Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Rubens Shirassu Júnior →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Velho Sábio
por Rubens Shirassu Júnior
*
publicado em 22/02/2004.
Na vida real, o arquétipo do Mentor pode ser relacionado aos nossos pais, que nos dão conselhos, muitas vezes baseados em suas próprias experiências, que usaremos ao longo de nossas vidas. É por isso que muitos heróis buscam nos mentores um substituto para a figura do pai, que não desempenha um papel que preencha suas necessidades satisfatoriamente. Em Guerra nas Estrelas (Star Wars, IV - Uma Nova Esperança), de George Lucas, o Mentor aparece na figura de Obi-Wan-Kanobi. Ele encontra Luke Skywalker no primeiro ato e encontro do filme e lhe dá um "presente": o Sabre de Luz, uma espada luminosa que pertencera ao seu pai. A seguir, explica ao nosso herói sobre a Força e sobre cavaleiros Jedi. Posteriormente, ensina-o como usar e dominar a Força, treinando-o para ser um verdadeiro cavaleiro Jedi e lutar contra as forças do mal (Darth Vader). Obi-wan torna-se um pai para Luke, uma vez que o garoto não conhecia o pai biológico e morava com os tios em uma fazenda em Tatooine, até serem mortos por forças do Império.
Como arquétipo flexível o Mentor pode se manifestar em vários personagens ao longo da história, pois os arquétipos não se resumem a um personagem e sim a uma função que ele desempenha. Por ser um papel fundamental para uma boa história, os mentores fornecem aos heróis: motivação, inspiração, orientação com treinamento e presentes para a jornada. Todo herói é guiado por alguma coisa, e uma história que não reconheça isso e não deixe um espaço para esta energia estará incompleta. Quer se exprima como personagem concreto, ou como um código de conduta interno, o arquétipo do Mentor é uma poderosa arma nas mãos do escritor.
Sobre o Autor
Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.
Contato: jrrs@estadao.com.br
Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
ESTRANHEZAS, por Conrad Rose.
Plutão, um ex-planeta, por Terezinha Pereira.