia.


Lançamentos / Sessões de autógrafos:
Rio de Janeiro:
26
de junho, às 19 horas, na Livraria Travessa de Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 575).
São Paulo:
27 de junho, às 19 horas, na Livraria Saraiva Ibirapuera.
28 de junho, às 19 horas, na Mercearia São Pedro (Rua Rodésia, 34 - Vila Madalena).


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/26/2007 01:29:00 AM | | | Voltar


O Essencial no Amor - As diferentes faces da experiência amorosa


Escrito pelo já consagrado autor francês Jean-Yves Leloup e pela psiquiatra e psicanalista Catherine Bensaid, o livro O Essencial no Amor - As diferentes faces da experiência amorosa é a junção do pensamento religioso a mais pura, e às vezes dolorosa, experiência do amar.


Dividido em três partes distintas: "Quando o homem e a mulher se conhecem", "As metamorfoses do desejo" e "Qual é a espécie do nosso amor?", os autores conseguem caminhar cuidadosamente pelas diferentes etapas do amar e também por tantos outros sentimentos diretamente relacionados ao amor. Através de uma linguagem clara e compreensível é possível encontrar algumas respostas para os questionamentos mais peculiares que circundam um dos mais comentados e menos compreensíveis dos sentimentos.


Para os que já desistiram de tentar amar, logo no primeiro capítulo uma pequena e intrigante frase pode modificar toda uma postura petrificada: "De que serve tanta coisa boa, se não tenho outro beneficiário além de mim?". >>>>> Leia mais, por Carla Coelho, que estréia na VerdesTrigos.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/26/2007 01:21:00 AM | | | Voltar


Lançamento da coleção literatura periférica: ''Colecionador de pedras'', de Sérgio Vaz


Colecionador de Pedras


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/26/2007 01:09:00 AM | | | Voltar

·······

25 de junho de 2007

Literatura alemã no Brasil


O Globo - 23/6/2007 - por Mànya Millen e Rachel Bertol
Para incentivar a tradução de literatura contemporânea produzida na Alemanha - o nome mais atual a ultrapassar com destaque as fronteiras do país ainda parece ser o de Gunter Grass - o governo alemão criou um projeto, o Litrix.de, que oferece apoio, durante dois anos, para traduções num idioma escolhido pela comissão. Segundo a coluna No Prelo, em 2004/05 o programa promoveu traduções para o árabe e em 2005/06, para o chinês. Para 2007/08, o país escolhido foi o Brasil e as coordenadoras do programa estiveram por aqui essa semana para discutir parcerias com editoras. A acolhida foi boa e alguns títulos já foram pré-selecionados. Mais informações sobre o projeto em www.litrix.de.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/25/2007 08:10:00 PM | | | Voltar


Novos blogs no ar


O Globo - 23/6/2007 - por Mànya Millen e Rachel Bertol
Os blogs surgiram quase como confessionários virtuais e, aos poucos, tornaram-se uma bem-sucedida ferramenta de informação. Agora, sem deixar de ser informativos, são usados na divulgação de livros e eventos literários. Esta semana, a Sá Editora, de Eliana Sá, anunciou a criação do seu blog, no qual fica-se sabendo sobre lançamentos, novidades dos autores da casa, seus leitores, noites de autógrafos etc. Nos próximos dias, segundo a coluna No Prelo, também entra no ar o blog, ainda experimental, do Laboratório do Escritor, evento dos CCBBs de Brasília e do Rio em que as jornalistas Cristiane Costa e Valéria Lamego entrevistam autores sobre seu processo de criação.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/25/2007 08:01:00 PM | | | Voltar


Viva o reacionário!


Folha de S. Paulo - 23/6/2007 - por E. Simões, R. Cariello e S. Colombo
O escritor Nelson Rodrigues (1912-80) ainda não encontrou o lugar que muitos avaliam que ele merece no cânone literário brasileiro. No teatro, teve reconhecimento imediato, e é de modo inquestionável o maior dramaturgo nacional. Sua obra em prosa, porém, apesar de reconhecida, até aqui não ganhou a mesma aprovação se comparada à de outros gigantes das letras nacionais, como Machado de Assis, Guimarães Rosa ou Graciliano Ramos. Autodenominado "reacionário", Nelson foi criticado pela direita por sua "amoralidade", e pela esquerda por ser anticomunista e afirmar que o problema do homem não se resolve com um prato de arroz e feijão. É para discutir o lugar de Nelson na literatura nacional que a Flip (Festa Literária Internacional de Parati), entre os dias 04 e 08/07, vai homenagear o "anjo pornográfico". Sua obra também ganha reedições e um lançamento insólito. A peça "O Beijo no Asfalto" virou uma história em quadrinhos, pelas mãos de Arnaldo Branco e Gabriel Góes. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/25/2007 07:55:00 PM | | | Voltar

·······

24 de junho de 2007

DE VOLTA A VIDA, novo livro de Nadine Gordimer


Neste livro, Paul Bannerman,um ecologista de 35 anos que luta contra a construção de uma central nuclear em seu país, a África do Sul, recebe um diagnóstico de câncer na tireóide. Por uma ironia do destino, a radioterapia a que se submete o torna radioativo. A esposa Berenice (Benni), uma executiva do ramo da publicidade, e o filho ainda novo Nicholas (Nickie) visitam Paul, mas precisam manter certa distância por causa da radioatividade. Durante esse período de quarentena, em que se compara a um leproso, um intocável, Paul mora na casa dos pais, a casa de sua infância. Lá passa o dia praticamente no jardim, um microcosmo da natureza mais ampla com que, em sua atividade para uma fundação pela conservação ambiental, está habituado a conviver. Quando Paul volta para sua casa, as mudanças se precipitam na vida de todos da família.
GORDIMER, NADINE
Nasceu em Springs, África do Sul, em 1923, filha de imigrante judeu e mãe inglesa. Depois de duas coletâneas de contos, seu primeiro romance, 'The lying days', apareceu em 1953. Mas foi 'A filha de Burger' (1980) que a tornou mundialmente famosa. Além do prêmio Nobel de Literatura em 1991, recebeu, entre outros, o Booker Prize e distinções de várias universidades em todo o mundo.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/24/2007 11:28:00 PM | | | Voltar


Lançamento do livro VISOES DO MEDO - Beth Brait Alvim, dia 29/06


Imagens que expressam uma revolta diante do tempo são tão recorrentes e têm tanta força em Visões do medo que vale a pena examiná-las e interpretá-las mais detalhadamente. Uma delas, o tempo circular das sociedades tribais e civilizações arcaicas. Outra, o tempo linear, progressivo, da nossa civilização.
O tempo circular é aquele dos fenômenos cósmicos e da natureza, com seus ritmos, ciclos e repetições. Correspondem a eventos mágicos, ao encontro de dois planos, temporal e atemporal, transcendente e imanente, sagrado e profano. Em contraste, em nossa civilização o tempo é série linear, feita de eventos sucessivos e únicos.
A história, em nossa cultura, é movimento dotado de sentido, progressivo: confunde-se com o crescimento do saber e com o acúmulo da riqueza. Mas não para Beth Brait Alvim, que vê o tempo muito mais como um crescimento da repressão e perpetuação da dor.
Beth Brait Alvim não é dualista, e não vê chances de transcendência do tipo religiosa; tampouco é tradicionalista, e por isso não antevê a recuperação de um tempo arquetípico, primordial, menos ainda, de retorno a um passado utópico, idealizado.
É claro que mudar o mundo por meio da poesia supõe um uso ou função mágica da palavra - daí as constantes referências a rituais e bruxarias. E uma solidariedade ou cumplicidade com os criadores visionários ou delirantes. Um desafio que ressoa nas páginas deste Visões do medo, e lhe confere vigor e alcance profético na razão direta de sua consistência e seu compromisso com a palavra poética.


Lançamento do livro VISÕES DO MEDO de Beth Brait Alvim
Sexta-feira, 29 de junho de 2007, às 18h30, na Livraria Cultura - Conjunto Nacional,
Av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP - Telefone: (11) 3170-4033


UPDATE (26/06/2007): O programa Entrelinhas da TV Cultura divulga Visões do medo
O lançamento do livro Visões do medo estrará no programa do dia 04/07 às 22h40.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/24/2007 09:05:00 PM | | | Voltar

·······