Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Pablo Morenno


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A ALMOFADINHA DE CARIMBOS

por Pablo Morenno *
publicado em 24/06/2005.

Tenho sido por duas semanas, nas férias de meu colega, secretário de audiências interino na Justiça do Trabalho. Novas tarefas exigem adaptação, um habituar-se ao inusual. Entender a dinâmica de iniciais, prosseguimentos, sumaríssimos, manter-se atento, conhecer os códigos de autotexto, ouvir testemunhas e partes, mentiras, verdades, ajustar-se ao estilo do juiz e, de vez em quando, sair atrás de uma almofadinha de carimbos.

Adaptei-me com relativa rapidez e sem estresse às diferentes rotinas de minha atividade. Gosto da escrita, das palavras, a despudorada cópula das letras gerando sentidos. Ler e escrever é um essencial direito humano. Saber ler e escrever é condição de humanidade, de inserção no mundo, de afirmação de dignidade e cidadania. E o computador ajuda muito: foram-se os “digo” das máquinas manuais, erros de ortografia e concordância aparecem realçados, páginas e páginas de texto florescem na tela por um toque. Sou um privilegiado. Este escrevinhador de audiências tornou-se herdeiro de anos de tecnologia. Só não tenho me adaptado ao constrangimento que me rói e me dói todas as vezes que preciso sair em busca de uma almofadinha de carimbos. É um constrangimento triste, uma indignação com não sei o quê. Eu, um-quase-colega-de-paulo-coelho, procurando uma almofadinha de carimbos depois destes anos todos de história da escrita, do computador, o ato de escrever assessorado de tantos recursos. Não consigo me conformar.

Do sexto ao primeiro milênio antes de Cristo, entre o Tigre e o Eufrates surgiram os pictogramas. Sacos de grãos e cabeças de gado eram contados e registrados em tábuas de argila. Os escribas eram venerados como sacerdotes e recebiam excelente remuneração.

Entre 3250 e 1950 a.C. através dos sumérios surge a escrita cuneiforme. Utilizando-se de estiletes gravavam figuras sobre tábuas de argila.

Os egípcios, por volta de 3.200 a.C., com ideogramas figurativos dão início à escrita hieroglífica.

Entre 3000 e 146 a.C., surge o alfabeto latino originado de um sistema de escrita modificado pelos gregos, anteriormente criado pelos fenícios.

Entre 2600 e 1450 a.C., os cretenses utilizam-se de dois tipos de escrita pictográfica em placas de barro.

Em 1750 a.C., arianos usam formas geométricas em gravuras, cerâmicas e edificações.

Entre 1728 e 1513 a.C., o rei amorita Hamurabi da Macedônia adota a restauração de templos e transcrição de obras históricas literárias para o acadiano. Surge o Código de Hamurabi, mais antigo conjunto de leis penais da história.

Por volta de 1600 a.C, os chineses inventam o papel. Nele registram em ideogramas sua personalíssima literatura.

Ancestral de maias e astecas, a civilização olmeca, em 1300 a.C., ascende à hegemonia no golfo do México. Utilizam a escrita pictográfica.

Encurtando a história. Em 1455 Gutemberg inventou a prensa, em 1713 surgiu a máquina de escrever e, em 1936, Alan Turing publicou os primeiros estudos que levaram à invenção do computador onde escrevo.

Em 2005, procuro desesperadamente uma almofadinha de carimbos para que um homem ou uma mulher analfabetos possam deixar sua digital na ata de audiência. Esta é minha tarefa mais difícil, me rói e me dói!

Sobre o Autor

Pablo Morenno: Pablo Morenno nasceu em 21.05.1969, em Belmonte, SC, e mora em Passo Fundo, RS. É licenciado em Filosofia e bacharel em Direito. Também é professor de Espanhol em cursinhos pré-vestibular, músico e servidor público federal do Tribunal Regional do Trabalho/4ª Região, e pinta nas horas vagas. Escreve uma coluna semanal de crônicas no jornal O Nacional, de Passo Fundo RS, e Nossa Cidade de Marau-RS. Colabora com os jornais Zero Hora, Direito e Avesso, e com sites de leitura e literatura. É Membro da Academia Passofundense de Letras, ocupando a cadeira cujo patrono é Érico Veríssimo. Como animador cultural e escritor, participa de projetos de leitura do IEL- Instituto Estadual do Livro do RS e de eventos literários no Rio grande do Sul e Santa Catarina. Com suas palestras interdisciplinares e descontraídas, utilizando-se de histórias e da música, conversa com crianças, jovens, pais, professores e idosos sobre a importância da leitura e da arte na vida.

Livros publicados: POR QUE OS HOMENS NÃO VOAM? Crônicas, WS Editor e MENINO ESQUISITO, Poesia Infantil, WS Editor. Contato com o Autor: Pablo Morenno

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Amós Oz transforma as suas memórias em boa literatura, por Moacyr Scliar.

Um país de não-leitores, por Manoel Hygino dos Santos.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos