RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

28 de janeiro de 2006

Os 250 anos do nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart

Foi inaugurado um sáite que contém os diários musicais do compositor:

www.bl.uk/onlinegallery/ttp/ttpbooks.html.

Nesse endereço podem ser encontradas as anotações do genial compositor austríaco.

Uma das grandes obras do diário, "Pequena Marcha em Ré", jamais havia sido gravada antes da versão colocada no ar. O diário digitalizado pela British Library foi escrito pelo compositor entre fevereiro de 1784 e dezembro de 1791. No total, ele contém detalhes a respeito de 145 de suas obras. Foram digitalizadas 30 de suas páginas, com detalhes sobre 75 composições. Nas páginas ímpares, há pentagramas com trechos das composições de Mozart. Nas pares, Mozart fez anotações sobre os instrumentos a serem utilizados nas interpretações, os títulos, as datas em que elas foram terminadas e, às vezes, os nomes dos intérpretes, as pessoas que encomendaram a composição e o lugar onde ela foi criada. O diário traz observações sobre algumas de suas obras mais conhecidas, como as óperas "As Bodas de Fígaro", "Don Giovanni" e "A Flauta Mágica". O manuscrito, que se chama "Verzeichnüss aller meiner Werke" (Catálogo de todos os meus trabalhos), foi doado à Biblioteca Britânica pela família do escritor austríaco Stefan Zweig, em 1986.

Dica recebida por email de Artur da Távola

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/28/2006 04:16:00 PM | | | Voltar

·······

27 de janeiro de 2006

Para não esquecer o Holocausto

Os prisioneiros dos campos de concentração dormiam em galpões de madeira com uma abertura no telhado que ventilava no verão e por onde entrava chuva e neve. Os catres sobre os quais homens apagados deitavam seus corpos eram beliches de três andares. Cada bloco deveria abrigar 150 pessoas, mas havia sempre mais de 300. Seis pessoas em cada beliche tornava o inverno mais suportável. Os catres eram inclinados. Os nazistas os projetaram assim não para que os excrementos dos homens doentes apenas se acumulassem nos catres superiores, mas, caindo sobre os que estavam embaixo, desumanizava a todos e aproximava ainda mais do fim os homens que não conseguiam se afastar dele. >>> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/27/2006 10:04:00 PM | | | Voltar


A imagem da palavra

Diz o clichê que uma imagem vale por mil palavras. Mas somente as palavras, por sua vez, têm a capacidade de criar imagens na mente humana. Na literatura conservadora, são imagens factíveis com que o escritor habilidoso povoa o imaginário do leitor. Já uma cabeça que sobrevive sem corpo, um par de sandálias que faz voar quem o usa, um micro-robô que viaja pelo corpo humano destruindo células cancerígenas ou um telefone celular que recebe ligações do além são imagens bizarras de autores que não se contentam apenas com o verossímil. Eles gostam de extrapolar os limites do texto e da própria ficção. Paulo Sandrini, um paulista radicado em Curitiba, é do time dos que gostam de circular pelo absurdo. Ele também é do time dos poucos que fazem isto sem beirar o ridículo, com um texto seguro, mas sem limites na imaginação. Nos contos de Códice d'incríveis objetos & Histórias de lebensraum (Travessa dos Editores, 165 pp.) Sandrini nos apresenta algumas de suas criações estapafúrdias, mas com um bom conteúdo e diversão garantida. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/27/2006 09:38:00 PM | | | Voltar


Lula assistirá ao serviço religioso de Shabat em memória das vítimas do Holocausto

O dia 27 de janeiro foi designado pela Assembléia Geral das Nações Unidas como “Dia Internacional de Recordação das Vítimas do Holocausto”. A Congregação Israelita Paulista (CIP), a B’nai B’rith do Brasil e a Sherit Hapleitá marcarão a data com um serviço religioso especial na sinagoga da CIP na sexta-feira, dia 27 de janeiro, às 18h45. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou presença e falará do púlpito nessa ocasião.

Para o presidente do Rabinato da CIP, rabino Henry I. Sobel, “precisamos aprender as lições do Holocausto e fazer tudo ao nosso alcance para impedir que tais atrocidades se repitam no futuro”. O serviço religioso será realizado na Congregação Israelita Paulista, rua Antônio Carlos, 653, São Paulo. Para o rabino Sobel, “o comparecimento maciço da comunidade judaica e da sociedade brasileira será um eloqüente tributo à memória dos mártires”.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/27/2006 08:50:00 AM | | | Voltar

·······

26 de janeiro de 2006

Bloom e a sabedoria

John Milton (1608-1674), autor de Paraíso Perdido, sempre foi acusado de não ter feito nada melhor do que procurar furtar a Bíblia tanto quanto possível. Nem por isso deixou de ser um dos maiores poetas ingleses de todos os tempos. Como se vê, furtar a Bíblia não é atividade recente. Chaucer (ca.1343/1400), Shakespeare (1564-1616) e outros homens de gênio também se inspiraram em fontes bíblicas e nem por isso foram acusados de plágio. Aliás, como observou o crítico canadense Northrop Frye (1912-1991) em Anatomy of Criticism (Anatomia da Crítica), se alguém plagia autor vivo, o ato constitui prova de delinqüência moral, mas se o plagiado já está morto, tudo passa a ser apenas um sinal de erudição. >>>> Leia Mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/26/2006 01:54:00 PM | | | Voltar


A Lei de Vampeta

"O Flamengo fingia que me pagava e eu fingia que jogava".
Vampeta

Entrevistado sobre seu relacionamento com o Flamengo, o jogador Vampeta saiu com a frase acima que, na sua simplicidade, retrata bem o atual comportamento do nosso povo: uma certa tolerância somada com uma boa dose de hipocrisia no trato dos nossos assuntos mais sérios. Estamos nos comportando como um país de fingidores, um lugar onde o cinismo, a dissimulação e o engano são aceitos como comportamentos normais e já incorporados, parece que de forma definitiva, como nossa maneira natural de ser e de agir. A arte de enganar e de aceitar com facilidade ser enganado permeia todos os níveis da sociedade brasileira, do cidadão comum às autoridades mais destacadas. Das empresas ditas socialmente responsáveis e seus profissionais, aos campeões da arte de fingir, que são os nossos políticos e governantes. Você deve ter pensado em atores. Não, estes fingem no palco por amor à arte e à profissão. >>>> Leia Mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/26/2006 01:44:00 PM | | | Voltar

·······

25 de janeiro de 2006

“Identidade e cidadania”

Acaba de ser lançado o livro “Identidade e cidadania”, organizado por Helena Lewin com base nas atividades do Programa de Estudos Judaicos da UERJ. O conjunto de textos que compõe a obra transmite interpretações, leituras e olhares sobre o judaísmo: sua história passada e presente e as mudanças que se desenham frente às rápidas transformações do mundo globalizado. Entre os autores, especialistas de todo o Brasil, como Anita Novinsky, Tânia Neumann Kaufman, Renata Rozental Sancovsky, Rachel Mizrahi, Joëllle Rouchou, Bella Jozef, Rifka Berezin, Nancy Rozenchan, Berta Waldman, Rosana Kohl Bines, Sarah Lerner Sadcovitz, Israel Blajberg, Fábio Koifman, Renée Avigdor, Pedro Geiger, Yossef (Marcio) Zukin, Carlos Blajberg, Oro Serruya, Cheila Szuchmacher Huf, Cláudia Andréa Prata Ferreira, Max Nahmias, Daniel Sasson, Leon Mayer, Maria Luiza Tucci Carneiro, Beatriz Kushnir, Monique Sochaczewski.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/25/2006 02:02:00 PM | | | Voltar


Senhora de Engenho, entre a Cruz e a Torá

Miriam Halfim vai lançar amanhã Senhora de Engenho, entre a Cruz e a Torá, sobre a marrana Branca Dias. A obra tirou o primeiro lugar no concurso de dramaturgia do Recife, em 2005. O livro tem dois prefácios: do acadêmico Arnaldo Niskier e do historiador pernambucano José Alexandre Ribemboim. O evento está marcado para às 19h, na livraria Largo das Letras, em Santa Teresa. Haverá coquetel e leitura de trechos do livro. Informações: 2172-1700.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/25/2006 01:55:00 PM | | | Voltar


OFICINAS CULTURAIS DE DIADEMA

A Prefeitura do Município de Diadema através da Secretaria de Cultura, Associação Artes Visuais de Diadema, Associação Musical de Diadema, Associação Projeto Brasileiro de Dança e a Zulu Nation Brasil, abrem as inscrições para o processo de seleção de oficineiros para atuarem nos projetos de oficinas de artes na cidade.

As linguagens artísticas selecionadas neste processo serão: ARTES PLÁSTICAS, CIRCO, DANÇA, FOTOGRAFIA, HIP-HOP, LITERATURA, MÚSICA, TEATRO E VÍDEO.

Inscrições dos candidatos 23 de jan. a 03 de fev.

Local de inscrição: Secretaria da Cultura das 09h às 12h e das 13h às 17h.
Telefone – (11) 4072 9311/ 4072 9314

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/25/2006 01:18:00 PM | | | Voltar

·······

24 de janeiro de 2006

A alegria de ser poeta

Com Escreva sua história - antologia poética, seleção de poemas editados pela Fivestar, Claufe Rodrigues comemora seus 25 anos de poesia, ao longo dos quais publicou uma série de livros (de poemas, romances e estudos literários) e teve participação em alguns dos eventos culturais mais importantes da nova poesia brasileira.

Em Claufe Rodrigues, o sentido de fazer poesia, de fundar nela sua igreja ou seu campo de batalha, parece obliterar o senso crítico da realidade que, no entanto, se alarga do ''infame'' à ''Grande Luz'', levando-o, entretanto, ao sentido da busca e da constante alegria de ser poeta. (Gilberto Mendonça Teles)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/24/2006 10:32:00 PM | | | Voltar


"O Pontal do Paranapanema" disponível em DVD

O documentário “O Pontal do Paranapanema”, filme que traça panorama socioambiental sobre o processo de ocupação na região já está disponível em DVD. Segundo Chico Guariba, o diretor do vídeo,a ONG Ecofalante, uma das produtoras do filme, atualmente disponibiliza a obra em DVD simples, sem opções de navegação, pelo valor de R$ 30,00. Os interessados devem encaminhar pedido para ecofalante@ecofalante.org.br. Para Chico Guariba, o diferencial do filme está na apresentação integrada dos problemas sociais e ambientais, contando uma história regional, mas que pode ser considerada um retrato do País. “O filme aponta para o que está acontecendo no Brasil inteiro”.

Assisti ao filme neste final de semana. O que mais me impressionou? De imediato e pronto, digo-lhes o quanto foi devastadora a "colonização" do Pontal. Os com-terras devastaram a região, inclusive com uso de desfolhantes, como o agente laranja(1) (altamente tóxico empregado como arma na guerra do Vietnã), e hoje só resta 1,8% da cobertura original, último pedaço de Mata Atlântica no interior do estado de São Paulo, que é um dos ecossistemas mais ameaçado do mundo, onde vive um dos primatas mais risco de extinção: o mico-leão-preto.

(1) => A mistura de 2,4 D e 2,4,5 T (triclorofenoxiacético) representa o principal componente do agente laranja, utilizado como desfolhante na Guerra do Vietnã. O nome comercial desta mistura é tordon(Grippi, 2001).

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/24/2006 10:08:00 PM | | | Voltar


O sotaque francês dos marajoaras

A Floresta Amazônica, com suas lendas, feitiços e os mistérios do mundo indígena, sempre povoou o imaginário mitológico da apoteótica Paris da Belle Époque. Um pintor, poeta, escultor e artista gráfico pernambucano, que estudou no Rio de Janeiro, ousou fazer a ponte entre o que o antropólogo Lévy-Strauss chamou de o cru (nós, o primitivo) e o cozido (eles, a civilização). Vicente do Rego Monteiro já morava na França quando mergulhou na estética marajoara do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista para fazer uma exposição no saguão do Trianon, na Av. Rio Branco, em 1921. No ano seguinte, a estrondosa Semana de 22 não deixaria pedra sobre pedra no mundo das artes. Rego Monteiro participou do Movimento Modernista com 10 quadros. Dois anos depois, editaria em Paris uma jóia bibliográfica que se perdeu no tempo, agora reeditada no Brasil. Os livros resgatados agora vêm em uma caixa, editados pela mesma Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que lançou, há dois anos, o Caixa modernista. Chama-se Lendas, crenças e talismãs dos índios do Amazonas e Algumas vistas de Paris (Imesp, 96 pp. e 48 pp., R$ 150, com as duas edições) (Legendes, croyances et talismans des indiens de l'Amazone), em português e francês. Os exemplares utilizados para a reprodução estavam no espólio de Mario de Andrade e pertencem ao Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. O professor de literatura da USP Jorge Schwartz pesquisou vários exemplares, ou o que restou deles, para reconstituir com fidelidade as edições originais em formato fac-similar. Schwartz diz que muitas das lendas reproduzidas no livro renasceram em Macunaíma, de Mário de Andrade, cinco anos depois, em 1928. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/24/2006 09:31:00 PM | | | Voltar


Chomsky e suas idéias

Noam Chomsky é reconhecido mundialmente como um dos grandes pensadores da era moderna, recentemente eleito pela revista britânica Prospect como o mais influente intelectual da atualidade. O livro Para entender o poder (Bertrand, 546 pp, R$ 59, trad. Eduardo Francisco Alves), organizado pelos defensores públicos nova-iorquinos Peter R. Mitchell e John Schoeffel, reúne declarações de Chomsky (colhidas de palestras e seminários ao redor do mundo entre 1989 e 1999) e revela o que há de mais importante em suas idéias sobre o passado, o presente e o futuro das políticas do poder. Numa série de discussões abrangentes e esclarecedoras, Chomsky reinterpreta de forma radical os acontecimentos das últimas três décadas, cobrindo assuntos que vão da política externa durante a Guerra do Vietnã até o declínio da assistência social no governo Clinton. Para Entender o Poder é introduzido por dois temas subjacentes a quase todos os aspectos do livro: o progresso do ativismo em transformar o mundo e o papel da mídia em solapar esse ativismo e em moldar o modo como pensamos. Seguindo uma ordem aproximadamente cronológica, o livro avança com discussões ocorridas na época pós-Guerra Fria e explora desdobramentos mais recentes na política externa dos EUA, na economia internacional, no ambiente social e político interno. As notas de rodapé trazem a análise de Noam Chomsky para os dias atuais.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/24/2006 09:24:00 PM | | | Voltar


"Nada, se o homem não souber lutar"

"Um rabino e um padre vão a uma luta de box, veêm os pugilistas
entrarem no ringue.
O rabino vê um deles fazer o sinal da cruz...
O rabino vira para o padre:
- O que significa aquilo?
O padre responde:
- Nada...se o homem não souber lutar."

(Do filme "O Vôo do Fênix" (Flight Of The Phoenix)).ps: não tenho certeza que a citação esteja correta

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/24/2006 09:20:00 PM | | | Voltar


Concurso "Literatura para Todos" é aberto a todos os brasileiros

O concurso "Literatura para Todos", lançado no final de 2005 pelo Ministério da Educação e que integrará o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), é aberto a todos os cidadãos brasileiros, natos ou naturalizados, conforme informa o edital, que pode ser acessado aqui. O "Literatura para Todos", cujas inscrições vão até 16 de março, inclui várias categorias de textos. Será selecionada uma obra de cada modalidade. Oito textos premiados receberão R$ 10 mil cada um e serão publicados com uma tiragem inicial de 300 mil exemplares, que serão distribuídos aos alunos do programa Brasil Alfabetizado. Este programa integra a Linha de Ação 2.2 (Projetos de Leitura) do Eixo 2 do PNLL (Fomento à Leitura e Formação).

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/24/2006 01:56:00 PM | | | Voltar

·······

23 de janeiro de 2006

Café Filosófico na Releitura!!!!

Esperamos você e seus convidados...

Tema: Paz - mais que a ausência de guerra
Acreditando que a educação social e moral pode ser o remédio para o estabelecimento da unidade mundial, convidamos você e seus amigos para este debate interessante e atual.

Data: 26/01/06 - 19:30 horas, na Releitura Livraria (3221-4040)

Mesa: - 1) Cyrus Eghrari Goulart - Bacharel em Direito pela UNESP/Franca; Professor de Direito Internacional na Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente; Membro da Comunidade Bahá'í de Pres. Prudente; 2) Margot Miessler Malkin - Membro da Comunidade Bahá'í de Pres. Prudente; Professora de Inglês.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/23/2006 07:22:00 PM | | | Voltar


A Fantástica Fábrica de Chocolate

Ninguém sabia o que acontecia dentro daquela fábrica de chocolate. Havia gente trabalhando nela, claro, mas ninguém entrava e ninguém saía. Só saíam os doces e os chocolates, bem embrulhadinhos, prontos para serem vendidos. Um dia, os portões da fábrica de abriram para os cinco felizardos ganhadores do Cupom Dourado - e o mistério se desvendou. O leitor é convidado a conhecer o rio de chocolate, a grama de açúcar mentolado, os caramelos de cabelo e mil outras delícias - tudo isso na companhia do incrível Sr. Wonka, o dono da Fantástica Fábrica de Chocolate.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/23/2006 07:04:00 PM | | | Voltar


Garota-propaganda

Ancelmo Góis conta que Bruna Surfistinha, a ex-garota de programa autora de um livro que virou best-seller, vai estrelar a campanha anti-Aids da ONG Davida, aquela que criou a Daspu, com a chancela do Programa Nacional de Aids. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/23/2006 02:20:00 PM | | | Voltar


A graça da astúcia no olho arguto do repórter

O jornalista, escritor e acadêmico potiguar Murilo Melo Filho dedica seu mais recente livro, Tempo Diferente (Topbooks, 297 pp., R$ 35), ao colega maranhense Josué Montello e aos próprios netos, Janaína e Bernardo. A dedicatória é relevante por revelar a gratidão pelo amigo que o estimulou a puxar pela memória para produzir o texto e o objetivo de deixar um registro para a posteridade, representando os descendentes em segundo grau o leitor do futuro ao qual é dado o privilégio de conhecer um Brasil e um tipo de brasileiro que, se ainda não foi extinto, deixou de ser representativo da maioria. Além disso, o autor transferiu para o papel um engenho, que na certa tem, de ser um bom papo, um vovô capaz de encantar com histórias pitorescas de sua experiência de vida e seu convívio. Murilo é um remanescente da geração de repórteres políticos que cobriram o Congresso Nacional nos tempos da efêmera e saudosa democracia de 1946, dos Palácios Tiradentes e Monroe e dos míticos "anos dourados" sob a égide de JK, o "presidente bossa nova", que agora volta à moda. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/23/2006 02:10:00 PM | | | Voltar


Biblioteca Nacional com pressa

A nova Agência Nacional do Livro, caso seja criada, deverá encerrar parte da confusão administrativa que se criou com a morte do poeta Waly Salomão, em 2003, que ocupava o cargo de secretário nacional do livro, incorporado desde então à Biblioteca Nacional. Nos últimos anos, quem exerceu muitas das funções de secretário foi Galeno Amorim, cujo escritório fica em Brasília, embora ele nunca tenha sido de fato indicado secretário. Amorim começou a trabalhar no governo para a implementação do Fome de Livro, programa da Biblioteca Nacional para a instalação de bibliotecas em todo o país. Agora, é mais conhecido como o coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura. "Hoje o Galeno Amorim tem um cargo provisório aqui na Biblioteca Nacional, porque ele pretende criar a Agência, que será independente, mas funcionará a partir de um acordo com a Biblioteca e o MinC", explica o novo presidente da instituição, Muniz Sodré, que tomou posse dia 25 de novembro e também está correndo contra o tempo para mostrar trabalho. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/23/2006 02:04:00 PM | | | Voltar

·······

22 de janeiro de 2006

Sobre a alma feminina

A crônica talvez seja o gênero literário mais desprezado. Mas o que torna a crônica algo tão passageiro? Talvez o fato de ela abandonar seu meio ambiente, as páginas do jornal, e, corajosa, se aventurar em terreno que lhe obriga a ter menos pressa: o livro. É natural que o salto das efêmeras páginas dos jornais para a eternidade de um livro exija a presença protetora do suspiro uníssono da temática. Do contrário, definhará, condenada à prisão perpétua da atualidade. E Artur da Távola enveredou pela monotemática em seu mais recente livro de crônicas, A Mulher é Amar (128 pp., R$ 26), publicado pela editora Five Star. Nas crônicas, o escritor canta a mulher com a delicadeza daqueles que ainda não se deram por satisfeitos, embalado pelo inconformismo permanente que move os eternos aprendizes na arte de amar. E o amor só é fundamental porque nunca está pronto. É sempre construção. Caso você, paciente leitor, entenda como tarefa fácil cantar a mulher, é bom mudar de idéia logo. É muito mais difícil discorrer sobre o que amamos. Várias sentinelas nos vigiam e inclementes nos apontam as armas, caso carreguemos nas tintas da pieguice. Escrever sobre a mulher ou escrever para a mulher é talento de poucos autores. Artur da Távola é um deles. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/22/2006 10:11:00 PM | | | Voltar


Polícia apreende em editora 1.680 cópias de obra com conteúdo anti-semita

O Ministério Público e o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) apreenderam anteontem 1.680 exemplares do livro Protocolos dos Sábios do Sião, na editora Centauro, na zona norte de São Paulo. O Departamento de Inquéritos Policiais da capital considerou que a obra tem conteúdo anti-semita. Protocolos dos Sábios do Sião é um texto apócrifo, divulgado no início do século 20, durante a Rússia czarista, que descreve um plano de dominação global pelo povo judeu. A obra é citada por diversos grupos anti-semitas. Vários historiadores declaram que Protocolos é uma fraude. Um dos donos da Centauro, Adalmir Caparros, classificou como "violência" o recolhimento forçado dos volumes e disse conhecer apenas superficialmente o texto. "Não se pode dizer que somos anti-semitas. Não fomos nós que fizemos o livro", defendeu-se. Um dos trechos do livro diz que "os judeus esmagarão e escravizarão pelo assassínio e o terrorismo cada um dos povos da Europa". >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/22/2006 10:03:00 PM | | | Voltar


Walden Media filmará trilogia de Allende!

Walden Media ("O Senhor dos Anéis", "As Crônicas de Nárnia", inédito "Fronteiras do Universo") comprou os direitos de adaptação de uma nova trilogia de fantasia! "Cidade das Feras", "O Reino do Dragão de Ouro" e "A Floresta dos Pigmeus" formam um trilogia escrita pela fabulosa Isabel Allende. Todos os livros já foram lançados no Brasil e custam uma média de R$ 30,00 cada um!

    

A chilena Isabel Allende vai acompanhar o projeto de perto!

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/22/2006 10:01:00 PM | | | Voltar

·······