Pelo conjunto da realização e pela tradução do universo infantil.
TITULO: Por causa do Papai Noel
DURAÇÃO: 15 min
DIREÇÃO: Mara Salla
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Letícia Friedrich
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Letícia Friedrich e Mara SallaSINOPSE: Urda Alice Klueger, uma menina de doze anos, sofre um acidente de bicicleta, ferindo gravemente o pé. Essa situação muda a vida de Urda, que precisa se afastar da escola e das aventuras e descobertas, próprias de uma menina dessa idade. A mãe, porém, começa a ocupar as tardes da filha com muita leitura. Urda passa a entrar em contato com a literatura brasileira e a encantar-se com as aventuras surgidas nas páginas dos livros que devora. A descrição detalhada nos romances que lê aliada à sua imaginação fértil faz com que ela traga para seu mundo personagens de Erico Verissimo e Jorge Amado, entre outros. Com um final surpreendente,
Urda Alice Klueger depara-se com seu próprio futuro de escritora.
Sobre o filme vencedor: A estudante de cinema
Mara Salla é um dos cinco contemplados pelo prêmio provido pelo
Ministério da Cultura para trabalhos de conclusão de curso na área. Com o resultado, divulgado esta semana, Mara terá R$ 30 mil à disposição para parte da produção de
"Por Causa do Papai Noel", curta-metragem baseado na obra da escritora blumenauense
Urda Alice Klueger.
O namoro entre a literatura e a tela são duas fortes paixões da
estudante - na verdade,
uma experiente diretora à espera do diploma, que deve vir em julho, após a conclusão do filme. A produção traz a história de como
Urda se encantou com a literatura, quando acidentou-se de bicicleta e ficou sem poder andar por um tempo. Durante esse tempo, sentava-se sobre uma toalha no jardim da casa e lia páginas e páginas de livros. "Entre 12 e 13 anos, Urda não lia por autor preferido ou por obra, mas pela seqüência da prateleira", conta Mara, sobre a fome literária da escritora homenageada.
"O filme mostra a importância do livro na vida de uma pessoa e se estende para a abertura dos rumos que todos têm quando se relacionam com eles", sintetiza, lembrando que foi assim - mergulhada na literatura, enquanto os ferimentos da queda de bicicleta não lhe deixavam andar - que Urda entrou nos caminhos das letras.
Como se não bastasse a trilha de sucesso, Mara conta que a escritora mostrará sua criatividade também na tela, interpretando uma professora. "A importância dela é total, sempre me deu carta branca para a adaptação, eu era incentivada a criar algo diferente o tempo todo", não cansa de elogiar a cineasta e estudante.
A captação de imagens deve começar ao fim de maio e ocorrerão em
São Pedro de Alcântara, terra de colonização alemã, semelhante à
Blumenau da infância de
Urda. Para acertar o local das filmagens, Mara valeu-se de sua polidez e diplomacia, além de uma boa pitada de "cara-de-pau". "Quando achava uma casa que tinha a ver com o que eu queria, batia na porta e pedia para usar no filme", revela a estratégia, não se esquecendo de citar a receptividade generosa de moradores do município.
CRIAÇÃO "A idéia nasceu numa disciplina ministrada no curso pela professora Tatiana Lee, quando manifestei a vontade de exercitar a adaptação. Acabei conhecendo a escritora meio que por acaso, pelas páginas do jornal, escrevi por e-mail relatando da vontade de fazer a adaptação de uma obra dela", esmiúça sobre a origem do projeto.
Após alguns contatos, Urda enviou a Mara os livros
"No Tempo das Tangerinas" e
"Contos de Natal e Histórias da Minha Avó".
"Escolhi `Por Causa do Papai Noel` porque tinha brechas para a criação. Não é uma adaptação literal", esclarece.
Os planos, no entanto, só se firmaram após consultar a professora e cineasta
Cláudia Aguirre, que a orienta no trabalho de conclusão do curso. "Embora esteja trabalhando há dois anos no projeto, foi na orientação que aprofundei. Se ganhei o prêmio foi graças ao apoio de Cláudia", lembra. (Fonte:
Ipsis Litteris)