Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Henrique Chagas →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Gênesis 1.2 - O vento inspirador
por Henrique Chagas
*
publicado em 23/05/2004.
" 1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 E a terra era vã e vazia, e (havia) escuridação sobre a face do abismo, e o espirito de Deus se movia sobe a face das águas..."
Bereshit bara Elohim et hashamayim ve´et ha´arets. Veha´arets hayetah tohu vavohu vechoshech al-peney tehom veruach Elohim merachefet al-peney hamayim.
Por zilhões de anos, desde o princípio, a terra permaneceu deserta, vã, vazia e na escuridão e o vento de Deus pairava sobre as águas. Não se trata aqui do Espírito Santo de Deus e nem de seu papel na criação, pois esta será fruto da "Palavra" de Deus (Vayomer Elohim yehi-or vayehi-or.) Trata-se do vento (ruach) de Deus, o seu sopro, o hálito de sua boca que paira sobre a criação como um alento, colocando o caos em harmonia (Is. 42.5).
Is. 42.5. "Assim diz Deus, Iahweh, que criou os céus e os estendeu, e fez a imensidão da terra e tudo o que dela brota, que deu o alento aos que a povoam e o sopro da vida aos que se movem sobre ela".
Creio que o sopro criador, desde o surgimento das estrelas, inspira a criação e a evolução do Universo. Ele paira sobre "às águas" (das nebulosas às florestas), permanece vivo e inspirando novas criações, novas descobertas e um novo desabrochar de vida. Confio nesse espírito criador como inspirador de arte, de estética, de lucidez, de harmonia ao caos e creio que permanece para todo sempre como o renovo de cada dia. Essa constatação não é privilégio de povos que receberam a Palavra. Está na consciência coletiva dos povos e nos arquétipos que herdamos desde o Principio.
Até mesmo a cultura indígena dos guaranis, muito antes do contato com outras civilizações, já criam no vento inspirador. Sempre clamaram que sobre eles soprassem o Arakuaa, o mesmo vento ruach da criação do mundo, e que neles despertassem a paixão e o amor pela vida. Nossos ancestrais indígenas acreditavam que Arakuaa é a energia cósmica que ultrapassa a materialidade das coisas. É muito mais do que a soma das plantas, dos animais e das pessoas, trata-se do verdadeiro Espírito que dá graça à vida e ao mundo.
Creio que o Arakuaa é o hálito, o sopro, o fruto do imenso amor do Deus Criador, que por muito amar, criou o mundo e tudo o que nele existe. Li nos livros que o mundo surgiu a partir de uma enorme explosão, da evolução das nebulosas ou até mesmo da existência de um universo eterno, mas nossos antepassados guaranis kaiovás sustentavam que o princípio ativo do universo é Jasuká, a origem e o renovo de tudo, inclusive do vento Arakuaa ou do vento ruach que paira sobre às águas.
Por isso, creio que devemos estar sempre em comunhão e abertos ao Jasuká, o motor e energia de tudo. Jasuká nos dá vida e nos recompõe; algumas pessoas são refeitas a tal ponto por Jasuká que ficam sempre novas, não envelhecem (mesmo que o corpo apodreça, ermanecem jovens e criativas). Veja bem, o ventre de uma mulher também é chamado pelos guaranis de Jasuká, pois é dela que surge a vida, assim como os mantimentos e toda comida são guardados no jacá, um pequeno balaio feito de bambu, que é uma derivação do nome Jasuká.
Jasuká é o ELOHIM dos indígenas guaranis
"Abra o seu coração e a sua mente. Coisas novas vão acontecer em sua vida, pois o vento inspirador paira sobre a a criação há zilhões anos e continuará por todo o sempre". (Henrique Chagas)
Sobre o Autor
Henrique Chagas: Henrique Chagas, 49, nasceu em Cruzália/SP, reside em Presidente Prudente, onde exerce a advocacia e participa de inúmeros eventos literários, especialmente no sentido de divulgar a nossa cultura brasileira. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1984. Estudou Filosofia, Psicologia e Direito, com pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e com MBA em Direito Empresarial pela FGV. Como advogado é procurador concursado da CAIXA desde 1992, onde exerce a função de Coordenador Jurídico Regional em Presidente Prudente (desde 1996). Habilitado pela Universidade Corporativa Caixa como Palestrante desde 2007 e ministra palestras na área temática Responsabilidade Sócio Empresarial, entre outras.É professor de Filosofia no Seminário Diocesano de Presidente Prudente/SP, onde leciona o módulo de Formação da Consciência Crítica; e foi professor universitário de Direito Internacional Público e Privado de 1998 a 2002 na Faculdade de Direito da UNOESTE, Presidente Prudente/SP. No setor educacional, foi professor e diretor de escola de ensino de 1º e 2º graus de 1980 a 1984.
Além das suas atividades profissionais ligadas ao direito, Henrique Chagas é escritor e pratica jornalismo cultural no portal cultural VerdesTrigos (www.verdestrigos.org), do qual é o criador intelectual e mantenedor desde 1998. É jurado de vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Portugal Telecom de Literatura.
No BLOG Verdes Trigos, Henrique anota as principais novidades editoriais, literárias e culturais, praticando verdadeiro jornalismo cultural. Totalmente atualizado: 7 dias por semana.
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Modernidade (4. Comunicação), por André Carlos Salzano Masini.
Em homenagem àqueles que defendem a justiça e o direito., por Fahed Daher.