RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

24 de fevereiro de 2007

Alfaguara publica o último livro do aclamado autor catalão Manuel Vázquez Montalbán

"Erec e Enide versa sobre o amor e como em todos os romances de Manuel Vázquez Montalbán me atrai antes mesmo de folheá-lo" - El Mundo

Segundo a lenda medieval, Erec, o mais moço dos cavaleiros da Távola Redonda, teria abandonando seus companheiros de armas para viver com sua amada Enide como marido e mulher – uma opção estranha naqueles tempos, em que servir o rei era primordial. Atraído pela história desde a juventude, Manuel Vázquez Montalbán faz uma releitura contemporânea do tema neste livro, que acabou sendo sua última obra.

Em Erec e Enid o autor retoma sua faceta de romancista, depois de muitos anos dedicado a outros gêneros literários, e nos brinda com uma reflexão sobre o sentido da vida, do amor e do casamento nos dias de hoje. Numa narrativa em que entrelaça várias histórias de amor e adultério, Montalbán utiliza a lenda como contraponto das felicidades possíveis do ser humano.

O livro conta a história do professor Julio Matasanz, especialista em literatura medieval que viaja à Galícia para receber uma homenagem num congresso. Lá, ele reencontra sua amante, a exuberante Myrna. O evento transcorre na ilha de San Simón – forte de cavaleiros templários, cárcere de republicanos durante e depois da Guerra Civil Espanhola, e hoje um centro cultural. A última aula de Julio versa sobre Erec e Enide, primeiro romance do ciclo do rei Artur, motivo para que o professor faça uma emocionante reflexão sobre o sentido último da vida: o amor e a morte.

Ao mesmo tempo, Pedro (afilhado de Julio) e sua companheira Myriam, destemidos voluntários de uma ONG, estão vivendo na América Central, desafiando paramilitares e caciques locais para permanecerem juntos.

Enquanto isso, sua nem sempre fiel esposa Madrona, membro da alta burguesia barcelonesa, prepara o Natal com a esperança de reunir toda a família e superar conflitos, na esperança de que a festa dê sentido à sua vida e ao nome da sua residência - A Alegria da Corte.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/24/2007 01:47:00 PM | | | Voltar


LANÇAMENTO: "Eu Sou o Livreiro de Cabul"

Rais, Shah Muhammad

'Eu Sou o Livreiro de Cabul' é o tão esperado depoimento do protagonista que a jornalista norueguesa descreveu de forma polêmica em seu livro-êxito. Rais se mostra insultado, traído, e lamenta uma interpretação que se equivoca na essência, culpando-o com gravidade, quando, segundo ele, cada ato seu é ditado pela realidade que o circunda e à qual não pode escapar. Adotando a narrativa como um diálogo permanente com figuras mitológicas da Noruega, os trolls (entidades mágicas onde a verdade é buscada para que a justiça se restabeleça), de alguma forma Shah Muhammad Rais chega à ironia máxima - o que foi denúncia deve ser denunciado; a acusadora virou acusada. O autêntico Livreiro sugere aqui que, se Seierstad não soube enxergar as profundas diferenças entre uma pátria rica e confortável, a Noruega, e um Afeganistão torturado por pressões sociais e religiosas, cometeu, mais que um livro, mais que um escândalo, um crime - um crime sem punição possível, que somente poderá ser abrandado com a mesma arma que ela usou - um livro.

Publicação prevista para: 31/3/2007
Previsão de envio a partir de : 31/3/2007

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/24/2007 08:55:00 AM | | | Voltar


"Big Brother Brasil" atinge clímax da baixaria

Um dos participantes tem a cueca arrancada e quase parte para agressão física
Briga marca 46 pontos de ibope, o maior das quintas-feiras, dia de prova do líder; barraco se dá após festa com bebida fornecida pela Globo.

Sem comentários.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/24/2007 08:42:00 AM | | | Voltar


Justiça do Rio veta venda de livro sobre Roberto Carlos

Liminar determina que biografia do cantor, escrita por Paulo César de Araújo, saia de circulação em três dias

Lançada no fim de 2006, obra já vendeu cerca de 60 mil exemplares; editora diz que só irá se pronunciar depois de ser intimada

Roberto Carlos conseguiu que a Justiça suspendesse a comercialização de sua biografia escrita por Paulo César de Araújo. O juiz Maurício Chaves de Souza Lima, da 20ª Vara Cível do Rio, concedeu liminar ao cantor, alegando "serem invioláveis a intimidade, a vida privada e a imagem das pessoas".
De acordo com a decisão, depois de receber a intimação (o que deve acontecer na segunda-feira), a editora Planeta terá três dias para recolher exemplares de "Roberto Carlos em Detalhes" em todos os pontos de venda do país.

O descumprimento acarretará em multa diária de R$ 50 mil. O livro já vendeu quase 60 mil exemplares.

Segundo sua assessoria de imprensa, a editora só se pronunciará após ser intimada. Ela pode tentar cassar a liminar em segunda instância.

"O juiz reconheceu que o texto do livro ultrapassou os limites da liberdade de expressão, constituindo invasão de privacidade e ofensas morais contra o Roberto", afirmou o advogado do cantor, Marco Antônio Campos.

De acordo com ele, as passagens consideradas mais ofensivas pelo artista foram aquelas em que se fazem referências à morte de sua mulher, Maria Rita, ao acidente que feriu sua perna na infância e às suas conquistas amorosas. (Folha de São Paulo)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/24/2007 08:39:00 AM | | | Voltar

·······

23 de fevereiro de 2007

Conhece "SACIEDADE DOS POETAS VIVOS" ?

Vale ver a EDIÇÃO DIGITAL

COM OS POETAS:

André Martins • Astrid Cabral • Darlan Alberto Tupinambá Araújo Padilha (Dimythryus) • Débora Novaes de Castro • Eliana Mora • Eunice Arruda • Fernando Mendes Rosendo • Juçara Valverde • Lázaro Barreto • Márcio Catunda • Marco Bastos • Rogel Samuel • Romério Rômulo • Rosy Feros • Sandra Falcone

CONVIDADOS DE BLOCOS:

Glauco Mattoso e Neide Archanjo

Leia mais: http://www.blocosonline.com.br/home/index.php

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/23/2007 10:31:00 PM | | | Voltar


Grandes expectativas em Jerusalém

Publishers Weekly - 22/2/2007 - por Daisy Maryles
No cerimonial de abertura da Feira Internacional do Livro de Jerusalém, Shimon Peres, vice primeiro ministro de Israel, compartilhou algumas estatísticas. "Dois terços dos moradores de Jerusalém lêem pelo menos um livro por semana. A cada cinco pessoas, uma tenta escrever uma poesia ou uma prosa. E uma a cada duas sonha em se tornar um escritor", afirmou. Esses ingredientes causam euforia na feira que é aberta ao público e possui oportunidades únicas para editores e agentes internacionais. A expectativa é de que mais de 150 mil visitantes passem pela feira, mas se julgar pelo movimento dos dois primeiros dias, os números podem ser bem maiores. >> Leia mais

Renomados escritores brasileiros estão em Israel participando da Feira. Acompanhe.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/23/2007 10:17:00 PM | | | Voltar


REUSO DE AGUA

O livro destina-se a agregar conhecimentos essenciais ao atendimento e aplicações do reúso de água, de modo a permitir que profissionais e todos aqueles que se interessam por este tema, notadamente um dos mais importantes do século, desenvolvam estudos e projetos associados ao campo de conhecimento em referência.

As bases conceituais, indispensáveis ao adequado entendimento dos termos e definições relacionadas ao reúso de água, são apresentadas e desenvolvidas para reúso potável, reúso não potável, reúso para manutenção de vazão de cursos d'água, reúso para aqüicultura e reúso para recarga de aqüíferos subterrâneos. São indicados a importância e o potencial do reúso de água no Brasil, destacando-se os usos benéficos mais significativos, ou seja, urbanos, industriais, recarga artificial de aqüíferos e agrícolas.

Especial atenção é dada a aspectos de saúde pública associados ao reúso agrícola de esgotos e biossólidos, abordando-se o estabelecimento de critérios, diretrizes e padrões baseados em processos técnico-científicos e evidências epidemiológicas.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/23/2007 12:16:00 AM | | | Voltar

·······

22 de fevereiro de 2007

Prêmio Milton Santos recebe inscrições até 27/04

Câmara Municipal de São Paulo - 16/2/2007
A Câmara Municipal de São Paulo está com as inscrições abertas até o dia 27 de abril para o Prêmio Milton Santos. Os interessados deverão se inscrever junto à equipe de Cerimonial e Eventos da Câmara, na sala 321 do Palácio Anchieta (Viaduto Jacareí). Poderão participar do concurso pessoas físicas ou jurídicas e grupos informais. Serão aceitos somente projetos que envolvam o direito do cidadão de interagir nos processos de organização espacial e trabalhos pela transformação do território, com objetivo de propiciar formas de solidariedade social. Os trabalhos podem se enquadrar em duas categorias: projetos inovadores ou atividades em execução. Os nomes dos vencedores serão divulgados no dia 25 de junho, às 19h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. Informações pelos telefones 11-6824-4239/ 6824-4667/ 6824-4569. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/22/2007 11:09:00 PM | | | Voltar

·······

21 de fevereiro de 2007

Como doar livros para a prisão

O Globo - 17/2/2007 - por Mànya Millen
A reportagem do Prosa & Verso do dia 3 deste mês, sobre as salas de leitura nas prisões cariocas, fez com que muitas pessoas ligassem para o jornal perguntando como fazer para doar livros. Os interessados em fazer doações podem ligar para o Instituto Oldemburg, tel. 21-2524-3322. O acervo total nos presídios do estado é de cem mil livros, e o projeto Salas de Leitura, elaborado pelo Instituto Oldemburg com apoio da editora Record, vem sendo implementado nas cadeias desde 2006: já são 15 salas no Rio.

[nota] No interior de São Paulo, o presídio de Presidente Venceslau/SP também necessita de livros para a sua biblioteca. O presídio conta com mais de 750 reeducandos e lá se desenvolvem alguns projetos de projetos de reintegração social, entre eles o ensino fundamental, médio e supletivo. Evidentemente para que o ensino seja aprimorado, faz-se necessário uma biblioteca paraauxilia-los em suas pesquisas escolares, assim como, também lhes proporcionar entretenimento saudável.

Os interessados poderão fazer doações encaminhando livros diretamente à Administração da Penitenciária, no seguinte endereço:

Penitenciária "Maurício Henrique Guimarães Pereira"
Rodovia Raposo Tavares, Km 623 - Bairro Horto Florestal
Presidente Venceslau - São Paulo
Fone: (18) 271-1025 / Fax Ramal 103
e-mail adm@pmhgp.sap.sp.gov.br

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/21/2007 10:04:00 PM | | | Voltar


O ano Suassuna

O Globo - 17/2/2007 - por Mànya Millen
Os 80 anos bem vividos de Ariano Suassuna, um dos autores mais celebrados do país, serão festejados de diversas maneiras ao longo de 2007. Além de ver uma de suas principais obras transformadas em microssérie pelo talentoso diretor Luiz Fernando Carvalho — "A Pedra do Reino" estréia na TV Globo em junho, mês de aniversário de Suassuna — o escritor paraibano ganhará também um perfil biográfico assinado pelo companheiro de letras e conterrâneo Bráulio Tavares. A obra deverá sair em junho e será publicada pela José Olympio, casa editorial de Suassuna.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/21/2007 09:51:00 PM | | | Voltar


Ana de Hollanda é atração da CAIXA Cultural de Curitiba

Nascida em uma família de artistas e intelectuais, filha do historiador Sérgio Buarque de Hollanda, a cantora e compositora Ana de Hollanda será a atração do Teatro da Caixa no fim de semana (23, 24 e 25), no show "Um Filme".

Para este show, Ana estará acompanhada por um trio formado pelo pianista e arranjador Helvius Vilela, pelo contrabaixista Novelli e pelo baterista Fernando Pereira. No repertório, além de algumas canções do último CD e dos anteriores, Ana interpretará obras dos melhores compositores da música popular brasileira.

Em "Um Filme" seu mais recente CD, Ana de Hollanda estreou como compositora. Em "Girando sob a Tempestade", fez letra e música, inspirada numa tempestade de granizo de uma tarde do verão do início de 2000. A partir de uma canção de Kleber Costa, ela compôs "Contra Mim" e letrou para Jards Macalé o samba que dá nome ao CD e ao show - "Um Filme" - uma fantasia ou uma lembrança possível. Há ainda canções de Aldir Blanc, Chico César, Guinga, Maurício Carrilho, Moacyr Luz, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Paulo César Pinheiro, Pedro Caetano, Sérgio Santos e Vadico, entre outros.

Serviço:
"Um Filme", show com Ana de Hollanda
Quando: sexta (23) e sábado (24), às 21h e domingo (25), às 19h
Onde: teatro da CAIXA Cultural de Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Edifício Sede II
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (clientes, idosos e estudantes)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/21/2007 09:43:00 PM | | | Voltar


Com tema Amazônia, igreja abre embate com o governo

LEANDRO BEGUOCI => DA REPORTAGEM LOCAL
A Igreja Católica retoma após oito anos o embate frontal com o governo e com empresários em uma Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é a Amazônia e, entre as propostas, está o fim da concessão de liminares de reintegração de posse a fazendeiros que têm terras invadidas. O lançamento nacional, que pela primeira vez ocorre fora de Brasília, será em Belém (PA), às 12h de hoje.

Nas décadas de 80 e 90, as campanhas falavam de fome, falta de moradia e não era raro a troca de farpas com os governos. Mas, desde 2000, o eixo mudou. Foram feitas campanhas pelos direitos dos idosos, dos deficientes físicos.

O último tema apimentado foi o de 1999, quando o mote era o desemprego na gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) -que chamou as críticas de "ingênuas".

A campanha surgiu em 1964, começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na quinta-feira anterior à Páscoa. O objetivo é discutir um problema com a sociedade e propor soluções.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/21/2007 08:45:00 AM | | | Voltar

·······

20 de fevereiro de 2007

O Diário da Viagem "Escritores em Israel"


19/02/2007 - JERUSALÉM
Mágico. Essa é a palavra que melhor define o dia de hoje que, começou com uma ida ao Monte das Oliveiras, onde tivemos uma visão deslumbrante de Jerusalém. Avistando toda a cidade velha, que visitamos dali a meia hora. Cruzamos as muralhas milenares, percorremos túneis, debruçamos sobre cisternas. Estivemos nas ruas por onde caminhou Jesus, Maomé ascendeu aos céus, e frente ao Templo de Salomão. No Museu de Israel, um “banho” de cultura. Outros, ainda, esticaram a programação, exercendo a arte de negociar no Shuk. O desfecho para esse dia foi muito peculiar, todos participaram de um casamento judaico ortodoxo, evocando mazal e brachá (sorte e bênçãos) para o novo par de jovens.

*Na foto: Ignácio de Loyola Brandão entre escritoras. Ao fundo, o monte do Templo.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/20/2007 10:42:00 PM | | | Voltar

·······