Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Efraim Rodrigues


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A memória de Thoreau

por Efraim Rodrigues *
publicado em 20/09/2004.

Há 150 anos, um aluno de Harvard abandonou sua casa em Concord -MA, uma pequena cidade nas vizinhanças de Boston, para ir morar à beira de um lago, alguns quilômetros distante. A casa dele não era, como você talvez esteja pensando, uma mansão. Muito pelo contrário, era uma choupana minúscula, com uma pequena lareira, uma escrivaninha e uma cama.

Apesar de aparentemente banal, este ato revestiu-se de um enorme significado filosófico e cultural nas décadas seguintes, para várias gerações de ambientalistas.

Thoreau pregava a simplicidade em uma hora em que tudo estava se complicando. Pregava a natureza quando tudo era artificial.

Mas como tudo era artificial há CENTO E CINQUENTA ANOS ? E agora é o que?

Por incrível que pareça, hoje a vida é menos artificial do que naquela época naquela região dos Estados Unidos, porque apesar do telefone celular e impressora laser, hoje nós valorizamos mais o natural. Na época de Thoreau, a cobertura florestal da Nova Inglaterra era a menor de toda a sua história, depois só fez crescer. Mesmo para nós que moramos longe da Nova Inglaterra, a natureza é hoje algo pelo qual as pessoas estão dispostas a pagar. Uma casa com gramado, silêncio e uma bela vista, custa mais caro.

Thoreau
foi o primeiro crítico do sistema que nos força a trabalhar insanamente para comprar coisas que não são exatamente necessárias. A sua simplicidade ia a ponto de limitar até os livros que possuía. Uma estante de dois metros (sete pés) de comprimento, nem mais, nem menos. Este era seu lema.

A contabilidade dos gastos para construir sua choupana no lago Walden foi cuidadosamente descrita no livro que leva o mesmo nome. A mensagem é que dá para viver com bem pouco.

Os efeitos da simplicidade de Thoreau não se resumem ao indivíduo. Quando cada um viver mais simples, com menos carros, embalagem, papel e plástico, todos vão poder viver melhor.

O meu caminho se cruzou com o de Thoreau várias vezes. Na primeira delas, quando eu fui apresentado a ele, eu achei a estória toda meio supervalorizada. Afinal, o cara saiu de casa e construiu um barraco a dois quilômetros de casa. E daí ?

E daí que os hippies só iriam aparecer cento e tantos anos depois !

Thoreau já vivia, 150 anos atrás, de um modo que ainda hoje a maioria das cabeças não consegue alcançar. Gaste menos, viva para o que realmente faz sentido e seja mais feliz.

O meu caminho se cruza com o de Thoreau todo mês, quando recebo meu salário. Thoreau escreveu um livro chamado desobediência civil, em que prega que o indivíduo não precisa obrigatoriamente fazer parte do estado. Como se as pessoas virassem para o governo e falassem; - Eu não pago imposto, mas vocês também não me dão nada. Que tal ? A bem da verdade, já vivemos esta situação. Só falta deixarmos de pagar o imposto. E foi exatamente o que ele fez. Foi preso por causa de uns poucos dólares e lá ficou. Teimou tanto que um amigo acabou pagando, mas sob protesto.

A última vez que o meu caminho cruzou com Thoreau foi uns anos atrás, quando eu visitava o lago Walden, a choupana , o museu e tudo mais. Fazia um calor medonho, grudento e pastoso. Não tinha o que beber, e eu sonhava com uma melancia gelada. Uma melancia gelada, alí ? Espere sentado…

Dois minutos depois, passa um pessoal com um megafone:

- Grande festival Thoreau ! Venha comer melancia gelada de graça e fazer uma homenagem a memória de Henry David Thoreau ! Parece coisa de filme, mas eu juro que é verdade !

A memória de Thoreau tem muito a ver com as melancias que ele plantava no verão da nova Inglaterra e doava para as pessoas no começo do outono.É um ato simples, mas que faz a diferença.

Sobre o Autor

Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Trovão na viola, por Leonardo Teixeira.

Antenas da raça, por Noga Lubicz Sklar.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos