RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

11 de novembro de 2006

Hoje é o aniversário do Verdes Trigos


[NOTA] => "Meus agradecimentos especiais a todos que nesta data me felicitam pelo VerdesTrigos, que hoje completa oito anos. Nenhuma palavra exprimirá o que meu coração sente: alegria, felicidade e satisfação por ver a marca consolidada, ao mesmo tempo, maior é a responsabilidade que se adquire. Obrigado a todos" Henrique Chagas.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2006 04:57:00 PM | | | Voltar

·······

10 de novembro de 2006

Dia 11/11, Verdes Trigos completa 08 anos on line

Amanhã, dia 11 de novembro, Verdes Trigos, o portal literário mantido pelo escritor Henrique Chagas completa oito anos de existência on line. Desde 1998, Verdes Trigos vem conquistando a fidelidade dos apaixonados por livros, e, tem tido uma média de 5.000 visitas/dia. Todos os dias, o sítio oferece informações atualizadas sobre literatura e cultura em geral. “Nos verdejantes campos de trigo, o internauta tem acesso a resenhas de livros, críticas literárias e crônicas escritas por diversos autores, além de uma manancial de informações culturais”, explica Henrique.

“Depois de 08 anos na rede, hoje tenho inúmeros amigos escritores ou jornalistas que resenham livros, encaminham crônicas, contos ou ensaios para publicação, poupando-me de um árduo trabalho. Na verdade, faço um jornalismo cultural e de divulgação literária. Todos os dias chegam livros para divulgar no sítio, encaminhado tanto pelas editoras quanto pelos seus autores. Claro que é excelente receber livros, o maior presente que eu poderia receber. Bons livros devem ser divulgados e a leitura incentivada sempre”, conclui Henrique.

Verdes Trigos, em razão da especificidade do conteúdo oferecido, da seriedade das matérias, do webdesign compatível e da tecnologia da informação utilizada, têm aumentado sua audiência e o interesse dos internautas por assuntos culturais, especialmente pelos mais jovens. Nos últimos três meses, Verdes Trigos vem figurando entre os “Top 10” do CokeRing, uma classificação elaborada pela Coca-Cola para os seus consumidores.

[NOTA] => Henrique: "Agradeço de coração todos os que nestes 08 anos nos acompanham, nos ajudam e não nos deixam desanimar. Os emails recebidos, com mensagens de estímulo e apoio, as críticas e comentários construtivos, nos estimulam a continuar sempre. Meu abraço especial aos fiéis colaboradores, aos amigos que nos ajudam com textos, notas, scripts de programação, layout, design, css e imagens photoshopadas. Por tudo e a todos, meus sinceros agradecimentos. Em especialíssimo, meus agradecimentos àquela que me compreende e me divide com o VerdesTrigos. Alessandra, desde o ínicio, me apoia e me ajuda, e à ela minha gratidão".

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/10/2006 02:17:00 PM | | | Voltar

·······

9 de novembro de 2006

Uma doença chamada Amor, na visão de Patricia Highsmith, por Chico Lopes

Patricia Highsmith, que todo mundo que lê autores contemporâneos sabe mais ou menos quem é, falecida em 1995, é, felizmente, muito publicada e republicada no Brasil. Deve ter um bom número de leitores, e eu me incluo entre eles - sempre que encontro um livro seu que não li, tenho uma satisfação imediata e não hesito em comprar. "Essa doce obsessão" eu encontrei numa banca popular, já como velho item de sebo, numa dessas edições com cara de livreco romântico e tolo, perfeitamente descartável, até pela capa, que pode pegar algum incauto por razões que a história contida no livro esmagará. Não faltam a ela sequer aquelas letras salientes, em ouro, para "valorizar" o produto descaradamente barato.

Quem pode imaginar que por trás dessa banalidade comercial toda se encontra uma obra-prima, o que pode ser, inclusive, a maior novela escrita pela autora?

É um dos melhores livros existentes sobre o fenômeno chamado paixão. "Essa doce obsessão" simplesmente pega um sujeito comum, metido a cientista, chamado David Kelsey, e nos mostra a sua vidinha numa pensão de uma das infindáveis cidadezinhas medíocres do interior dos E.U.A. Ele é o típico sujeito bonzinho, de comportamento aparentemente impecável, que agrada aos idosos, convive em harmonia com os outros hóspedes, e é um empregado modelar numa fábrica de utilidades vulgares de plástico. David tem um amigo que gosta de beber e não se dá com a mulher, o típico marido que gosta de dar as suas escapadas, mas que vive sob o jugo daquela mulher de quem gosta tanto de reclamar (conhecemos inúmeras variações dele, no Brasil; entre os homens brasileiros, uma mulher como essa é rotulada de "patroa" e, a uma certa hora da reunião do boteco, o sujeito olhará para o relógio e voltará para casa, nervoso, por causa dela, uma chata, de quem ele dependerá pelo resto da vida).>>>>> leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/09/2006 11:55:00 PM | | | Voltar


"A distância entre nós", de Thrity Umrigar

A distância entre nós
de Thrity Umrigar
ROMANCE


Sera e Bhima, a patroa rica e a empregada analfabeta que conduzem este arrebatador romance de Thrity Umrigar, moram na Índia contemporânea. Mas a relação de atração e repulsa entre as duas soa familiar no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.

Na Bombaim contemporânea, a empregada doméstica Bhima deixa seu barraco na favela onde mora para cuidar da casa de Sera Dubash, onde trabalha há mais de vinte anos. No apartamento de classe média alta onde a patroa viúva vive com a filha, Dinah, que está grávida, e o genro, Viraf, Bhima lava a louça, esfrega o chão e corta as cebolas para a omelete matinal do clã, lutando contra a dor nas mãos causada pela artrite e também contra a preocupação que toma conta de seu pensamento: sua neta, Maya, também está grávida. Mas, diferentemente de Dinah, ela não é casada e se recusa a revelar a identidade do pai da criança.

A distância entre nós, romance da jornalista indiana Thrity Umrigar, é apresentado ao leitor como uma complexa encruzilhada de semelhanças e diferenças entre Bhima, a empregada, e Sera, a patroa. Distantes pelas diferenças entre classes, elas se aproximam na condição de mulheres oprimidas, que dedicaram as vidas para cuidar dos outros. O leitor acompanha o cotidiano das duas como senhoras maduras e, na narrativa em flashback, percebe como estas existências vão se construindo juntas, sempre alimentadas por uma relação de atração e repulsa.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/09/2006 11:54:00 PM | | | Voltar


O formador Antonio Candido

Folha de S. Paulo - 9/11/2006 - por Rafael Cariello
Professor de gerações dos mais importantes críticos literários e culturais do país, Antonio Candido acompanha há dois anos a reedição de seus livros pela editora Ouro Sobre Azul, projeto coordenado por sua filha Ana Luisa Escorel. No final deste mês, chega às livrarias do país a principal obra de Candido, Formação da literatura brasileira. Editado pela primeira vez em 1959, o livro procura dar conta da formação de um "sistema literário" no país, nos séculos 18 e 19, a partir da assimilação de influências estrangeiras, cada vez mais filtradas pela constituição de um conjunto mais denso de obras, de autores e de um público leitor no Brasil. Já ali aparecia a articulação sofisticada entre sociedade e literatura, marca do crítico. Por conta desta capacidade de análise, os escritos de Candido também deram contribuições decisivas à compreensão da sociedade brasileira. Na entrevista a seguir, Candido fala de alguns aspectos de seu trabalho, como a forma da relação entre condições sociais e obras literárias, e a simplicidade e clareza de sua escrita. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/09/2006 11:54:00 PM | | | Voltar


Allende lança livro sobre figura histórica chilena

Último Segundo - 7/11/2006
Para escrever seu romance mais recente, a escritora chilena Isabel Allende pesquisou nas entrelinhas dos livros de história para dar vida a uma personagem pouco conhecida que desempenhou papel produtivo na colonização de seu país. Inés del Alma Mia, lançado esta semana em versão inglesa pela HarperCollins, trata da vida de Inés Suárez, que nasceu em Plasencia, na Espanha, mas se mudou para a América do Sul, onde viveu um caso de amor incendiário com Pedro de Valdivia, um conquistador que fundou várias cidades chilenas, incluindo Santiago. Quase 25 anos já se passaram desde o primeiro livro de Isabel Allende, A casa dos espíritos, e, desde então, ela já publicou 16 obras, incluindo Paula, um livro de memórias sobre a doença fatal de sua filha de 28 anos, que morreu em 1992. Confira a entrevista com a escritora no link a seguir. >> Leia mais

SINOPSE
Inés Suárez es una joven y humilde costurera extremeña que se embarca hacia el Nuevo Mundo para buscar a su marido, extraviado con sus sueños de gloria al otro lado del Atlántico. También ella anhela llevar una vida de aventuras, vetada a las mujeres en la pacata sociedad del siglo XVI. En América, Inés no encontrará a su marido, pero sí un amor apasionado - Pedro de Valdivia, maestre de campo de Francisco Pizarro, junto a quien Inés hará frente a los riesgos y las incertidumbres de la Conquista y la fundación del reino de Chile. En esta novela épica el aliento del amor concede una tregua a la rudeza, la violencia y la crueldad de un momento histórico inolvidable. A través de la pluma de Isabel Allende se confirma que la realidad puede ser tan sorprendente o más que la mejor ficción, e igualmente cautivadora.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/09/2006 11:53:00 PM | | | Voltar

·······

8 de novembro de 2006

MONTENEGRO - AS AVENTURAS DO MARECHAL QUE FEZ UMA REVOLUÇÃO NOS CÉUS DO BRASIL

Autor: FERNANDO MORAIS
Editora: PLANETA DO BRASIL

Publicação prevista para: 15/11/2006
Previsão de envio a partir de : 15/11/2006


Nesta reportagem biográfica, Fernando Morais - o aclamado autor de 'Olga' e 'Chatô'? revela outro grande personagem até então esquecido da história brasileira - Casimiro Montenegro Filho, mais conhecido como Marechal Montenegro. Foi ele responsável por façanhas como a viagem inaugural, em 1931, da missão do Serviço Postal Aéreo Militar, hoje Correio Aéreo Nacional. O visionário militar aderiu aos revolucionários de 30, e, em 1950, enfrentou presidente da República, ministros e até companheiros de farda para realizar sua grande obra - o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), um dos maiores centros mundiais de produção de conhecimento, à imagem e semelhança do célebre MIT dos Estados Unidos.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2006 11:15:00 PM | | | Voltar


LANÇAMENTO:- CHICO BUARQUE - CIDADE SUBMERSA

Organizador: ZAPPA, REGINA
Fotógrafo : VEIGA, BRUNO
Editora: CASA DA PALAVRA

Publicação prevista para: 20/11/2006
Previsão de envio a partir de : 20/11/2006


Este livro apresenta um dos maiores compositores brasileiros e a cidade que o inspira, lado a lado. 'Cidade submersa' é um mergulho no universo criativo de Chico Buarque em texto e imagem. O livro traz as canções mais significativas de sua obra comentadas pelo artista em entrevistas exclusivas e interpretadas fotograficamente em cenários, ambientes e personagens cariocas.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2006 10:52:00 PM | | | Voltar


Sigilo Profissional em Risco - Análise dos Casos de Manso Preto e de Outros Jornalistas no Banco dos Réus

LANÇAMENTO: Quinta-feira, 16 de Novembro, às 18h30, na Fnac Chiado (Lisboa)

Recebo da autora Helena de Sousa Freitas o convite para o lançamento do seu novo livro "Sigilo Profissional em Risco", com a presença de Sofia Pinto Coelho, da SIC, e do jornalista Manso Preto.

"Sigilo Profissional em Risco - Análise dos Casos de Manso Preto e de Outros Jornalistas no Banco dos Réus" foi desenvolvido a partir de um trabalho apresentado pela jornalista Helena de Sousa Freitas à Faculdade de Direito de Lisboa no âmbito de um curso de pós-graduação em Direito da Comunicação Social.Nele se recorda a polêmica condenação do jornalista Manso Preto, que, ao abrigo do sigilo profissional, em 2002 se recusou a revelar ao tribunal a sua fonte numa peça sobre tráfico de droga.

O livro, publicado pela editora MinervaCoimbra na Colecção Comunicação, tem prefácio de Jorge Reis Novais, docente da Faculdade de Direito de Lisboa e antigo consultor jurídico do presidente Jorge Sampaio. Helena de Sousa Freitas estreou-se em 2002 com o ensaio “Jornalismo e Literatura: Inimigos ou Amantes?” (Peregrinação Publications), de leitura aconselhada em vários cursos do ensino superior em Portugal (Universidade de Coimbra, Universidade Lusófona e Universidade Católica, entre outras) e no Brasil (Universidade Federal de Brasília e Faculdade Cásper Líbero, entre várias). Livro esse que tive o raro prazer de tê-lo recebido no Brasil, enviado pela autora.

Mais informações no site www.sigiloprofissional.com

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2006 10:06:00 PM | | | Voltar


Editora Língua Geral: une autores lusófonos de três continentes

Mama África é o primeiro lançamento da Editora Língua Geral, editora nacional dedicada exclusivamente aos autores lusófonos. Uma iniciativa do escritor angolano José Eduardo Agualusa, da produtora cultural portuguesa Conceição 'Connie' Lopes (criadora da Natasha Records) e da empresária brasileira Fátima Otero, sócios do novo empreendimento.

Segundo divulgado, a editora nasceu com um aporte inicial de R$300 mil, que possibilitou o lançamento incial de 8 títulos, divididos em duas coleções a saber: "Mama África", dedicada a literatura tradicional africana, e "Ponta-de-lança", com foco em novos autores

A coleção Ponta-de-Lança começou com "Dicionário de pequenas solidões", do mineiro Ronaldo Cagiano; "Sobre a neblina", da também mineira Christiane Tassis; "O Evangelho segundo a serpente", e "Amor em segunda mão", das portuguesas Faíza Hayat e Patrícia Reis, respectivamente.

Para compor o cast inicial a Língua Geral contou com indicações de Luiz Rufatto, que deve coordenar uma nova coleção da editora no ano que vem. Em 2007, será lançada uma coleção com contos escritos por grandes autores que levarão a uma reflexão sobre a história política e social do Brasil por meio de questões concretas, como o homossexualismo e o racismo, aos que serão consagrados os primeiros títulos.

Embora nos últimos anos as grandes editoras tenham começado a se interessar por autores de Portugal e africanos em língua portuguesa, "ainda há muita coisa a descobrir", disse Agualusa, que aponta uma influência crescente do cinema na literatura e considera que o mercado brasileiro é um dos poucos do mundo em expansão.

[NOTA] - Ronaldo Cagiano lança em Brasília/DF o seu livro "Dicionário de pequenas solidões", editado pela Lingua Geral no próximo dia 22 de novembro.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2006 09:56:00 PM | | | Voltar


"Um 7 Uns", em Ipanema, RJ

Sura Berditchevsky, Karen Liberman, Cláudia Arcadier e Mônica Hauser estão trabalhando na peça "Um 7 Uns", cada uma com uma função diferente. Sura assina a direção junto com Maria Clara Guim; Karen é autora, atriz e produtora; Cláudia diretora de produção e Mônica é assessora de imprensa. O espetáculo é uma comédia com 13 esquetes que falam sobre o mesmo tema: dinheiro e os meios, escusos ou não, de conseguí-lo. Está em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, até o dia 19 de novembro.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2006 08:03:00 PM | | | Voltar


De Rousseau a Proudhon e Bakunin

PublishNews - 8/11/2006
Desde as origens do movimento anarquista no final do século XIX, seus integrantes eram encarados pela sociedade como baderneiros que pregavam o caos e a desordem política e social. Em Os arquitetos da ordem anárquica (UNESP, 232 pp., R$ 39), Patrizia Piozzi afirma que a abolição das leis e governo não significa um estado de anomia, como imagina o senso comum, mas, ao contrário, é condição para a emergência de uma ordem autogerida e equilibrada. Por meio da análise de pensadores do movimento, ela mostra o autoritarismo presente na tradição anarquista, no sentido em que interioriza a ordem externa e impõe o que é natural ao indivíduo. A autora remonta as origens do pensamento anarquista às idéias de Jean-Jacques Rousseau, apresenta também o pensamento de Pierre Joseph Proudhon e ideário de Michel Bakunin, jovem revolucionário russo.

Compre o livro na Livraria Cultura de São Paulo

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2006 07:54:00 PM | | | Voltar


Barrado no Lido

O Globo - 8/11/2006 - por Ancelmo Gois
Efraim Medina, o colombiano autor de Pistoleiros, putas e dementes, deve ter sido confundido com um personagem de seu livro, segunda. No Hotel Praia Lido, em Copacabana, soube que só seria aceito se pagasse as diárias antes. Segundo Ancelmo Góis, o escritor tem um modo de se vestir, digamos, alternativo. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2006 07:54:00 PM | | | Voltar


Seminário discute Educação Ambiental

O 4.o Seminário de Educação Ambiental e Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, realizado ontem na Unesp, reuniu parceiros do projeto que visa aumentar a coleta seletiva do lixo em Presidente Prudente e conscientizar a população sobre a importância desse trabalho.

Participaram do evento integrantes da Coperlix - cooperativa de catadores de lixo, que nasceu há quatro anos e hoje coleta 10% das 210 toneladas de lixo geradas diariamente pela população de Presidente Prudente. Parte desse material é reciclado (dependendo da forma com que as pessoas jogam seu lixo fora), aliviando o lixão da cidade que já atingiu níveis de saturação máxima.

Eva de Assis dos Santos, presidente da cooperativa, deu um depoimento comovente sobre o trabalho dos catadores no lixão. O geógrafo Antonio César Leal, professor da Unesp, coordenou o Seminário e disse o projeto é alternativa para problemas sociais e ambientais da cidade. (by SINOMAR)

[NOTA] Participo de comitê de apoio à COPERLIX. A empresa para qual trabalho exerce uma enorme responsabilidade social, e nesta me incluo, participando de projetos que viabilizam a preservação ambiental e gerenciamento dos resíduos sólidos. Nas reuniões de organização e trabalho com os associados e catadores de lixo, o Prof. Antonio César Leal exerce não somente uma liderança intelectual, mas sobretudo uma liderança proativa para a solução do lixo urbano da cidade de Presidente Prudente, um homem digno de respeito e admiração. Fica aqui o registro.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2006 07:53:00 PM | | | Voltar


Mulheres no cume, por Manoel Hygino dos Santos

Rosângela Vieira Rocha ..."tem uma longa história de vida e de atividades literárias e intelectuais. Foi distinguida por sua participação em muitas iniciativas, é vencedora do Prêmio Nacional de Literatura, Editora UFMG, na categoria romance, com "Véspera de lua". Depois, veio "Rio das Pedras", destaque em outros concursos, menção especial no Prêmio Graciliano Ramos, conferida pela União Brasileira dos Escritores, 1990. Como se pouco, tornou-se primeiro colocada, na categoria novela, na Bolsa Brasília de Produção Literária 2001, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Hoje, Rosângela leciona Oficinas de Textos e de Narrativas no departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UnB. Autora ainda de "Pupilas Ovais", contos, 2005, trabalha incessantemente e produz ficção do melhor conteúdo e forma, que se avaliará em "Fome de Rosas".

Participando do Programa para Graduados Latino-americanos, curso pós-graduação lato sensu, na Universidade de Navarra, em Pamplona, ganhou mais fôlego e se inspirou para redigir "Campo de estrelas", conto inserido em "Todas as gerações".>>> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2006 01:35:00 PM | | | Voltar


Today's Front Pages

Você sabia que tem outra maneira de conhecer as manchetes dos principais jornais do mundo atualizada diariamente sem precisar acordar cedo para assistir o Bom dia Brasil? Não? Pois conheça o Todays Front Pages. São quase 530 capas de jornais de mais de 50 países diferentes. Tem desde jornais da Namíbia até Taiwan. Antes que perguntem, o Brasil está representado e muito bem servido. Eu contei 50 capas de jornais das principais cidades de Norte à Sul do país. Divirtam-se! (by Blog do Noel)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2006 12:21:00 AM | | | Voltar

·······

7 de novembro de 2006

Nossa Senhora!, um livro de Carolina Chagas

O livro Nossa Senhora!, de Carolina Chagas, traz 40 histórias sobre a mais importante figura feminina da Igreja Católica. Leitores devotos e interessados pela história da religião vão conhecer fatos curiosos e miraculosos que resultaram em novos nomes atribuídos à Virgem. Cada história vem acompanhada de orações que, segundo a sabedoria popular, são a melhor forma para realizar as graças. O Brasil é o maior país católico do mundo e o culto à santa é intenso e criativo. O livro ajuda a viver com mais fé e espiritualidade as alegrias do dia-a-dia.

Carolina Chagas
Carolina Chagas é jornalista e devota de São José e São Longuinho. Trabalhou em O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Folha de S.Paulo, Editora Abril e iG. Atualmente é editora freelancer e colaboradora da Revista da Folha. (Não acredito que seja parente do editor do VerdesTrigos)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2006 11:24:00 PM | | | Voltar


No mundo da lua

Folha de S. Paulo - 7/11/2006 - por Thiago Ney
Mais do que uma obra do Pink Floyd, "The Dark Side of the Moon" tornou-se uma referência pop. Ancorado por números que impressionam, por histórias saborosas e circunstâncias nem tão saborosas assim, o álbum ganhou vida própria. Neste mês, chega ao Brasil um livro que disseca e desmistifica o "disco do prisma". The dark side of the moon - Os bastidores da obra-prima do Pink Floyd(Jorge Zahar, R$ 39) revela detalhes da gravação do álbum (lançado em 1973), da elaboração do conceito que iria unir as canções e de como os músicos se relacionavam no estúdio. O crédito é de John Harris, autor do elogiado The last party: Britpop, Blair and the demise of English rock, livro que relaciona o surgimento do britpop com a chegada ao poder no Reino Unido do New Labour de Tony Blair. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2006 10:58:00 PM | | | Voltar


Histórias de sebos

Agência Carta Maior - 7/11/2006 - por Moacyr Scliar
A Feira do Livro de Porto Alegre está aí e é tempo de a gente se reencontrar, na praça, com o livro. Um objeto maravilhoso, que passou o teste do tempo (afinal, foi inventado há mais de 500 anos) porque é fácil de manejar e é prático: dá para ler até no banheiro. Mais do que isto, o livro sempre foi considerado um símbolo, a porta de entrada para o conhecimento, para a sabedoria. E por isso era, e é, muito valorizado. Os imigrantes alemães que vinham para o RS, pessoas pobres, traziam muito pouca coisa. Mas livros (a Bíblia, ao menos) nunca faltavam na modesta bagagem deles. Houve época em que livro era um bem precioso, um acervo que deveria ser cuidadosamente preservado. Mas a indústria gráfica desenvolveu-se e o mercado livreiro cresceu. Nos Estados Unidos aparecem mais de 100 mil títulos novos ao ano. A oferta é, portanto, muito grande. O que é ótimo. Acontece, porém, que apesar de todas suas qualidades o livro tem um defeito: ocupa espaço. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2006 10:58:00 PM | | | Voltar


Escritora constrói a saga de uma família

Para alguns, as cataratas do Niágara, com a força das correntes e a violência das quedas d'água, são uma impressionante formação da natureza e um ponto turístico obrigatório; para outros, elas exercem um efeito muito distinto. Gilbert Erskine, jovem pastor de 27 anos, não pode resistir ao feitiço das cataratas. Numa manhã de junho de 1950, atravessa os portões atordoado, como num transe, sobe na amurada acima das águas turbulentas e se lança antes que o vigia possa alcançá-lo. Havia se casado no dia anterior, e abandonara a noiva ainda dormindo, na suíte nupcial do Grande Hotel Rainbow, com um enigmático bilhete de despedida apoiado contra o espelho do quarto.

Ariah, a tímida mulher com quem se casara, demora a descobrir o que aconteceu. Percorre o quarto, chama pelo marido, vaga como um fantasma pela recepção do hotel. Com 29 anos, solitária, era a filha solteirona de um reverendo presbiteriano respeitado. Havia finalmente se casado, depois de ter perdido as esperanças. Tem certeza; é uma mulher amaldiçoada. É a partir desse ponto que Joyce Carol Oates constrói uma fascinante saga norte-americana, uma obra original e de fôlego, com um estilo raramente alcançado por escritores contemporâneos. Ariah, peça fundamental desse romance, profunda como poucas personagens da literatura, aprenderá a ser forte, descobrirá o amor e será a base de uma história complexa e envolvente.

Em 'As cataratas', Oates constrói uma saga de uma família norte-americana, do sofrimento à redenção final, em meio ao desenvolvimento de uma cidade entre os anos 1950 e 1970, cercada de ambições, conflitos e crimes. E, como pano de fundo e constante ameaça, sempre estão as poderosas cataratas, insuflando o fascínio e a loucura em alguns, e desenvolvendo um papel proeminente neste romance: As cataratas (Globo, 488 pp., R$ 48, trad. Luiz Antonio Aguiar).

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2006 10:57:00 PM | | | Voltar


Cultura Judaica organiza o 4º Ciclo Multicultural

De 20 a 26 de novembro, o Centro da Cultura Judaica (r. Oscar Freire, 2500 - SP) promove a 4ª edição do Ciclo Multicultural. Idealizado e produzido pela Yael Steiner Marketing Cultural, o evento traz uma semana de cultura e entretenimento com a participação de grandes expoentes nacionais e internacionais. Humberto Ak’abal, poeta-índio guatemalteco, neto e filho de xamãs, é o destaque literário do 4° Ciclo Multicultural. Ak’abal vem ao Brasil para o lançamento da antologia bilíngüe (português-quiché, idioma original da cultura do poeta) editada pela Melhoramentos no livro Tecedor de palavras. Convidado especial, Gabriel o Pensador faz leitura para a criançada de Um garoto chamado Rorbeto. Ainda durante a série de eventos acontece a premiação do Concurso de Contos "Quem é Você", com a presença do escritor Ziraldo. Promovido pela editora Melhoramentos, o concurso recebeu mais de 550 contos de alunos de escolas públicas e privadas tendo como referência o livro Os meninos morenos, de Ziraldo e Humberto Ak’abal. O Centro da Cultura Judaica fica ao lado da estação Sumaré do metrô, e acontece de segunda a domingo, das 10 às 23 horas. Informações adicionais pelo telefone 11-3065-4344.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2006 10:57:00 PM | | | Voltar


Pancadaria em Paulo Coelho

Folha de S. Paulo - 6/11/2006 - por Mônica Bergamo
A caixa postal de Paulo Coelho, sempre cheia, anda lotada - de leitores reclamando por seu apoio público à reeleição do presidente Lula. "Muita pancadaria", diz Coelho, que recebeu "mais de mil e-mails reclamando", mas está "convencido" de que fez o certo. Segundo Mônica Bergamo, o mago festeja o "tom educado" das correspondências e diz que só recebeu aplausos de 45 leitores. >> Leia mais

[nota] Admiro a postura do Paulo Coelho, apesar de não gostar dos seus livros. Ele teve a coragem de se posicionar num momento crítico da história do Brasil. Até então, a última eleição difícil foi a de Collor, era todo mundo contra o Lula, aquele torneiro mecânico inculto e ignorante. A turma do Collor não mediu as conseqüencias para vencer aquelas eleições, a mídia naquela época não estava do lado do metalúrgico. Nestas útlimas eleiçoes, as paixões afloraram como se pudesse haver um day after tenebroso. Paulo Coelho teve coragem, que Roberto Carlos não teve, preferiu não se posicionar, afinal existe um reinado a preservar perante a classe pobre (que não compra cds) que votou no Lula. Realmente acredito que Paulo Coelho tenha levado uma enorme pancadaria, o mago não previu a repercussão do seu depoimento. Aqui no blog, nas poucas manifestações quase imparciais, também leveu muita pancada e xingamento (foi necessário acionar o sistema de moderação dos comentários), imagina quem se manifestou em pleno horário eleitoral.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2006 10:57:00 PM | | | Voltar


That´s the way

I´ll tell you a secret. When you are walking in a long road, it doesn´t matter how many steps you take. What matters is that you find the door to your destiny. You will listen to laughs, screams and shots, however don´t give up. That´s the way. (Henrique Chagas)

[nota] O pensamento acima surgiu a partir de um classwork. My Teacher pediu para elaborar uma frase utilizando cinco palavras: steps, door, laughs, screams e shots. No susto saiu a frase acima. Como é vã nossa filosofia! rs rs rs. Até o final do curso, escreverei um livro de auto-ajuda em inglês, vou vendê-lo aos gringos. Depois, o meu amigo Chico Lopes traduz para o português, sucesso garantido. That´s the way.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2006 09:28:00 PM | | | Voltar


Biografia de Che Guevara em Mangá

Uma história em quadrinhos feita na Coréia do Sul vai mostrar a trajetória do líder revolucionário Che Guevara. A biografia vai ser publicada pela Conrad. A previsão da editora é lançar a obra no fim de novembro.

O manhwa (como é chamado o quadrinho coreano) está em processo de edição. A história é assinada por Kim Yong Hee.

Segundo informações da Conrad, os dados são reflexo de uma política de estímulo à produção artística. 150 universidades ensinam quadrinhos. Em Seul, capital do país, a prefeitura investe anualmente no setor 5 milhões de dólares (cerca de 12 milhões de reais).

Não deixa de ser curioso o interesse de uma indústria como essa em Ernesto Che Guevara, médico argentino que optou por lutar pelo ideal marxista na América Latina. Homem de muitas viagens, participou da revolução cubana de 1959 e foi um dos homens de confiança do ditador Fidel Castro. O objetivo de Che era levar o princípio revolucionário a outros países latino-americanos. Foi assassinado em 1967, na Bolívia, pelo governo daquele país.(Blog dos Quadrinhos - dica do Sedentário)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2006 08:55:00 PM | | | Voltar


Você gosta de cinema? "O ano em que meus pais saíram de férias"

Então, não perca a exibição do documentário, seguida de debate, sobre o premiado filme de Cao Hamburger, “O ano em que meus pais saíram de férias”, que acontecerá no dia 14 de novembro, terça-feira, às 19h30, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos.

Palestrante: Cao Hamburger
Local: Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos - Av. Nações Unidas, 4777 - São Paulo/SP

Superação, esperança e emoção são ingredientes de 'O ano em que meus pais saíram de férias', novo e premiado filme de Cao Hamburger, atualmente em exibição nos cinemas. Venha conferir na Livraria Cultura a exibição do exclusivo documentário sobre os bastidores do filme 'O ano em que meus pais saíram de férias', seguido de debate com o diretor Cao Hamburger.

Sinopse do filme:
Em 1970, o Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro, um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no país; seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma ‘estranha’ e divertida comunidade - o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus, italianos, entre outras culturas. Uma história emocionante de superação e solidariedade.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2006 08:48:00 PM | | | Voltar


Homem mais alto do mundo vira atração no Cristo Redentor, no Rio

Não chegou a fazer sombra para a magnitude do Cristo Redentor com seus 38 metros, mas a atração paralela no alto do Corcovado ontem foi Xi Shun, 55, o homem mais alto do mundo. Com 2,36 m de altura e pesando 117 kg, Shun disputou os flashes com a mais conhecida atração turística do Rio.

"Caramba, olha o tamanho deste homem! Vou tirar uma foto com ele, depois tiro a do Cristo", disse a estudante Mariana Salles Cardoso, 19.

Shun causava um misto de desconfiança e susto. Alguns achavam que ele usava pernas de pau; outros, que tinha alguma doença. O chinês, nascido em Chifeng (província da Mongólia Interior), já está acostumado com expressões de incredulidade (folha on line)

E as mulheres mais altas do mundo? No rodapé da página têm, em polegadas, as fotos de várias mulheres gigantes pelo mundo. A terceira da fila é uma brasileira. (by Sedentário)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2006 01:52:00 PM | | | Voltar


Fotos de dentro do avião da Gol são "pegadinha"

Se você receber um e-mail com supostas fotos de dentro do avião que caiu no Mato Grosso, no final de setembro, tenha cuidado para não cair na "pegadinha". Não se trata de uma daquelas mensagens que tentam induzir o usuário a baixar arquivos nocivos, mas uma espécie de experiência criada pelo autor de um blog, que já está se espalhando pela Internet.

O e-mail explica que as fotos foram tiradas momentos antes da queda por uma câmera digital Casio Z750, destruída, mas que teve o seu cartão de memória recuperado em meio aos destroços. Detalhes como o nome do proprietário da máquina, de suas filhas e de um major que estaria investigando o vazamento das fotos são mencionados. As duas imagens mostram o interior de um avião se despedaçando, enquanto os passageiros seguram as máscaras de ar - um deles aparece voando para fora da aeronave.

O texto é, na verdade, um post do Blog do Cardoso (www.carloscardoso.com), publicado na quinta-feira, 26 de outubro. Segundo o próprio autor, o carioca Carlos Cardoso, o objetivo são seria apenar propagar um hoax, como são chamados os boatos que se espalham pela Internet, mas mostrar que "a maioria dos visitantes nâo lê os textos, raramente passando do primeiro parágrafo". Os detalhes da "brincadeira" são explicados em seu outro blog, o Contraditorium (www.contraditorium.com).

A origem das fotos

Por e-mail, Cardoso revelou já ter recebido de conhecidos mensagens repercutindo o caso. E as fotos, afinal, de qual acidente seriam? Para os fãs da série Lost, a resposta é fácil: tratam-se das cenas do primeiro episódio, que mostra um avião partindo-se ao meio e caindo na misteriosa ilha, onde ocorre a trama. (by Terra)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2006 01:42:00 PM | | | Voltar


Projeto quer controlar acesso à internet

ELVIRA LOBATO - da Folha de S.Paulo, no Rio
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado votará, na próxima quarta-feira, um projeto de lei que obriga a identificação dos usuários da internet antes de iniciarem qualquer operação que envolva interatividade, como envio de e-mails, conversas em salas de bate-papo, criação de blogs, captura de dados (como baixar músicas, filmes, imagens), entre outros.

O acesso sem identificação prévia seria punido com reclusão de dois a quatro anos. Os provedores ficariam responsáveis pela veracidade dos dados cadastrais dos usuários e seriam sujeitos à mesma pena (reclusão de dois a quatro anos) se permitissem o acesso de usuários não-cadastrados. O texto é defendido pelos bancos e criticado por ONGs (Organizações Não-Governamentais), por provedores de acesso à internet e por advogados.

Os usuários teriam de fornecer nome, endereço, número de telefone, da carteira de identidade e do CPF às companhias provedoras de acesso à internet, às quais caberia a tarefa de confirmar a veracidade das informações. O acesso só seria liberado após o provedor confirmar a identidade do usuário. Para isso, precisaria de cópias dos documentos dos internautas.

Lobby

O relator do projeto é o senador Eduardo Azeredo (PSDB), ex-governador de Minas Gerais. Os especialistas do setor dizem que o mentor das mudanças é o assessor de Azeredo José Henrique Portugal, ex-dirigente do Serpro, estatal federal de processamento de dados.

O presidente da ONG Safernet diz que, por trás da identificação e da certificação prévias dos usuários da internet, está o lobby das empresas de certificação digital, espécie de cartórios virtuais, que atestam a veracidade de informações veiculadas pela internet. De acordo com ele, o projeto está na contramão da democratização do acesso à internet, ou inclusão digital, pretendida pelo governo.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2006 12:56:00 PM | | | Voltar


Hoje: Efraim Medina Reys no Rio.

Um dos mais importantes escritores latino-americanos da atualidade, o colombiano Efraim Medina Reyes estará no Rio de Janeiro para o lançamento de "Pistoleiros/Putas e Dementes" (Garamond) e "Era uma vez o amor mas tive que matá-lo" (Planeta). Hoje, dia 7, a partir das 21 horas, na Livraria Letras e Expressões do Leblon ( Av. Ataulfo de Paiva 1292 loja C, Tel: 2511-5085). Apareça!

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2006 08:50:00 AM | | | Voltar

·······

6 de novembro de 2006

De tudo, ficaram três coisas, por Fernando Sabino

De tudo ficaram três coisas:

A certeza de que estamos
sempre a começar,

a certeza de que é preciso continuar,

a certeza de que seremos interrompidos
antes de terminar.

Portanto devemos:

fazer da interrupção um caminho novo;
da queda um passo de dança;
do medo, uma escada;
do sonho, uma ponte;
da procura, um encontro. (Fernando Sabino, no livro Encontro Marcado)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/06/2006 11:55:00 PM | | | Voltar


Prosa nas Livrarias promove debate sobre a obra de Fernando Pessoa

O Globo - 4/11/2006
As livrarias brasileiras receberam, em 2006, diversos (re)lançamentos em torno de Fernando Pessoa, cujos 70 anos de morte foram lembrados, em 2005, com algumas outras obras. Para os que já são fãs do poeta português, um presente. Para os que estão começando a observar o mundo, preciosos binóculos em forma de literatura. Ainda no clima de homenagens ao poeta, o projeto Prosa nas Livrarias — promovido mensalmente pelo caderno Prosa & Verso em parceria com editoras e livrarias — vai reunir, na próxima quarta-feira (8/11), o escritor Luiz Ruffato, a professora Cleonice Berardinelli e o ator e escritor Antonio Calloni para conversar com o público sobre a vida e a obra do autor português. O encontro, que será mediado pelo repórter Miguel Conde, acontecerá na livraria Argumento de Copacabana (r. Barata Ribeiro 502), às 19h, com entrada franca. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/06/2006 11:20:00 PM | | | Voltar


Pobre de marré deci

O Globo - 2/11/2006 - por Ancelmo Góis
O ministério da cultura é pobre, pobre, pobre de marré deci. O sonho dourado desta gente bronzeada é um dia, quem sabe, alcançar miúdo 1% do orçamento. Mas o cargo de ministro é disputado como se fosse a pasta da Fazenda, desde que Gil demonstrou vontade de deixar o ministério para cuidar mais da carreira. Fala-se em Roseana Sarney, como uma forma de homenagear o pai que criou a lei de incentivos fiscais. Fala-se no escritor Fernando Morais com o apoio de Zé Dirceu e fala-se ainda no baiano Juca Ferreira, braço direito de Gil em Brasília. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/06/2006 11:20:00 PM | | | Voltar


O Mês da Cultura no Rio já começou

PublishNews - 6/11/2006
O Paixão de Ler, realizado desde 1993 pela Prefeitura do Rio e a Secretaria das Culturas, oferece à população oportunidade de acesso a diversos tipos de linguagens literárias, nos mais variados locais da cidade do Rio. Realizado anualmente, este ano abordará como tema a vida e a obra do escritor Jorge Amado, cujos livros privilegiaram várias facetas da cultura popular brasileira. As 1.300 atividades, em mais de 200 espaços, começaram no dia 3/11 e vão até o dia 12 de deste mês. As 28 Bibliotecas Públicas Municipais serão agitadas por eventos culturais, aproximando o público do universo da literatura. Confira o programa no site acima, ou abaixe aqui a programação. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/06/2006 11:20:00 PM | | | Voltar


Atenção, ABL

O Globo - 5/11/2006 - por Ancelmo Gois
Eros Grau, do STF, produz um livro "erótico, quase pornográfico", segundo o relato de um saliente que já deu uma lida. Aliás, diz que, na chácara do ministro, em Tiradentes, MG, há um jardim de estátuas eróticas. Só que...A explicação do ministro para a origem de seu nome, Eros, não tem a ver com erotização. Ancelmo Góis conta que o pai do autor quis celebrar a reconciliação de dois amigos, feita em torno do berço do recém nascido, e o batizou com o nome do deus do amor. Ah, bom! >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/06/2006 11:19:00 PM | | | Voltar


Circuito de Feiras de Livros

52ª Feira do Livro de Porto Alegre
Quando: 27 de outubro a 12 de novembro
Onde: Porto Alegre (RS) - vários locais nos arredores da Praça da Alfândega
Mesas redondas, encontros com escritores, leituras cênicas, teatro infantil e oficinas são alguns dos eventos que a Câmara Rio-Grandense do Livro preparou para oferecer gratuitamente a todos que visitarem a Feira. Mais informações no site.

3ª Feira do Livro da Editora da Unicamp
Quando: 7 e 8 de novembro
Onde: Ginásio Multidisciplinar da Unicamp - Campinas (SP)
Mais de 50 editoras participam do evento com seus catálogos vendidos com 50% de desconto.

X Feira do Livro de Três Corações
Quando: 9 a 11 de novembro
Onde: Praça Central de Três Corações (MG)
Atividades como teatro, coral, danças e apresentações musicais marcam o evento que conta com a presença de editoras, livrarias e distribuidoras de livros.
Mais informações pelo e-mail adricardoso@unincor.br

I Bienal do Livro do Guarujá
Quando: 10 a 19 de novembro
Onde: Pavilhão de Eventos Guarujá – Praia da Enseada (SP)
O evento será marcado por palestras e debates com escritores, além de apresentações musicais, de dança e teatro. A organização prevê a participação de mais de 100 mil pessoas. Mais informações no site.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/06/2006 10:58:00 PM | | | Voltar


Biblioteca Nacional completa 196 anos

A Biblioteca Nacional completou 196 anos no dia 29 de outubro. Fundada em 1810 por D. João VI, possuía um acervo inicial de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas. Trazido pela Família Real Portuguesa em 1808, o material foi acomodado no Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro. O destaque fica por conta dos volumes da Bíblia de Mongúncia, primeiro documento impresso no mundo, em torno de 1440, por Gutenberg. Havia também a primeira edição de Os Lusíadas (1572), de Luís de Camões, além do menor livro do mundo que, com apenas um centímetro de comprimento, ensina o “Pai Nosso” em sete línguas. Atualmente, a Biblioteca Nacional é considerada pela UNESCO a oitava biblioteca nacional do mundo, a maior da América Latina e abriga cerca de nove milhões de itens.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/06/2006 10:48:00 PM | | | Voltar


Amanhã, Luiz Fux, Ministro do STJ, lança livro no Rio de Janeiro

Está marcado para amanhã (dia 07 de novembro) o coquetel de lançamento do livro “A reforma do processo civil”, de Luiz Fux, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O prefácio da obra é assinado pelo ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. O evento ocorrerá às 17h no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (Centro).

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/06/2006 02:07:00 PM | | | Voltar


Clodovil pede desculpas à comunidade judaica

Em carta enviada à FIERJ, o deputado federal eleito Clodovil Hernandes (PTC-SP) desculpou-se com a comunidade judaica por ter dito a frase "você acha que não tinha nenhum judeu manipulando isso (o Holocausto) por debaixo do pano?" durante entrevista concedida a Rádio Tupi. "Peço desculpas. Não pretendi atribuir ao povo judeu a culpa pelas atrocidades sofridas durante o Holocausto. Minha intenção era questionar como os poderes manipulam as informações buscando mover a opinião pública de forma a coadunar com seus reais interesses, prática adotada desde os primórdios das civilizações". A advogada Maria Hebe Pereira de Queiroz, que representa o deputado, informou que o costureiro vai ler amanhã (dia 07 de novembro) a carta na mesma rádio em que fez as declarações. "Ele vai simplesmente ler a carta. Nesta história, quanto mais vai se explicar, pior é. O melhor é ler o que está no papel e pedir desculpas diante deste mal entendido", informou a advogada, que orientou seu cliente a não dar mais entrevistas sobre o assunto.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/06/2006 02:03:00 PM | | | Voltar

·······