Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Conrad Rose


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

ESTRANHEZAS

por Conrad Rose *
publicado em 25/11/2005.

Junção de Lívia Santana e Conrad Rose

Amantes e celulares não combinam lá muito bem. Esses aparelhos exercem um estranho efeito sobre os apaixonados, transformando-os. Normais e pacatos companheiros podem conduzir-se ao delírio extremo, algo como bolero com cuba libre na solidão às quatro da manhã; ou mesmo uma das partes rasgar-se em prantos - até em público! - e desejar a morte. Sua, do amor da sua vida ou de terceiros. Tudo por uma simples ausência de notícias.

Se o barulho ao fundo não condiz com o esperado: maldito seja! Começa logo o interrogatório que quase sempre conduz à briga. Caso o outro lado ofegue ou sussurre: ou é descaso, ou - bem pior - assunto escuso a ser investigado. Três mais no questionário. E se porventura não atender(?), aí vira censo em avalanche...

- Amô-or.. Amo muito você, tá? Liga pra mim, meu bem. Um milhão de beijos. Tchau! - gravou Débora, dengosa em piscadelas, na secretária do infeliz.

Duas horas e nada... Ela insiste da mesa de massagem, com máscara de pepino no rosto...

- Humberto. Amor, onde você está?... Tô com saudade... E quero contar uma coisa... Sabe, no verão eu queria ir... - um bipe rompe - Ai, beijo, tchau! - despediu-se aos ares.

Mais uma hora... Da sauna seca...

- Amor, ainda quero falar com você. Não esquece de me ligar, tá? Um beijo! - cravou Débora alimentando estranhezas.

Quarenta minutos... Do cabeleireiro...

- Humberto, tô ficando preocupada. Tá tudo bem? Por favor, me liga, tá? Beijo. - nos solavancos de quem lacrimeja.

Meia-hora... Do chinês no shopping...

- Amor, você não tá querendo falar comigo? Tá me evitando? O que aconteceu? O que eu fiz? Liga, tá? - um pé na histeria.

Vinte minutos... Sapato novo...

- Beto! - suspiro - Se tem algo errado entre a gente, vamos conversar, meu amor... A gente pode resolver tudo, não é? - fez ela trepidando o calçado inédito, o maior salto que havia na loja.

Dez minutos... Samba-canção embrulhada pra presente... Numa mão sorvete de casquinha, noutra o aparelho... Débora a cantarolar:

- Adivinha o que eu comprei pra você-ê... Tem presente pro Bé-tô... adivi-nha... - e na gangorra do distúrbio bipolar: - Seu cachorro nojento bandido miserável! - brado: - Eu mato você!

Cinco minutos... milk-shake...

- Amorzão?!... Desculpa, tá? Quero atrapalhar, não. Beijo. - aos soluços.

Desliga e liga novamente...

- Quem é a vadia que está com você, Humberto? Eu sei que tem uma vadia! Aposto que estão rindo de mim agora. Ela é melhor que eu? - psicótica. - Eu acabo com vocês dois.

Humberto largou o celular no painel do carro e foi bater bola com os amigos. Depois cerveja e recordações. Sentira falta alguma do aparelho, até retornar ao veículo. Quinze mensagens: treze da namorada e duas da mãe. Estas tiveram preferência e alertavam que Débora estava ligando para hospitais e delegacias à cata do desaparecido, quiçá defunto. Então, ouviu a última da descontrolada:

- Tá tudo acabado entre nós! Espero que você morra! Ou melhor, vou me matar e você vai morrer de culpa, bem devagar!

Ele apagou todas as outras sem ouvir. Olhou pro telefone durante segundos e acabou largando o encosto pra fora do automóvel, pela janela. Foi ao encontro de Débora.
Blim-blom...
Ela girou a maçaneta trêmula e na pior das aparências. Pálpebras inchadas e nariz avermelhado.

- Onde é que você tava?
- Jogando futebol e tomando cerveja.
- E por que não me ligou?
- Perdi meu celular. Sumiu. Desapareceu.
- Ai. Eu fiquei tão preocupada, Beto... Que bom que você tá bem!

Abraços e beijos.

Humberto dormiu por lá. Empenhou-se em sossegar a namorada, que saiu cedo pra trabalhar. Sozinho na cama, ele divagou sobre possíveis enredos que fizessem Débora desejar a morte. Desta feita foram suas as estranhezas e tanto ruminou que concluiu: Débora o traía. Sondou gavetas e saiu dali disposto a botar detetive atrás dela.

Sobre o Autor

Conrad Rose: Conrad Rose é um escritor paranaense que observa o comportamento humano e brinca com sua paisagem. Atualmente ministra oficinas de criação literária em Santa Teresa, bairro do Rio de Janeiro.

Email: conradrose@hotmail.com

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


De Paris a Bom Despacho – a poesia universal de Itamar de Oliveira, por Jacinto Guerra.

Talvez, por Pablo Morenno.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos