RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

19 de maio de 2007

O estilo não-literáriio de Paulo Coelho, por Manuel da Costa Pinto


A obra de Paulo Coelho não corresponde aos valores estéticos que transformam narrativas em literatura


NA ÚLTIMA segunda-feira, em entrevista à Ilustrada, Paulo Coelho comentou uma declaração deste colunista segundo a qual "ele escreve num estilo não-literário, com uma mensagem que confirma o senso comum". A frase foi publicada na revista "The New Yorker", em reportagem sobre o escritor feita por Dana Goodyear, que entrevistou o colunista para saber como a crítica brasileira (que não lê Paulo Coelho) vê o autor de "O Alquimista".


Ele considerou a frase "um pouco confusa", ironizando: "Acabamos de inaugurar um novo estilo, o "estilo não-literário" na literatura. Em breve teremos teses sendo escritas a respeito". Como o colunista em questão não gosta de confusão, convém esclarecer: a frase nada tem de obscura, ao menos para quem está habituado às tentativas de compreender esse objeto tão fugidio e mutável que é a linguagem literária. >>> leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/19/2007 11:31:00 AM | | | Voltar


Virada Cultural deve reunir 15 mil em Presidente Prudente


Durante 24 horas de apresentações artísticas simultâneas e gratuitas, público poderá assistir a 28 shows entre hoje e amanhã


Presidente Prudente está preparada para receber um dos maiores eventos culturais do Estado de São Paulo. A 3ª Virada Cultural Paulista, que acontece pela primeira vez na cidade, vai reunir 28 grupos artísticos locais, regionais e de projeção nacional que vão se apresentar durante 24 horas simultaneamente, entre hoje e amanhã, a partir das 18h. São esperadas cerca de 15 mil pessoas no Parque do Povo - entre a Avenida da Saudade e a Celestino Figueiredo - e no Teatro Cesar Cava, locais de apresentação. O evento é gratuito.


Dentre as atrações do evento, destacam-se as apresentações de artistas reconhecidos nacionalmente e internacionalmente como Chico Cesar, Geraldo Azevedo, Vânia Bastos e Marcel Powel. Duas atrações artísticas de Presidente Prudente integrarão virada, a Orquestra Prudentina Celebration e o Projeto Guri da cidade.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/19/2007 09:36:00 AM | | | Voltar


Horrores do nazismo


O grande nome da V FLIP (4 a 8 de julho) é Amós Oz (foto), o mais importante escritor israelense da atualidade, autor do monumental De amor e trevas. O livro narra a história de sua família, que emigrou do Leste da Europa para Jerusalém fugindo do nazismo, e faz uma intensa reflexão sobre o sionismo, Israel e a sociedade israelense, profundamente dividida. Nazismo e relações familiares também estão no núcleo de Maus, obra-prima do revolucionário quadrinista americano Art Spiegelman, filho de judeus sobreviventes de Auschwitz. Spiegelman vai além do holocausto, que descreve com crueza, e se instala na psicologia do sobrevivente com a intenção de desfazer o emaranhado da relação entre pai e filho, da sombra da mãe suicida e do fantasma do irmão idolatrado que nunca conheceu.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/19/2007 09:28:00 AM | | | Voltar

·······

18 de maio de 2007

ABISMOS DE UMA REALIDADE SEM SAÍDAS, por José Aloise Bahia


Na página 92 de Formas breves, Ricardo Piglia observa uma de suas teses sobre o conto: "Kafka conta com clareza e simplicidade a história secreta, e narra sigilosamente a história visível, até convertê-la em algo enigmático e obscuro. Essa inversão funda o kafkiano". Os contos da antologia Dicionário de pequenas solidões, de Ronaldo Cagiano, bebem de maneira fértil nessa fonte citada por Piglia e outras mais - João Antonio, Samuel Rawet na narração e Augusto dos Anjos, Drummond e Torquato Neto na poesia, pois o autor também é poeta. Vai além: reproduz e revela de maneira implacável e lúcida o resto, a sobra de um Brasil trágico e dramático, cenas que povoam uma sombra ingrata e incômoda aos olhos do Planalto Central.


Dicionário de pequenas solidões é um labirinto descontente. Ficções profanas, extremas e brutais, castigadas pelas patologias de uma certa urbanidade, na qual transitam, lado a lado com a história oficial, personagens corroídos pelo silêncio, partidas, idas, vindas e o vazio de suas vidas ordinárias. Consumidos e cuspidos pela voraz realidade de um país que desconhece o seu povo. Desesperança pura.>>> Leia mais


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/18/2007 11:24:00 PM | | | Voltar


Rodrigo Capella lança 'Poesia não vende' em Floripa


Livro vai ser lançado dia 12 de junho, na Livraria Siciliano, do Beiramar Shopping.


O escritor e poeta Rodrigo Capella, de raízes catarinas e autor de "Transroca, o navio proibido", que vai ser adaptado para o cinema pelo diretor Ricardo Zimmer, vai lançar o livro "Poesia não vende", no dia 12 de junho, em Florianópolis, na Livraria Siciliano, do Beiramar Shopping, das 18h30 ás 21h30.


Durante o lançamento, haverá apresentações artísticas do cantor Homero Baroni, que participou do programa Fama, da TV Globo, e do pintor Paulo Marcondes Neto, que confeccionará um quadro ao vivo. Além das poesias de Rodrigo Capella, o livro "Poesia não vende" traz depoimentos de Ivan Lins, Bárbara Paz, Moacyr Scliar e do pintor catarinense Sérgio Ferro para mostrar o descaso público com a poesia e apontar que atualmente esse gênero tem sido consumido apenas em associação com as outras artes, tais como cinema, teatro, pintura e música. Mais informações: www.rodrigocapella.com.br


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/18/2007 11:06:00 PM | | | Voltar


Em breve sairá edital possibilitando a interessados no curso Português / Hebraico da Faculdade de Letras da UFRJ


Portadores de diploma de curso de graduação no Brasil ou no estrangeiro, tanto em faculdades e universidades públicas quanto particulares, em qualquer ramo de conhecimento, poderão se inscrever para seleção e ingresso na nova turma de Hebraico I a ser aberta excepcionalmente no meio do ano na Faculdade de Letras da UFRJ.


Após a inscrição os pedidos serão examinados pelo Setor de Língua e Literatura Hebraica e na inexistência de impedimentos legais, deferidos. Calcula-se a abertura de 10 a 15 vagas. Apresentando-se mais candidatos que vagas será realizada seleção de proeficiência mínima de caráter eliminatório . Caso contrário (menos candidatos que vagas) , não haverá seleção por prova eliminatória. Haverá uma TAXA DE INSCRIÇÃO por volta de 10 reais .


Esta é uma oportunidade para pessoas já com alguma graduação tomarem ou retomarem contato e aquisição da língua e literatura hebraica bem como criar possibilidades para aqueles que atuam na área e não têm diploma formal na mesma, se qualificarem no mercado através da possibilidade de exercerem a dupla licenciatura em Português e Hebraico. Qualquer dúvida a respeito os interessados podem enviar suas indagações para meu email do Professor Henrique Samet.


Faculdade de Letras - Pavimento térreo
Avenida Horácio Macedo, 2151 - sala D-105, tel: 2598-9770 / 2270-1696.
Cidade Universitária - CEP: 21941-917 - Ilha do Fundão - RIO DE JANEIRO


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/18/2007 10:56:00 PM | | | Voltar


Texto inédito de Pablo Neruda elogia a União Soviética de Stalin


Folha Online - 17/5/2007 - por France Presse, em Madri
Um prólogo inédito do poeta chileno Pablo Neruda para o livro Retorno al futuro, do escritor guatemalteco Luis Cardoza y Aragón, elogia a União Soviética dos anos 1950. O texto foi divulgado ontem (17/05) em um
site. O texto não chegou a ser publicado por uma desavença entre os dois autores. O conteúdo do escrito elogia o regime comunista da ex-União Soviética e a esquerda latino-americana adepta daquela linha. Neruda também ataca as ingerências dos Estados Unidos na América Latina. O escritor chileno, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, diz que "a União Soviética, apesar da matilha, cada vez mais ameaçadora em seus latidos, continua sendo para nossos povos o baluarte da paz e da criação".


O livro conta as experiências de Cardoza y Aragón durante sua permanência em Moscou, onde em 1946 --em pleno estalinismo- foi embaixador do governo revolucionário do presidente guatemalteco Juan José Arévalo (1945-1951). Neruda e Cardoza y Aragón se conheceram no México. O chileno era cônsul-geral de seu país e o guatemalteco estava ali exilado. Neruda retirou a autorização para o uso do prólogo por não concordar com a crítica de Cardoza y Aragón ao sistema comunista após a queda do governo de Jacobo Arbenz (1951-1954). >> Leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/18/2007 10:43:00 PM | | | Voltar


Prêmio de R$ 5 mil e viagem para Santiago de Compostela


A comissão organizadora da 12ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo anunciou a premiação surpresa ao vencedor do 10º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães. Além dos R$ 5 mil e Troféu Vasco Prado, o(a) contista vencedor(a) realizará uma viagem de 10 dias a Santiago de Compostela, na Espanha, com passagem (saída de São Paulo) e hospedagem gratuitas. Criado em 1988, em parceria com o Instituto Estadual do Livro, o Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães homenageia o jornalista e escritor gaúcho que estimulou a criação e expansão das Jornadas. As inscrições podem ser feitas até o dia 31/05, por meio da entrega dos originais nos locais de inscrição ou por correio. Informações pelos telefones 51-3311-7311 e 51-3311-7299.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/18/2007 10:33:00 PM | | | Voltar


Três garotas da pesada


O Estado de S. Paulo - 17/5/2007 - por Ubiratan Brasil
A chilena naturalizada brasileira Carola escreveu seu livro durante um ano de vida monástica em Berlim, na Alemanha. A gaúcha Veronica, por outro lado, aproveitou a mudança para São Paulo, onde preparava um trabalho de tese. E a carioca Mayra também encontrou na capital paulista o refúgio. Três jovens escritoras, cuja experiência, serviu para a criação de obras surpreendentes, que nada faz lembrar daquilo que se convencionou chamar de literatura feminina. Textos que impressionaram olhos argutos a ponto de convencer grandes editoras a lançá-los logo em livros. Carola Saavedra é autora de Toda terça (Cia das Letras, 160 pp., R$ 35), Veronica Stigger escreveu Gran Cabaret Demenzial (CosacNaify, 128 pp., R$ 29,50) e Mayra Dias Gomes, Fugalaça (Record, 288 pp., R$ 36).


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/18/2007 12:48:00 AM | | | Voltar


É grego, mas é literatura


PublishNews - 17/5/2007 - por Renata Sturm
Parece que a dificuldade de se entender a língua grega, que gerou a expressão "isso parece grego", não atrapalha a divulgação do que é produzido em literatura na Grécia. Começa hoje e vai até o domingo (20/50) a Feira do Livro de Tessalonia (Grécia). A intenção dos organizadores do evento é promover, nos quatro dias de feira, a rica produção literária grega para profissionais do livro, imprensa, escolas e o público em geral. O local escolhido para a exibição, o Centro de Exibições Helexpo, possui 7 mil metros quadrados e fácil acesso pelo mar. A feira conta com cerca de 400 expositores e mais de 100 eventos serão realizados. Além de encontros com autores e seminários para profissionais. Editoras gregas e estrangeiras, assim como agentes literários e livreiros, são bem vindos.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/18/2007 12:40:00 AM | | | Voltar


Editora recebe inscrições para novos autores


Estão abertas as inscrições para seis novas antologias da Andross Editora, entre contos, crônicas, poemas e microcontos (textos até 600 toques incluindo espaços). As antologias são voltadas para escritores iniciantes, mas autores com obras já publicadas também podem participar. O regulamento e instruções para envio das obras estão disponíveis no website da editora: www.andross.com.br


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/18/2007 12:26:00 AM | | | Voltar


O making of do filme Batismo de Sangue em cartaz nos cinemas.


tito1.JPGDepoimentos do Diretor e da equipe, dos protagonistas Caio Blat, Daniel de Oliveira, Cassio Gabus e outros do elenco. Além de um emocionado depoimento do Frei Betto e de outros frades dominicanos.
http://www.youtube.com/watch?v=6k7qZQEDsVQ


Trailer BATISMO DE SANGUE
BATISMO DE SANGUE, de Helvécio Ratton é baseado em fatos reais. O filme conta a história dos frades dominicanos, que movidos por ideais cristãos, se envolvem na luta clandestina contra a ditadura militar, no final dos anos 60. São presos e torturados. Um deles, Frei Tito, é mandado para o exílio na França, onde, atormentado pelas imagens de seus carrascos, comete suicídio. Com Caio Blat, Daniel de Oliveira, Ângelo Antonio, Cassio Gabus Mendes e grande elenco. Inspirado no livro de Frei Betto, vencedor do Jabuti
http://www.youtube.com/watch?v=8ITsAJpAohs



[NOTA] Li "Batismo de Sangue", a 1ª edição, tão logo foi lançado. Já havia lido vários livros de Frei Betto, e, estava absorto pelas "Cartas de Prisão". Ainda eu era religioso, fiz parte de uma congregação religiosa até 1982. O sacrifício dos frades franciscanos constituia-se em ideal, em algo a ser seguido como exemplo, tal qual o martírio do Mestre. Convivi com colegas que tinham amizade com os dominicanos, os nossos heróis. Assim como o diretor deste filme, quando li "Batismo de Sangue" também percebi que a história deveria ser contada no cinema (ação e suspense). A paixão e morte do Frei Tito foi o que mais me comoveu naquela leitura, uma mistura de medo (vivíamos aterrorizados), compaixão, coragem, crueldade e martírio. Algo transcendentemente religioso. Quero ver o filme.



Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/18/2007 12:17:00 AM | | | Voltar

·······

16 de maio de 2007

Henrique Chagas, da Verdes Trigos, compõe o Júri Inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2007


Não sei quem vencerá o Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2007, mas já sei quem vou indicar até o próximo dia 25 de maio de 2007 para receber o prêmio. È uma enorme honra ter sido convidado pela Curadoria para participar como membro do Júri Inicial. Minha enorme responsabilidade é votar em cinco livros da lista de livros inscritos para compor a relação dos 50 finalistas da primeira fase do Prêmio. Vou votar também em cinco profissionais entre os membros do Júri Inicial para formar o Júri Intermediário, composto por 15 profissionais que irão selecionar os 10 finalistas da segunda fase do Prêmio.


Não vou relevar agora quais os cinco livros dos inscritos estou indicando para compor a relação dos 50 finalistas, mas adianto que os indicados foram comentados na Verdes Trigos, tiveram notas publicadas e divulgadas no portal, com inúmeros elogios dos leitores. E mais, por óbvio, tive o privilégio de lê-los de forma criteriosa. Teria o prazer de indicar os 50 finalistas, mas o regulamento determina a indicação de somente 05 deles. Faço com a consciência tranqüila e espero que pelo menos um delas esteja entre os 10 finalistas.


Conheça a lista dos livros inscritos => clique
Conheça os membros do Júri Inicial => clique


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2007 11:10:00 PM | | | Voltar


Milton Hatoum vence o Prêmio Portugal Telecom de literatura 2006 e quem vencerá o de 2007?


O escritor amazonense Milton Hatoum (foto) recebeu o primeiro prêmio da 4º edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira. Hatoum foi premiado pelo seu livro Cinzas do Norte, da Companhia das Letras. O segundo lugar foi concedido ao poeta santista Alberto Martins, pelo livro História dos Ossos, publicado pela Editora 34. Em terceiro lugar ficou o escritor Ricardo Lísias, com o romance Duas Praças, da Editora Globo.


O presidente da Portugal Telecom, Shakhaf Wine, anunciou uma mudança no formato do prêmio, que a partir do próximo ano vai ampliar não só as categorias literárias, mas englobar obras produzidas por escritores de língua portuguesa fora do Brasil. Os três vencedores dessa edição receberam, respectivamente, R$ 100 mil, R$ 35 mil e R$ 15 mil e um troféu criado pelo artista plástico Paulo von Poser.



[NOTA IMPORTANTE]



Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2007 10:50:00 PM | | | Voltar


O interior de todos nós, por Vivaldo Lima Trindade.


Não há uma forte tradição na literatura brasileira em produzir autores de livros de suspense. Alguns bons escritores, como Machado de Assis e Ricardo Ramos, praticaram o gênero ocasionalmente em narrativas curtas. Edgar Allan Poe, nos E.U.A. foi um dos grandes mestres dessa arte. Manter uma narrativa que se baseie na suspensão de um segredo primordial para a história é uma formula comum à prosa policial, de terror e, nos tempos da Guerra Fria, de espionagem. Culminou ainda numa expressão de cunho mais popular recheada de muito sexo e morte, o pulp, de que no Brasil são exemplo aqueles livrinhos vendidos em banca, com capas berrantemente coloridas e papel jornal, espécie de entretenimento descartável. O difícil mesmo é encontrar esse suspense puro, desligado do policial e do terror, e que, ainda assim, exiba rigor formal, apuro de linguagem e alguma criatividade. Pois é esse o caso de Nó de Sombras (Instituto Moreira Sales, São Paulo, 2000), de Chico Lopes.


Já no prefácio, Ignácio de Loyola Brandão afirma sua originalidade, incômodo e emoção que a leitura dos dez contos do livro lhe proporcionou. E remete ao cinema como fonte de comparação, talvez pelo fato do autor ser um estudioso da matéria. Fala também de seu caráter de independência por não correr atrás da mídia, mesmo residindo fora dos grandes centros - ele mora em Poços de Caldas - e sabendo da importância desta para se construir uma carreira bem-sucedida, sua oposição à auto-ajuda e à influência opressiva de Rubem Fonseca. Na verdade, o significativo é a literatura de Chico Lopes e está na destreza com que ele utiliza as palavras, na exatidão com que constrói o seu mundo a partir de um cenário de cidade do interior e na investigação que faz da alma humana. >>>> Leia mais


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2007 10:02:00 PM | | | Voltar


Um catolicismo bem divertido


Folha de S. Paulo - 15/5/2007 - por Marcelo Coelho
"No instante em que abriu a porta da sala, viu somente uma coisa: viu o que não estava ali." Paradoxos e surpresas desse tipo são a marca do estilo narrativo de G. K. Chesterton (1874-1936) e, depois de um papa tão previsível como Bento 16, sem dúvida vale a pena conhecer as aventuras de um padre bem mais inesperado, o padre Brown. O primeiro livro de contos protagonizados por esse clérigo-detetive acaba de ser publicado, em boa tradução, pela editora Sétimo Selo. Trata-se de A inocência do Padre Brown (Permanência, 303 pp., R$ 39), coleção de 12 narrativas originalmente editada em 1911. Complementa o volume um curto ensaio de Chesterton, Como escrever histórias de detetive. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2007 09:04:00 PM | | | Voltar


Ubiratan Brasil e o Márcio Seligmann no CCJ


No Destaques da Literatura, que acontece hoje (16/05), Ubiratan Brasil e Márcio Seligmann comentam o livro A menina que roubava livros, sobre uma garota que escapa repetidamente de morrer tendo a 2ª Guerra Mundial como pano de fundo. O livro de Markus Zusak, jovem australiano de 31 anos, figurou durante 43 semanas na lista de best-seller do jornal New York Times. Ubiratan Brasil é jornalista formado pela Universidade de São Paulo e editor assistente do "Caderno 2" do jornal O Estado de São Paulo. Márcio Seligmann é graduado em História pela PUC de São Paulo e Mestre em Literatura Alemã pela USP. O evento é aberto ao público, e acontece às 20h30 no Centro da Cultura Judaica (Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré - São Paulo). Informações pelo fone 11-3065-4333.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2007 09:03:00 PM | | | Voltar


Chico Audi foi entrevistado no Programa do Jô na segunda


O fotográfico Chico Audi, amigo do portal VerdesTrigos, foi entrevistado na última segunda-feira pelo Jô Soares.


Chico Audi construiu um nome no mercado de fotografia profissional que hoje é reconhecido em todo o Brasil e até no exterior. Prova disso foi o convite para dar palestras na Hochschule der Medien, em Stuttgart (Alemanha), uma das maiores e mais importantes universidades de impressão e mídia do mundo.


No início da carreira, Chico fotografava cavalos, lindíssimos animais Puro Sangue Árabe, uma atividade de expressão e sensibilidade que já delineava seu talento. Em seguida, ele ingressou no meio artístico. Por suas lentes e seu padrão de qualidade já passaram inúmeras personalidades como Hebe Camargo, Ana Maria Braga, Leonardo, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, Bruno & Marrone, Gugu, Eliana, Adriane Galisteu, Raica, KLB, Faustão, Daniel, Roberto Justus entre tantos outros. Tornou-se popular e muito procurado para fotos de capas de CDs, atividade que iniciou em 1995, e que evoluiu para a marca de 1,2 mil CDs fotografados.


http://www.chicoaudi.com.br/


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2007 02:42:00 PM | | | Voltar


Iom Ierushalaim > mais que uma cidade


Ierushalaim não é apenas uma cidade. Seu nome produz um efeito muito particular em cada um de nós. Há quem possa explicar muito detalhadamente as sensações que esta cidade produz em si e as vivências especiais que tiveram durante sua estadia ou passagem por ela. Outros não conseguem encontrar uma explicação para os sentimentos particulares que a cidade produz. Tanto uns quanto outros concordam que este fenômeno se produz única e exclusivamente na cidade de Ierushalaim. (Koleinu on line)Henrique Chagas em Jerusalém


"Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita. Apegue-se-me a língua ao paladar, se não me lembrar de ti, se não preferir eu Jerusalém à minha maior alegria." (Salmos 137:5-6)

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2007 09:57:00 AM | | | Voltar


Os 40 anos da reunificação de Jerusalém - Iom Ierushalaim


Hoje, dia 16 de maio de 2007 (28 Iyar 5767), Dia de Jerusalém, começarão as celebrações oficiais marcando o 40º aniversário da Reunificação de Jerusalém. O Rei Davi transformou Jerusalém na capital de seu reino, e no centro religioso do povo judeu, em 1003 A.C. Desde então, a não ser pelos 19 anos entre 1948 e 1967, sempre houve uma presença judaica na Cidade Velha de Jerusalém. Após o fim do mandato britânico, no dia 14 de maio de 1948, e de acordo com a Resolução das Nações Unidas, do dia 29 de novembro de 1947, Israel proclamou sua independência, tendo Jerusalém como capital. Jerusalém, dividida durante a Guerra de Independência de 1948, foi reunificada na Guerra dos Seis Dias, em junho de 1967. Esse ano marca o 40º aniversário da libertação da cidade, a volta dos judeus ao Muro das Lamentações, e outros locais sagrados. A reunificação da cidade foi um momento fundamental na história da tolerância religiosa, abrindo a cidade de Jerusalém para praticantes de todas as religiões. As celebrações e eventos marcando o Dia de Jerusalém e os 40 anos de Reunificação, acontecerão durante todo o ano em todo o país e em todo o mundo. Que nós possamos nos unir às celebrações de Jerusalém, a eterna capital do povo judeu. (Tzipora Rimon)


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2007 09:45:00 AM | | | Voltar


Paiol Literário recebe Miguel Sanches Neto


Hoje (15/05) às 20h, o escritor Miguel Sanches Neto participa da terceira ediçao do Paiol Literário 2007 (Praça Guido Viaro, s/n.o, Prado Velho - Curitiba - PR). Realizado devido a uma parceria entre o jornal literário Rascunho, a Fundaçao Cultural de Curitiba e o Sesi Paraná, o projeto já trouxe a Curitiba (PR), este ano, os escritores Michel Laub e Ana Maria Machado. Até dezembro, estao previstos mais sete encontros mensais (confira no link a programaçao completa para 2007). Miguel Sanches Neto, além de escritor, é doutor em Teoria Literária pela Unicamp, professor de Literatura Brasileira na UEPG e colunista e crítico literário do jornal Gazeta do Povo. O Paiol Literário deste mes será mediado pelo jornalista Paulo Camargo. Informações pelo telefone 41-3213-1340.


Programação do Paiol Literário:
- 15 de maio (terça-feira): Miguel Sanches Neto
- 19 de junho (terça-feira): Flávio Moreira da Costa
- 17 de julho (terça-feira): Bernardo Carvalho
- 14 de agosto (terça-feira): Sérgio Sant`Anna
- 11 de setembro (terça-feira): Alexei Bueno
- 9 de outubro (terça-feira): Roberto Pompeu de Toledo
- 6 de novembro (terça-feira): Luiz Vilela
- 18 de dezembro (terça-feira): Marçal Aquino


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2007 12:16:00 AM | | | Voltar

·······

14 de maio de 2007

Deu na "New Yorker" >>> The Magus, The astonishing appeal of Paulo Coelho.

FSP - EDUARDO SIMÕES - DA REPORTAGEM LOCAL
Paulo Coelho, 59, ganha perfil elogioso de oito páginas na prestigiosa revista americana e conta que, a princípio, relutou, porque "ninguém é normal por 24 horas seguidas"


Paulo Coelho é o personagem da hora. Protagonizou a única manifestação de um escritor brasileiro contra a proibição da biografia "Roberto Carlos em Detalhes". Estréia hoje na Globo na pele do mago Simon da novela "Eterna Magia". E ganhou, há uma semana, um elogioso perfil de oito páginas na "New Yorker", a prestigiosa revista americana, que chamou sua escrita de "simples e agradável de ler". Leia a seguir trechos da entrevista que o autor deu à Folha, por e-mail, durante viagem que fez na semana passada à Alemanha. >>> Leia mais


Dana Goodyear, "The Magus," The New Yorker, May 7, 2007, p. 38
LIFE AND LETTERS about Brazilian novelist Paulo Coelho. Paulo Coelho wrote "The Alchemist" in two weeks, in 1987. The book has been translated into fifty-six languages and has sold over twenty million copies. In the upcoming movie version, Lawrence Fishburne will play the alchemist. Coelho's books include eight novels, two memoirs, several collections of occasional writing, and a book of platitudes. Bellboys, waitresses, and policemen recognize his face. In his writings, Coelho, who is Catholic, presents himself as a searcher and a sage. His cosmology- which includes angels, devils, signs, omens, and a destiny for each person called Personal Legend-promises that whatever is sought can be readily obtained. His special talent seems to be his ability to speak to everyone at once. His plots tend to be allegorical, and Mario Maestri, a Brazilian critic, calls his work "yuppie esoteric narrative." Coelho, aged fifty-nine, and his wife, Christina Oiticica, a painter, have no children, but their 25-year-old niece lives with them in their apartment in Paris. >>> more

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/14/2007 11:51:00 PM | | | Voltar


Sonhos possíveis e pesadelos históricos


Diário de Cuiabá - ADRIANA NASCIMENTO
O ato de sonhar pode se tornar um pesadelo quando na realidade o que se sonha não é transformado em realidade. Mas, o que seriam de grandes mudanças na história da humanidade se o ser humano não sonhasse? Sabia que foram sonhos que impulsionaram que o sistema de água fosse instalado em Cuiabá e a UFMT a transformar-se numa universidade voltada do regional para o universal? Diante de tantos sonhos realizados e outros que viraram pesadelos é que os professores da UFMT Maria Adenir e Fernando Tadeu, lançam, dia 14, às 19h30, na loja de vinhos Expand, do Shopping Pantanal, a coletânea "Sonhos e Pesadelos na História", publicada em co-edição pela Edufmt e Carlini e Caniato.
"Sonhos e Pesadelos na História" reúne 19 pesquisadores, e procura trazer elementos que possam revelar aspectos da cultura do encanto-desencanto, diante de desafios e incertezas em meio a um permanente estado de guerra em que vivem as sociedades contemporâneas", explica Tadeu. E o livro é um sonho desde o início. A epígrafe que abre a coletânea é um poema exclusivo sobre o tema feito pela poeta Lucinda Persona. >> leia mais


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/14/2007 10:45:00 PM | | | Voltar


O enigma de René Descartes


O Estado de S. Paulo - 13/5/2007 - por Elias Thomé Saliba
Os aparelhos equipados com GPS (Sistema de Posicionamento Global), que permitem localizar algo ou alguém em qualquer lugar do mundo, tornaram-se tão comuns que já começam a fazer parte do nosso cotidiano. Poucos sabem que tais aparelhos só se tornaram possíveis com o uso de um sistema de coordenadas, criadas no século 17, por René Descartes: um sistema de linhas paralelas que se entrecruzam em duas ou mais direções, permitindo-nos descrever numericamente a posição de um ponto no espaço. Hoje tudo isto parece muito simples, fácil e até trivial, mas, de qualquer forma a léguas de distância da trajetória de vida deste filósofo que, segundo as mais recentes sondagens, foi tão conturbada quanto misteriosa. Em O caderno secreto de Descartes (Jorge Zahar, 232 pp., R$ 44), Amir D. Aczel mistura biografia, mistério e história das ciências numa receita agradável e saborosa, que permite ao leitor rever a contribuição e o destino das idéias de Descartes na nossa cultura.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/14/2007 09:55:00 PM | | | Voltar


'Independentes', novos rejeitam rótulo


Folha de S. Paulo - 12/5/2007 - por Marcos StreckerVeronica Stigger, Santiago Nazarian, Carola Saavedra e Ana Paula Maia, escritores que se reuniram na Folha para discutir suas influências, o uso da internet e a luta para entrar no mercado
"Fobia da influência". Essa é uma boa definição para uma nova geração de autores que começa a ser adotada pelas grandes editoras. Ao contrário do grupo que os precedeu, o conjunto de novos escritores está em sua maior parte buscando caminhos independentes, rejeita grandes influências e consegue mais visibilidade. A explosão dos blogs e o barateamento do custo de publicação são duas razões dessa maior exposição dos novos. Há um grande número de nomes aparecendo e a dificuldade, agora, parece ser o processo de amadurecimento. "Pelo número, fica evidente que nunca se publicou tanto", diz Daniel Galera, que ficou conhecido como o criador da microeditora Livros do Mal e é uma espécie de símbolo do jovem que conseguiu sair da produção caseira para uma grande editora. Para ele, nunca foi tão fácil publicar. "Hoje há uma tecnologia mais acessível e barata, com amigos tu consegue resolver", disse à Folha. >> Leia mais


Foto: Veronica Stigger, Santiago Nazarian, Carola Saavedra e Ana Paula Maia, escritores que se reuniram na Folha para discutir suas influências, o uso da internet e a luta para entrar no mercado (Rodrigo Paiva/Folha Imagem)


Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/14/2007 09:32:00 PM | | | Voltar

·······