RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

12 de junho de 2004



Antologia literária traz divisas para o Brasil

"Roda Mundo, Roda Gigante - Antologia Internacional 2004", uma reunião de escritores de doze países, será lançado no dia 29 de julho, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

Além de promover o intercâmbio cultural, caracterizado pela reunião inédita de escritores de quatro continentes, o livro "Roda Mundo, Roda-Gigante, Antologia Internacional 2004" está proporcionando uma nova visão da literatura como fonte de divisas. Produzido em forma de cooperativa, com cada autor pagando uma parte da tiragem, o livro acabou atraindo aportes financeiros de países como Angola, México, Estados Unidos, Holanda, Espanha e Portugal. "Ajudamos a arrecadar divisas no Exterior, mostrando que a literatura, além de ser uma ponte entre os povos, é um ótimo produto de exportação e importação", avalia o editor sorocabano Douglas Lara, idealizador e organizador da antologia.

Leia mais...


Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/12/2004 12:34:00 PM | | | Voltar

·······

11 de junho de 2004



Criamos um PhotoBlog no qual estaremos colocando nossas fotos. Aprecie as mais belas imagens de trigais.... e deixe os seus comentários.
Todo dia terá imagens novas.

Coloque nos seus favoritos: http://www.photoblog.be/chagas

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/11/2004 10:15:00 PM | | | Voltar

·······

10 de junho de 2004



Risco assumido

Assim
como se o mundo por instantes desmaiasse
e ela nada tivesse a fazer
a não ser pensar
sonhar
ou se perder
deitou-se devagar nos grãos de areia
úmidos
encolhidos pela bruma de um outono estranho
relaxou
pupilas no céu
e desligou a máquina

Embora
com esse gesto
corresse o risco de tornar-se

humana


©Eliana Mora, 10 de maio/2004

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/10/2004 07:33:00 PM | | | Voltar


Participação Política - pequeno ensaio de antropologia política

Leia o último parágrafo:

Parafraseando Leon Tolstói na famosa primeira frase de sua novela Ana Karênina: "Todas as famílias felizes se parecem entre si; e as infelizes são infelizes cada uma a sua maneira", podemos dizer concluindo que todas as sociedades que garantem não só um tratamento igual perante o direito, mas também uma igualdade real e efetiva perante os bens da vida se parecem entre si. Estas sociedades igualitárias que referimos têm em comum mecanismos democráticos de participação política, que garantem a seus membros uma vida digna, construtiva, no sentido dos argumentos aqui apresentados. Porém, as ditaduras, os regimes fechados, as democracias de fachada, que não dispõem de mecanismos democráticos de participação política são infelizes cada uma a sua maneira: ora impedindo os cidadãos de votarem, ora impedindo a organização de partidos ou associações, ora mentindo para levar a nação à guerra, ora camuflando ou deturpando informações, ora reprimindo as manifestações de cultura, ora mantendo a pior censura que é o analfabetismo, ora negando direito de morar (a existência de favelas e abandonados pelas ruas), ora negando o direito de viver (criança que morre subnutrida antes de completar um ano de vida), ora .... ora... cada uma infeliz a sua maneira.....

O ensaio completo fará parte do livro "Roda Mundo, Roda Gigante - Antologia Internacional 2004", que será lançado no dia 29 de julho, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. Depois dessa data, poderá ser adquirido na Livraria Cultura ou diretamente com os autores participantes, ao preço de R$ 35,00, inclusive com Henrique Chagas, da VerdesTrigos.Org

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/10/2004 07:08:00 PM | | | Voltar




RUEDA MUNDO, Rueda-gigante

"Rojo - fuego primitivo; el hombre derrotando la oscuridad, el miedo. Tal vez la diminuta centella que separa a ese hombre de su otra faz; lo animal.

Es el deseo, la sangre.

La mano - ¿un niño? ¿un poeta? ¿el Creador? ¿O el padre que acoge y cuida de sus hijos? ¡Tal vez todos ellos, o ninguno! Es la necesidad humana, sus conflictos y sentimientos - la huella de su mundo en prosa y verso.

La rueda -¡el tiempo, el mundo! En permanente transformación. En medio de las derrotas y victorias, surge la rueda gigante; el juguete romántico, la inocencia perdida, es tiempo de sacar al niño que todos llevamos escondido dentro ¿pero para regir el mundo? ¡No! Para hacer al hombre creer y alimentar sus sueños, y que ese hombre jamás olvide que un día estuvo en una caverna fría y oscura. Y le fue otorgada una dádiva: "El fuego" (por José Geraldo Neres - Traducción: Adolfo Glenn Ruiseñor Liévano, poeta, tradutor mexicano)


Noite de autógrafos:
Quinta-feira, 29 de julho às 18:30
Livro: RODA MUNDO, RODA-GIGANTE - Antologia Internacional 2004
Editora: Ottoni Gráfica
Autor: Douglas Lara (Editor)
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - São Paulo/Brasil - Loja 151

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/10/2004 02:16:00 AM | | | Voltar

·······

8 de junho de 2004



BRAVA GENTE BRASILEIRA EM TERRAS ESTRANGEIRAS
Antologia Internacional
PROJETO LITERÁRIO


Com o objetivo de estimular talentos brasileiros, principalmente os residentes no exterior, no exercício das letras, mantendo viva nossas raízes e o idioma pátrio, foi plantada uma sentimentinha frágil: a idéia de se criar uma coletânea de verso e prosa com a participação exclusiva de autores brasileiros residentes no exterior. Uma forma de valorizar estes valores e, porque não assim dizer, conhecer a face do imigrante brasileiro em países estrangeiros, através da arte literária, pelas mãos dos próprios imigrantes.

A semente foi lançada, ventos favoráveis espalharam esta sementinha e ela desabrochou. Foi regada pela sensibilidade de dezenas de brasileiros que enxergaram a oportunidade de ''relatar'' suas experiências através do verso, da prosa, de documentários e reportagens.

Ao todo houve confirmação e participação de 29 autores. Brasileiros residentes no Japão, Itália, Suiça, Alemanha, Espanha e Estados Unidos. Indivíduos que tomaram conhecimento do antologia através da divulgação em jornais e revistas editados em língua portuguesa na Ásia e Estados Unidos, tendo como aliada a força da Internet.

Escritores que sonhavam um dia ter suas obras imortalizadas, literalmente, publicadas em um livro. Autores que descobriram a possibilidade de desengavetar suas obras. Muitos destes textos encontravam-se na forma de rascunhos já amarelados pelo tempo, verdadeiras jóias literárias esquecidas nas gavetas ou dispersas em web-sites. A maioria são talentos até então desconhecidos, que agora têm a oportunidade de dar seus primeiros passos, ou continuar a caminhada, e despontar no mundo literário.

Alguns escreveram relatando as dificuldades, a saudade, a carência, o fascínio, a conquista, a experiência na nova Pátria. Outros efetuaram um mergulho introspectivo e deixaram fluir a veia poética em versos que exaltam o amor, a dor... a vida. Possuem em comum o orgulho de serem brasileiros, mesmo distantes... e provam que o elo com o Brasil se faz presente; pois mantêm a língua portuguesa ativa provando através dos textos redigidos exclusivamente no idioma Português.

Esta semente, plantada em em solo fértil, regada com o talento dos participantes, cresceu e produziu excelentes frutos; a certeza de que em meados de Agosto-2004 este livro estará impresso, e será lançado, não só no Estado da Flórida/EUA, mas também na Bienal do Livro de São Paulo, Brasil e Japão.

Os preparativos já estão em fase de revisão e diagramação; o conteúdo será uma verdadeira caixinha de surpresas, pois cada autor possui um estilo próprio!

Eis os nomes dos participantes que acreditaram no projeto e se afiliaram 'a ele, bem como os paises onde residem:


Agenor Kakazu - Japão - Angela Bispo - EUA - Angela Bretas - EUA- Antonio F. Melchiorre - EUA - Beti Rozen - EUA - Clarisse Bandeira de Mello - EUA - Eleonora Nunes Goretkin - EUA - Geraldo da Silva do Nascimento - Japão - Gilvan de Sergipe -EUA - Joseph E. de Sousa -EUA - Leila da Costa - EUA - Lonise Gerstner - EUA - Lúcia Leão - EUA- Luciano Rabuske - EUA- Luz Sampaio - Japão - Mainá Medeiros -EUA - Mara de Freitas Herrmann - Alemanha - Marcos Diego Mogami - Japão - Mª Alice Hanashiro - Japão - Maria Rita Silva - Espanha - Mariana Brasil - Itália - Neusa Martinez - EUA - Regina von Arx - Suiça - Reginaldo Alcantara - EUA - Sandra Schamas - EUA - Silvana Regina dos Santos - EUA - Silvio Parise - EUA - Vanuza Ramos - EUA - Ydeo Oga - Japão

* A coletânea contará ainda, com textos dos renomados jornalistas Srs. Eliakim Araújo e José Inácio Werneck, ambos brasileiros residentes nos Estados Unidos, que estarão escrevendo a introdução e orelhas, respectivamente.

Será uma antologia pioneira, a primeira na história da imigração brasileira a ser editada nestes padrões!


Mais informações: www.angelabretas.com

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/08/2004 10:38:00 PM | | | Voltar




Fernando Morais abrirá o Salão de Idéias

O autor de Olga, livro que virou filme com estréia nacional marcada para agosto, estará em Ribeirão no próximo dia 19, sábado, às 11 horas, no Auditório Meira Junior

O premiado escritor e jornalista mineiro Fernando Morais comandará o primeiro Salão de Idéias da 4ª Feira do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 18 a 27 de junho. Esta é a segunda vez que o autor participa deste evento. No ano passado, o escritor atraiu mais de 300 pessoas para o salão, que é um bate-papo informal entre os autores e o público. Atualmente, Morais está se dedicando à finalização da biografia da W Brasil, uma das maiores agências de publicidade do País, que está comemorando 15 anos, e também à produção do roteiro de um filme sobre a biografia do jornalista Wladimir Herzog, morto durante a ditadura militar. Esta obra, encomendada pelo diretor de cinema João Batista Andrade, também deverá virar livro.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/08/2004 10:31:00 PM | | | Voltar

·······

7 de junho de 2004



Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/07/2004 02:50:00 PM | | | Voltar




O DOMÍNIO DA ESCRITA: A CRIAÇÃO POÉTICA
Oficina com Claudio Willer


Local: Instituto Moreira Salles, Rua Piaui, 844 (praça Buenos Aires - São Paulo - SP), 1º andar.
Informações e inscrições (gratuitas): tel. (11) 3825-2560, com Raquel.
Datas e horários: dias 15 de junho, terça-feira, das 20 às 23 h; 17 de junho, quinta-feira, das 20 às 22:30 h; 22 de junho, terça-feira, das 20 às 23 h; 24 de junho, quinta-feira, das 20 às 22:30 h.


PROGRAMA DAS OFICINAS:
Nas últimas décadas, oficinas literárias ganharam prestígio e importância . Em certa medida, substituem aquilo que ocorria informalmente, em tempos menos metropolitanos, quando a vida literária era mais concentrada, oferecendo melhores possibilidades de diálogo e troca de informações entre autores novos e interessados em literatura. Tiveram, em várias ocasiões, continuidade e efeito multiplicador. Nelas formaram-se grupos literários, e originaram-se revistas e cooperativas editoriais.
A finalidade da oficina O DOMÍNIO DA ESCRITA: A CRIAÇÃO POÉTICA será estimular a criação literária e a capacidade de leitura. Interessará a poetas, e também a prosadores, estudiosos de literatura e aos leitores. Em autores, ampliará a consciência de qualidades de seu trabalho, o senso crítico e a cultura literária, sem prejudicar a espontaneidade e o entusiasmo pela criação. O foco será dirigido para os seguintes temas:

- Valores poéticos: o que permite que um texto literário seja considerado "bom"?
- A imagem poética;
- Poesia e prosa; a poesia na prosa; a prosa poética;
- Leitura, entendida como expressão oral e como interpretação, percepção de sentidos em um texto;
- A poesia e o poético; literatura e vida;
- Identidades literárias: afinidade dos participantes com diferentes vertentes, dicções, estilos e modos de escrever.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/07/2004 02:48:00 PM | | | Voltar




[7/6/2004] O síndico e o portão fantasma



Colabora com a VerdesTrigos.org o jornalista, escritor e editor sorocabano DOUGLAS LARA. Confira: "O Síndico e o Portão Fantasma".

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/07/2004 02:34:00 PM | | | Voltar




Marianne: biógrafa, feminista e companheira de fé de Weber
O Globo - 5/6/2004 - por Cecilia Costa

Weber, uma biografia, de Marianne Weber, é um livro imperdível para os aficionados dos bons textos biográficos. Editado em 2003 pela Casa Jorge, quase passou em branco pelas prateleiras das livrarias. Mas ainda é tempo, sempre é tempo, aliás, para sair à cata de uma obra-prima, traduzida com esmero por Alda Porto e Mario Antonio Eufrasio. Feminista, uma das primeiras mulheres a estudar em Heidelberg, escritora e defensora de uma nova ética sexual e moral, Marianne aceitou ser uma companheira abnegada para o marido, fazendo um pacto matrimonial um tanto o quanto parecido com aquele que viria a ser feito anos mais tarde por Simone de Beauvoir e Sartre. Mesmo casados, ela e Max seriam livres. Só que, ao contrário do revolucionário casal francês, Marianne e Max decidiram nunca se relacionarem sexualmente e não terem filhos para melhor se dedicarem à defesa de suas idéias. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/07/2004 02:08:00 PM | | | Voltar

·······