RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

3 de setembro de 2005

FESTA DE LANÇAMENTO DE 4 LIVROS DE FLÁVIA SAVARY

A premiada autora Flávia Savary estará lançando 4 livros infanto-juvenis no Café SESC de Teresópolis, Rio de Janeiro, na véspera de seu aniversário. A festa será no dia 10 de setembro de 2005, sábado, a partir das 18 horas. Durante o evento, haverá venda de reproduções de suas ilustrações em forma de objetos. E numa homenagem antecipada ao Dia do Mestre, mediante comprovação, professores(as) ganharão um brinde e desconto de 15% na compra de qualquer livro!

Os livros a serem lançados são “MEMÓRIA DE BALEIA” e “A ARCA DO TESOURO” (ambos da Editora Salesiana, SP), “20 CANTOS DE SEREIA” (Editora Dimensão, MG) e “OITAVO ANIVERSÁRIO, PRIMEIRO AMOR” (Editora Melhoramentos, SP).

Data: 10 de setembro de 2005, sábado
Horário: A partir das 18 horas
Local: Café SESC de Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749, Centro, Teresópolis, RJ
Telefone: (0xx21) 2742-0660 (SESC)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2005 08:56:00 PM | | | Voltar


No Oeste Notícias.

O Jornal "Oeste Notícias", de Presidente Prudente/SP, publicou na edição de hoje uma foto nossa com legenda equivocada. Na foto, Henrique Chagas e Alessandra Mercúrio; no entanto, a legenda indica nomes de outras pessoas.

Foto (Oeste Notícias): Na exposição no Prudenshopping da Cultura Inglesa - Henrique Chagas e Alessandra Mercúrio.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2005 03:37:00 PM | | | Voltar


Drama anarquista começa em casa

Depois da Veja, do Estadão, do Jornal do Brasil, hoje Miguel Sanches Neto está Folha de São Paulo:


A Colônia Cecília foi a primeira e mais importante experiência comunitária fundada por imigrantes anarquistas italianos no Brasil, em 1890. Ideologicamente superada antes de sua fundação, economicamente desastrosa, ela também simbolizou uma experiência libertária, um mito romântico que provocou a imaginação de vários autores. O mais recente a beber nessa fonte foi o jornalista e escritor Miguel Sanches Neto, que está lançando o romance "Um Amor Anarquista".

O livro cria a história da vida privada dos seus personagens --não há registros extensos da intimidade na colônia. Mostra o dia-a-dia de privações e a idéia do amor livre transformada em melancólico infortúnio pessoal. >>> Leia Mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2005 12:23:00 PM | | | Voltar


Nova Orleans, Haiti

Vocês viram as imagens dos desabrigados que perambulam em Nova Orleans? São, quase todos, negros. Fora as gangues de saqueadores, são idosos, obesos, mulheres e crianças. São os que não têm automóvel particular. São, numa palavra, os pobres.

Não existe nada comparável à logística de guerra americana. No Iraque, as colunas blindadas que capturaram Bagdá numa operação de poucos dias estendiam-se por centenas de quilômetros de deserto, enfrentando forças hostis e tempestades de areia.
O país que cumpriu essa missão não é capaz de salvar do inferno seus cidadãos pobres de Nova Orleans. Nenhuma outra democracia industrial deixaria seus cidadãos tão desamparados diante de um desastre natural.

Desconfio que as cenas de Nova Orleans não ocorreriam nem mesmo em países como o Brasil, a Argentina, o México ou a Coréia do Sul.

Nova Orleans, Haiti, por DEMÉTRIO MAGNOLI

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2005 11:48:00 AM | | | Voltar


"2 Filhos de Francisco" e meu gosto pela música sertaneja

Mais uma questão: na história de Zezé e Luciano, é crucial o desejo de Francisco que os filhos se tornassem músicos e que a música os levasse longe, na vida e no mundo. É um pai que tem precedentes ilustres -entre eles, o pai de Mozart, o qual tinha uma vantagem: podia pagar as aulas para o filho. Francisco trocou um porco, uma colheita, sei lá quantos queijos e seu revólver por um violão e uma sanfona para os filhos. Será que ele era "doido", como pensava o sogro?

Enfim, é banal ler, em textos de auto-ajuda, que, à força de desejar, a gente consegue: quem não larga o osso é recompensado um dia. Aviso: não é verdade. A "loucura" de Francisco e a paixão que ele transmitiu a seus filhos não garantiam nada: eles poderiam fracassar. A intensidade do desejo não leva necessariamente ao sucesso.

Mesmo assim, há uma boa razão para desejar com força: quase sempre, quem não se atreve a querer "doidamente" sofre da única culpa que a gente nunca se perdoa, a culpa de não ter ousado viver segundo nosso desejo.

Leia Mais >>>> "2 Filhos de Francisco" e meu gosto pela música sertaneja, por Contardo Calligaris

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2005 11:36:00 AM | | | Voltar

·······

2 de setembro de 2005

O pianista silencioso

Ele foi encontrado em meados de abril, vestido com um terno elegante, camisa branca, gravata, sapatos caros, em uma estrada próxima à praia. Estava totalmente enxarcado, como se tivesse ficado na chuva por horas ou tivesse sobrevivido a um naufrágio - nos dias anteriores, uma grande tempestade tinha desabado na região. Não existiam etiquetas nas roupas para auxiliar a identificar sua origem: estavam cortadas. Ele parece ter entre 20 e 30 anos de idade, é alto e magro, loiro, olhos castanhos. Não falou nada. A expressão do rosto é triste, assustada. O rapaz parece ter sofrido um profundo trauma que causou mutismo e uma aparente amnésia.

Os meses passaram. Ninguém conseguiu descobrir nada. E então, o escândalo.

Cansado de seu próprio mutismo, o homem finalmente falou com uma enfermeira. Disse que é alemão, que o pai tem uma fazenda na Baviera, que trabalhava em Paris com pacientes de um hospital psiquiátrico, que perdeu o emprego, que tinha ido para o Reino Unido de trem e que se dirigira à praia pensando em suicídio.

Fim do mistério. O homem do piano retornou à Baviera. A polícia salvou-lhe a vida. O hospital cuidou dele. Agora todos querem processá-lo.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/02/2005 12:25:00 AM | | | Voltar

·······

1 de setembro de 2005

[8/29/2005] Um Malogro chamado Realidade

Um livro interessante, que é um dos meus companheiros de cabeceira há décadas, é “A orgia perpétua – Flaubert e Madame Bovary”, de Mario Vargas Llosa. Aviso: a edição, da Francisco Alves, é de 1979, e hoje em dia creio que só possa ser encontrada em raras estantes particulares ou em sebos. Dica para algum editor de sensibilidade reeditar, porque o interesse é permanente.

Quem gosta de literatura e gosta de saber quais livros alguns escritores de fama elegem como predileções, revelando os motivos destas em tintas confessionais, encontrará quase um modelo desse gênero no livro de Llosa sobre o romance também paradigmático da que se convencionou chamar “escola realista”. (Chico Lopes) >>> Leia Mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/01/2005 09:26:00 PM | | | Voltar


Entrelivros

EntreLivros apresenta, em seu número 5, um dossiê sobre os escritores de língua portuguesa que prometem integrar um cânone literário futuro. Conheça quem são os brasileiros, portugueses, angolanos e moçambicanos que merecem ser lidos, na prosa e na poesia. Uma reportagem especial sobre haicais, sua história, técnica e principais autores, além de um ensaio extenso sobre os livros que acabam de ser lançados nos EUA e na Europa sobre terrorismo completam a edição que chega às bancas em setembro.

EntreLivros traz ainda uma entrevista exclusiva com Millôr Fernandes, elege “Cinzas do Norte", de Milton Hatoum, como livro do mês, e inclui ainda um caderno de resenhas de 20 páginas, com textos exclusivos do Book Review, suplemento do jornal The New York Times, e de nosso time de colaboradores.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/01/2005 08:24:00 PM | | | Voltar


Antonio Calloni divulga novas poesias

Antonio Calloni nos informa que publicou novas poesias em seu site oficial. Apaixonado por literatura, o ator sempre procura divulgar novos textos em sua página.

Na parte de Inéditos, Calloni publicou as poesias Notícia Sobre a Criança e O Inverno de Mariana. O site oficial do ator é www.antoniocalloni.com.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/01/2005 02:45:00 PM | | | Voltar


Prêmio Jabuti divulga vencedores de 2005

Em apuração realizada ontem, 31 de agosto, na Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo, foram definidos os ganhadores das 17 categorias do Prêmio Jabuti 2005. O primeiro colocado de cada categoria receberá o quelônio metálico e R$ 1,5 mil. Os demais melhores colocados receberão apenas o troféu de menção honrosa. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 20 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. No mesmo dia serão divulgados os vencedores do "Livro do Ano - Ficção" e "Livro do Ano - Não-Ficção". Os dois serão selecionados entre os livros classificados nas três primeiras posições de cada categoria pelos associados da Câmara Brasileira do Livro, do Sindicato Nacional dos Editores de Livro, da Associação Nacional de Livrarias e da Associação Brasileira de Difusão do Livro. Cada um destes prêmios virá acompanhado de um cheque de R$ 30 mil. A grande vencedora do Prêmio Jabuti deste ano foi a Editora Record, que faturou quatro estatuetas de 1º lugar. Em segundo lugar, empatam Companhia das Letras e Imprensa Oficial com duas primeiras colocações. O prêmio de melhor romance ficou com Nélida Piñon por Vozes do Deserto (Record). Já a estatueta de melhor capa vai para o capista Victor Burton por seu trabalho em Herdando uma Biblioteca (Record). Jorge Wanderley faturou o Jabuti de Melhor Tradução por seu trabalho em A Divina Comédia - Inferno (Record). Confira a premiação completa e unificada no site www.publishnews.com.br/jabuti2005.htm.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/01/2005 02:17:00 PM | | | Voltar


Feira de Ribeirão em ritmo acelerado; Nélida Piñon está confirmada

Uma centena de operários inicia na próxima semana o trabalho de montagem da 5ª Feira do Livro de Ribeirão Preto, que começa dia 9 de setembro, às 19h30. A organização do evento promete 1 milhão de livros e uma série de atividade culturais paralelas distribuídos nos 16 mil metros quadrados de área do Theatro Pedro II. A edição 2005 ganhou uma novidade: serão realizados três salões diários durante a Feira, sempre às 9h30, às 14h30 e às 19 horas. Aos sábados e domingos serão quatro sessões: às 11h, às 15h, às 17h e às 19 horas. Entre as principais atrações, a – entre outras coisas – vencedora do Prêmio Jabuti Categoria Romance 2005, Nélida Pinõn, será homenageada e debaterá Clarice Lispector em um dos Salões de Idéias, dia 11 de setembro. Outro destaque é o autor Pedro Bandeira, que participará da abertura e do primeiro Salão de Idéias da Feira. Vale a viagem!

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/01/2005 02:15:00 PM | | | Voltar


Florianópolis abre hoje feira do livro

A 20ª edição da Feira do Livro começa hoje, dia 1º, em Florianópolis, no Centro de Eventos do Beiramar Shopping. O evento se estende até o dia 11 de setembro, das 14h às 22h, com entrada franca. Na solenidade de abertura, às 15h, a Câmara Catarinense do Livro (CCL), organizadora do evento, entrega o tradicional Troféu Boi-de-Mamão a Sérgio Sirotsky, diretor Institucional da RBS em Santa Catarina, pelas ações de apoio ao livro e incentivo à leitura.A cerimônia contará com a presença do patrono da 20ª Feira do Livro de Florianópolis, o governador Luiz Henrique da Silveira, que entregará a Medalha do Mérito Livreiro Odilon Lunardelli a várias pessoas que têm contribuído para a promoção do livro e da leitura. Além dos 20 anos de evento ininterruptos, o presidente da Câmara Catarinense do Livro e da comissão organizadora da Feira, Nelson Rolim, celebra o aumento no número de agentes promotores da leitura e da valorização do livro. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/01/2005 02:14:00 PM | | | Voltar


Pamuk pode ser preso por até três anos

O escritor turco Orhan Pamuk, autor de Meu Nome é Vermelho e que participou em julho da Festa Literária Internacional de Parati, pode ser condenado a até três anos de prisão por ter dito que os armênios sofreram genocídio nas mãos dos turcos, há 90 anos. Segundo a agência Reuters, um promotor público de Istambul considerou que as observações de Pamuk violam o código penal, pelo qual denegrir a identidade turca é crime. A primeira audiência de Pamuk será em 16 de dezembro. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/01/2005 02:11:00 PM | | | Voltar

·······

31 de agosto de 2005

NO RASTO DE PANAPLO

encontre pistas deste panapleu

Avesso de Punhais
Memória em Tentação
Vozes Imprevistas: 13 Noturnos de Xavier Villaurrutia
A Expressão Tumultuada de um Panapleu — Retalhos de Contexto & do Caos —
Depois de Uma Década, que Outros Abismos Horizontais Constrói o Poeta Sérgio Campos?
Artigo Biúte: Para Não Esquecer do Vampiro de Àssombradado
Consistência: Um Valor Literário da Narrativa Curta dos Anos 90?

Vísceras do Caos
A Nave de Silas Rodrigues Leva os Contistas ao Caos...

Jorge Pieiro é professor de Literatura, mestre em Literatura Brasileira (UFC), sócio-diretor da Letra & Música Comunicação Ltda e co-editor da revista semestral caos portátil: um almanaque de contos, juntamente com Pedro Salgueiro. Mais aqui.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/31/2005 10:40:00 PM | | | Voltar


ESCÂNDALOS X COMPETÊNCIA

Essa recebi do Chico Lobo:

Não estou entendendo mais nada da política e da economia.

Esse tal Lula e esse PT formam o mais escandaloso e corrupto governo de todos os tempo, segundo toda mídia mostra em manchetes garrafais.

Por outro lado...

A imprensa toda não para de falar de nosso crescimento!!!! - Será que nosso crescimento e a competência desse governo são maiores do que o que falam dele?

vide matéria com audio da rádio CBN abaixo

Economia cresce além do previsto no segundo trimestre de 2005
A economia brasileira está crescendo acima do previsto. O IBGE informou que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,4% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre de 2005. O acumulado no primeiro semestre do ano apresentou crescimento de 3,4% em relação ao mesmo período de 2004. Em relação ao segundo trimestre de 2004, o crescimento foi de 3,9%. No acumulado em quatro trimestres, a taxa ficou em 4,3%, quando comparada aos quatro trimestres imediatamente anteriores.
Entrevista com Rebeca Pális, gerente de contas trimestrais do IBGE

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/31/2005 08:13:00 PM | | | Voltar


Anunciados os finalistas do Prêmio Portugal Telecom

Os dez finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira de 2005 foram anunciados ontem, 30 agosto. Os quinze críticos do Júri Nacional e os cinco integrantes da Comissão Artística chegaram a uma composição onde a prosa predominou. Também foram divulgados os cinco nomes que, ao lado da Comissão Artística, integrarão o Júri Final. São eles: Affonso Romano de Sant'Anna, Alberto da Costa e Silva, Flora Süssekind, Luiz Costa Lima e Regina Zilberman. Os dez finalistas são: Amílcar Bettega Barbosa, com o livro Os lados do círculo (Companhia das Letras); Cíntia Moscovich, com Arquitetura do arco-íris (Record); Cristóvão Tezza, com O fotógrafo (Rocco); Edgard Telles Ribeiro, com Histórias mirabolantes de amores clandestinos (Record); Francisco J. C. Dantas, com Sob o peso das sombras (Planeta); José Nêumane Pinto, com O silêncio do delator (A girafa); Manuel de Barros, com Poemas rupestres (Record); Michel Laub, com Longe da água (Companhia das Letras); Rodrigo Lacerda, como Vista do Rio (Cosac & Naify); e Silviano Santiago, com O falso mentiroso. O Júri Final escolherá os três vencedores do Prêmio Portugal Telecom no dia 28 de novembro, em cerimônia realizada em São Paulo. O primeiro colocado receberá o valor de R$ 100 mil, enquanto o segundo e o terceiro colocados embolsam R$ 30 mil e R$ 20 mil respectivamente. Mais informações no site oficial do prêmio.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/31/2005 02:57:00 PM | | | Voltar


Gil quer debate de direitos autorais

O ministro Gilberto Gil, falando a especialistas em proteção de direitos intelectuais num seminário em São Paulo, no Sesc Pinheiros, afirmou anteontem que considera "um atalho para o fracasso" a manutenção de uma política de direitos autorais baseada somente na repressão e sem considerar a emergência de novos formatos tecnológicos. Gil disse que, em 2006, uma das metas do Ministério da Cultura será a formulação de uma "política pública de direito autoral", outro tema que certamente vai criar focos de conflito, como foi o debate sobre a criação de uma agência para fiscalizar o cinema e o audiovisual. Gil conclamou os executivos da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI) para iniciar um debate nacional "sem medo do novo, do coletivo e da transformação" sobre os direitos autorais. "Um debate franco. Um debate efetivamente propositivo, que resulte em atualizações e mudanças de ordem cultural, de ordem legal, de ordem institucional, nas esferas pública e privada." >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/31/2005 02:51:00 PM | | | Voltar


Sobre a dificuldade do "aprender"...

Era uma vez um velho estranho. Ele vivia numa caverna na qual se refugiara fugindo ao ruído das aldeias. Tinha a fama de mago e por isso possuía alunos que esperavam aprender com ele a arte da magia. Ele, porém, não cogitava disso. Só procurava saber o que não sabia, mas tinha a certeza do que sempre ocorria. Tendo meditado muito tempo sobre o que nossa meditação não alcança, não teve outra saída para sua situação precária a não ser pegar uma argila vermelha e fazer todo tipo de desenhos nas paredes de sua caverna, a fim de descobrir como aquilo que ele não sabia poderia ser. Depois de muitas tentativas chegou ao círculo. "Isto está certo", achou ele, "e mais um quadrilátero dentro" e assim ficou melhor. Os alunos estavam curiosos, mas sabiam apenas que algo acontecia com o velho; eles teriam gostado demais de descobrir o que realmente ele fazia. Perguntaram-lhe: "O que fazes lá dentro?" Mas o velho não dava nenhuma informação. Descobriram então os desenhos na parede e disseram: "Ah! é isso!", e copiaram os desenhos. Mas assim, sem perceber, inverteram todo o processo: anteciparam o resultado, esperando com isso forçar o processo que havia conduzido àquele resultado. Assim acontecia outrora e ainda acontece hoje.

Já mencionei antes que além dos processos de transformação técnicos há transformações naturais. Todas as idéias acerca do renascimento fundamentam-se neste fato. A própria natureza exige morte e renascimento. O velho alquimista DEMOCRITO diz: "A natureza alegra-se com a natureza, a natureza abraça a natureza, e a natureza vence a natureza"[1]. Há processos naturais de transformação que nos ocorrem, quer queiramos ou não, saibamos ou não. Tais processos produzem consideráveis efeitos psíquicos, que bastariam para que se indagasse reflexivamente o que realmente se produziu. Como o velho da nossa história, ele desenhará mandalas, entrará em seu círculo protetor e na perplexidade e angústia da prisão por ele mesmo escolhida à guisa de refugio, se transformará em um ser semelhante aos deuses. As mandalas são lugares de nascimento, ou melhor, conchas de nascimento, flores de lótus das quais nasce o Buda. O iogue sentado em flor de lótus vê-se transformado em uma figura imortal.
--------------------------------------------------------------------------------
[1] [BERTHELOT, Collection des anciens alchimistes grecs, 11,1, 3, p, 43 (45).]

FONTE: JUNG, Carl Gustav. "Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo". Tradução de Dora Mariana R. Ferreira da Silva. Petrópolis: Vozes, 2000, capítulo V, volume IX/1 das Obras Completas, parágrafo 233.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/31/2005 02:34:00 PM | | | Voltar

·······

30 de agosto de 2005

Campanha eleitoral e literária

Se existe algum ficcionista contemporâneo no Brasil candidato à prosa realista de um John Steinbeck, embebida numa intensa ternura humana sem, no entanto, a armadilha da contemplação, ele é Domingos Pellegrini. Meninos no poder (Record, 288 pp., R$ 32,90), seu romance mais recente, lança mão de figuras conhecidas de todos nós, como Caboré (atenção para o nome!), um radialista cujo sucesso consagrador de mídia e sintonia fina com seu público, um público com o qual todo político profissional sonha – o povo –, o tornam o candidato dos sonhos de todo marqueteiro de plantão. Não bastasse a forma de escrever do autor, por si só convidativa, tem a história que serve de mote não apenas para os períodos eleitorais. A gente se irrita, se comove, se escandaliza. É o Brasil, forjando seu fabrico de representantes populares. É Pellegrini, que conhece bem esse processo e que sabe contá-lo como ninguém. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/30/2005 02:23:00 PM | | | Voltar

·······

29 de agosto de 2005

Bienal do Livro da Bahia

A 7ª edição da Bienal do Livro da Bahia começa na próxima sexta-feira, 2/9, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Dois destaques do evento são o Vale Livro e o Bônus Ingresso, que permitirão aos visitantes reverter suas notas fiscais e metade do valor de seus ingressos em vales para comprar as publicações que estarão à venda na feira. Para mais detalhes sobre este evento, que integra o calendário de ações do VIVALEITURA 2005, acesse www.bienaldolivrobahia.com.br.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/29/2005 08:01:00 PM | | | Voltar


Ribeirão Preto monta sua 5ª Feira

Ribeirão Preto já começou a montar a estrutura de sua 5ª Feira do Livro, que começa no dia 9/9. O evento, que será realizado em uma praça no centro da cidade paulista, ocupará uma área de 16 mil metros quadrados com 1 milhão de livros. Além disso, a Feira oferecerá ao público diversas atividades culturais paralelas, como shows de música, espetáculos de dança e teatro, exposições de arte e encontros com escritores. Saiba mais sobre este evento do Ano-ibero Americano da Leitura em www.feiradolivroribeirao.com.br.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/29/2005 07:38:00 PM | | | Voltar


O Popstar das Letras

Eduardo Bueno não vê a hora do seu próximo livro A coroa, a cruz e a espada chegar às livrarias. Foram quatro anos de trabalho para manter a mesma qualidade dos outros volumes da série Terra Brasilis, que conta de forma romanceada a história do Brasil. "O quarto livro é melhor que os outros três. Começa na fundação de Salvador em 1549 e vai até a morte do Bispo Sardinha em 1556." Os leitores que sempre tiveram acesso à história do nosso país contada através da ótica acadêmica dos livros de História do Brasil ficaram encantados com a trilogia de Bueno: A viagem do Descobrimento, náufragos, traficantes e degredados e capitães do Brasil. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/29/2005 02:07:00 PM | | | Voltar


Vida na colônia anarquista é tema de livro renovador

Raros exemplos na literatura contemporânea brasileira escapam ao modelo ego-orientado e confidencial. A existência de um escritor como o paranaense Miguel Sanches Neto traz, portanto, não só uma esperança de renovação da linguagem, agora livre da expressão superficial e arbitrária, como de uma nova ética literária. O livro Um Amor Anarquista (Editora Record, 256 págs., R$ 29,90) é uma bem-sucedida experiência de emancipação, tanto da personalidade literária de Sanches Neto como dos códigos sociais que barram o desenvolvimento do indivíduo. Ao tratar dos primórdios da pioneira Colônia Cecília, no interior do Paraná, na última década do século 19, o autor conseguiu ao mesmo tempo escrever um romance histórico e falar um pouco da própria experiência existencial, marcada por dificuldades como as de seu protagonista, o anarquista Giovanni Rossi. Miguel Sanches Neto fez a trajetória inversa do personagem, cientista e intelectual italiano que fugiu da pobreza e da repressão política na Itália para fundar uma colônia de anarquistas no Brasil, trocando os livros pela enxada. Envolvente, a história de Um Amor Anarquista, centrada no triângulo amoroso formado por Rossi, Adele e seu amigo Aníbal deve virar filme no futuro. Dois livros de Sanches Neto estão sendo negociados com cineastas paranaenses. Sorte dos leitores. E dos cinéfilos. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/29/2005 02:03:00 PM | | | Voltar


Outro Mundo

O escritor Moacyr Scliar ficou mesmo na Companhia das Letras, informa Mônica Bergamo. Não mudou para a Planeta, como chegou a ser noticiado recentemente. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/29/2005 01:50:00 PM | | | Voltar


Sebos & roubados

A No Prelo avisa: o problema não é novo e afeta várias editoras, mas a Companhia de Freud volta a chamar a atenção do mercado para os livros novos roubados que vão parar em alguns sebos. Segundo o editor José Nazar, há poucos dias policiais apreenderam em um só sebo na Praça Tiradentes 450 exemplares (sem qualquer nota fiscal) de vários títulos lançados pela casa nos últimos três meses. Outros 250 exemplares haviam sido enviados pelo sebo para outro em Belo Horizonte. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/29/2005 01:49:00 PM | | | Voltar

·······

28 de agosto de 2005

"O livro é a porta de entrada para um mundo melhor" (Moacyr Scliar)

Estive em Belo Horizonte/MG nos últimos dias 11 a 14/08/2005. Além das atividades profissionais, tive a grata satisfação da coincidência da realização do 6º Salão do Livro de Minas Gerais, oportunidade em que conheci pessoalmente vários amigos escritores de BH e frequentadores da Verdes Trigos. Evidentemente, fui preparado para frequentar por várias vezes a Serraria Souza Pinto. No dia 12/08, fui ver Moacyr Scliar, que palestrou no Salão do Livro. Na mesma data, também pude conversar com José Aloise Bahia, que muito colabora conosco.

Leia mais e veja as fotos.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/28/2005 11:09:00 PM | | | Voltar


Instituto Trocando Idéia inaugura biblioteca popular em Porto Alegre

O Instituto Trocando Idéia Tecnologia Social (TR.I.) inaugura , na próxima segunda feira (29) , em Porto Alegre , a "Biblioteca Popular Preto Ghoez" .

A iniciativa é resultado de uma parceria com o Instituto Leonardo Murialdo do Morro da Cruz e tem o apoio do "Viva Leitura" , projeto coordenado pelo Ministério da Cultura que incentiva a criação de bibliotecas populares em todo o País . A biblioteca , que conta em seu acervo com livros , revistas em quadrinhos , CDs , vídeos e fanzines doados pela comunidade através de campanhas de recolhimento promovidas pelo "Trocando Idéia" , também recebeu doações do Santander Cultural e da Funarte .

INFO :
Inauguração da Biblioteca Popular Preto Ghoez
Data : 29 de agosto - Horário : 15:30
Site institucional: www.trocandoideia.org

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/28/2005 05:04:00 PM | | | Voltar


"Cada um sabe......"

"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é." Caetano Veloso.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/28/2005 04:52:00 PM | | | Voltar


Terças Poéticas >> Luiz Edmundo Alves Lança “Fotogramas de Agosto”

O projeto de leitura, vivência e memória de poesia Terças Poéticas - parceria da Fundação Clóvis Salgado com o Suplemento Literário de Minas Gerais, apoios culturais da Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão - sempre nos jardins internos do Palácio das Artes, às 18h30, recebe na próxima terça-feira, 30 de agosto de 2005, Luiz Edmundo Alves em performance e lançamento do livro "Fotogramas de Agosto", e homenageia Valdimir Diniz através de Daniel Furtado.>>> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/28/2005 04:45:00 PM | | | Voltar

·······