RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

30 de setembro de 2006

WHEATmania

VERDES TRIGOS é inspirado em Van Gogh,  especialmente na obra em "The Green Wheat Fields". 

Acesse WHEATmania, uma espaço para download de protetor de telas com obras de Gogh e músicas de Vivaldi, galeria de fotos, cartões virtuais e papéis de parede.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/30/2006 09:11:00 PM | | | Voltar


FAB chega ao local do acidente; repórter do "NYT" estava em jato que colidiu com avião da Gol

Vinte horas após o provável horário da queda do avião da Gol no Mato Grosso, somente na tarde deste sábado as equipes de resgate da FAB chegaram ao local do acidente. "Dois militares especializados em busca e resgate desceram em uma área próxima aos destroços para abrirem clareira em meio à densa vegetação", diz o comunicado da FAB.

"Até o presente momento, não é possível adiantar informações a respeito das pessoas que estavam a bordo da aeronave acidentada", adianta o comunicado.

A dificuldade de acesso ao local do acidente com o Boeing 737-800 da Gol, ocorrido na tarde de ontem, a 200 km da cidade de Peixoto Azevedo, reduz cada vez mais as chances de que as equipes de resgate localizem sobreviventes.

Repórter do "NY Times" no jatinho

Foi confirmado neste sábado que o repórter e colunista Joe Sharkey, do "New York Times", estava no jato Legacy que teria atingido o Boeing da Gol. A porta-voz do jornal norte-americano, Catherine Mathis, confirmou apenas que ele "não está ferido". Ela se recusou a dizer o que o repórter estava fazendo no Brasil e qual era sua pauta.

Os destroços do Boeing, no entanto, foram localizados por volta das 9h deste sábado por militares em uma fazenda no alto Xingu, entre Pará e Mato Grosso (Folha online)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/30/2006 06:01:00 PM | | | Voltar


VerdeTrigos é o destaque do dia no CokeRing da Coca Cola.


VerdeTrigos é o destaque do dia no CokeRing da Coca Cola.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/30/2006 04:58:00 PM | | | Voltar


guri faceiro

Fico muito feliz quando nossa pauta provoca e instiga nossos leitores. VerdesTrigos é referência para Reges Toni Schwaab, de Ijuí/RS, no seu blog eRRuD!To

"Vocês não ficam abalados quando aquele livro novinho chega nas suas mãos? Eu recuso até a sacolinha. "Pode deixar moça, eu levo assim mesmo" ou "Não, obrigado, não precisa sacolinha". Que beleza. Ele é seu, todo seu. Você lê a orelha direita. Acaricia a orelha esquerda. Vira, olha se tem figurinha, lê alguma coisa solta. E o ônibus demora, e você lê alguma coisa mais no ônibus mesmo. Aí você chega em casa... que felicidade! Adoro meus livrinhos. Hoje chegou o Ecocrítica, sobre o qual a Veja (arghh) falou e o Verdes Trigos também tinha falado. Estou bastante curioso. Na prateleira literária, temos um novo morador também. Saramago disse que é uma afronta um cara, com 35 anos, escrever tão bem assim. Trata-se de Jerusalém, do escritor português Gonçalo Tavares. Mas esse terá que esperar um pouco para ser devorado, apesar de estar me provocando."

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/30/2006 03:41:00 PM | | | Voltar


Novo livro de Paulo Coelho naufraga em enredo desconexo

MARCELO PEN - CRÍTICO DA FOLHA
Não se pode negar que, em termos literários, este é um dos romances mais ambiciosos do escritor Paulo Coelho. Confrontada com os recursos mínimos de suas narrativas anteriores, esta história de uma líder de seita, contada pela perspectiva de uma dúzia de personagens, parece suntuosa.
.....
Também se percebe a falta de cuidado que Coelho dispensa a seus textos. Ele já afirmou em entrevista que escreve como que tomado por uma força maior, evitando quaisquer interrupções a fim de botar no papel, num prazo curtíssimo, a história que vinha ruminando há mais tempo.

Além dos habituais problemas de linguagem e das bobagens ditas como verdades universais ("É claro que todas as crianças do mundo têm visões"), frases inverossímeis ("pode ser a última chance de conversarmos nesta encarnação"; "o Vértice está escondido dentro de nós"), há sérias inconsistências de enredo. Por que, nos perguntamos, a futura sacerdotisa passa necessidade com o marido em Londres, quando os pais dela são "bem estabelecidos" na Inglaterra? Além do mais, ela não poderia ter a idade que o autor lhe atribui caso tivesse presenciado aos 12 anos, conforme ele descreve noutro trecho, a eclosão da guerra civil no Líbano. Em outro momento, sua mãe de sangue lhe pede para levar uma saia a um centro de devoção na França. Adiante, a filha comenta que o objeto a ser entregue seria um manto.

Mitologia falha

Há falhas também no terreno que Coelho supostamente devia dominar: a mitologia e o misticismo. A bruxa afirma que da deusa grega Gaia (Terra) vieram todos os deuses, "inclusive o nosso caro Dionísio". Não é bem assim. Gaia deu à luz Réia e Cronos, estes sim pais dos deuses, como Zeus e Hera. Dionísio, na verdade, é filho de Zeus com a mortal Sêmele.

Pior, no livro é dito que os deuses "iriam povoar os Campos Elísios da Grécia". Ora, o Elísio é uma região deleitosa do Inferno (após a morte, todos iam para lá; "inferno" simplesmente quer dizer "mundo subterrâneo"), para onde se enviavam as almas dos heróis e dos virtuosos. A maioria dos deuses vivia no Olimpo. Um pouco mais de pesquisa e de crivo reflexivo faria bem a qualquer romance. (MARCELO PEN - CRÍTICO DA FOLHA )

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/30/2006 03:03:00 PM | | | Voltar


Quem somos nós?, por Deepak Chopra

Nós somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos! Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificados por eles. Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrario, pode fortificá-lo tremendamente.

A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida. A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse propriamente dito! Suas células estão constantemente processando as experiências e metabilizando-as de acordo com seus pontos de vista pessoais. Não se pode simplesmente captar dados brutos e carimbá-los com um julgamento. Você se transforma na interpretação quando a internaliza.

Quem está deprimido por causa da perda de um emprego projeta tristeza por toda parte no corpo - a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuropeptiídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até suas lágrimas contêm traços químicos diferentes das lágrimas de alegria.

Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa encontra uma nova posição. Isto reforça a grande necessidade de usar nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos. A ansiedade por causa de um exame acaba passando, assim como a depressão por causa de um emprego perdido. O processo de envelhecimento, contudo, tem que ser combatido a cada dia!

Shakespeare não estava sendo metafórico quando Próspero disse: "Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos."

Você quer saber como está seu corpo hoje? Lembre de seus pensamentos de ontem.
Quer saber como estará seu corpo amanhã? Olhe seus pensamentos hoje!

"Ou você abre seu coração, ou algum cardiologista o fará por você!"

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/30/2006 02:45:00 PM | | | Voltar


A Gaia Ciência

"Nós somos algo diferente de eruditos: embora seja inevitável que, entre outras coisas, também sejamos eruditos. Temos outras necessidades, outro crescimento, outra digestão: precisamos de mais, também precisamos de menos. Não existe fórmula para o quanto um espírito necessita para a sua nutrição; mas, se tem o gosto orientado para a independência, para o rápido ir e vir, para andanças, talvez para aventuras, de que somente os mais velozes são capazes, então prefere viver livre e com pouco alimento, do que preso e empanturrado. Não é gordura, mas maior flexibilidade e força, aquilo que um bom dançarino requer da alimentação - e eu não saberia o que o espírito de um filósofo mais poderia desejar ser, senão um bom dançarino. Pois a dança é o seu ideal, também a sua arte, e afinal sua única devoção também, seu "culto divino"... "
(NIETZSCHE, F. W. A Gaia Ciência. Aforismo 381. Tradução de Paulo César de Souza. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2001, página 285)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/30/2006 01:44:00 PM | | | Voltar


"Por Causa do Papai Noel" vence na Mostra de Taguatinga/DF de Cinema e Vídeo

Pelo conjunto da realização e pela tradução do universo infantil.

TITULO: Por causa do Papai Noel
DURAÇÃO: 15 min
DIREÇÃO: Mara Salla
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Letícia Friedrich
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Letícia Friedrich e Mara Salla


SINOPSE: Urda Alice Klueger, uma menina de doze anos, sofre um acidente de bicicleta, ferindo gravemente o pé. Essa situação muda a vida de Urda, que precisa se afastar da escola e das aventuras e descobertas, próprias de uma menina dessa idade. A mãe, porém, começa a ocupar as tardes da filha com muita leitura. Urda passa a entrar em contato com a literatura brasileira e a encantar-se com as aventuras surgidas nas páginas dos livros que devora. A descrição detalhada nos romances que lê aliada à sua imaginação fértil faz com que ela traga para seu mundo personagens de Erico Verissimo e Jorge Amado, entre outros. Com um final surpreendente, Urda Alice Klueger depara-se com seu próprio futuro de escritora.

Sobre o filme vencedor:

A estudante de cinema Mara Salla é um dos cinco contemplados pelo prêmio provido pelo Ministério da Cultura para trabalhos de conclusão de curso na área. Com o resultado, divulgado esta semana, Mara terá R$ 30 mil à disposição para parte da produção de "Por Causa do Papai Noel", curta-metragem baseado na obra da escritora blumenauense Urda Alice Klueger.

O namoro entre a literatura e a tela são duas fortes paixões da estudante - na verdade, uma experiente diretora à espera do diploma, que deve vir em julho, após a conclusão do filme. A produção traz a história de como Urda se encantou com a literatura, quando acidentou-se de bicicleta e ficou sem poder andar por um tempo. Durante esse tempo, sentava-se sobre uma toalha no jardim da casa e lia páginas e páginas de livros. "Entre 12 e 13 anos, Urda não lia por autor preferido ou por obra, mas pela seqüência da prateleira", conta Mara, sobre a fome literária da escritora homenageada.

"O filme mostra a importância do livro na vida de uma pessoa e se estende para a abertura dos rumos que todos têm quando se relacionam com eles", sintetiza, lembrando que foi assim - mergulhada na literatura, enquanto os ferimentos da queda de bicicleta não lhe deixavam andar - que Urda entrou nos caminhos das letras.

Como se não bastasse a trilha de sucesso, Mara conta que a escritora mostrará sua criatividade também na tela, interpretando uma professora. "A importância dela é total, sempre me deu carta branca para a adaptação, eu era incentivada a criar algo diferente o tempo todo", não cansa de elogiar a cineasta e estudante.

A captação de imagens deve começar ao fim de maio e ocorrerão em São Pedro de Alcântara, terra de colonização alemã, semelhante à Blumenau da infância de Urda. Para acertar o local das filmagens, Mara valeu-se de sua polidez e diplomacia, além de uma boa pitada de "cara-de-pau". "Quando achava uma casa que tinha a ver com o que eu queria, batia na porta e pedia para usar no filme", revela a estratégia, não se esquecendo de citar a receptividade generosa de moradores do município.

CRIAÇÃO

"A idéia nasceu numa disciplina ministrada no curso pela professora Tatiana Lee, quando manifestei a vontade de exercitar a adaptação. Acabei conhecendo a escritora meio que por acaso, pelas páginas do jornal, escrevi por e-mail relatando da vontade de fazer a adaptação de uma obra dela", esmiúça sobre a origem do projeto.

Após alguns contatos, Urda enviou a Mara os livros "No Tempo das Tangerinas" e "Contos de Natal e Histórias da Minha Avó". "Escolhi `Por Causa do Papai Noel` porque tinha brechas para a criação. Não é uma adaptação literal", esclarece.

Os planos, no entanto, só se firmaram após consultar a professora e cineasta Cláudia Aguirre, que a orienta no trabalho de conclusão do curso. "Embora esteja trabalhando há dois anos no projeto, foi na orientação que aprofundei. Se ganhei o prêmio foi graças ao apoio de Cláudia", lembra. (Fonte: Ipsis Litteris)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/30/2006 11:15:00 AM | | | Voltar


Destroços de avião da Gol são encontrados; não há informação de sobreviventes

Destroços do Boeing 737-800 da Gol, desaparecido desde a tarde de sexta-feira (29), foram localizados na manhã deste sábado no norte do Mato Grosso, na região de Peixoto Azevedo, por militares de Aeronáutica. Ainda não há informações sobre possíveis sobreviventes. A partir de agora serão iniciadas as buscas por terra. O vôo 1907, que havia saído de Manaus e seguia para Brasília, transportava 149 passageiros e seis tripulantes.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/30/2006 10:57:00 AM | | | Voltar


Vôo 1907 da Gol

Um Boeing 737-800 da Gol que ia de Manaus para Brasília desapareceu na tarde desta sexta-feira. Segundo a Infraero, o avião tinha 155 pessoas, entre 149 passageiros e seis tripulantes. A lista não foi divulgada. O desaparecimento teria acontecido após a colisão com outra aeronave, entre o norte do Mato Grosso e o sul do Pará, cerca 200 km da serra do Cachimbo, em São Félix do Xingu (PA). Saiba como foi a acidente com o vôo 1907 da Gol.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/30/2006 09:35:00 AM | | | Voltar


Gol divulga lista de passageiros do vôo 1907

Gol divulga lista dos passageiros do vôo 1907, que desapareceu nesta sexta-feira. O Boeing 737-800 decolou às 15h35 (horário de Brasília) do aeroporto de Manaus e deveria ter pousado às 18h12 no aeroporto de Brasília. O avião levava 149 passageiros --entre elas uma criança de 11 meses-- e seis tripulantes. Veja a relação:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/30/2006 09:35:00 AM | | | Voltar

·······

29 de setembro de 2006

"Não sabia disso, não"

De Mônica Bergamo (assinantes), sobre o candidato que mais atacou a corrupção e ameaçou até com impeachment, ontem no debate:

_ Na lista de pessoas já ajudadas por Paulo Okamotto aparece _surpresa!_ Cristóvam Buarque. Em 94, o então governador de Brasília foi pivô de um dos primeiros escândalos petistas, quando concordou em receber R$ 200 mil da Odebrecht para cobrir buracos da campanha. A "solução Odebrecht" foi dada pelo tesoureiro da campanha de Lula. Ele mesmo, Okamotto. Cristóvam diz que "não sabia disso, não". Segundo ele, a empreiteira contribuiu porque "queria apoiar alguém que levantasse a bandeira da educação". Em 94, a Odebrecht integrava o consórcio de empresas contratadas para construir o metrô de Brasília.
(by Toda Mídia)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/29/2006 09:30:00 PM | | | Voltar


A imprensa na berlinda

Soraia Costa => Fonte:Congresso em Foco
A mesma imprensa que ajudou a aprofundar as investigações dos escândalos do mensalão e dos sanguessugas se vê, agora, acusada de ter perdido o equilíbrio na cobertura das eleições. Para entidades que fazem o acompanhamento diário da cobertura do processo eleitoral, a mídia exerce sobre o presidente Lula e seus aliados uma vigilância que não se repete em relação aos seus adversários políticos.

Essa diferença, na avaliação desses observadores, se acentuou ainda mais com a descoberta da negociação do dossiê que apontaria o envolvimento de tucanos com a máfia das ambulâncias.

A principal crítica é que os veículos de comunicação se dedicaram a tratar quase exclusivamente da participação de petistas na compra do dossiê, deixando de lado a apuração de uma denúncia que, a se confirmar, poderia até ser mais grave: a participação de ex-ministros da Saúde do governo Fernando Henrique Cardoso (José Serra e Barjas Negri, ambos do PSDB) no esquema de superfaturamento de ambulâncias. >>> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/29/2006 09:11:00 PM | | | Voltar


Os negócios das palavras

Valor Econômico - 29/9/2006 - por Heloísa Helvécia e Renato Schroeder
Com preço de capa de R$ 7,90, tiragem de 70 mil exemplares, muita reportagem e um pouco de ficção, "Piauí" estréia no mercado das revistas mensais "quebrando paradigmas" já a partir do nome. Ninguém lerá ali, segundo promessa escrita dos editores, expressões ou termos como "governança corporativa, 'tá ligado?', 'home theater'. O novo título chega sem pesquisa de mercado, mas é precedido de um esforço gigantesco para captar assinantes: no mês do lançamento, 1 milhão de amostras grátis de "Piauí", com 16 páginas de leitura, circulam encartadas em revistas da Editora Abril. O editor Luiz Schwarcz, da Companhia das Letras, será um parceiro da revista no futuro. Aguardada há décadas, a edição brasileira da "Rolling Stone" também pousa em outubro por aqui, lançada pela Spring, editora que faz a revista de bordo da TAM. Com tiragem de 100 mil exemplares e periodicidade mensal, chega às bancas graças a um contrato de licenciamento entre Miguel Civita, um dos sócios da Spring, e a Wenner Media, empresa do co-fundador da "Rolling Stone" americana, o sueco Jan Wenner. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/29/2006 03:13:00 PM | | | Voltar


Posição da CBL em relação à Tarifa do Livro

PublishNews - 29/9/2006
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) enviou uma carta em relação à nota "Palestra sobre a Tarifa do Livro será no dia 5/10", publicada ontem no PublishNews (28/09). Segue a mensagem na íntegra. 1) Não procede a informação de que o presidente da entidade, Oswaldo Siciliano, retirou seu nome da lista de apoiadores do projeto, visto que este apoio nunca existiu; 2) A adesão ao projeto estava sendo analisada pela Câmara Brasileira do Livro quando tomamos conhecimento de uma mensagem do senhor Luis Peazê enviada ao presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) afirmando que a campanha já contava com o apoio da CBL e do seu presidente. A divulgação desse apoio inexistente e de outras informações equivocadas exigiram o envio das mensagens ao presidente da ECT e ao senhor Luis Peazê, com o objetivo de esclarecer os fatos; 3) Conforme fica bem claro nas referidas mensagens, a CBL não é contrária ao objetivo da campanha. Entretanto, em respeito à sua responsabilidade representativa junto ao setor do livro, conquistada ao longo de seis décadas, a CBL não concorda em ser incluída unilateralmente e sem o consentimento oficial de sua diretoria em campanha de qualquer natureza, e não admite, em hipótese alguma, que pessoas sem vínculo com a entidade façam uso de seu nome sob qualquer justificativa.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/29/2006 03:03:00 PM | | | Voltar

·······

28 de setembro de 2006

Bruna Surfistinha é "fenômeno cultural", diz o NYT

Bruna Surfistinha contará suas experiências sexuais
Folha Online - 27/9/2006
O novo livro de Raquel Pacheco, mais conhecida como Bruna Surfistinha, vai falar sobre suas experiências sexuais com famosos, como um apresentador de TV, um galã e um jogador de futebol. Mas a ex-prostituta vai evitar dar nome aos bois, com medo de ser processada. O que aprendi com Bruna Surfistinha - Lições de uma vida nada fácil (Panda Books) tem lançamento marcado para o final de outubro. No livro, a autora de O doce veneno do escorpião pretende dar pistas sobre a identidade dos clientes famosos. Sobre o apresentador, Bruna vai contar que, após ter saído com ele, foi convidada a participar do seu programa na TV. Já o jogador de futebol teve um chilique porque não foi reconhecido por ela na hora do sexo. Sobre o galã da TV, a ex-prostituta vai descrever que ele sofria de "um talento muito pequeno". >> Leia mais
.................................................................................................................
Bruna Surfistinha vai entregar prêmio no VMB da MTV
Último Segundo - 27/9/2006
A ex-garota de programa Raquel Pacheco, a Bruna Surfistinha, vai entregar um dos prêmios do VMB (Vídeo Music Brasil), a premiação anual de videoclipes da MTV, hoje no Credicard Hall. Na semana passada, Bruna Surfistinha foi tema de uma matéria do jornal britânico The Guardian (seu livro será lançado em novembro pela editora Bloomsbury no Reino Unido). E não foi a primeira vez que ganhou destaque em grandes veículos internacionais: em uma extensa matéria publicada em abril foi chamada, pelo jornal norte-americano The New York Times, de "fenômeno cultural". >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/28/2006 06:09:00 PM | | | Voltar


Shakespeare compôs obras após bebedeiras, diz especialista

Folha Online - 26/9/2006
O dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) compôs muitas de suas famosas peças teatrais após noites de bebedeiras, afirmam o diretor artístico da Royal Shakespeare Company (RSC), Peter Hall, e o diretor do teatro Globo, Dominic Dromgoole. Para Hall, especialista na obra shakespereana, o autor de clássicos como "A Tempestade", "Hamlet" e "Romeu e Julieta' compôs muitas de suas obras embriagado, como havia sugerido o poeta contemporâneo ao dramaturgo, Ben Johnson. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/28/2006 06:01:00 PM | | | Voltar


Histórias de homens casados

PublishNews - 28/9/2006
Judeus argentinos do bairro Once, em Buenos Aires, são os protagonistas dos vinte contos que compõem essas Histórias de homens casados (Planeta, 288 pp.;R$ 34,90) de Marcelo Birmajer. Uma radiografia do amor e do casamento em uma cultura na qual os homens buscam nos adultérios os prazeres que não podem realizar no casamento, por conta da educação recebida. O mundo desses homens portenhos tem Deus, mas não tem sentido. E é por isso que ser casado é mais do que um estado civil; mais do que isso é um estado de ânimo que pode variar da infelicidade completa até surpresas inverossímeis. Os lençóis alheios, símbolo maior da infidelidade, são o reduto onde pode residir a felicidade e o prazer. Tudo, porém, deve ser muito bem planejado e saboreado como uma pílula de felicidade contra a rotina pacata do casamento.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/28/2006 05:58:00 PM | | | Voltar


Gil defende propriedade intelectual compartilhada

O Globo - 28/9/2006
O ministro da Cultura Gilberto Gil defendeu nesta terça-feira (26/07) na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) o compartilhamento, entre as empresas e as comunidades, da informação e dos benefícios relacionados com a exploração dos saberes tradicionais. Uma medida que permitiria tal compartilhamento seria "para países com muita pobreza e dificuldades de acesso aos bens, uma possibilidade de ter, entre outros, medicina e softwares de maneira gratuita", explicou Gil, em entrevista coletiva. Essa questão, como adiantou o ministro, fará parte dos debates entre os representantes dos Estados Membros da OMPI na Assembléia Geral da organização, que começou na segunda-feira (25/09), e continua até 5 de outubro. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/28/2006 05:54:00 PM | | | Voltar


Palestra sobre a ‘Tarifa do Livro’ será no dia 5/10

PublishNews - 28/9/2006 - por Renata Sturm
A campanha, aberta ao público, de apelo à Empresa de Correios e Telégrafos pela criação de uma tarifa especial de postagem de livros no Brasil, não pára. A novidade agora é uma palestra virtual e gratuita sobre o tema que acontecerá no próximo dia 5 de outubro, às 19h30. Para participar basta se inscrever clicando aqui, receber o link e ficar conectado à Internet no dia e horário. Você também pode convidar outros amigos para participar. Segundo os organizadores da campanha, a Lei 10.753, de 30 de outubro de 2003, institui o Programa Nacional do Livro e prevê tarifa reduzida para envio de livros pelos Correios. No entanto, até hoje a tarifa não foi instituída. A idéia da campanha é de reunir um milhão de assinaturas de adeptos, no entanto, as últimas informações são de que somente 700 pessoas aderiram. A lista até diminuiu no último dia 20 de setembro, com a retirada do nome do presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Oswaldo Siciliano. Indignado, Siciliano enviou uma mensagem para o idealizador da Tarifa do Livro, Luís Peazê, afirmando que seu nome e da CBL teriam sido usados indevidamente em uma carta enviada para Carlos Henrique Almeida Custódio, presidente da ECT. Confira a série de mal entendidos entre os organizadores da campanha e a CBL neste link.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/28/2006 05:51:00 PM | | | Voltar


Um filme de amor, por Contardo Calligaris

O interesse pelo vídeo de Cicarelli revela que somos sobretudo frustrados no amor

À FORÇA de receber links para o vídeo de Daniella Cicarelli, acabei dando o clique e assisti ao filme.

São quatro minutos e meio, editados a partir de duas horas de gravação e entrecortados por subtítulos, que introduzem diferentes momentos do convívio do casal. Os subtítulos são em castelhano.

Normal, visto que os fatos aconteceram na Espanha, e o "paparazzo" era espanhol. Mas as frases, numa língua estrangeira e próxima, facilitam, para o espectador brasileiro, uma atitude irônica e zombadora, como se pertencessem a um português macarrônico. >>> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/28/2006 05:47:00 PM | | | Voltar

·······

27 de setembro de 2006

CURSO “LITERATURA LATINO-AMERICANA NO SÉCULO XX: UM OLHAR TRANSCULTURADOR”

Durante a década de 70, o crítico uruguaio Ángel Rama, a partir de seu estudo sobre o antropólogo cubano Fernando Ortiz, incorporou o termo transculturação aos estudos literários para explicar de que maneira recursos da vanguarda européia haviam, por meio deste processo, se adaptado à realidade latino-americana. Para Rama, o processo transculturador não visa apenas uma adaptação do referente – a América Latina – a um modelo europeu, como a do romance, mas da ligação entre dois pólos que resulta na criação de uma terceira forma, nova, de romance, gênero privilegiado pelo crítico uruguaio.

Sob esse aspecto, o curso “Literatura latino-americana no século XX: um olhar transculturador” tem como objetivo o estudo dos mais importantes transculturadores da América Latina: José Maria Arguedas, Gabriel García Márquez, Juan Rulfo e João Guimarães Rosa. Também será dada atenção ao escritor cubano José Lezama Lima, por sua criação de uma linguagem que Haroldo de Campos considera como uma “reencarnação hispano-falante” da estética mallarmaica.

As aulas serão às segundas-feiras, das 19:00 às 21:00h. Início em 02/10/06
Período: 02/10/06 a 02/04/07
Ministrante: LEONARDO VIEIRA DE ALMEIDA - Mestre em Literatura Brasileira e Doutorando em Literatura Comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Informações pelos telefones: 2266-3300 / 3273-7175
Maiores informações: leonardo33vieira@yahoo.com.br
Local: Centro de Formação Freudiana - Rio
Data: Início em 02/10/06

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2006 08:52:00 PM | | | Voltar


Literatura pornô, cada vez mais chique

O Estado de S. Paulo - 27/9/2006 - por Jotabê Medeiros
Em tempos de Cicarelli, pode parecer até trivial falar de sexo verbal - as imagens serão sempre muito mais eloqüentes. Mas a literatura vive um momento quente no setor. É a velha literatura de sacanagem, agora revestida de um verniz civilizatório: capas transadas, traduções caprichadas, versões em quadrinhos chiques, formatos ousados. Há muito tempo não se publicavam tantos títulos, embora essa seja uma avaliação empírica. Mas 2005 e 2006 parecem ter injetado um novo ânimo no gênero, seja lá que nome ele tenha adquirido. Conheça as novidades que tem aquecido a literatura pornô (só para assinantes). >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2006 08:35:00 PM | | | Voltar


Warner no You Tube e dando música de graça!!

A Warner Music marca presença agora também no You Tube, a página da internet em que pessoas do mundo inteiro assistem a vídeos.

Até o dia 30 de setembro, baixe gratuitamente uma música do Canto dos Malditos na Terra do Nunca.

Até o dia 20 de outubro, quem quiser pode baixar de graça uma música da Céu. Para isso, clique aquI.

As empresas estão invadindo a internet...... um novo boom, igual aquele do final dos anos 90.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2006 08:34:00 PM | | | Voltar


Houaiss ganha sua versão eletrônica com enciclopédia

Folha de S. Paulo - 27/9/2006 - por Paulo Ramos
A Enciclopédia e Dicionário Koogan Houaiss, da Positivo Informática (R$ 89,90), chegou ao mercado com o rótulo de ser a mais completa referência em multimídia para pesquisar a língua portuguesa. O sistema de consulta busca verbetes, imagens, arquivos de áudio, mapas e tabelas sobre o assunto selecionado. O processo funciona na pesquisa visual. Peca na busca de palavras. Um teste rápido mostra as deficiências. Há termos relativamente simples que não constam no sistema de busca. Também há contradições em comparação com a versão impressa e com a disponível no UOL. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2006 08:06:00 PM | | | Voltar


Athena é o nome dela

PublishNews - 27/9/2006
A Bruxa de Portobello (Planeta, 296 pp., R$ 19,90), novo livro de Paulo Coelho, será lançado hoje (27/09) no Brasil. A obra será encontrada nas livrarias por R$ 19,90 e vem precedido pelo relançamento do catálogo do autor pelo mesmo preço. Dezenas de milhares de pessoas já passaram pelo blog www.paulocoelhoblog.com/bruxadeportobello seja para acompanhar a história da personagem principal Athena, seja para fazer comentários depois da leitura. Athena é uma órfã abandonada pela mãe cigana na Transilvânia e levada pelos pais adotivos para Beirute. No futuro, torna-se uma funcionária de um grande banco em Londres e uma bem sucedida vendedora de terrenos em Dubai. Já o nome do livro vem do fato de que Athena é uma sacerdotisa de Portobello Road. Mas, quem conta sua história são as pessoas que conviveram com ela.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2006 08:03:00 PM | | | Voltar


Está chegando a 22ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Radio São Francisco - 27/9/2006
A Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul anunciou o lançamento da 22ª edição da Feira do Livro, que acontecerá entre os dias 6 a 22 de outubro na Praça Dante Alighieri. O tema da Feira deste ano é "Leitura, o prazer do encontro". Após 21 anos de realização, a Feira do Livro de Caxias do Sul, consolidou-se como o maior evento literário da cidade e da região. Em 2005, a Feira recebeu um público aproximado de 130 mil pessoas. Para 2006, espera-se que mais de 140 mil pessoas participem do evento. Serão realizados mais de 200 eventos culturais/literários e contará com a presença de livrarias e editoras de Caxias e Porto Alegre. O patrono da feira é Flavio Loureiro Chaves e o homenageado é Delmino Gritti. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2006 07:54:00 PM | | | Voltar


23ª Feira Internacional do Livro de Madri começa hoje

Considerada principal plataforma de negócios do setor editorial da Espanha, começa hoje (27) a Feira Internacional do Livro de Madri 2006 (Liber). O evento, que vai até o dia 29, conta com a presença de 590 empresas expositoras de 16 países, inclusive do Brasil. O 6º Congresso Iberoamericano de Editores, que acontecerá durante a Líber, terá a presença de Oswaldo Siciliano, presidente da Câmara Brasileira do Livro, e tem como objetivo analisar e dar propostas para o desenvolvimento cultural e a inclusão social nos países ibero-americanos. Haverá ainda o "Encontro Empresarial: Roda Internacional de Negócios 2006"; o "Grupo de Entidades de Direitos Reprográficos da Iberoamerica"; o "4º Encontro do Setor Editorial e de E-learning", e o seminário "Como Promover o Livro através das Novas Tecnologias", entre outros.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2006 07:52:00 PM | | | Voltar


Veste Prada, mas sabe o que faz, por Marcelo Coelho

"Diabo Veste Prada" é uma comédia que preserva com unhas e dentes tudo o que finge ironizar (by Marcelo Coelho)

EU SABIA que era bobagem, de modo que não posso reclamar. Confesso: fui ver "O Diabo Veste Prada". Os cartazes do filme de David Frankel se espalham por toda a cidade. Posso sobreviver mais ou menos incólume aos anúncios que me mandam vestir roupas de Armani ou Zegna, mas não resisto a um lançamento cinematográfico tão propagandeado como esse.

Com alguma indulgência, a revista "The New Yorker" disse que o filme era superficial, mas tinha uma maravilhosa superfície. "O Diabo Veste Prada" é menos que superficial, é bobinho. E é mais que superficial também: é diabólico, num sentido que tento explicar. >>> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2006 07:49:00 PM | | | Voltar


E o Felipão se deu bem

E o Felipão se deu bem

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2006 07:48:00 PM | | | Voltar


Charge


Ele não acreditava em Deus, agora já vê o demônio.....

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2006 09:12:00 AM | | | Voltar


E se der empate?

Vale a pena ler este comentário do Paulo Henrique Amorim:

http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/391001-391500/391319/391319_1.html

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2006 08:35:00 AM | | | Voltar


E essa história do grampo no TSE, hein?

Bem discreta, no canto do “Painel”, na Folha de São Paulo deste domingo, encontrava-se a notinha assinada por Renata Lo Prete que dizia (link para assinantes): Trote? A PF considera grande a possibilidade de não ter havido grampo em telefones do TSE, e sim um erro da empresa que fez a varredura.

Achei esquisito........ (by Idelber Avelar in Biscoito Fino e a Massa)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2006 08:30:00 AM | | | Voltar

·······

26 de setembro de 2006

Balzac encerra coleção EntreClássicos, da revista EntreLivros

Honoré de Balzac (1799-1850) encerra a série EntreClássicos da revista EntreLivros, publicada pela Duetto Editorial. Buscando analisar os autores e obras centrais dos diversos gêneros e períodos da literatura universal, a coleção tem, em seu sexto e último título a ser lançado neste mês, o pai do romance moderno.

Sua obra maior, a Comédia Humana, é um compêndio de cerca de 80 romances escritos nas décadas de 1830 e 1840. Por eles, o leitor tem acesso a um imenso mosaico que descreve a sociedade francesa do século XIX e, por extensão, o modo de vida capitalista ocidental da época.

Para que a obra balzaquiana possa ser entendida, “EntreClássicos” analisa o período em que Balzac viveu, no começo do século XIX. Ele nasceu dez anos após o início da revolução Francesa, em 1799, mas era partidário da monarquia aristocrática. Napoleão era seu principal exemplo e inspiração, e Balzac desejava ser o Napoleão das letras: "reconquistar a Europa com a pena de águia ou de corvo". O autor viu a queda do imperador e o período da Restauração.

Intitulada “Da Divina comédia à Comédia humana”, a série EntreClássicos abordou os escritores Dante Alighieri, William Shakespeare, Miguel de Cervantes, Luís de Camões, Johann Wolfgang von Goethe e, agora, Balzac. Nas palavras do editor da coleção, o jornalista Manuel da Costa Pinto, “no arco de tempo que leva da Divina Comédia de Dante à Comédia Humana de Balzac, percebemos claramente as mutações (...)”. Segundo Costa Pinto, “quase toda literatura possui um epicentro, uma obra que constitui referência incontornável para os demais autores; mas se essa centralidade define os clássicos, cada um deles modifica e amplia o próprio conceito”.

Sobre a EntreLivros – www.revistaentrelivros.com.br

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/26/2006 11:42:00 PM | | | Voltar


"O DIABO VESTE PRADA", MAS MARCHA COM DEUS E A FAMÍLIA. PELA LIBERDADE (since 1964)

CHIQUES E FAMOSOS VÃO PARA A RUA

Maria Luiza Tonelli envia texto sobre a entrada dos chiques e famosos paulistanos na dura vida do ativismo social: "A semana final para as eleições de 2006 promete ser exaustiva para os novos ativistas paulistanos. Na segunda, dia 25, haverá uma mobilização pública, no privadíssimo clube Espéria, pelo "Fora Lula", idealizado pelos tucanos e pefelistas e que contará com 3.000 pessoas, segundo a Folha de São Paulo. A partir de quinta-feira, o "mundo fashion" se "mobiliza" contra o governo Lula. Local? Av. Faria Lima, perto do Shopping Iguatemi onde circulam artistas globais e a nata da nata da elite econômica do país, quando serão distribuídos 50 mil narizes vermelhos "para eleitores que estão se sentindo com cara de palhaço frente aos escândalos políticos do país". A "campanha" conseguiu atrair até a atenção de gente como Lilia Pacce, apresentadora do programa GNT Fashion, canal fechado, e de Constanza Pascolato, que dispensa apresentação. Os narizes serão distribuídos também na Av. Paulista, nas cercanias da FIESP".

http://www.youtube.com/watch?v=KfTovA3qGCs. Veja o video. A letra da música é retrato fiel da nossa realidade social amorfa.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/26/2006 11:35:00 PM | | | Voltar


Estou verde ....

"Gabeira representa a face mais avançada da esquerda mundial, que não nega a modernidade, não rejeita o mercado nem a globalização e ao mesmo tempo defende as minorias. Ele não ficou embolorado naquela esquerda ultrapassada, albanesa". (Lúcia Hippolito, cientista política)

Fernando Gabeira inovou no lançamento de novo livro "Navegação na Neblina", no qual reflete uma série de episódios desde a sua saída do PT até a CPI dos Sanguessugas. Será o primeiro título de autor de best seller brasileiro sob "licença criativa comum", uma medida que autoriza a reprodução total da obra. Já é possível fazer download do livro, está em arquivo PDF.

Não voto no Gabeira porque não voto no Rio de Janeiro, mas estou verde.... "na moral"!

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/26/2006 09:45:00 PM | | | Voltar


Projeto leva mensagem de Paz à ONU

A ONG AmIsrael, com o apoio da Open Multimeios Comunicação, leia-se Eliani Feldman e Hilton Israel, realizou na ONU um evento que levou mensagem de Paz aos povos do Oriente Médio. O “Coro das nações, unidas pela Paz”, realizado no edifício sede das Nações Unidas, foi uma manifestação cultural que expressou sentimentos pelas vítimas, o apoio incondicional à Paz, o repúdio à guerra, ao terrorismo e a todo ato que produza o sofrimento alheio. Participaram artistas de todo o mundo e personalidades políticas, religiosas e sociais. Em menos de um mês, a campanha recolheu 2.220.453 assinaturas pela Paz que foram entregues a vários líderes mundiais, como o secretário-geral da entidade, Kofi Anann, e o presidente Lula.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/26/2006 09:05:00 AM | | | Voltar


Lideranças judaicas brasileiras se encontram com o presidente Lula

Na véspera de Rosh Hashaná, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu lideranças da comunidade judaica no Palácio do Planalto. Na audiência, o rabino Yossi Schildkraut proferiu bênçãos em português e em hebraico e tocou o Shofar. Foi entregue ao presidente chalá com mel, compartilhado por Lula com os vários jornalistas presentes à cerimônia.
Lideranças judaicas brasileiras se encontram com o presidente LulaLideranças judaicas brasileiras se encontram com o presidente Lula

De acordo com Osias Wurman, presidente da FIERJ, “o evento no Palácio do Planalto reveste-se de suma importância pela forma fraternal do acolhimento dado pelo Exmo. Sr. Presidente da República à liderança judaico-brasileira. Foram momentos de solidariedade e fraternidade que retrataram a amizade que o Presidente Lula tem pelos judeus brasileiros. Este gesto torna-se ainda mais relevante quando temos na América Latina lideres populistas engajados com o que há de mais anti-semita e anti-sionista no cenário mundial. Hugo Cháves, Evo Morales e seu novo "guru" Mahmoud Ahmadinejah, encabeçam as iniciativas anti-israelenses, anti-semitas e de revisionismo do Holocausto”.(by Jornal Alef)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/26/2006 08:57:00 AM | | | Voltar

·······

25 de setembro de 2006

O mundo acabou: imagens e marcas do tempo

Veja e leia lembram-se de quando a revista Veja tinha esse nome? - no próximo parágrafo algumas informações sobre o autor do recém-lançado O Mundo Acabou! (Editora Globo, SP, 2006), como consta numa das orelhas verdes do livro:

O jornalista e escritor belo-horizontino Alberto Villas um dia ganhou um concurso de contos do governo do Estado do Paraná e abandonou de vez a vontade de ser médico. Passou a escrever e virou jornalista. Foi um dos criadores do Caderno 2 do Estadão e um dia foi parar na televisão: Bandeirantes, Manchete, SBT e Globo, mais precisamente no Fantástico. Viveu muitos anosna sua terra natal, pouco tempo na Brasília de JK, quase uma década em Paris. Desde 1980 mora em São Paulo e vive na ponte aérea.

O vôo mais recente de Villas tem como aterrissagem às páginas de um livro. Ou melhor, uma coleção de memórias, formadas por pequenos textos leves e bem-humorados sobre produtos de consumo, modismos e costumes que marcaram gerações. Inclusive a do autor. >>>>> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/25/2006 08:55:00 PM | | | Voltar


Globo e o vale-tudo

Em destaque no "Fantástico" de ontem, agora com vídeo grátis e, na transcrição da reportagem:

_ Você confiaria em quem joga sujo para ganhar de qualquer jeito? Na capoeira, o lutador desonesto é malvisto e evitado. "Quando o cara é desonesto, a gente já entra na roda sabendo que boa coisa não vai sair dali", comenta um capoeirista. "O grupo já se manifesta de forma a excluir a pessoa", acrescenta outro. No próximo domingo, dia 1º de outubro, nós vamos às urnas escolher presidente, senador, governador e deputados federal e estadual. É neste momento decisivo que alguns candidatos partem para o vale-tudo... (Escrito por Nelson de Sá às 12h15)
E a Globo também... afinal sempre valeu tudo....

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/25/2006 08:46:00 PM | | | Voltar


O ritmo mutante de uma escrita sem exotismos

Jornal do Brasil - 23/9/2006 - por Luciana di Leone Pesquisadora
Como poderia se fazer uma pintura realista nos tempos estranhos em que vivemos? Como narrar a crise que a Argentina vive depois de 2001? As noites de flores (Nova Fronteira, 192 pp., R$ 24,90, trad, Paulo Andrade Lemos), de César Aira, é, sem dúvida, uma das tentativas mais interessantes de responder a estas perguntas. As primeiras páginas do livro são um catálogo exaustivo dos lugares-comuns da filosofia da classe média portenha e de seus costumes, não muito diferentes dos cariocas: delivery de pizza, rapazes em motos na contramão, catadores de lixo, grafites nas paredes, casos, papo furado na rua. O texto constrói uma escrita verossímil que se movimenta com agilidade, valendo-se desses estereótipos como um dado a priori compartilhado com o leitor. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/25/2006 08:24:00 PM | | | Voltar


'Sempre fico inseguro ao escrever'

O Estado de S. Paulo - 23/9/2006 - por Ubiratan Brasil
Em Travessuras da menina má (Alfaguara, 302 pp., R$ 39,90, trad. Ari Roitman e Paulina Watcht), Mario Vargas Llosa conta a história do amor arrebatador entre os peruanos Ricardo e Lily, que se reencontram diversas vezes ao longo da vida, em diferentes cidades do mundo que foram cenário de momentos emblemáticos da história contemporânea - a Paris revolucionária dos anos 1960; a Londres marcada pela cultura hippie e do amor livre dos 70; a Tóquio dominada por grandes mafiosos; e a Madri da transição política dos 80. O romance é o carro-chefe do novo selo da editora Objetiva, o Alfaguara, que vai reunir obras tanto de escritores consagrados como os que estão por ser descobertos no Brasil. Leia a entrevista com Llosa clicando no link a seguir. (só para assinantes) >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/25/2006 08:20:00 PM | | | Voltar


Os candidatos e os livros

O Globo - 23/9/2006 - por Mànya Millen e Rachel Bertol
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta semana o "Manifesto do Povo do Livro", documento que pede a inclusão do livro e da leitura entre as prioridades do próximo governo. Cristovam Buarque (PDT) e Heloísa Helena (PSOL) já haviam recebido o documento, que será entregue a Geraldo Alckmin (PSDB) na semana que vem. "É a primeira vez na história do país que o tema livro e leitura entra na agenda dos candidatos", diz Galeno Amorim, da OEI, organismo internacional que articula o movimento. "É um avanço extraordinário. Todos concordaram em se reunir com o setor, ouvir propostas, e incluir o tema nos seus programas de governo." >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/25/2006 08:17:00 PM | | | Voltar


Livraria de intelectuais paulistanos chega ao fim

Folha de S. Paulo - 23/9/2006 - por Rafael Cariello
Não se fazem mais livrarias como a Duas Cidades nem amizades como a que unia o crítico literário Antonio Candido e o idealizador da loja e editora, José Petronillo de Santa Cruz. A livraria, aberta em 1954, foi por décadas um dos principais pontos de encontro de intelectuais paulistanos, entre eles e com os livros que ansiosamente aguardavam chegar da Europa. Ela puxou, no último sábado (23/09), definitivamente suas grades na rua Bento Freitas, centro degradado de São Paulo. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/25/2006 08:15:00 PM | | | Voltar


Nestlé estimula o ensino de literatura nas escolas

Viagem Nestlé Pela Literatura é um projeto educacional e cultural que integra o Eixo 2 (Fomento à Leitura e Formação) do PNLL. Anualmente, a Fundação Nestlé de Cultura envia gratuitamente kits com material sobre literatura brasileira às escolas de ensino fundamental e médio do país. De posse do material e por meio de oficinas lúdicas, os professores trabalham a importância da leitura em sala de aula. No final do processo, os alunos produzem um texto que concorrem a prêmios, divididos por categoria (8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e por região do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste). Os 50 melhores trabalhos ganham livros para toda a equipe e concorrem a uma viagem, concedida aos dez melhores textos.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/25/2006 08:13:00 PM | | | Voltar


BAIÃO DE DOIS

A música de Élio Camalle e as intervenções poéticas de Carla Dias

Poesia e música... A poesia "na" música. Um poema desaguando em canção - ou vide o verso! A canção apaixonada pela palavra. Independente de como se apresente, a relação entre a palavra e o som é essencial nesse Brasil rico em poesia e ritmos. A Biblioteca Alceu Amoroso Lima apresentará, no próximo sábado, o evento BAIÃO DE DOIS, um projeto coordenado por ZULU DE ARREBATÁ, no qual o músico e compositor ÉLIO CAMALLE apresentará canções de seu último CD, BICHO PRETO, enquanto CARLA DIAS dividirá com ele o a catarse promovida pelas canções, hora tocando percussão e, em hora outra, falando seus poemas.

BAIÃO DE DOIS com ÉLIO CAMALLE e CARLA DIAS
Sábado, 30 de setembro, às 20h
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Av. Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros/SP
Informações: 11.3082-5023

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/25/2006 02:55:00 PM | | | Voltar

·······