Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Chico Lopes


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Um ano feliz nas locadoras: da tragédia de Wright à leveza de Mankiewicz

por Chico Lopes *
publicado em 09/06/2008.

Para os leitores que acompanham meus comentários sobre filmes por aqui, ressalto que 2008 está sendo um bom ano para quem gosta de cinema mais adulto e prefere se ater ao que encontra em DVDs nas locadoras. A safra dos indicados e premiados do Oscar 2008 é de qualidade excepcionalmente alta. E, quando se vê alguns filmes preteridos em favor de coisas apenas medianas/boazinhas, recebendo menos estatuetas ou nenhuma, mas infinitamente melhores, esquece-se a injustiça inevitavelmente mundana e publicitária das premiações e lava-se a alma.

JOE WRIGHT E A EXPIAÇÃO - "Desejo e reparação", com sete indicações ao Oscar e vencedor apenas com a trilha sonora de Dario Marianelli, chega às locadoras precedido por tantos elogios e comentários que poderá desapontar quem espera um melodrama ao gênero romântico/espetacular com muitas lágrimas, cenas de guerra bem acadêmicas etc.

Se é o caso do leitor, saiba que filme passa por isso, mas não é isso. Em alguns momentos, poderia cair nesse gênero, que nos últimos anos voltou à popularidade devido à habilidade do falecido diretor Anthony Minghella (de "O paciente inglês" e "Cold mountain"). Mas no conjunto é decididamente superior, muito mais corajoso e bonito.

O que o redime é exatamente o inusitado de seu realismo, bem como o inusitado de mexer com tabus do cinema comercial (a participação de Vanessa Redgrave faz uma diferença fundamental e o que ela enuncia é extraordinariamente forte). Em geral, roteiros de embocadura trágica (e este trata do mal irremediável que as pessoas podem fazer umas às outras) são amaciados em favor do público e da indústria, mas não é de modo algum o que acontece aqui.

Tudo funciona. O famoso plano-sequência da chegada dos britânicos à praia francesa na Segunda Guerra é deslumbrante, clássico e necessário, dando a pintura exata do pesadelo, da alucinação absurda que a guerra é na cabeça do herói, não bastasse ele já estar supliciado pela injustiça sócio/policial que sofrera e só sonhando com voltar aos braços de sua amada.

Joe Wright, que fizera com rara beleza e perícia "Orgulho e preconceito", usa Keira Knightley (Cecília Tallis) pela segunda vez, e muito bem (ela está mais sensual e bonita, e seu vestido verde na noite fatídica é algo que não sairá da lembrança dos espectadores; tem tanta vida e força quanto o vermelho usado por Bette Davis, em "Jezebel", que parecia escarlate mesmo num filme em preto e branco!). JamesMcAvoy é surpreendente, muito convincente como Robbie, banhado pela luz e pelo tormento de sua paixão.

Mas o filme é melhor e mais anticonvencional, de fato, em sua primeira parte, com a menina Saoirse Ronan iluminada no papel de Briony, centro de toda a trama. A fotografia, de Seamus McGarvey, é muito bonita. E é um achado Marianelli ter colocado os sons da máquina de escrever como complemento à música da trilha.

Um filme que se vê gratificado, com a sensação de que o grande Cinema - sempre muito perto da verdadeira vida - não acabou, e há muito que esperar de Joe Wright.

SOMBRAS DO IRAQUE - Tommy Lee Jones, que fez um papel infeliz e insosso como o xerife de "Onde os fracos não têm vez", se redime em "No vale das sombras", em que está realmente extraordinário.

Dirigido por Paul Haggis, de "Crash", ele é senhor do filme todo, tanto que Susan Sarandon, outro grande nome do elenco, no papel da esposa dele, faz pouca coisa, e limita-se a desabar em prantos quando chega a notícia da perda do filho único. A dor de Jones, mais impassível, ao dar a notícia à mulher por telefone, talvez nos desespere mais ainda, porque ele é supremamente contido, e adivinhar o tumulto interior que vai sob aquela cara duríssima e expressiva gera uma cumplicidade muito maior no espectador.

Ele é um militar veterano e cansado cujo filho, que serve no Iraque, ao voltar para casa, não dá as caras em casa: desapareceu. Ele começa, com a ajuda de uma policial (Charlize Theron, sempre fazendo o tolo esforço de parecer menos linda para parecer atriz mais séria), uma investigação que trará à tona uma série de realidades aterradoras. De repente, a guerra do Iraque não é mais ocasião para demonstrar aquele heroísmo machão que ele cultiva ingênua e honestamente, e que sua mulher, com razão, critica - pode ser bem outra coisa, mais absurda e sinistra.

As revelações, nesse filme, dão mais calafrios que muitas de filmes de terror. Entre elas, estará a razão pelo qual seu querido filho é conhecido, entre os soldados, como "doutor". E o final, quando Jones faz com a bandeira norte-americana um gesto muito significativo, é também muito forte.

MACHÕES ILUMINADOS - Os que gostam de faroestes gostam precisamente pelas razões que outros os detestam: filmes em geral rudes e másculos, com pouco sentimento e muita ação, e aquela coisa de brutos que se admiram e competem entre si de um modo apaixonadamente misógino que já foi satirizada e parcialmente desmistificada por "Brokeback mountain" (era admiração e macheza demais para não ser também amor).

O gênero, claro, é muito mais que isso - Borges lembra que o "western" salvou o épico para o público do século XX - e, para mim, é particularmente satisfatório em sua forma mais clássica, com todos os ingredientes se repetindo e com os clichês ganhando renovação sob efeito de diretores atualizados e inteligentes.

Clint Eastwood fez "Os imperdoáveis" com beleza e agora James Mangold oferece "Os indomáveis", com Russell Crowe e Christian Bale, remake de "Galante e sanguinário", velho western de Glenn Ford. Não é tão grandioso, artisticamente falando, como o filme de Eastwood, mas é muito bem feito e competente. Crowe e Bale estão excelentes nessa história que é, basicamente, a relação eternamente ambígua, de ódio, dependência, admiração, afeto, respeito, honra, entre um bandido irrecuperável e um rancheiro decente que precisa levá-lo preso (pela recompensa, vital para a sua sobrevivência, e a de sua família) a determinado trem (para Yuma, no título original).

Para não faltar provocação, já que o filme é atual, Ben Forster, ator pouco conhecido, faz o sujeito que admira seu chefe (Crowe) de um modo bem duvidoso (embora não se force a barra, quando grita "boss, boss", para cá e para lá, vê-se que aquilo é paixonite). A história é tensa, o roteiro bem amarrado, tudo funciona muito bem para quem gosta do gênero. Para não se perder.

SEM BOIS DIGITAIS - Tendo visto o recente "Os indomáveis", tive vontade de voltar a ver faroestes clássicos, e loquei "Rio Vermelho", de Howard Hawks, que eu não conhecia. É de 1948, e um filme tão coberto de elogios e referências que não vê-lo é quase um pecado mortal na vida de um cinéfilo.

E que filme, santo Deus! Eastwoods e Mangolds que me perdoem, mas fazer faroestes como Ford e mesmo Hawks, jamais será possível outra vez. A poesia, mesmo em meio a machões dos mais empedernidos, a couro de boi, poeira, lágrimas e suor de cavalo, está lá, naquele modo de narrar tão fluente e aparentemente despreocupado que Hawks tinha (o filme vai num ritmo tão tranqüilo e saboroso que vê-lo é como sentar-se em torno de uma fogueira e ouvir um contador de histórias dos mais simpáticos).
É a história de um homem que perde a mulher amada num massacre comanche e decide erguer suas terras num pedaço hostil do Texas, virando um grande rancheiro e proprietário de gado, com um filho adotivo. Obstinado, cabeça-dura até a paranóia, é um sujeito terrivelmente autoritário, mas tem coração... Ele é John Wayne e o adotivo, Montgomery Clift, em seu primeiro filme. Clift nasceu para aquele tipo de papel, com aquele olhar que dispensava palavras.

Esses dois estavam inspiradíssimos, ou Hawks é que "recebeu o santo" na direção? O certo é que a fama de obra-prima que o filme tem é inteiramente justificada. E, como coadjuvante, Walter Brennan, que com Hawks fez outros papéis memoráveis em "Onde começa o inferno" e "Uma aventura na Martinica", é o velhinho mais simpático, humano e cheio de vitalidade cômica de todos os faroestes.

É uma lição de Cinema, principalmente pra moçada, que hoje em dia vê "O senhor dos anéis" e "A bússola de ouro" e congêneres e se embasbaca com os efeitos visuais.

Em "Rio Vermelho", há o estouro de boiada mais famoso da história do Cinema, e aquilo é real, nenhum boi é digital, e a cena tem uma força épica muito maior que qualquer outra pirotecnia apresentada por "O senhor dos anéis", que, para mim (os fãs que me perdoem), é só um mastodonte soporífero.

TIERNEY E SEU DELICIOSO FANTASMA - O melhor da festa em locadoras se faz mesmo é no campo dos clássicos, que vêm saindo em DVD com regularidade e às vezes nos reservam surpresas maravilhosas. Uma delas é "O fantasma apaixonado", realizado em 1947 por Joseph L. Mankiewicz, o mesmo diretor de "A malvada".

Mankiewicz conta a história de uma viúva inglesa (Gene Tierney) que, deixando a família chata que lhe restou do marido (a cunhada e a sogra), decide morar sozinha (com a filha, Natalie Wood ainda pequenina) numa casa à beira-mar que a encanta. Um corretor a adverte para o fato de que a casa tem um fantasma, mas, mesmo assim, ela se instala. E o fantasma é um velho marinheiro (Rex Harrison), que vai se tornar é amigo e conselheiro dela.

A coisa assume aqueles ares paternalistas e sentimentais desse tipo de relação na Hollywood dos anos 40, mas Harrison é uma presença transgressora e erótica, ainda que velada pelas convenções. Quando ele dita suas memórias de "velho lobo do mar" para Tierney, o faz com palavrões que a deixam envergonhada. Numa boa cena, ela se recusa a escrever certa palavra, mas ele a exige, e ela a tecla - quatro letrinhas... (Pode-se imaginar qual é o palavrão, e a graça está é que "palavrão", em Inglês, é "four-letter Word", portanto, os que sabem Inglês, podem imaginar o que Tierney teclou...)

Na verdade, Harrison, macho-paca e cavalheiro, desperta a mulher que há em Tierney, uma viúva insatisfeita. Mas ela descobrirá um encanto masculino mais concreto é no muito vivo George Sanders, noutro de seus papéis de sedutor canalha, com aquela voz de cobra sussurrante. Tierney terá uma triste surpresa quando souber quem é ele de fato.

Uma delícia, e a fotografia, em preto e branco belíssimo, de Charles Lang, ganhou um Oscar. A trilha sonora é de ninguém menos que Bernard Herrmann, autor das trilhas mais famosas para Hitchcock, que cria uma atmosfera romântica e tensa para os devaneios de Tierney, curiosamente prenunciadora da atmosfera de "Um corpo que cai", a obra-prima de trilha sonora, a mais perfeita do Cinema, que faria em 1958 com o Mestre do Suspense.

Sobre o Autor

Chico Lopes: Chico Lopes é autor de dois livros de contos, "Nó de sombras" (2000) e "Dobras da noite" (2004) publicados pelo IMS/SP. Participou de antologias como "Cenas da favela" (Geração Editorial/Ediouro, 2007) e teve contos publicados em revistas como a "Cult" e "Pesquisa". Também é tradutor de sucessos como "Maligna" (Gregory Maguire) e "Morto até o anoitecer" (Charlaine Harris) e possui vários livros inéditos de contos, novelas, poesia e ensaios.

Mais Chico Lopes, clique aqui


Francisco Carlos Lopes
Rua Guido Borim Filho, 450
CEP 37706 062 - Poços de Caldas - MG

Email: franlopes54@terra.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Nascido no Inferno, por Abrão Slavutsky.

Procura-se estagiários, por Efraim Rodrigues.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos