Na nova poesia nômade brasileira tem ANGÉLICA FREITAS, que lança livro dia 12/03 em São Paulo.
Rilke shake
Angélica Freitas
A poeta, que estréia com este volume, é uma autora em cuja obra o humor às vezes escrachado carrega uma dimensão trágica, de tristeza e deslocamento, que impede o poema de descambar para o irrelevante. É notável o espírito profanatório com que relê a tradição poética que a formou, à qual dedica, mais do que discursos laudatórios, uma língua ferina. Favorecendo a série de poemas para compor seu discurso, ela flerta abertamente com a popularidade e lembra, a alguns, o estilo da poeta portuguesa Adília Lopes, que tem uma Antologia publicada pela Cosac Naify.
"Rilke Shake", seu livro de estréia, traz desde o nome uma ironia iconoclasta frente aos mestres da poesia que se estende a Mallarmé ("você sabe quantas pessoas morrem por ano/ em acidentes com o mallarmé?") e a outros ("vamos nos livrar de ezra pound?/ vamos nos livrar de marianne moore?").Lançamento em São Paulo
Com predileção pela série de poemas (e não o verso ou o poema isolado que lhe sirva de base narrativa), Angélica lembra a poeta portuguesa Adília Lopes e flerta com a popularidade. Quem sabe não seja ela a permitir ao público reconhecer um poeta à primeira vista? Aposto que isso vai dar em paixão". (JOCA REINERS TERRON).
Segunda-feira, 12 de março, às 20h
Bar Balcão - R. Dr. Melo Alves, 150 : Tel (11) 3063-6091
PS: A jornalista e poeta gaúcha Angélica Freitas -- que lança, nestes dias, seu primeiro livro (Rilke Shake) -- publicou poema inspirado em fotografia de Cristiano Mascaro - em homenagem do jornal ao Dia Internacional da Mulher (08/03). Não deixe de ver na Revista da Folha. (nforme de Periplus Weblog)
Primeira Página
Link permanente··- publicado por
VerdesTrigos @ 3/10/2007 06:27:00 PM | | | Voltar