Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Noga Lubicz Sklar


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Good guy, bad guy

por Noga Lubicz Sklar *
publicado em 12/12/2007.

"Naqueles clássicos westerns de antigamente", o Alan me explica, "era muito simples saber quem era bom, quem era mau, quem era mocinho, quem era bandido: bastava olhar a cor do chapéu." Como o próprio cinema da época, a realidade da vida era bem preto no branco, e todo mundo sabia o que era certo: aprendia em casa, na mesa do jantar com pai e mãe. Não mais. Estamos num período de convulsão generalizada de conceitos e, por mais que eu pense, tenho tido a maior dificuldade em manter firme uma opinião. Principalmente quando expresso a tal da opinião online, e sou logo contestada por uma enxurrada de comentários maldosos. É claro que me sinto mal com isso, vocês entendem. Me acostumei desde criancinha a ser criticada, considerada estúpida, e a fazer do comentário inteligente e inusitado uma arma de auto-defesa, usando a ironia como munição. Em outras palavras: a estabelecer uma relação dúbia com o comentário alheio, de amor e ódio misturados, quase sempre um vício, um veneno para o bem-estar.

O que me faz oscilar: em poucas horas posso ser inteligente e burra, esclarecida e ignorante, brilhante e idiota, liberal e preconceituosa, iludida e realista, informada e por fora de tudo. Não é à toa que às vezes termino o dia com uma tremenda dor de cabeça, e nos dois últimos, me acreditem, não houve analgésico que desse jeito nela.

A exibição exacerbada, que a sociedade conectada nos permite, nada mais é que uma lente de aumento sobre comportamentos que sempre existiram, mas nunca como hoje, claro, estiveram tão óbvios. Imaginem então o efeito de microscópio que a mídia exerce sobre o cotidiano, mais ou menos como aquele farol possante que varre à noite o território de uma prisão: expõe e confunde o prisioneiro em fuga. Com uma diferença: nessa prisão virtual que é o moderno desejo de notoriedade, ninguém quer realmente fugir, mas sim, ser exposto. Mesmo que isso resulte em alguma confusão. Falem mal. Mas falem de mim.

A mídia é voraz, sim, mas por outro lado, estamos sempre prontos a ser engolidos, mastigados, digeridos. Ou pior: nunca estamos prontos. Eu, pelo menos, descobri que não estou, e a única conclusão que estou apta a oferecer, em meu diálogo diário com o leitor, é a noção ampliada da minha própria ignorância. Já é alguma coisa. Pelo menos não finjo ser dona de nenhuma verdade e reconheço que a verdade muda, a certeza oscila, a insegurança impera. A não ser naquele pontinho insignificante, naquele momento ampliado e eternizado pela publicação, e que um instante depois de comunicado já não pode ser cancelado e fica ali, congelado e estéril e disfarçado de verdade absoluta.

O resultado de tudo isso eu espero que seja, eu gostaria que fosse, um estado permanente de debate e uma tolerância maior com o estado de perplexidade alheia.

Vivi tudo isso na carne esta semana, quando tive meu tão ansiado - e duramente batalhado - momento de celebridade. Infelizmente, pelos motivos errados. Não sei se agi corretamente, segundo os meus princípios, já que meus princípios foram desafiados durante o desenrolar do drama, da trama exposta, inicialmente, por um breve texto enviado por email que nem sequer atingiu seu objetivo maior: ser publicado em alguma cobiçada página de jornal, que afinal de contas, é o sonho de todo cronista. Mas me engano, erro mais uma vez. O texto atingiu, sim, e como!, seu objetivo maior, mesmo sem minha vaidosa assinatura: expor o estado de vulnerabilidade em que vivemos. E se meus excessos, ilusões e fantasias atropelaram, em algum momento, a pureza ideológica desta denúncia, peço desculpas, ou melhor: não devo desculpas a ninguém. Sou apenas um ser humano oscilando ao sabor ácido de suas incertezas, sustentado por uma certeza maior ainda: a mudança é a única constante, um clichê filosófico tão disseminado que buscando no google foi impossível encontrar sua origem.

Nestes últimos dias, falhei miseravelmente em apontar os vilões e os heróis do cotidiano, numa dúvida estúpida sobre quem é mais importante na defesa de nossos valores, e porque não dizer, da própria vida: a mídia ou a polícia. Pra falar a (minha e temporária) verdade, o chapéu tem mudado de cor, e de cabeça, com uma freqüência atordoante.

Sobre o Autor

Noga Lubicz Sklar: Noga Lubicz Sklar é escritora. Graduou-se como arquiteta e foi designer de jóias, móveis e objetos; desde 2004 se dedica exclusivamente à literatura. Hierosgamos - Diário de uma Sedução, lançado na FLIP 2007 pela Giz Editorial, é seu segundo livro publicado e seu primeiro romance. Tem vários artigos publicados nas áreas de culinária e comportamento. Atualmente Noga se dedica à crônica do cotidiano escrevendo diariamente em seu blog.

Para falar com Noga senda-lhe um e-mail ou add-lha no orkut.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


AS HORAS, por Lucilene Machado.

POR CAUSA DO PAPAI NOEL, por Urda Alice Klueger.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos