RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

23 de junho de 2007

A ocupação israelense - 40 anos depois


Quarenta anos depois da chamada Guerra dos Seis Dias - de junho de 1967, uma das grandes questões que preocupam o Oriente Médio e o mundo inteiro é a perspectiva do longo e sangrento conflito entre israelenses e palestinos. Guila Flint, jornalista brasileira residente em Tel Aviv, cobre o conflito no Oriente Médio para a imprensa brasileira desde 1992. Guila, autora do livro 'Israel - Terra em transe - Democracia ou teocracia?' (editora Civilização Brasileira) - em parceria com a socióloga Bila Grin Sorj, falará sobre a situação atual do conflito e abordará a questão do fundamentalismo judaico, que é o tema principal do livro. De acordo com a jornalista, 'quando se discute a crise no Oriente Médio, se menciona freqüentemente o fundamentalismo islâmico, principalmente depois do 11 de setembro. Pouco se fala do fundamentalismo judaico, que é uma força política que vem alimentando esse conflito desde seu inicio, e vem assumindo um papel mais central na continuação do conflito a cada ano que passa'.


Lançado, por acaso, nas vésperas da Segunda Intifada, o livro "Israel - Terra em Transe", das brasileiras Guila Flint e Bila Grin Sorj é de uma atualidade e relevância para a compreensão das raízes do conflito do Oriente Médio, da identidade judaica e sionista e dos dilemas e contradições da sociedade israelense, que o tornam de leitura obrigatória para quem se preocupa com um Israel democrático, seguro e em paz com seus vizinhos. (Moisés Storch)


>>> Leia: Introdução; leia os comentários de >>> Moacyr Scliar, >>> Clóvis Rossi, >>> Júlio Nobre


Palestra
Terça-feira, 26 de junho às 19h30
Tema: A ocupação israelense - 40 anos depois
Palestrante: Guila Flint
Local: Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos - Av. Nações Unidas, 4777 - São Paulo/SP

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/23/2007 02:57:00 PM | | | Voltar


Felicidade não é apenas um sonho.


Felicidade não é apenas um sonho. Ela existe e está ao nosso alcance. A questão, segundo o médico psicoterapeuta Flávio Gikovate, é compreender no que consiste esse estado tão almejado e como se pode conquistá-lo, impedindo que mecanismos autodestrutivos, acionados pelo medo, atrapalhem nossa harmonia interior. Especialista no assunto, com uma bagagem de 40 anos de atendimento clínico e 30 obras publicadas, ele acaba de lançar mais um livro de sucesso, Dá pra ser feliz... apesar do medo, abordando o tema de maneira clara, lúcida e realista.


Em que consiste a felicidade? Por que temos tanta dificuldade em reconhecê-la e admiti-la? Teremos embutido em nós um demônio para garantir nosso quinhão de infelicidade? Se ele existe, como eliminá-lo? Flávio Gikovate faz aqui uma análise original e deliciosamente clara. Levando em consideração os principais aspectos da vida - história pessoal, psicologia e contexto social -, ele trata de padrões de felicidade que estão ao alcance de todos. Suas conclusões indicam requisitos básicos para que se possa lidar com o medo da felicidade, que ele aponta como o grande vilão da história. Não são fórmulas mágicas e exigem esforço e trabalho. Porque, como tudo na vida, a felicidade deve ser conquistada.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/23/2007 09:41:00 AM | | | Voltar

·······

22 de junho de 2007

Van Gogh será sempre homenageado no VerdesTrigos



Saiba mais sobre Vincent Van Gogh

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/22/2007 11:34:00 PM | | | Voltar


INTRADOXOS, poesia cinética


"Tudo se move continuamente. A imobilidade não existe." (Jean Tinguely, 1959)
INTRADOXOS, poesia cinética
Um sopro nos móbiles de Calder, energia do gás na máquina de Tinguely, frações circulares no Modulador de Luz-Espaço de Moholy-Nagy, convocados pelo construtivismo e dadá, entremeados pelas ruínas dos dentes e os grafismos na língua - ao som de Glass e resquícios do concretismo. O juízo de uma roda redentora, catracas em partituras e sinfonias esféricas. Diálogos mutantes com as artes plásticas: metafísicos. Fractais, "efeitos borboletas" e variações musicais notáveis/complexas são os batimentos poéticos longos, curtos e intertextuais do carioca Márcio-André em Intradoxos (Confraria do Vento, Rio de Janeiro, 2007), que semeiam a explosão do início ao fim (explosões de signos, de acordo com Guilherme Zarvos e Cinda Gonda), ou o contrário, do fim ao início, e surpreendem os leitores pela intensidade que desabrocham as palavras da natureza das coisas e o movimento das aparências, reverberando o vestígio na plasticidade das cores e ondas do brasileiro Abraham Palatnik, o axioma de que a vida é um fluxo e "só é verdade a parte que se desconhece". >>> Leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/22/2007 11:15:00 PM | | | Voltar


Ronaldo Wrobel lança o livro “Nossas festas” (editora Francis)


Roteirista e escritor, Ronaldo Wrobel vai autografar o "Nossas festas" (editora Francis) na terça-feira (dia 26 de junho), às 19h, na Livraria da Travessa (Shopping Leblon). Trata-se de uma obra ricamente ilustrada destinada ao público infanto-juvenil. O livro explica o significado de cada celebração, como e quando surgiram, seus costumes e rituais. O prefácio é de Paulo Geiger. Informações: 3138-9600.


Para adquirir: clique na imagem da capa.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/22/2007 10:17:00 PM | | | Voltar


Ana Paula Padrão conta detalhes sobre sua primeira visita a Israel


A convite do Cembri (Centro de Mídia Brasil Israel), do Ministério do Turismo de Israel e da Revista Aliança Cultural, a jornalista e apresentadora Ana Paula Padrão visitou o país pela primeira vez.


Quais eram as suas expectativas sobre Israel antes de sua viagem?
Sempre tive uma imensa curiosidade sobre Israel, e, principalmente, muita vontade de conhecer Jerusalém. Esperava uma cidade linda, mas ainda assim me surpreendi com a incrível beleza do lugar: a luz, as pedras, a cidade murada, a mistura de povos e culturas, tudo isso faz da cidade uma das mais especiais do mundo !


O que descobriu de mais interessante sobre o país ?
Que um país razoavelmente jovem, mas com uma cultura milenar, é um lugar único - fascinante justamente pelos contrastes.


Encontrou alguma semelhança entre Israel e Brasil ?
Isso eu realmente não esperava mas... o fato é que há muito de comum entre Israel e o Brasil. Os israelenses são calorosos como os brasileiros, e adoram nossa música, nossa dança, nosso jeito de viver a vida. Me senti em casa. Em todos os lugares onde estive, fui sempre recebida com um sorriso quando dizia que sou brasileira. Eles gostam muito de nós !


Trouxe na bagagem alguma souvenir para se lembrar da viagem ?
Trouxe vários cosméticos do Mar Morto, e alguns tecidos comprados em Jerusalém. Adoro tecidos, e sempre procuro trazer um dos lugares que visito.


Israel é um destino para se voltar mais vezes ?
Espero voltar para Israel logo ! Desta vez em férias, com meu marido, Walter. Tenho certeza de que, como eu, ele vai se emocionar com o país (Alef)


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/22/2007 10:11:00 PM | | | Voltar


Direitos de autores e editores



O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) está preocupado com um projeto de lei que tramita no Congresso e versa sobre a liberação total dos direitos sobre obras que estão fora de catálogo. Pela proposta, nem autor nem editora receberiam pela publicação dessas obras se não houver fins de lucro. O Snel quer que editores e autores recebam pelo menos uma pequena parte sobre o valor a ser aferido. (Blog do Galeno)


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/22/2007 09:43:00 PM | | | Voltar


Rascunho traz depoimento de Miguel Sanches Neto


"Se eu tenho uma religião, é a religião da biblioteca." O depoimento do escritor paranaense Miguel Sanches Neto durante o Paiol Literário - evento realizado em Curitiba/PR entre grandes nomes da literatura brasileira com seus leitores -, é um dos destaques da edição de junho do Rascunho. O jornal traz os melhores momentos do bate papo do autor de Chove sobre minha Infância e Um Amor Anarquista, que falou sobre a importância da leitura em sua vida, sobre sua infância no interior do Paraná e sobre o ambiente literário brasileiro. A edição de número 86 do jornal literário também destaca um ensaio do escritor Rodrigo Gurgel sobre quatro livros que tem a obra e a figura de Franz Kafka como temas e uma entrevista com o autor Marco Aurélio Cremasco. A publicação mensal de circulação nacional foi criada em abril de 2000 na capital paranaense. Para assinar, os interessados devem enviar uma mensagem para o endereço eletrônico rascunho@onda.com.br .


Leia a matéria no site do RASCUNHO


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/22/2007 08:53:00 PM | | | Voltar


PROCURA-SE


Wagner Tiso está à caça dos herdeiros do músico Agostinho dos Santos. Quer usar imagem dele na coleção de CDs "Da Sanfona à Sinfônica" e não consegue obter os direitos. Criou um e-mail para receber pistas: tremmineiro@tremmineiro.com.br .


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/22/2007 01:15:00 AM | | | Voltar


TCU põe Lei Rouanet na berlinda


Folha de S. Paulo - 21/6/2007
As ressalvas que o TCU (Tribunal de Contas da União) fez à Lei Rouanet - de renúncia fiscal em benefício de projetos culturais - provocaram, ontem (20/06), reações de apoio e também de discordância entre os gestores da cultura em São Paulo e representantes da classe artística ouvidos pela Folha. No relatório de contas da União de 2006, divulgado anteontem, o TCU aponta como "alarmante" a situação da fiscalização dos recursos aplicados por meio da Lei Rouanet em projetos culturais - da ordem de R$ 971 milhões no ano passado. Segundo o tribunal, grande parte dos projetos não está sendo fiscalizada. O tribunal critica ainda a concentração dos recursos em projetos da região Sudeste e o significativo aumento ocorrido nos últimos anos do volume de recursos investidos por empresas estatais, em detrimento da participação das privadas.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/22/2007 01:03:00 AM | | | Voltar


Oficina de Contos


Oferecida durante a FLIP 2007, a Oficina de Contos trabalhará um tema capital na vida e na obra de Nelson Rodrigues: a tragédia. Só o conjunto de oito peças chamadas de "Tragédias Cariocas", que inclui obras como "O beijo no asfalto", "Toda nudez será castigada" e "Perdoa-me por me traíres", já inscreveria o dramaturgo na história como o grande autor do teatro moderno brasileiro. Foi esse universo que a responsável pela oficina, Sonia Rodrigues, resolveu transplantar para o Rio de Janeiro de hoje, e para o formato "contos".
A Oficina acontecerá durante a Festa Literária Internacional de Parati e está com as inscrições abertas até 26 de junho. Serão selecionados 20 inscritos e somente estes deverão pagar a taxa de R$ 50. Para conhecer o regulamento e inscrever-se clique aqui.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/22/2007 01:00:00 AM | | | Voltar


Fiesp fará compensação pelo consumo de carbono


Substituir fontes de energia e viabilizar o plantio de mais de duas mil árvores nativas da Mata Atlântica são algumas das opções que a entidade poderá adotar.
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) está realmente disposta a fazer a "lição de casa" no que se refere à preservação do Meio Ambiente. No dia 4 de junho, a entidade fechou acordo com o Brazilian Carbon Bureau (BCB), que presta orientação a empresas na comercialização de créditos de carbono.
Na segunda-feira, dia 11, durante a entrega do 13o Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, o diretor titular do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Federação, Nelson Pereira dos Reis, anunciou que a entidade analisa maneiras de realizar compensações pelo consumo de carbono. Estudo realizado pelo BCB indicou que a Fiesp, em sua sede na Avenida Paulista, onde trabalham atualmente 1.550 pessoas, é responsável pela emissão de 1.244.127,33 kg CO 2e (quilogramas de dióxido de carbono equivalentes).
Adotar sistemas de eficiência energética (eólica, solar, hidrelétrica, biomassa); utilizar combustíveis de fontes renováveis (soja, álcool, mamona, girassol) e adquirir créditos de carbono de origens variadas, das corretoras especializadas, são algumas possibilidades sugeridas pelo estudo do BCB.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/22/2007 12:42:00 AM | | | Voltar


A Promessa, por Chico Lopes


Falávamos a respeito da comunicação entre os homens. Ele, um correspondente cujo rosto nunca vi e que nunca mais me escreveu, disse, desanimado: "Há uma clausura fenomenológica chamada ego". Sim, a clausura existe, um limite de chumbo imposto pelo Fado às intenções de sairmos de nós. Mas tão forte quanto a clausura é o desejo de auto-transcendência.
Este desespero de urgência de libertação só passa despercebido aos outros porque todos sofremos um treinamento social ininterrupto para ignorar o Ser e cumprimo-lo à risca, pagando muito caro em solidão por isso.
Num bar, em meio a pessoas mais ou menos conhecidas que assistem televisão sem prestarem atenção alguma em mim, sofro, por vezes, uma angústia para qual só o amor ofereceria consolo, mas nada se nota, nada se diz; tudo é distância, indiferença, opacidade. O quê poderia estar sentindo meu vizinho de mesa, absorvido pela televisão talvez por um esforço de fuga à sua clausura, como eu, que para isso escrevo a respeito de minha? Abordar a clausura, mesmo com a inteligência mais clarividente, não implica em extirpá-la, mas em revolvê-la sob todos os ângulos sem nunca atingir seu mais íntimo mecanismo de sombra. >>>> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/22/2007 12:32:00 AM | | | Voltar

·······

21 de junho de 2007

Entrevista Internacional com Engjëll Koliqi: "Para mim o mais importante é a liberdade"


O poeta kosovar Engjëll Koliqi está no Brasil e por aqui deverá ficar até meados de julho/2007. O poeta nasceu em 10 de novembro de 1956 em Stublla. É doutor em Pedagogia, jornalista acreditado junto ao Vaticano e professor. Colaborou e colabora com vários jornais da Europa, por exemplo Albânia, Macedônia e Kosovo. Também escreve para a Televisão Estatal do Kosovo.
A maior parte da população do Kosovo é de origem albanesa. Existe uma minoria sérvia. Desde 1999, o Kosovo é administrado pela ONU. Kosovo tem sido um protetorado internacional desde a guerra de 1998-1999 entre tropas sérvias e descendentes de albaneses lutando por independência. O governo em Belgrado ofereceu ampla autonomia à Província, mas rejeita uma separação total como exigida pelos kosovares albaneses. Sua capital é Pristina.
O plano da ONU prevê que Kosovo devá ter sua própria Constituição, hino e bandeira. O estatuto do Kosovo deve ser decidido pelo Conselho de Segurança da ONU após um debate sobre o plano do mediador Martti Ahtisaari, que prevê uma independência com supervisão internacional para a província.
A poesia kosovar de Engjëll Koliqi tem uma tônica muito particular e se sente um desejo muito grande de ajudar aos necessitados. É um poeta que deixa claro para o leitor a sua opinião, o seu ponto de vista fundamentado em argumentos e raciocínios baseados em sua vivência, sua postura, suas conclusões a respeito da vida. Os verbos que emprega são verbos fortes e também os substantivos. Sua construção frasal é harmônica e deixam transparecer sua esperança para o seu povo e sua vontade de beber a vida.
Seu livro está no Salão do Livro de Belo Horizonte. E ele ficará em em Belo Horizonte até meados julho. A mineira Verushka Jurgielewicz, descendente de poloneses, está traduzindo seu livro SENTIMENTO DE LUZ. São 60 poemas onde os pronomes são escassos e os adjetivos grávidos de sentidos. Neste periodo no Brasil, o poeta kosovar tem feito palestras em Universidades, entrevistas em várias entidades, Academia Mineira de Letras inclusive. Depois do reconhecimento internacional da independência do Kosovo, o poeta ambiciona ser escolhido pelo seu governo para ser o embaixador de seu país no Brasil.


Acompanhe a entrevista exclusiva concedida por Engjëll Koliqi ao VerdesTrigos. A entrevista foi conduzida por sua tradutora Verushka Jurgielewicz


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/21/2007 01:21:00 AM | | | Voltar

·······

20 de junho de 2007

''Vamos processar Roberto Carlos'', por Marcelino Freire


"Ele, sim, sempre invadiu a nossa privacidade. A nossa casa, no Natal. E no final de ano.
Invadiu o nosso quarto. O nosso motel. O carro e o rádio, etc. e tal. A nossa estrada de Santos.
Foi ele quem tomou conta das nossas emoções! E do coração das nossas mães. E das orações. Só para Nossa Senhora.
Foi ele quem encheu de Jesus Cristo o nosso juízo, ora. Haja corais e novenas. Catequizou os pobres. E nobres, amém! ......."
(continua)


"Quantas vezes eu tentei falar
Que no mundo não há mais lugar
Pra quem toma decisões na vida
Sem pensar"(RC)


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2007 08:47:00 PM | | | Voltar


Lançamento com show de Marcelino Freire


A Livro Falante convida para o lançamento do audiolivro Contos Negreiros, de Marcelino Freire, gravado pelo próprio autor, com base no livro homônimo editado pela Record e ganhador do Prêmio Jabuti 2006.


O evento acontecerá na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, na Av. Henrique Schaumann, 777, São Paulo, no sábado, dia 23 de junho, às 18 horas


A gravação foi feita pelo próprio autor, Marcelino Freire, com a participação especial de Fabiana Cozza, que, além da abertura e do fechamento da obra, lê junto com Marcelino o conto Linha do Tiro, aqui disponibilizado em versão integral. O áudio também tem a participação especial do percussionista Douglas Alonso.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2007 08:43:00 PM | | | Voltar


A fogueira do Rei


O Globo - 19/6/2007 - por Ancelmo Gois
No recém-lançado livro de memórias Código da vida, Saulo Ramos narra um episódio do tempo em que advogava para Roberto Carlos. Em 1979, o cantor entrou na Justiça contra o livro O Rei e eu, de seu ex-mordomo Nicholas Mariano. A obra foi proibida, e os exemplares, incinerados, lembra Ancelmo Gois.


A pretexto de contar, com todos os detalhes, um caso curiosíssimo que viveu como advogado, Saulo Ramos entremeia essa história de suspense absolutamente verídica com sua história de vida, desde a infância nas cidades paulistas de Brodowski e Cravinhos, até os dias de hoje.
Desobedecendo todas as obviedades da estrutura tradicional das biografias, Saulo Ramos constrói uma obra de qualidade espantosa, seja pela riqueza vocabular de sua linguagem, seja pela maestria com que utiliza os recursos literários de uma narrativa. Mas, como se isso não bastasse, a vida de Saulo Ramos tem ingredientes dignos das mais importantes biografias já publicadas no Brasil.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2007 08:26:00 PM | | | Voltar


Lançada Cartilha para mudar a política


Foi lançada no Conselho Permanente da CNBB, no dia de ontem, 19/06, a Cartilha para mudar a política - ler, debater e participar. Trata-se de orientação para participação popular na reforma política. A cartilha propõe sete encontros de grupos. O primeiro é destinado ao debate sobre o momento político atual.
Os encontros dois, três e quatro são para uma discussão sobre as principais questões que envolvem a legislação política e eleitoral. O quinto encontro é para se conhecer o que é a Reforma Política e qual a sua importância para todos. O sexto encontro é reservado para uma análise mais profunda sobre temas discutidos, tomando contato, inclusive, com reflexões produzidas sobre o tema. Finalmente, o sétimo encontro é para definir quais as estratégias de ação que serão adotadas pela comunidade ou grupo e a sua divulgação.


Pedidos da Cartilha para mudar a política - ler, debater e participar! podem ser feitos ao Centro de Pastoral Popular - vendas@cpp.com.br Tel.: 0800 61 22 26 ou (61)3248-4166. http://www.cnbb.org.br/


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2007 08:16:00 PM | | | Voltar


Prêmio Jabuti anuncia finalistas em 20 categorias


Folha de S. Paulo - 20/6/2007
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou ontem (20/06) à tarde a lista de finalistas do 49º Prêmio Jabuti. São dez títulos em cada uma das 20 categorias. Os romances Mãos de cavalo, de Daniel Galera, Os vendilhões do templo, de Moacyr Scliar, e Vista parcial da noite, de Luiz Ruffato, estão entre os concorrentes na categoria "romance". Neste ano, os vencedores das 20 categorias receberão R$ 3 mil cada um. Os ganhadores dos prêmios maiores - Livro do Ano (ficção) e Livro do Ano (não-ficção) - serão premiados com R$ 30 mil cada um. Esses vencedores serão anunciados somente durante a cerimônia de premiação, que acontecerá novamente na Sala São Paulo da Estação Júlio Prestes em São Paulo, no dia 31/10. Ao todo, foram inscritos neste ano 2.052 livros, publicados no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2006. O número foi um pouco menor do que no ano passado (2.074).

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2007 08:09:00 PM | | | Voltar


Como transformar blogs em livros


O Estado de S. Paulo - 19/6/2007 - por Gustavo Miller
Em 2007, o blog completou 10 aninhos. Nessa primeira década de vida, essa ferramenta evoluiu bastante: de mero diarinho virtual, virou divã para muita gente, canal de artistas com fãs, instrumento político para driblar a censura de governos ditatoriais, e por aí vai. No Brasil, os blogs abriram as portas para novos escritores talentosos mostrarem as suas caras, como Clarah Averbuck, as meninas do Mothern e, hummm, Bruna Surfistinha. E se teve uma pessoa que bancou essa nova safra da literatura brasileira é a editora Alê Félix. Sócia da Editora Gênese, que nasceu em 1996 com a proposta de desenvolver portais para a internet, desde 2003 Alê vem servindo de ponte para que os escritores da blogosfera possam se aventurar no mundo dos livros.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2007 07:52:00 PM | | | Voltar


Festival Internacional de Cinema Feminino na Caixa Cultural do Rio


Começa ontem 19), na Caixa Cultural do Rio, o "Femina - Festival Internacional de Cinema Feminino", primeiro evento do gênero no Brasil criado com o objetivo de destacar o trabalho de mulheres no cenário brasileiro e mundial. Criado em 2004 pela produtora Rio de Cinema, o Femina é formado de sessões em cinema e vídeo de filmes dirigidos por mulheres, distribuídas em mostras competitivas ou temáticas, além de debates constituídos de assuntos que abrangem a atuação do universo feminino em questões políticas-sócio-culturais.
O festival trará como novidade este ano uma Mostra Competitiva Brasileira de Documentários. Serão apresentadas as já tradicionais Mostras Competitivas Internacionais de Longas e Curtas-metragens, também como todos os anos, faremos uma Sessão Homenagem e uma Mostra Retrospectiva de uma Personalidade Feminina do Cinema Brasileiroesse ano, a diretora Ana Carolina.
O Femina realiza todos os anos um Fórum de Debates constituído de três mesas com a presença de convidados dos meios artístico, político e intelectual e a parceria da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Instituto Consulado da Mulher, do UNIFEMFundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, do Fundo Ângela Borba e do Instituto Patrícia Galvão. Apresentamos ainda sessões especiais temáticas como a Masculino-Feminino, Eu Gosto é de Mulher, Programa Infantil, entre outras.


Serviço
Festival Internacional de Cinema Feminino - Femina
Onde: Avenida Almirante Barroso, 25. Centro, Rio de Janeiro // Cinemas 1 e 2
Entrada Franca


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2007 02:30:00 PM | | | Voltar


DESTAQUES DA LITERATURA: Hoje com Nancy Rozenchan


VER: AMORHoje, o Centro de Cultura Judaica apresenta um debate com Nancy Rozenchan, tradutora do livro Ver: Amor do israelense David Grossman.

A obra, escrita originalmente em hebraico, conta a história do menino Momik. Filho de judeus sobreviventes do Leste Europeu, ele interpreta à sua maneira os silêncios e fragmentos de conversas dos adultos sobre o que viveram na "terra de lá" (a Europa dominada por Hitler).

Convencido de que a "besta nazista" é, literalmente, um monstro horrendo, Momik resolve atraí-la a um galpão no fundo de sua casa para poder destruí-la com a ajuda do avô Anshel Wasserman, que aparentemente ficou louco num campo de concentração.

O livro, que é considerado um dos mais importantes romances da literatura israelense, foi comparado pela imprensa internacional a obras como O som e a fúria, de William Faulkner, e Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez.

Serviço
Data: 20 de junho, quarta-feira, às 20h30
Local: Rua Oscar Freire , 2500 - Sumaré
Tel. (11) 3065-4333 - São Paulo - SP


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2007 02:21:00 PM | | | Voltar


Site ajuda a publicar livros de autores inéditos


Leia Livro = Albarus Andreos
É difícil dizer se enfim encontrei a solução que nós, autores iniciantes, esperávamos. Nunca tinha ouvido a respeito, contudo. Uma leitora portuguesa do meu blog (www.albarusandreos.blogspot.com) que deu a dica. Não botei fé de início, mas chequei e vi inúmeras reportagens em revistas e jornais do mundo todo falando a respeito (estão lá no site deles pra vocês lerem). Chequei que há milhares e milhares de pessoas que já publicaram usando dessa modalidade (inclusive alguns brasileiros que não abriram essa saída pra gente!), e finalmente, constatei que muitos publicam lá, por não terem tido a tal oportunidade de uma editora tradicional, mas acabaram sendo reconhecido depois disso e tendo seus livros publicados por elas (tão odiadas e tão desejadas, editoras tradicionais!!!).

Trata-se do site de "auto-publicação" Lulu.com. Já existe também um similar nacional.

Matéria completa no LEIA LIVRO


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2007 02:12:00 PM | | | Voltar


Real Madrid: o ''campeão da paz''


O campeão espanhol Real Madrid derrotou ontem (dia 19 de junho) por 8 x 0 um combinado formado por palestinos e israelenses, denominado "Equipe da Paz", em amistoso em prol da paz no Oriente Médio. A partida teve um público de cerca de 30.000 espectadores e a presença, em campo, do volante brasileiro Emerson. A realização coube ao Centro Peres para a Paz, uma organização criada pelo presidente eleito de Israel, Shimon Peres, para promover atividades educativas e esportivas conjuntas entre palestinos e israelenses. "O Real Madri se sagrou campeão da Espanha e agora também é o campeão da paz", afirmou Peres, que deu o pontapé inicial do jogo. (Alef)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2007 10:08:00 AM | | | Voltar


Hierosgamos. Diário de uma sedução, da Noga Sklar, no YouTube



VÍDEO NO YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=mdtv2nOBCCc
COMUNIDADE NO ORKUT: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=33978493
ORELHA no VerdesTrigos: http://www.verdestrigos.org/sitenovo/site/cronica_ver.asp?id=1268


Lançado na FLIP 2007, em Paraty. Já à venda




Technorati : , , , , ,

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2007 01:04:00 AM | | | Voltar

·······

19 de junho de 2007

O poeta kosovar Engjëll Koliqi está no Brasil


Noticiamos que o poeta kosovar Engjëll Koliqi está no Brasil. O poeta nasceu em 10 de novembro de 1956 em Stublla. É doutor em Pedagogia, jornalista acreditado junto ao Vaticano e professor. Colaborou e colabora com vários jornais da Europa ,por exemplo Albânia, Macedônia e Kosovo. Também escreve para a Televisão Estatal do Kosovo.
A sua poesia tem uma tônica muito particular. e se sente um desejo muito grande de ajudar aos necessitados. É um poeta que deixa claro para o leitor a sua opinião, o seu ponto de vista fundamentado em argumentos e raciocínios baseados em sua vivência, sua postura, suas conclusões a respeito da vida. Os verbos que emprega são verbos fortes e também os substantivos. Sua construção frasal é harmônica e deixam transparecer sua esperança para o seu povo e sua vontade de beber a vida.



1. O AMOR ESCONDIDO...
Não pense que o amor se apaga...
Jamais diga que não existe amor...
Quando as cinzas do esquecimento caírem
Sobre o altar.
Ainda na quinta estação
Basta assoprar o vento da recordação
Ainda que só um pouco...
Clamorosamente se acende o fogo
Do amor.
Tradução: Verushka Jurgielewicz



Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/19/2007 09:31:00 AM | | | Voltar

·······

18 de junho de 2007

CCBB apresenta ''Projeto Seleção Brasil em Cena – Concurso de Dramaturgia 2007''


Inscrições serão encerradas bem 28 de junho!
Por causa da greve no Ministério da Cultura, organização dispensa registro do texto no ato da inscrição


Por conta da greve dos funcionários do Ministério da Cultura (MinC), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro dispensa o registro dos textos a serem apresentados para o Projeto Seleção Brasil em Cena - Concurso de Dramaturgia de 2007, de âmbito nacional. Realizado pelo segundo ano consecutivo, o concurso tem inscrições estão abertas até 28 de junho. O regulamento do concurso bem como fichas de inscrição estão disponíveis no site da instituição (www.bb.com.br/cultura). O objetivo principal do projeto é fomentar a literatura dramática bem como o surgimento de novos dramaturgos, através de leituras dramatizadas de textos inéditos de autores brasileiros, em qualquer categoria. Podem concorrer textos de brasileiros natos ou estrangeiros naturalizados. O primeiro lugar ganha R$ 5 mil e a encenação de seu texto pelo CCBB; o segundo R$ 3 mil e o terceiro R$ 1 mil. O êxito do projeto pode ser mensurado pelos números da edição inaugural. O Projeto Seleção Brasil em Cena - Concurso de Dramaturgia recebeu, em um mês, nada menos que 311 textos de todo o país. Destes, 12 foram eleitos e apresentados a um público de 960 pessoas.
Além do prêmio em dinheiro, Pedro de Senna terá a montagem de seu texto realizada pelo CCBB-RJ em novembro de 2007, sob a direção do premiado Moacir Chaves. Foi o mesmo Moacir que dirigiu a leitura dramatizada desse texto no período de seleção e por isso, obedecendo à mecânica do concurso, será o responsável pela montagem. Esse ano, o nome dos jurados será conhecido apenas após a divulgação do resultado no site do www.bb.com.br/cultura , até 120 dias após o término das inscrições.
O regulamento completo consta do site www.bb.com.br/cultura . Outros esclarecimentos podem ser obtidos com a coordenação da mostra pelos telefones 21 2547-3315, 21 2547-3221, 21 2547-2145 ou no Centro Cultural Banco do Brasil, telefone 21 3808-2100.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2007 08:58:00 PM | | | Voltar


Inscrições abertas para Concurso Literário na 2ª Bienal de Santa Catarina


A partir de 20 de junho abrem-se vagas para o 7º Concurso Literário da Câmara Catarinense do Livro. As inscrições devem ser feitas no local da 2ª Bienal de Santa Catarina, que ocorre de 20 a 24 de junho, no Centro de Eventos Centroserra, ao lado do Ginásio Jonas Minosso, em Lages (SC). O concurso tem três categorias: "Mini-conto" para alunos do 5º ano (ou 4ª série), "Poesia" para o 9º ano (ou 8ª série) e "Crônica", para o 3º ano do ensino médio. O tema é livre para as categorias "Mini-conto" e "Poesia". Para a categoria "Crônica", o aluno deve utilizar a temática de um ou mais livros do Vestibular UFSC 2008. Os interessados devem solicitar um formulário de inscrição e o regulamento e-mail comunica@cclivro.org.br . Informações pelos telefones (48) 3224 5135 e (48) 9961 7579.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2007 08:26:00 PM | | | Voltar


''O tradutor de ''Harry Potter'' trabalha na escuridão''


Jornal do Brasil - 17/6/2007
Tradutora da série Harry Potter, Lia Wyler nasceu em Ourinhos (SP), veio para o Rio aos 5 anos e já morou em Porto Alegre, Manaus e Lisboa. Doutora em tradução pela USP, acumula 38 anos de experiência. Começou com textos técnicos e verbetes para enciclopédias até verter para o português obras de Gore Vidal, Tom Wolfe, Henry Miller e Muriel Spark. É casada, tem duas filhas, três netas fãs do bruxinho e trabalha como professora na PUC. Antes mesmo de o lançamento do último livro da série Harry Potter ser lançado, em 21/07, os fãs já estão de luto. A ligação íntima com o bruxinho criado pela britânica J.K.Rowling também vai deixar saudade na tradutora Lia Wyler, responsável pela versão em português dos livros, e que deu uma entrevista para o Jornal do Brasil. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2007 08:22:00 PM | | | Voltar


Os novos hedonistas


O Estado de S. Paulo - 17/6/2007 - por Antonio Gonçalves Filho
Michel Onfray é um fenômeno editorial. Capaz de vender 200 mil exemplares de um livro de filosofia só na França, o jovem professor é visto por seus pares como um Paulo Coelho com doutorado em Nietzsche. Com 48 anos já publicou mais de 30 livros, entre eles Tratado de ateologia (214 pp., R$ 39,80), que a editora Martins Fontes coloca agora no mercado, fazendo crescer a lista de seus títulos brasileiros. Como Onfray, identificado como o filósofo do prazer, outros pensadores franceses têm embarcado na nave dionisíaca do hedonismo rumo à conquista do espaço ocupado no passado pelos gauchistes de Saint-Germain-des-Près. A civilização de Apolo chegou ao fim, decretam novos hedonistas como ele e Gilles Lipovetsky, que também lançou este mês seu livro A sociedade da decepção (Manole) no Brasil. Lipovetsky e Onfray concederam entrevistas ao Estado. >> Leia mais


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2007 08:19:00 PM | | | Voltar


Fé, poder e política


O historiador Luís Mir, premiado com o Jabuti 2005 por Genômica e autor de A revolução impossível (1994) e Guerra civil (2004) está lançando Partido de Deus: fé, poder e política (Alaúde, 680 pp., R$ 59,90). A obra é um estudo original sobre a atuação política da Igreja Católica no Brasil desde o seu descobrimento até os dias de hoje. Explora os caminhos que levaram o Estado religioso católico na construção de um partido político-religioso. Sua investigação inicia com o primeiro passo do Deus de Roma ao lado de Pedro Álvares Cabral, quando da descoberta de uma grande ilha a caminho das Índias. O lançamento acontece hoje (18/06), às 19h, na Livraria Cultura - Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073 - São Paulo). Informações pelo telefone 11-3170-4033.


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2007 08:12:00 PM | | | Voltar


Nelson Rodrigues


O Globo - 16/6/2007
O autor homenageado na quinta edição da Festa Literária Internacional de Paraty inspira também uma oficina online promovida pelo site Autoria, coordenado pela escritora Sônia Rodrigues, filha de Nelson, e pela editora Nova Fronteira. Para participar, os interessados devem ter lido uma das obras do autor. A inscrição pode ser feita entre até o dia 23/06 pelo site www.nelsonrodrigues.com.br e www.novafronteira.com.br . Além das oficinas, a editora também patrocina, de 10 a 30/07, um concurso de contos inspirados nas tragédias cariocas de Nelson Rodrigues. Segundo a coluna Rodapé, o regulamento está na página www.nelsonrodrigues.com.br.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2007 08:05:00 PM | | | Voltar


Iluminuras faz 20 anos


O Globo - 16/6/2007 - por Mànya Millen e Rachel Bertol
A editora Iluminuras está em festa: comemora 20 anos em 2007. O aniversário tem sabor especial para o editor Samuel Leon e sua sócia Beatriz Costa. "Sempre apostamos na coerência do trabalho. Demos certo porque tínhamos um projeto que desde o início ficou claro: publicar literatura de qualidade, numa época em que não havia esse desenvolvimento todo no mercado editorial, com a diversidade que existe hoje. Fomos coerentes desde o início, o que nos garantiu leitores. Apostamos num leitor qualificado, que teria empatia com o nosso trabalho. Foram os leitores que nos sustentaram. Não tivemos mecenas, nem fomos patrocinados por ninguém", conta Leon para a coluna No Prelo, que até o fim do ano fará uma grande festa em São Paulo, sede da editora.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2007 07:58:00 PM | | | Voltar


Dia 19 de junho serão conhecidos os finalistas do 49º Prêmio Jabuti 2007


Dia 19 de junho serão conhecidos os finalistas do 49º Prêmio Jabuti 2007. A partir das 10 horas, acontece na CBL a apuração das 20 categorias, onde serão anunciados os dez mais votados em cada uma delas. Estão convidados todos os associados, autores, jornalistas e demais interessados em acompanhar, em sessão pública, a abertura dos envelopes.


Para cada grupo de obras, dos 2052 livros inscritos foram selecionados três jurados, escolhidos de acordo com o Guia de Orientação 2007. Nesta 49ª edição os títulos com maior número de inscritos são: Capa (180); Infantil (149); Projeto/Produção Editorial (145); Ilustração de Livro Infantil e Juvenil (131); Romance (131) e Poesia (122).


Os resultados serão publicados no site exclusivo do Prêmio Jabuti (www.premiojabuti.org.br) ao término da apuração e também serão divulgados por e-mail para a imprensa e associados. A apuração da segunda fase, que apontará os vencedores do Prêmio Jabuti 2007, está confirmada para o dia 15 de agosto, às 10h, também em sessão aberta, na sede da entidade.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2007 02:45:00 PM | | | Voltar

·······

17 de junho de 2007

A paz é possível, até na propaganda....



"Na vida real é ainda é impossível, mas na Internet contatos como esse são feitos todos os dias"


A paz é possível e começa pelo espírito. E estímulos à paz surge das coisas mais inesperadas. Rodando pela net, deparei-me com "sujeitando caminhando pelas ruas de Teerã, um israelense; passeia por mesquitas, mercados e lojas. Na camiseta: Kravi ze achi, achi! ("Combatente é o melhor, meu irmão" - Noga me disse que a tradução ficaria melhor assim: "meu lance é demais, bro!"). Caminhando, chega num boteco árabe, lotado de tabuleiros de gamão. Senta e espera. Um homem com trajes árabes (e bigode, claro) chega por trás. Eles se abraçam e começam a jogar. Trata-se de um comercial da companhia telefônica Barak. Um excelente filme, no final, uma frase em hebraico: "Na vida real é ainda é impossível, mas na Internet contatos como esse são feitos todos os dias" (Blog do Bean)


Para assistir o comercial, clique aqui
Para ver a matéria sobre a propaganda (em hebraico),clique aqui.


update (20/06/2007): A Noga, em seu blog, fez um excelente comentário:


Trata-se de um anúncio, veiculado esta semana por um provedor de internet de Israel. Eis o que diz a mensagem - em hebraico - no último frame: "Na vida real é ainda impossível, mas na internet contatos como este são feitos todos os dias"
Os "trabalhadores da luz", com suas teorias adocicadas sobre a energia unificada da Nova Era, fazem um bom time com a turma conectada dos otimistas, é. Entre os quais me incluo, sorry, periferia. E no Brasil, gente, no nosso Brasil cotidiano, não é diferente. Os cães ladram, a corrupção vocifera, a imprensa morde... e assopra, e enquanto isso, num outro nível de realidade (sim, céticos: ele existe) a nova ordem emerge, o país cresce, a coisa acontece. Quanto aos nossos cronistas, como o Jabor... andam mais carentes do charme descolado do saudoso Ibrahim do que dos canalhas de Nelson Rodrigues. A caravana da vida segue, e mesmo com tanta gente torcendo contra, a gente vai chegar lá. Pode apostar.

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/17/2007 08:54:00 PM | | | Voltar


PAZ AGORA, uma paz justa para todos os povos do Oriente: A PAZ é POSSÍVEL


A presença de AMÓS OZ na FLIP 2007 (Paraty/RJ) não deixa apenas os apaixonados por literatura felizes e eufóricos. Os partidários da PAZ, com maior razão, estamos mais eufóricos ainda com a vinda de AMÓS OZ ao Brasil, pois Oz não é um simples escritor; não bastasse ser um candidato ao Prêmio Nobel de Literatura, é também candidato ao Prêmio Nobel da Paz. Por esta razão, os Amigos Brasileiros do PAZ AGORA - PAZ AGORA|BR divulgam em seu site a vida e obra de Amós Oz. Conheça.


O PAZ AGORA|BR busca difundir a mensagem do Movimento pacifista israelense PAZ AGORA ("SHALOM ACHSHAV") e de outras organizações no mundo que se dedicam à EDUCAÇÃO PARA A PAZ, e a uma PAZ JUSTA PARA TODOS OS POVOS DO ORIENTE MÉDIO. A PAZ É POSSÍVEL, e se dará com a co-existência de um Estado Judeu-Israelense, ao lado de um Estado Árabe-Palestino, com fronteiras reconhecidas entre si e pelos países vizinhos, garantindo segurança, dignidade e auto-determinação para todos.


Conheça e apóie o PAZ AGORA|BR - Amigos Brasileiros do PAZ AGORA. Para receber regularmente (mais ou menos a cada 15 dias), informativos do PAZ AGORA|BR, envie um e-mail para paz-agora-br-subscribe@googlegroups.com


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/17/2007 07:59:00 PM | | | Voltar


Instituto Bioma apresenta resultados de projetos educacionais em Presidente Prudente


Foi realizado neste sábado (16) no auditório do Sesi (Serviço Social da Indústria) a conclusão do PJCAN (Projeto Jovem Cidadão Amigo da Natureza) em Presidente Prudente. Durante 18 meses foram realizadas pesquisas, relatórios, vivências, estudos e realizações de ações com alunos do Ensino Fundamental da região com o objetivo de atingir resultados positivos para a sociedade.


Entre as iniciativas, criação de hortas comunitárias para a complementação da alimentação na merenda escolar, conscientização da população para extinção da dengue, implantação de parques ecológicos em áreas com falta de árvores, realização de trabalhos manuais utilizando materiais recicláveis como forma de complementação de renda, reestruturação comportamental e familiar, entre outros fizeram parte da apresentação dos projetos desenvolvidos.


Para Luis Carlos Palomar Fernandes, gerente e membro do Instituto BioMa, o objetivo de criar ações humanitárias foi alcançado na região. Para ele, esta não é a conclusão deste projeto, mas sim o primeiro passo para que novas atitudes sejam tomadas a partir de agora. "Queremos que a sociedade herde novos costumes em benefício de nossos filhos e netos. Afinal, precisamos plantar hoje para poder colher bons frutos amanhã e com certeza nossa semente foi plantada hoje na região de Presidente Prudente", conclui. O Projeto Jovem Cidadão Amigo da Natureza é uma elaboração do Instituto Bioma em parceria com o MEC/FNDE.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/17/2007 07:27:00 PM | | | Voltar


Se você tem um bom original, nós queremos publicar (Airo Zamoner)


A PROTEXTO criou o Projeto Lume Literário para incentivar escritores a publicarem sua criação literária. Atualmente, com um mercado editorial sempre mais competitivo, autor e editora precisam dar as mãos para viabilizar cada edição. O sucesso de vendas de um livro depende principalmente do empenho do autor, o maior e mais abalizado conhecedor de sua obra. Ele deve, pois, estar pronto para sair a campo, divulgando-a por todos os meios a seu alcance. A Editora, por sua vez, se encarregará integralmente da edição e exibirá o livro em sua vitrine (Livraria Virtual), acompanhado de todas as ferramentas necessárias para concretizar a venda. >>>leia mais


Submeta sua obra para ser avaliada pelo Conselho Editorial da Editora Protexto. Se for aprovada, será publicada e você, além de receber 5 exemplares gratuitos, terá o livro exposto e vendido no site da editora, recebendo 20% de direitos autorais. Se você tem um bom original, nós queremos publicar (Airo Zamoner)


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/17/2007 01:14:00 PM | | | Voltar


''Dicionário de Anglicismos'', de Agenor Soares dos Santos


Recebo o "Dicionário de Anglicismos", de Agenor Soares dos Santos. Conceitos de estrangeirismo e aportuguesamento, palavras de origem inglesa que têm influência do francês, linguagem financeira e falsos anglicismos são alguns dos temas abordados pelo autor nesta obra, que traz ainda um histórico do crescente uso de termos em inglês no Brasil.
O Dicionário de Anglicismos oferece, além da lexicografia propriamente dita, uma relevante contribuição sob a forma de abalizada discussão das noções teóricas em que o autor apóia sua análise, entre elas as de aportuguesamento, empréstimo, estrangeirismo, decalque e transposição. Deve-se salientar, ainda, que o mérito maior dessa discussão é não ser meramente teórica, mas calcar-se no vasto e pertinente corpus reunido e na visão a um tempo sincrônica e diacrônica com que é feita a análise.
O autor organiza seu dicionário, usando suas conclusões como categorias de análise. Elenca: a) empréstimos - semânticos, com sentidos adicionais ou inexistentes em inglês, obsoletos, abandonados, desusados ou pouco usados, recentes, de uso culto ou semiculto, de uso restrito, usados por modismo, afetação, esnobismo, com a desinência -ing b) traduções de empréstimos c) decalques - de sintagmas e de siglas, d) palavras de origem inglesa recebidas através do francês, e) criações brasileiras - unidades léxicas formadas sobre base inglesa, ou sobre o equivalente inglês e f) falsos anglicismos. Consigna também: anglicismos de possível criação paralela ou simultânea, palavras-valise ou blends, epônimos e marcas registradas, assim como assinala a mudança de classe de palavras. Tudo isso agrupado em facílimo modo de consulta por ordem alfabética, com copiosas abonações e remissões às seções teóricas pertinentes, de forma a ancorar as informações prestadas ao leitor.
É assim que Agenor Soares dos Santos se desincumbe da tarefa a que se propôs: com lucidez, elegância e economia. O proveito é nosso, que ganhamos mais um tomo que reúne tanta riqueza de informações de modo tão acessível e prazeroso para o leitor.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/17/2007 11:39:00 AM | | | Voltar


''Vavá está sendo linchado'', escreve Elio Gaspari


"O pessoal do século 21 sabe que Jimmy Carter é um ex-presidente dos Estados Unidos (1977-1981), Prêmio Nobel da Paz de 2002. Passará para a história como um exemplo de retidão. Isso agora. Quando estava na Casa Branca, Carter foi atazanado pela exposição de seu irmão Billy, caipira alcoólatra que se tornou lobista (registrado) do governo líbio. Criou-se o neologismo Billygate. Morreu em 1988, aos 51 anos, falido. Virou poeira da História.
Ninguém quer a jugular de Vavá, como não se queria a de Billy Carter. O negócio é outro. Querem a jugular de Lula, o dos 60 milhões de votos". (Elio Gaspari)


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/17/2007 10:51:00 AM | | | Voltar

·······