ISAAC BASHEVIS SINGER - A Imagem e outras histórias"
Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1978, é considerado o maior escritor em língua iídiche do século XX. Testemunho inestimável de uma cultura em desaparecimento e grande contador de histórias.
Combinando sensibilidade psicológica sutil, profunda simpatia com as excentricidades do folclore judaico e uma infalível percepção do heroísmo da vida cotidiana, trouxe para o mundo de língua inglesa o ambiente vibrante do judaísmo polonês antes do Holocausto e forneceu uma imagem dessa humanidade e de sua cultura, insuperada até hoje.
A trajetória singular de Singer inicia com uma infância e juventude muito pobres mas estimulantes, intelectualmente, na Polônia, no seio de uma família brilhante. Passa depois pelas lutas e dúvidas do imigrante solitário em Nova York, em meados dos anos 30, até chegar ao ápice da fama literária. Atravessa as contradições deixadas por um pai místico e uma mãe racionalista, a competição com o irmão mais velho, também escritor, e uma infância solitária e negligenciada, fatores que fizeram com que ele encontrasse na ficção refúgio e compensação.
Em 5 de outubro de 1978, Singer foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura. A Academia Sueca citou no anúncio: “... sua melancolia redentora, seu senso de humor, sua clareza de visão livre de ilusão (descreve) o mundo e a vida do judaísmo leste-europeu tal eram vividos em cidades e aldeias, na pobreza e na perseguição, impregnados de uma piedade sincera e ritos que combinam fé cega e superstição – sua língua era iídiche – língua de gente simples”. (by Morashá)
"A Imagem e outras histórias" =>>> Raridades Literárias Cristal
Primeira Página
Link permanente··- publicado por
VerdesTrigos @ 10/07/2006 04:37:00 PM | | | Voltar