Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rodrigo Capella


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Sobra sexo em livro de cuiabano

por Rodrigo Capella *
publicado em 02/12/2007.

O filme francês Ils ("Eles"), dirigido por David Moreau e recém-chegado ás locadoras, é assustador. Uma verdadeira pancada no cérebro e mensagens subliminares percorrendo todas as cenas como se fizessem parte de algo maior. Uma história despretenciosa que tira qualquer um do sério e faz qualquer um ficar sério.

Na mesma linha de temática e proposta, com uma dose extra de requinte, o livro de contos 8ito, do cuiabano Danilo Fochesatto, também nos deixa inquieto, logo nas primeiras linhas: "uma chuva fina fazia do ar, ar rarefeito, ar cativante e úmido. Bocas-de-lobo gorgolejavam. Havia chovido. Com ímpeto".

A obra provoca e como; é um agito dos bons, com grande intensidade: ilustrações do contraste fraco e tenso, feitas por I. Bê Gomes, frases curtas e dinâmicas, além de uma essência toda mística, particular do autor e transposta para a obra. O lançamento de 8ito, com oito contos, ocorreu no dia oito de feveiro desse ano, ás oito da noite.

Ils também é místico, com pitadas de bruxismo e uma certa intelectualiade madura. As perseguições do filme, em território sombrio e teoricamente pacato, comparam-se ás viradas de página de 8ito. É como se o macho estivesse atrás de uma fêmia para acasalar. Página á página, o livro tem uma grande injeção de sexo, no bom estilo de putaria, característica presente nos livros da chamada geração 00, formada por jovens autores. Nesse jogo de elementos, poucos conseguem, entretanto, inovar e criar fundamentos tão irreverentes quanto Nelson Rodrigues fazia para sustentar cenas.

Fochesatto tem, portanto, méritos e leva o leitor ao orgasmo profundo: "o som das voluptuosas chupadas era alto, o que fez com que rapidamente os demais se assanhassem como uma colméia de vespas dopadas". Traços que, de relance, me fazem lembrar da poesia erótica da saudosa Hilda Hilst: "Um sol de diamante alimentando o ventre / O leite da tua carne, a minha Fugidia / E sobre nós este tempo futuro urdindo / Urdindo a grande teia".

Na obra do jovem escritor, observa-se, rapidamente, outros argumentos marginais, como preguiça e ira; aliás o livro todo é muito marginal, da concepção ao respaldo artístico, mesclando, em certos parágrafos, metalinguística pura com personagens caricatos. Esse é, sem dúvida alguma, o ponto alto da obra de Fochesatto e aparece em dois contos do livro, com destaque para "da esmiúça e da escaramuça".

Leia 8ito sem a pretenção de se envolver com a história; leia como se estivesse vendo a Playboy e batendo uma punheta. Aliás, sinto, ao terminar a obra, que a escrita do autor é despretenciosa, tornando-a fascinante. O segmento literário é, ainda, cheio de normas e de fórmulas. Rompê-las é sempre muito bom!

SERVIÇO: Para adquirir 8ito, de Danilo Fochesatto, entre em contato com A Fabrika (065-30230771)

Sobre o Autor

Rodrigo Capella: Escritor, poeta e jornalista, Rodrigo Capella nasceu em São Paulo, Capital, no ano de 1981. Publicou o primeiro livro, intitulado "Enigmas e Passaportes" (Forever Editora), em 1997, com apenas 16 anos. Em 2005, quase dez anos depois, o autor voltou ao cenário literário com dois lançamentos: "Como mimar seu cão" e "Transroca, o navio proibido", ambos pela Editora Zouk. Rodrigo Capella também publicou poemas em diversas antologias, entre elas "Diversos" (Andross Editora), "Ave Palavra" (Clube Amigos do Livro) e "Além da palavra" (Scortecci Editora). Em breve, Capella vai lançar "Rir ou Chorar, o cinema sentimental", obra que narra as aventuras do cineasta Ricardo Pinto e Silva. Esse livro vai ser lançado pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial, comandada por Rubens Ewald Filho.
Mais informações: www.rodrigocapella.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Herói Olímpico, por André Carlos Salzano Masini.

Santo de casa faz milagre, por Noga Lubicz Sklar.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos