"Paulo Freire uma história de vida", por Ana Maria Araújo Freire
O pernambucano Paulo Freire (1921-1997) é uma das raras referências brasileiras no universo da educação. Sua atuação não pode ficar restrita ao método de alfabetização de adultos que desenvolveu, e que leva seu nome, mas a todo um processo de conscientização da educação no Brasil. Mais que um educador, Paulo Freire foi um verdadeiro filósofo da educação.
“Sinto-me livre”, escreve Ana Maria Araújo Freire, “para escolher a `moldura´ e o `retrato´ de Paulo porque o conheci, realmente. Conheci o seu corpo e sua alma, seus desejos e vontades, suas aspirações e necessidades, sua obra e suas práxis, sua inteligência e gentidade. Escrever a biografia de Paulo Freire tem para mim um significado muito profundo.”
Ana Maria Araújo Freire, com o conhecimento de quem, principalmente nos últimos dez anos de sua vida, conviveu com o educador pernambucano, vai às origens e traça um tocante retrato da infância e adolescência passada em Recife, das primeiras leituras ao estudo secundário, no colégio Osvaldo Cruz, e universitário, na Faculdade de Direito, ambos na capital pernambucana. O convite de Nita Freire, está feito: “Convido-os/as a conhecerem ou re-conhecerem o Paulo `molhado´ pelo amor e pela crença e respeito a todos os seres. Aquele que `gostaria de ser lembrado como um sujeito que amou profundamente o mundo e as pessoas, os bichos, as árvores, as águas, a vida”.
“Um dia com Paulo Freire”: Dia 1º de agosto de 2006, na Casa das Rosas, Av Paulista, 37, Paraíso, São Paulo, SP.
Primeira Página
Link permanente··- publicado por
VerdesTrigos @ 7/28/2006 09:25:00 PM | | | Voltar