RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

15 de outubro de 2005

" Pipas deixam 'O Código da Vinci' para trás "

"O livro O caçador de pipas , de Khaled Hosseini, está na lista dos mais vendidos e já ultrapassou o ent?o imbatível "O Código da Vinci" - Jornal A Gazeta - ES.

O Caçador de Pipas está na lista dos mais vendidos do New York Times e da Publishers Weekly há mais de um ano e será publicado em 29 países. Em breve chegará também ?s telas de cinema, num filme produzido pela DreamWorks e dirigido por Sam Mendes, vencedor do Oscar de melhor filme com Beleza Americana.

"Esta é uma daquelas histórias inesquecíveis, que permanecem na nossa memória por anos a fio. Por muito tempo, tudo o que eu li me pareceu sem graça. Todos os grandes temas da literatura e da vida s?o o material com que é tecido esse romance extraordinário: amor, honra, culpa, medo, redenç?o." - Isabel Allende

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2005 04:47:00 PM | | | Voltar

·······

14 de outubro de 2005

Opus Dei - Os bastidores


Qual é o mistério da organização Opus Dei? O Opus Dei está a serviço de Deus ou das manipulações humanas? Muito se tem falado sobre o Opus Dei, principalmente após a polêmica suscitada pela publicação do romance de ficção ''O código da Vinci'', de Dan Brown.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/14/2005 10:07:00 PM | | | Voltar


Orkut dos livros

Será lançado nas próximas semanas uma nova iniciativa para o mercado editorial. Trata-se de um portal online desenvolvido para promover uma interação entre leitores, editoras e livrarias. A proposta é justamente incentivar o hábito da leitura e a disseminação do catálogo das editoras. Com o nome de Portal do Leitor (www.portaldoleitor.com.br), o espaço virtual funcionará como uma espécie de Orkut para amantes dos livros e permitirá que os livreiros conheçam as tendências de seu público um pouco melhor. Um hotsite com mais informações já pode ser acessado no endereço do portal.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/14/2005 10:01:00 PM | | | Voltar


veneno antimonotonia


Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Chico Buarque, Caetano Veloso, Cazuza, Gilberto Gil, Vinicius de Moraes, Noel Rosa, Aldir Blanc, Adriana Calcanhotto, Ana Cristina César, Antonio Cícero, Armando Freitas Filho, Ferreira Gullar, Francisco Alvim, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Murilo Mendes, Oswald de Andrade e Waly Salomão, luminosos da literatura e da música, mestres da nossa educação sentimental, estão reunidos pela primeira vez em um mesmo volume nesta antologia organizada pelo poeta e Professor de Literatura Brasileira Eucanaã Ferraz. Na magia de seus versos, a arte como veneno contra o vazio, o medo, a falta de imaginação. Em cada texto um convite para a vida. João Cabral revela como às vezes a gente canta só para sentir-se existente. Um poema pode salvar um afogado, prescreve Mario Quintana, palavra como dose de remédio, alegria, loucura ou vontade de cometer loucura, espantar a melancolia, desprezar a morte. É o que celebram estes versos, assim é que transpiram, pulsam e expulsam a falta de vigor. Contra o tédio, como lindamente recita Cazuza, é só do que precisamos - de algum veneno antimonotonia.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/14/2005 09:56:00 PM | | | Voltar

·······

13 de outubro de 2005

Leonardo Boff e Mário Sérgio Cortella lançam pela VOZES NOBILIS

A Editora Vozes apresenta um novo selo de publicações: VOZES NOBILIS, com um linha editorial especial, com importantes autores, alto valor agregado e qualidade superior, e estréia com o lançamento dos dois primeiros volumes no dia 18 de outubro:

Não espere pelo epitáfio - Provocações filosóficas, de Mario Sergio Cortella:

"Sensibilidade e vida. A obra provoca a curiosidade e aborda questionamentos comuns ao ser humano contemporâneo. Construído com pensatas filosóficas sobre temas presentes no cotidiano da vida, o livro aguça os sentidos e provoca a tomada de atitude positiva no desejo de se encontrar a cada dia."

Virtudes para um outro mundo possível: Hospitalidade - Direito & dever de todos, de Leonardo Boff:

"Como solucionar os problemas da contemporaneidade? A solução não é meramente política ou técnica, mas sim uma solução que só se alcança com uma visão global do ser humano e dos seus valores. Este é o primeiro de três volumes de uma série que procura orientar o ser e desenvolver o comprometimento deste com o viver."

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/13/2005 03:31:00 PM | | | Voltar


E o Nobel vai para...

Mais uma vez a Academia Sueca decidiu premiar um europeu. Desta vez, o Prêmio Nobel de Literatura foi para Harold Pinter, um dos maiores expoentes da dramaturgia britânica. Pinter, que neste ano resolveu deixar o teatro para dedicar-se integralmente à crítica política - mas reconheceu que não poderia abandonar seus poemas -, é parte da geração dos Angry Young Men e andou dando declarações polêmicas nos últimos tempos. Entre elas, a de que Tony Blair era um "criminoso de guerra" e de que os Estados Unidos são um país "dirigido por um bando de delinqüentes". A Academia justificou sua escolha argumentando que o britânico de 75 anos mereceu a distinção por suas "obras, nas quais descobre o precipício que há por trás do balbuciar cotidiano e que entram nos espaços fechados da opressão". Os 1,1 milhão de euros a que o agraciado tem direito serão entregues dia 10 de dezembro, aniversário da morte do fundador da instituição, Alfred Nobel. No Brasil, ao menos por enquanto, não há nenhuma obra de Pinter publicada em português. Mas é possível achar em profusão os livros originais deste homem que não se cala nunca. Clique aqui para saber mais sobre a vida e a obra de Harold Pinter.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/13/2005 02:59:00 PM | | | Voltar

·······

12 de outubro de 2005

SINOMAR

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/12/2005 09:07:00 PM | | | Voltar


O fracasso da razão

Numa entrevista de 1976 (Revista "Escrita", nº 13), o escritor Osman Lins (1924-1978), autor do romance Avalovara (Companhia das Letras), publicado em 1973 com grande repercussão, faz três observações que sintetizam parte do imaginário literário daquela década no Brasil: o mercado editorial brasileiro estaria perniciosamente dominado por uma "literatura epidérmica"; a arte contemporânea se equivocava ao "voltar as costas para o cosmos"; e, referindo-se à prosa, diz que o romancista não quer mais iludir o leitor, não propõe um "simulacro da vida", mas "personagens feitos com palavras". Ter esse quadro em mente talvez seja um bom método para reler A Rainha dos Cárceres da Grécia (Companhia das Letras, 232 pp., R$ 39), do mesmo Osman Lins, agora reeditada. Em forma de diário, um professor propõe-se a comentar o romance inédito, de mesmo título, escrito pela sua ex-mulher, Julia Marquezim Enone. O livro de Julia, por sua vez, conta a história da pobre Maria da França, que tenta, e não consegue, se aposentar pelo INPS. Sob este álibi, a narração faz uma multifacetada colagem de citações, num tom ornamental de ensaio literário. Assim, a obra absorve quase sem refração recortes reais de notícias de jornal, inesgotáveis citações de obras científicas e literárias, com a devida informação bibliográfica em notas de rodapé, e fragmentos teóricos, entremeados aqui e ali por trechos da suposta obra de Julia. Ao final, uma espécie de delírio sintático-semântico-lexical acaba por corroer qualquer tentativa de fazer do texto um "simulacro da vida" em que o olhar do leitor pudesse concentrar os sentidos. (Folha de S. Paulo - 9/10/2005 - por Cristovão Tezza) >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/12/2005 06:57:00 PM | | | Voltar


A vez de Helena

Ancelmo Góis informa que o filme "2 filhos de Francisco" já rende filhotes. A convite da Editora Planeta, Carolina Kotscho, uma das roteiristas do longa, escreverá o livro Os 10 filhos de Helena. Helena é mulher de Francisco e mãe de Zezé Di Camargo e Luciano. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/12/2005 06:48:00 PM | | | Voltar


Escritor inspira concurso

A primeira edição do Concurso de Ensaios Otto Lara Resende encerra as inscrições no dia 31 de dezembro. O objetivo é divulgar a obra jornalística e literária do escritor mineiro, que morreu em 1992 aos 70 anos. Podem participar brasileiros ou estrangeiros, com mais de 20 anos, cada um com apenas um ensaio sobre o autor de, entre outros, A testemunha silenciosa. O concurso é promovido pela Universidade Federal de São João del Rey e as inscrições podem ser feitas pelo site www.ufsj.edu.br/Pagina/videx. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/12/2005 06:46:00 PM | | | Voltar


LIVRO PINHEIRO-DO-PARANÁ: LENDAS & REALIDADES

Por ser a árvore típica do estado, a toda hora surge alguma notícia de interesse pela sociedade a respeito de questões envolvendo o pinheiro-do-Paraná. Questões básicas como a distribuição geográfica e as características fisionômicas da floresta com araucária estão contempladas neste livro.

Outro tema relevante apresentado nesta obra é a avaliação dos remanescentes existentes da floresta original. Adicionalmente, algumas curiosidades são também reportadas, tais como grandes pinheiros catalogados por observadores. O livro termina com uma explicação muito simples sobre como plantar o pinheiro-do-Paraná, incentivando o leitor a colaborar com a perpetuação da existência majestosa de sua árvore preferida.

Título: Pinheiro-do-Paraná: lendas & realidades
Autores: Carlos Roberto Sanquetta e Alexandre França Tetto
Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná – Imprensa da UFPR, Curitiba - PR


Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/12/2005 11:32:00 AM | | | Voltar


Das letras impressas

Deu a lógica na escolha do patrono da 51ª Feira do Livro de Porto Alegre. Frei Rovílio Costa, depois de quatro indicações (2000, 2003, 2004 e 2005), foi anunciado em que começavam a serem erguidos os estandes que de 28 de outubro a 15 de novembro vão encher o coração da Capital Gaúcha de histórias, de cultura e muitas atrações. O novo patrono é gaúcho de Bento Gonçalves, mas criou-se em Veranópolis, é capuchinho franciscano e já foi responsável por mais de 2.000 títulos publicados. Acompanha a feira desde 1958 e alimentava sonho de ser o "patrono dos balaios da feira", pois como ele mesmo diz, "foi com os livros que encontrei neles que montei a biblioteca da escola São Lourenço de Brindes, entre outras". Autor de mais de 100 mil folhas de pesquisa, muitas delas ligadas à colonização italiana -Frei Rovílio tem dupla cidadania e o país homenageado este ano é a Itália- embora goste de lembrar que boa parte de seu trabalho também é voltado aos descendentes de africanos e que, antes de qualquer coisa é gaúcho e brasileiro.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/12/2005 11:25:00 AM | | | Voltar

·······

11 de outubro de 2005

ISBN: Novo ISBN-13

O ISBN (International Standard Book Number: Código Internacional Padronizado do Livro) tal qual o conhecemos neste momento estará passando por uma atualização buscando ampliar sua atuação em nível mundial e expandir seu emprego.

A partir de 1º de janeiro de 2007 deve-se imprimir apenas o novo ISBN-13 e nas novas publicações e reimpressões a partir de 1º de janeiro de 2007 o termo ISBN-13 deve ser impresso apenas como ISBN.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/11/2005 11:31:00 PM | | | Voltar

·······

10 de outubro de 2005

[Sempre Um Papo] Jose Saramago lanca livro em Belo Horizonte

A convite da Editora Companhia das Letras, o Prêmio Nobel de Literatura José Saramago vem ao Brasil para o lançamento mundial de seu mais recente livro, "As Intermitências da Morte". O "Sempre Um Papo" participa, mais uma vez, na palestra e noite de autógrafos, no dia 30 de outubro, domingo, às 16 horas, no Grande Teatro do Palácio das Artes. A entrada é franca, mediante a doação de roupas e agasalhos, recolhidos pelo programa Solidariedade e Cultura, do Servas. Os atores Cacá Carvalho e Fernanda Vianna foram convidados para uma leitura.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2005 11:25:00 PM | | | Voltar


Influências orientais no português

A Multilivros conta que, na terça, dia 11, às 18h, será lançado Influências Orientais da Língua Portuguesa - Os Vocábulos Árabes, Arabizados, Persas e Turcos (Edusp, 664 págs., R$ 107), de Miguel Nimer. A coluna informa ainda que o professor espanhol Federico Corriente Córdoba, da Universidade de Zaragoza, ministra na ocasião uma palestra gratuita no auditório do Instituto Cervantes (av. Paulista, 2.439, SP, tel. 11-3897-9609). >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2005 11:21:00 PM | | | Voltar

·······

9 de outubro de 2005

Parceria Livraria Cultura

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/09/2005 09:06:00 PM | | | Voltar


LIVRO DA SABEDORIA JUDAICA

Esta antologia mostra a sabedoria e a ética que a cultura judaica têm a oferecer. Beleza, caridade, casamento, destino, divórcio, mulher, verdade e tentação - todos os temas da vida aparecem entrelaçados de forma caprichosa e fascinante, traçando uma ponte segura entre a sabedoria tradicional e os dias atuais.

LIVRO DA SABEDORIA JUDAICA

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/09/2005 07:12:00 PM | | | Voltar


Walt Whitman

Poeta, jornalista e ensaísta, o norte-americano Walt Whitman (1819-1892) foi um dos criadores da poesia moderna. Sua principal obra, "Folhas de Relva", lançada em 1855, inaugurou o verso livre e é um marco na literatura. Influenciou a obra de poetas como Ezra Pound, Fernando Pessoa, Federico García Lorca e Pablo Neruda.

Considerado o mais influente e inovador poeta norte-americano, Whitman foi repudiado pelos conservadores quando lançou sua obra. O reconhecimento em seu próprio país não veio inicialmente pela sua obra poética, mas pela sua defesa da democracia americana. Foi apenas no século 20 que a sua obra literária ganhou mais importância do que suas preocupações sociais.

Lançada durante o período de maior nacionalismo na literatura norte-americana, sua obra central, "Folhas de Relva", teve diferentes edições no Brasil e ganhará nova edição em novembro, pela editora Iluminuras, vertida por Rodrigo Garcia Lopes.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/09/2005 07:03:00 PM | | | Voltar


Antologia dos poetas do mundo pela libertação de poetas presos políticos no Chile

76 poetas de 17 naciones respondieron al llamado que hiciera Apostrophes Ediciones y la Asociación Latinoamericana de Poetas en solidaridad con los presos políticos que aún quedan en Chile, además autores del libro "Balada de la Cárcel de Alta Seguridad" (2005, LOM Ediciones).
[...]
Aquí está el Verbo Descerrajado, pidiendo por las libertades debidas a los luchadores. Entre sus textos hay más que apoyo a estos poetas, también hay memoria de procesos políticos de todo el continente, y aún más allá de esta tierra americana, recuerdos de hombres de historia desaparecidos, anhelos de nuevos mundos y búsquedas de belleza. Pretendemos con este Verbo avanzar hacia la Libertad.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/09/2005 06:50:00 PM | | | Voltar


Mais vida, menos armas

Todos os países admitem restrições aos direitos individuais quando seu exercício pode colocar em risco a vida de terceiros. (Lula)

Todos os países do mundo admitem restrições aos direitos individuais quando seu exercício pode colocar em risco os direitos ou a vida de terceiros. O direito fundamental ilimitado por excelência é o direito de opinião.

Sei que exterminar a violência é difícil, talvez impossível. Mas, no dia 23, afinal, teremos a oportunidade de fazer algo eficaz contra ela. O suposto benefício representado pela posse de arma de fogo está muito abaixo dos incontáveis malefícios que ela produz. O desarmamento é medida valiosa para a salvação de muitas vidas preciosas. Em vez de atacá-lo, apliquemos nossas energias no fortalecimento das instituições responsáveis pela segurança e no combate à impunidade.

Por todas essas razões, como cidadão brasileiro, posiciono-me pelo SIM no dia 23 de outubro.

Luiz Inácio Lula da Silva, 59, é o presidente da República Federativa do Brasil.
Fale com o Presidente

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/09/2005 06:41:00 PM | | | Voltar


Viver ou morrer pelo São Francisco

Depois de sobrevoar a caatinga por algumas horas e passar um dia em Cabrobó, o corpo pede água. Isso é pedagógico porque nos aproxima fisicamente de um problema estratégico do nosso século.

O tema está entrando na agenda por muitos lados, como a seca na Amazônia e a greve de fome do bispo Luiz Flávio Cappio. Tanto o tsunami como a inundação de Nova Orleans são expressões aquosas de um processo de mudança climática, mostrando-nos como o planeta depende de sua enorme porção líqüida.

A transposição do rio São Francisco mexe com toda a minha vida política. Acrescida de um novo componente, a greve de fome de dom Luiz Flávio Cappio, ela me pede respostas e me angustia porque as respostas não são fáceis.

[hipertexto] Viver ou morrer pelo São Francisco, por Fernando Gabeira

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/09/2005 06:36:00 PM | | | Voltar


"Sentido do Holocausto não foi dito"

Para a autora Ruth Klüger, essência dos assassinatos em massa de judeus segue sem explicação.

Folha - Muito já se falou sobre o tema. O que resta para ser dito?
Klüger - O ponto fulcral do problema. O anti-semitismo estava espalhado por toda a Europa, mas jamais tinha alcançado a dimensão do assassinato em massa. Chegou a isso em uma das mais cultas e civilizadas nações que já existiram. Fala-se da pobreza, do desemprego, mas tudo isso existia e existe em outros países, mais intensamente, sem conseqüências nem remotamente semelhantes. Como a propaganda nazista foi capaz de fazer com que todos aqueles jovens esclarecidos não tivessem qualquer pudor em matar seus concidadãos? Falta dizer a essência. Enquanto isso não for compreendido, como saberemos se os jovens que temos criado não fariam a mesma coisa? É olhar para o exemplo alemão e temer.


Folha - Utilizá-lo como exemplo funciona?
Klüger - Não sei se o que o mundo aprendeu com a história é o que deveria ter aprendido. Alguns métodos nazistas foram utilizados na Bósnia e em outros lugares. Neste momento, preocupa a possibilidade de existência de campos de concentração em Guantánamo, por exemplo.



Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/09/2005 06:30:00 PM | | | Voltar


Seca nos rios ameaça isolar cidades do Amazonas

Bancos de areia em trecho praticamente seco do rio Amazonas, próximo de Urucurituba; um terço dos municípios do Estado está isolado

Um terço dos municípios do Amazonas está ameaçado de isolamento devido à seca nos rios da região. São 21 cidades, dos 62 municípios do Estado. Caapiranga, a oeste de Manaus, já está totalmente isolada. Chega-se à cidade apenas por meio de helicópteros.

O Serviço Geológico do Brasil, ligado ao Ministério de Minas e Energia, está concentrando os dados da seca nos rios. Ontem o engenheiro hidrólogo Daniel Oliveira classificou a vazante do rio Negro como a mais forte da década de 2000. O nível desceu de 27,76 m (média de cheia) para 16,04 m. No rio Solimões, o nível desceu de 12,30 m para 40 cm. No rio Madeira, que tem média de nível para navegação de 12,95 m, anteontem o nível mínimo chegou a 1,83 m.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/09/2005 06:15:00 PM | | | Voltar


Armas: a solução de João

No dia 23 de outubro, os cidadãos brasileiros decidirão se, em vista de um bem comum e superior, eles querem ou não se privar do direito de comprar legalmente armas e munições.

Atualmente, no Brasil, esse direito é regulamentado. Só é possível comprar armas até o calibre 38; o comprador (maior de 25 anos) não pode ter antecedentes penais, deve passar por um teste psicológico que comprove um certo equilíbrio emocional e deve aprender o manuseio de sua arma num breve curso. Com isso, ele é autorizado a guardar a arma em casa ou no escritório. A permissão de carregar a arma consigo, no corpo ou no carro, é reservada a quem exerce uma profissão de risco e está exposto a uma ameaça de vida (Forças Armadas, policiais, promotores, seguranças particulares). Existe uma exceção para a caça, em zonas rurais.

Se o "sim" ganhar no próximo referendo (o "sim", diga-se em prol da clareza, significa sim à proibição da compra de armas), quem já tem armas legais e registradas poderá guardá-las, mas não poderá mais adquirir munições. >>> Leia mais

[hipertexto] Armas: a solução de João, por Contardo Calligaris

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/09/2005 06:08:00 PM | | | Voltar

·······