Refugiados palestinos - Israel tem parte da culpa, por Amos Oz
A cada vez que nós israelenses ouvimos as palavras "o problema dos refugiados de 1948", nossos estômagos se contraem de ansiedade e mal-estar.
Aqui no nosso lado, a questão dos refugiados foi transformada num sinônimo para direito de retorno, e o "direito de retorno" palestino nos soa como o desaparecimento de Israel. Talvez já esteja no hora de colocar nossos pensamentos em ordem, e aprender a fazer uma distinção entre o problema dos refugiados e o que é denominado como direito de retorno. O problema dos refugiados pode e deve ser resolvido, mas não através do retorno deles para o território israelense em suas fronteiras pacíficas. O chamado a permitir que os refugiados retornem ao território de Israel deve ser rejeitado porque, caso realizado, existirão dois Estados Palestinos aqui e nenhum para o povo judeu. Entretanto, o problema dos refugiados de 1948 precisa ser resolvido. Mais ainda, a resolução da questão é de vital interesse para o Estado de Israel, porque enquanto o problema permanecer sem solução - enquanto centenas de milhares de refugiados palestinos estiverem apodrecendo em campos desumanos de refugiados - não teremos descanso. >>> Leia mais
[NOTA] Amós Oz estará na FLIP 2007 em Paraty. Hoje recebi da minha agência os orçamentos para a ida à FLIP, preços impraticáveis! A feira se tornou pop demais. Infelizmente não irei. Entretanto, hoje viajo para Recife/PE e depois para Maragogi/AL (Salinas de Maragogi). Volto na segunda-feira, dia 28/05. Depois de Denver, Las Vegas, New York, nada como alguns dias no Salinas de Maragogi. Em agosto, Passo Fundo/RS será o nosso destino. Será?! Com a palavra, nossos patrocinadores.
Marcadores: crônica, Direito, literatura, Politica
Primeira Página
Link permanente··- publicado por
VerdesTrigos @ 5/23/2007 10:05:00 AM | | | Voltar