Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Jacinto Guerra →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Poema de Mineiro nos Ônibus e Trens de Porto Alegre
por Jacinto Guerra
*
publicado em 10/01/2006.
Em 2005, o poema de Cagiano foi lido diariamente por milhares de gaúchos e outros leitores que viajam nos ônibus e trens de Porto Alegre. Foi o prêmio do escritor naquele interessante concurso, que tem o mérito de popularizar a poesia e divulgar a obra de nossos poetas.
Isto é importante, porque poesia ébeleza e arte ao alcance do povo, quando os administradores da cultura são criativos como o pessoal de Porto Alegre.
Aqui estão os versos do poeta de Cataguases, que milhares de brasileiros e turistas, principalmente sul-americanos, estão lendo nos ônibus e trens urbanos da cidade de Mário Quintana e Érico Veríssimo:
"A cidade se desdenha entre seus próprios labirintos:
pelas serpentes de pedra e asfalto
corre um pressuroso rio de animais metálicos.
Não há mais lugar para os homens.
Anônimos, como areia na ampulheta,
vamos caindo, atarefados,
em busca de outra margem: a utopia.
A metrópole, como um ventre,
espera o desconhecido
e na solidão geométrica
nascem catedrais de ausências.
Se Paris está lendo Paulo Coelho,
eis a minha vingança:
vou ler Proust em Cataguases".
O poeta Ronaldo Cagiano destaca-se, também, como ensaísta, crítico literário e notável contista, que esteve em minha terra, em 1998, na condição de convidado especial da 3ªFeira do Livro de Bom Despacho. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, com palestras e oficinas literárias na Biblioteca Municipal e, na Praça da Matriz, foram instalados os estandes de venda de livros e conversas de escritores e leitores.
Ao lado de Pedro Rogério Moreira, autor do Bela noite para voar, Ronaldo Cagiano é um dos prefaciadores do meu livro Gente de Bom Despacho, que tem o subtítulo Histórias de quem bebe água da Biquinha. Nesta apresentação do livro, o poeta escreveu um primoroso texto, verdadeiro ensaio sobre a importância da biografia como gênero literário de grande aceitação popular.
Outros projetos aproximaram Ronaldo e a cidade da Senhora do Sol: foi ele um dos autores e organizadores do livro O prazer da leitura (Thesaurus Editora, 1997), que tem a participação de escritores de quase todo o Brasil, destacando-se muitos mineiros e alguns bondespachenses, entre os quais Lourdes Rezende, Nilce Coutinho, Alírio Silva e Tadeu de Araújo Teixeira.
Este livro tem uma trajetória bem interessante: foi lançado, em Brasília, na Feira do Livro e na Embaixada de Portugal; integra os projetos de nosso intercâmbio luso-brasileiro com a cidade de Vila Verde, no Minho e foi adotado, em 1998, para os Exames Vestibulares da Universidade Presidente Antônio Carlos, a Unipac, uma espécie de UnB em várias cidades de Minas Gerais.
No seu conto Protuberâncias da solidão, publicado no livro Dezembro indigesto (Prêmio Brasília de Produção Literária, GDF, 2001), páginas 225 a 228, o escritor mineiro-brasiliense ambienta parte de sua história em várias cidades, distantes uma das outras. Então, a cigana Rosália Quevedo, quando chegou da Espanha, perambulou por Campinas, Maceió e Bom Despacho (onde bebeu muita água da Biquinha), mas foi parar em Morrinhos, no Sudoeste de Goiás. Depois, Rosália e seus companheiros ciganos acabaram fincando péem São Paulo e dominaram um bairro inteiro, onde o que dizem é lei e pronto.
Sobre o Autor
Jacinto Guerra: JACINTO GUERRA, mineiro de Bom Despacho, é autor de ensaios e biografias como o JK-Triunfo e Exílio-Um estadista brasileiro em Portugal, além de outros livros, entre os quais O gato de Curitiba - crônicas de viagem e outras histórias, editados pela Thesaurus, em Brasília.< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Feira traz a Poços de Caldas a inquietação da literatura contemporânea, por Chico Lopes.
Os anos passam e vamos ficando cada vez melhores, por Carol Westphalen.