RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

11 de julho de 2003


US man wakes from 19-year coma
A man from the US state of Arkansas has regained consciousness after spending 19 years in a coma.
Terry Wallis, 39, had been at the centre of an accident in July 1984 when a car he was travelling in plunged into a creek.


Comentário de Celso Coimbra, recebi por e-mail e reproduzo:

"Direito_Saúde e Bioética

A tal "questão econômica" é manter alguém nesse estado uma pessoa (não importa se por 19 minutos ou 19 anos) ou considerá-la "morta" para retirar-lhe os órgãos com lucro para todo um sistema que domina a medicina e a maioria dos médicos desconhece: hoje, morte não é mais um fato biológico, mas uma questão custo_benefício, como firmado textualmente nas atas da Comissão Técnica Brasileira da Morte Encefálica em 1998, como o motivo da "declaração de morte" que determinaram para os brasileiros através da Resolução 1.480/97.
Isso é homicídio praticado dentro da medicina, e com o precípuo objetivo de lucro para os interesses transplantadores.
O direito fundamental à vida assegurado na Constituição brasileira não reconhece morte como um fato econômico, mas sim um fato biológico.
Celso Galli Coimbra, 09.07.2003"

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/11/2003 10:15:00 AM | | | Voltar

·······

9 de julho de 2003



Feira de Ribeirão Preto: sucesso no lançamento

Cerca de 60% do espaço destinado às editoras e livrarias na 3ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto foi reservado nas cerimônias de lançamento realizadas em São Paulo e Ribeirão Preto, nos dias 3 e 4, respectivamente. No ano passado, a feira foi visitada por 270 mil pessoas e contabilizou a venda de 280 mil livros. Para 2003, além dos quase um milhão de livros expostos, a feira contará com uma vasta programação cultural. Entre os autores, já estão confirmadas as presenças de Ziraldo, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Luís Nassif e Ignácio de Loyola Brandão. A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto acontecerá entre 8 e 17 de agosto na Esplanada do Theatro Pedro II, Praças XV de Novembro e Carlos Gomes. Informações e reservas pelo telefone (11) 5536-3233 ou pelo e-mail circuitodolivro@mtseventos.com.br.



[08/07/2003] - As datas da 3a. Feira já estão anotadas desde a feira do ano passado. Veja a reportagem que fizemos quando estivemos na 2a. Feira do Livro de Ribeirão Preto/SP. A 3a. Feira terá como patrono o amigo MENALTON BRAFF.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/09/2003 08:31:00 PM | | | Voltar





O historiador Robert H. Jackson, de Houston, EUA, editou duas fotos das Ruinas da Redução de São Lourenço Mártir, um dos Sete Povos das Missões no Rio Grande do Sul.

Veja a reportagem que fizemos na Região das Missões, no Rio Grande do Sul e Argentina.


Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/09/2003 07:29:00 PM | | | Voltar




A Editora Komedi, responsável pela produção do site Kplus - A Comunidade de Cultura na Internet, mais uma vez vem a público, trazendo novos temas para leitura e informação.

Nossa antologia do segundo semestre, V Antologia Nau Literária já está com as inscrições abertas. Todos os detalhes no site www.komedi.com.br/coletanea.asp.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/09/2003 03:02:00 PM | | | Voltar




O ACASO

O escritor e jornalista André C S Masini nos encaminhou e autorizou a publicação de suas crônicas, inicialmente publicadas no Jornal "O Paraná", sobre o Acaso, com "O Acaso e o Destino", os seguintes abordarão o "Acaso e a Filosofia" e por fim "O Acaso e a Ciência".

Casa da Cultura é uma organização sem fins lucrativos criada e mantida pelo escritor André Carlos Salzano Masini, com recursos próprios, que visa oferecer a todos os interessados um acesso direto a seus trabalhos - bem como aos trabalhos de alguns outros escritores do presente e do passado - sem qualquer tipo de ruídos e interferência, sejam de redes de livrarias, mídia, mercado editorial ou outros interesses que não o puro intercâmbio entre autor e leitor através da obra.



André C S Masini encaminhou-me também os seus dois livros:


Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/09/2003 02:41:00 PM | | | Voltar




Conversando com as Estrelas
Angela Bretas
Recebido em 22/06/2003

Angela Bretas, de Boca Raton, FL, USA, nos encaminhou vários livros, entre eles os de sua autoria: Sonho Americano e Conversando com as Estrelas.

"Obra pulsante e prismática, de levitação personalíssima. Estudá-la melhor só em maior espaço, que muitas são as suas variantes e muitos os seus achados poéticos. Angela Bretas conversa com as estrelas com a mesma facilidade com que os deuses conversam com os poetas e lhes dão o sopro divino da inspiração. (Caio Porfírio Carneiro São Paulo-Brasil/Marco/2002)

Sua poesia é muito interessante, e realmente introspectiva. Conheça mais: www.angelabretas.com


Com saudades lá de casa,
quis conter-me de olhar
as fotos amareladas
e assim acalentar.....

Eu também sinto saudades lá de casa...
da casa onde nasci e cresci, admirando os trigais.


Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/09/2003 01:23:00 PM | | | Voltar




O GALO QUE CANTOU NA HORA ERRADA

Novamente Odair nos brinda com mais uma belíssima crônica. Não deixe de ler e encaminhá-las aos seus amigos. Depois de apreciá-la poderá aqui expressar os seus comentários.

Leia a crônica.


(Ilustração editorial: "O galo da madrugada", de Márcio Melo)



Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/09/2003 12:46:00 PM | | | Voltar




Do Folha Online:

"O jornalista Elio Gaspari, 59, é o vencedor do Prêmio Academia Brasileira de Letras deste ano na categoria ensaio. O colunista da Folha foi premiado com R$ 30 mil pelos dois primeiros volumes da série 'As Ilusões Armadas', sobre o ciclo militar brasileiro.

Lançados em novembro do ano passado, os livros 'A Ditadura Envergonhada' e 'A Ditadura Escancarada' relatam o período que vai dos antecedentes de 1964 até a Guerrilha do Araguaia, em 1974. (...)

Gaspari receberá o prêmio no próximo dia 17, na sede da Academia, no Rio. No mesmo dia serão entregues os dos outros vencedores deste ano: Antonio Carlos Villaça (Prêmio Machado de Assis), Bernardo Ajzenberg --ombudsman da Folha-- e Ana Miranda (ficção), Fabrício Carpinejar e Antonio Carlos Secchin (poesia) e Ziraldo (literatura infantil). "
Fonte: Cabide D'Askhalsa

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/09/2003 10:14:00 AM | | | Voltar


CPI DO BONÉ

Depois de usar vários modelos e grifes de bonés, um dia ele colocou na cabeça um boné do MST. Disseram que quebrou a liturgia do cargo. Outros disseram que o simples fato de ter colocado o boné do MST estaria avalizando as ações do movimento. A importância dada ao simples boné deu motivos suficientes até para a ressurreição da UDR, que como fênix renasce das cinzas.

Ele foi eleito pela maioria absoluta dos votos, em votação de dois turnos, com ampla rede de apoio político e social. Em menos de seis meses, as profecias da Regina Duarte não se concretizaram. E derrubou o chamado Risco Brasil e a cotação do dólar, está saneando as dívidas públicas, promete realizar as reformas estrutrurais necessárias para o desenvolvimento do país (algo que vai ferir privilégios - inclusive daqueles que o elegeram - mas foi para isso que ele foi eleito: para realizar mudanças). A sua popularidade está em alta.

Mesmo assim, a elite brasileira, aqueles que sempre viveram às custas da Viuva, a direita conservadora não conseguem engolir o sapo barbudo. Esperava-se um desastre no plano econômico, mas ele está se saindo melhor que os antecessores: Fernando I e Fernando II. Tanto que seus partidários creem que ele mudou de lado; e como, agravante, agem como se não fossem governo. No meio deste caldo, surgiu o boné. Por isso deve-se se instalar a CPI do BONÉ. E o boné desta grife já faz sucesso: as fábricas no Rio Grande do Sul e Paraná não vencem a demanda. Com essa exposição toda, logo veremos o boné do MST na cabeça das elites emergentes.

Este filme é antigo. Tem exatos 40 anos. Jango era chamado de comunista pelas oligarquias rurais e pelo incipiente empresariado e também não tinha a confiança das esquerdas e de seus partidários para a aprovação das reformas. Deu no que deu: 40 anos de atraso. Agora as reformas batem a porta e o SAPO BARBUDO foi eleito para fazer as reformas, que, por certo, vão atingir os funcionários públicos e o latifundiários. Outra coisa é certa: não vai ter reprise, pois os espectadores cansaram de assistir filme chato.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/09/2003 12:49:00 AM | | | Voltar

·······

7 de julho de 2003



Luiz Vilela: da sátira ao riso,
entre a ironia e o compassivo


Estudos sobre a obra ficcional do ituiutabano Luiz Vilela estão sendo realizados em várias universidades, no Brasil e no exterior. Seu livro Tremor de terra foi selecionado para o vestibular da UFMG, e uma nova edição, revista pelo autor, será lançada em breve pela Editora Publifolha.

O escritor e ficcionista Rauer, que é mestrando em Estudos Literários, publica artigo no qual destaca a presença do riso literário na obra de Luiz Vilela, mostrando que nela a sátira é construída entre a ironia e a compaixão, mesmo quando os personagens são apresentados de forma caricatural. Trata-se de texto, revisto pelo articulista, que foi inicialmente publicado na página LITERATURA do Jornal "Diário Regional", de Ituiutaba, Minas Gerais, na edição de 30 de maio de 2003.

LEIA MAIS.



[08/07/2003] Mais links sobre Luiz Vilela:
Contos marcam a volta de Luiz Vilela - Jornal do Brasil
A volta do mestre do conto - Jornal do Brasil
Manias de um recluso - Jornal do Brasil
Frases matemáticas - Correio Brasiliense


Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/07/2003 11:49:00 PM | | | Voltar






Depois de muita divulgação na imprensa brasileira, a conta CAIXA AQUI foi notícia no prestigiado jornal inglês Financial Times. Matéria do jornalista Raymond Colitt, publicada no dia 06.07, aborda o tema, com direito a entrevista do presidente Jorge Mattoso. Clientes também foram entrevistados na agência Itaquera, em São Paulo.


Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/07/2003 10:19:00 PM | | | Voltar




Weapons of Mass Destruction cannot be displayed

Genial!
Vá até o Goggle.com, procure por 'weapons of mass destruction' e clique no botão:

Leia com atenção a mensagem de página não disponível.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/07/2003 09:42:00 PM | | | Voltar




PASSOS DE JABUTI

STJ julgou em 1998 ação reivindicatória de 102 anos

A edição nº 113 da revista do Superior Tribunal de Justiça revela que -- tal como a expressão usada pelo juiz federal Rômulo Pizzolatto -- a Justiça brasileira, às vezes, anda "a passos de jabuti".

Uma ação reivindicatória de terras, ajuizada no século XIX, no ano de 1896, pelo Estado do Paraná, demorou 102 anos para ser definitivamente resolvida, em 18 de junho de 1998, com o não conhecimento, por maioria, do recurso especial. A própria ementa do julgado -- embora tenha estranhos hiatos de até 30 anos -- resume as incidências temporais.

Veja a evolução:

1. Ação reivindicatória de terras aforada pelo Estado do Paraná perante o juiz federal da seção, em 1896, julgada procedente em 1898 e confirmada pelo colendo STF em 1889.

2. Paralisação do feito até 1926, quando pedida a renovação da Instância com a interposição de embargos de terceiro e declaratórios por sucessores dos réus.

3. Nova paralisação até 1949, com posterior remessa dos autos ao juízo originário. Requerida execução para o fim de cancelamento das transcrições imobiliárias em nome dos vencidos e seus sucessores.

4. Embargos dos executados suscitando prescrição intercorrente, acolhidos pelo juízo de direito da Fazenda Pública da comarca de Curitiba em 1951, julgando prescrita a pretensão executória.

5. Apelações do autor e de terceiros em 1985. Declaração (irrecorrida) de incompetência do Tribunal Estadual com remessa dos autos ao TFR, aceitando-a este que, por maioria, negou provimento às apelações, rejeitando, posteriormente, embargos infringentes para confirmar a sentença.

6. Inexistência de nulidade alegada pela Subprocuradoria Geral da República. Inteligência do Regulamento 737 e dos arts. 14, caput e § 3º do ADCT da Constituição Federal de 1946 e 94, II do AI nº 2.

Texto transcrito do site Espaço Vital.


Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/07/2003 03:12:00 PM | | | Voltar

·······

6 de julho de 2003

ANTONIO CALLONI

Recebo e-mail do ator Antonio Calloni indicando o seu site www.antoniocalloni.com, onde apresenta a sua rica produção literária. Parece evidente que Antonio Calloni não é um ator qualquer, é muito mais, é um apaixonado pela literatura. É autor. Algo raro num mundo que valoriza a imagem como meio de expressão, esquecendo-se que a escrita desperta muito mais a imaginação e desenvolve a capacidade criativa do leitor.

Visitem: www.antoniocalloni.com




[15/07/2003] Acabo de receber os livros do Calloni. Uma enorme gentileza, o que agradeço.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/06/2003 11:08:00 PM | | | Voltar




"Comunico aos amigos o novo endereço de minha minha Home Page e convido-os para visitá-la, o que será uma honra para mim... Um fraterno abraço para todos...
Lenine..." => www.loboazul.hpg.ig.com.br

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/06/2003 09:23:00 PM | | | Voltar




"Agradeço o envio e parabenizo a equipe de Verdes Trigos...
Parabéns Henrique Chagas... Excelentes as resenhas e matérias sobre José Geraldo Neres( por Ricardo Alfaya), Yeda Schamltz e Joanyr de Oliveira... Repasso às minhas listas e Grupos da Net...
Fraternalmente,
Grande abraço
Gustavo Dourado
www.gustavodourado.com.br
www.gustavodourado.ta-na.net
www.poetagustavodourado.hpg.ig.com.br"

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/06/2003 09:20:00 PM | | | Voltar




MEDUSA - Revista de Poesia e Arte. N°10

Edição especial com mostra de poesia e artes plásticas da produção contemporânea, acompanhada de ensaios críticos de Ricardo Corona, Ademir Assunção e Rodrigo Garcia Lopes (poesia) e Regina Melim (artes plásticas). Poetas participantes: Josely Vianna Baptista, Mário Bortolotto, Luis Dolhnikoff, André Dick, Karen Debértolis, Ricardo Aleixo, Joca Reiners Terron, Maurício Arruda Mendonça, André Sant'Anna, Elson Froés, Marcelo Montenegro, Anelito de Oliveira, Marília Kubota, Dennis Radünz, Cláudio Daniel, Sabrina Bandeira Lopes e Luis Turiba. Artistas plásticos participantes: Adriana Tabalipa, Jardelina da Silva, Analu Cunha, Michel Groisman, Paulo Climachausca, Cabelo, Elizabeht Jobim, Lígia Borga, Tatiana Grinberg, Geraldo Leão, Marcus André, Eliana Borges, Carina Weidle.

Editores: Ricardo Corona e Eliana Borges - Edição independente - Literatura e artes visuais(fotografia, cinama, artes plásticas).


Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/06/2003 08:32:00 PM | | | Voltar




Casa da Cultura
Contos, Poesias, Ensaios, Filosofia, Traduções, Livros, Palestras, Idéias... e nenhuma propaganda.
www.casadacultura.org


Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/06/2003 10:51:00 AM | | | Voltar

·······