Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Henrique Chagas


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

São Miguel, Patrimônio da Humanidade

por Henrique Chagas *
publicado em 25/08/2002.

A mais importante ruína missioneira existente no Rio Grande do Sul é a Igreja de São Miguel Arcanjo, a mais bem preservada de todo o conjunto missioneiro e que passou, anos atrás, por um grande reforço estrutural - a sua fronteira e a torre estavam com uma inclinação acentuada e corriam o risco de desabar.

Em dezembro de 1983, juntamente com San Ignácio Mini, na Argentina, a igreja de São Miguel foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Com isso, São Miguel das Missões tornou-se também palco de grandes eventos, iniciando com a apresentação do tenor José Carreras, em 1997.

Consta que a construção foi iniciada em 1735 e encerrada dez anos depois, sob a condução do arquiteto italiano João Batista Primolli, o mesmo que também construiu San Ignácio Mini, anos antes. A igreja, toda em estilo renascentista, possuía três naves com cinco altares dourados e cobertos de imagens de santos, em pedra e madeira, todas talhadas pelos próprios índios.

Tanto essa igreja, como as de San Ignácio Mini, na Argentina e Trinidad, no Paraguai, foram construídas com grandes blocos de pedras, alguns com até mil quilos, assentadas uma sobre a outra, graças a um recorte muito bem feito (e sequer existiam guindastes ou tratores naquela época, muito menos na América do Sul).

Ao lado direito da fronteira da igreja de São Miguel, está a torre, com 25 metros de altura, onde originalmente havia cinco sinos, um dos quais, com mil quilos, está no museu existente nas ruínas. Esse e os demais sinos podem ter sido fundidos na redução de São João Batista (ruínas encontram-se no Município de Entre-Ijuís/RS), próximo dali, onde se instalou a primeira fundição da América Latina.

A mil metros dali foram descobertas nos últimos anos as fontes de abastecimento de água (fonte missioneira). A área construída da redução deveria ter ao redor de seis hectares, a maior parte dos quais, no entanto, cobertos pela terra, existindo, sobre eles, diversas construções comerciais e públicas. No subsolo de São Miguel encontra-se um desconhecido, mas certamente importantíssimo patrimônio arqueológico.

Tão logo chegamos em São Miguel das Missões nos instalamos na Pousada das Missões, bem próximo às ruínas; e dali, visitamos Santo Ângelo/RS (58 km) (com a sua majestosa catedral, o museu, o Memorial da Coluna Prestes, Monumento ao Índio Sepé Tiaraju), as ruínas de São João Batista (Entre-Ijuís/RS), as ruínas de São Lourenço Mártir, em São Luiz Gonzaga/RS (54 km). Na região das Missões, além da cultura missioneira e do patrimônio histórico, o visitante se encantará com a cultura gaúcha, com o chimarrão e com o churrasco de chão, que são oriundos da cultura guarani.

O sangue guarani ainda corre vivo nas lendas, na linguagem, na medicina de ervas, nas cuias e sacas de mate que ganharam importância econômica em todo o Sul. E, principalmente, no fato de a criação de gado introduzida pelos jesuítas ter se tornado básico na economia gaúcha. Esta herança realimenta hoje as pesquisas científicas, a literatura e as canções, o teatro, cinema e as artes plásticas. É uma das raízes da cultura regional gaúcha, que faz parte da variedade de culturas que integram a identidade brasileira (HC)

Estamos no Portal da Viagem, da ABRIL.COM
Faça um passeio virtual pelas ruínas guaranis


Leia Mais

1 - República dos Guaranis - Co yvy oguereco yara , por Henrique Chagas.
2 - São Miguel, Patrimônio da Humanidade , por Henrique Chagas.
3 - Misiones: no lado argentino , por Henrique Chagas.
4 - O CAMINHO DAS MISSÕES , por Henrique Chagas.
5 - CRUZ MISSIONEIRA , por Henrique Chagas.
6 - Serviço - Para saber mais sobre as Missões Jesuíticas , por Henrique Chagas.

REPERCUSSÃO DA MATÉRIA



Sobre o Autor

Henrique Chagas: Henrique Chagas, 49, nasceu em Cruzália/SP, reside em Presidente Prudente, onde exerce a advocacia e participa de inúmeros eventos literários, especialmente no sentido de divulgar a nossa cultura brasileira. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1984. Estudou Filosofia, Psicologia e Direito, com pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e com MBA em Direito Empresarial pela FGV. Como advogado é procurador concursado da CAIXA desde 1992, onde exerce a função de Coordenador Jurídico Regional em Presidente Prudente (desde 1996). Habilitado pela Universidade Corporativa Caixa como Palestrante desde 2007 e ministra palestras na área temática Responsabilidade Sócio Empresarial, entre outras.

É professor de Filosofia no Seminário Diocesano de Presidente Prudente/SP, onde leciona o módulo de Formação da Consciência Crítica; e foi professor universitário de Direito Internacional Público e Privado de 1998 a 2002 na Faculdade de Direito da UNOESTE, Presidente Prudente/SP. No setor educacional, foi professor e diretor de escola de ensino de 1º e 2º graus de 1980 a 1984.

Além das suas atividades profissionais ligadas ao direito, Henrique Chagas é escritor e pratica jornalismo cultural no portal cultural VerdesTrigos (www.verdestrigos.org), do qual é o criador intelectual e mantenedor desde 1998. É jurado de vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

No BLOG Verdes Trigos, Henrique anota as principais novidades editoriais, literárias e culturais, praticando verdadeiro jornalismo cultural. Totalmente atualizado: 7 dias por semana.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Terrorismo Internacional: Fundamentalismo Religioso e Globalização, por .::. Verdes Trigos Cultural .::..

Corpo Extenso, por Pablo Morenno.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos