Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Efraim Rodrigues


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Eles gostam das carecas

por Efraim Rodrigues *
publicado em 29/06/2007.

Na quinta-feira da semana que termina, o Departamento de Interior dos Estados Unidos retirou a Águia Careca da lista de espécies ameaçadas. Mesmo sendo um símbolo americano, em 1963 as águias carecas estavam reduzidas a 417 casais em reprodução. As águias comem principalmente salmão.

O DDT que está na água, o salmão acumula e a águia mais ainda. Os ovos com DDT não chocavam, e isto estava levando as águias à extinção. Que diferença faz, o nome do bicho não estar mais em um pedaço de papel ? A lista de espécies ameaçadas não é um papel. É um esforço conjunto de várias instituições americanas, que conseguiu elevar a população para 9789 pares.

Há muito que aprender com este exemplo. Com um pouco de cabeça e foco, é possível consertar muito do que foi estragado. E talvez seja mais fácil do que forçar uma espécie a viver fora de seu habitat e cercá-la de cuidados, como fazemos com nossa agricultura. No entanto, isto pode gerar atritos. Em 2005, por exemplo, uma incorporadora do distrito de Collier, Florida, destruiu um ninho de águia careca. Preço:US$ 356.125,00.

Este tipo de atrito é necessário para que conseguir que um predador exigente como as águias, convivam com 400 milhões de americanos com seus carros, ar condicionado e batata frita. Neste novo arranjo de gente e bicho (as águias já estiveram lá, mas os humanos não), cada um abre um pequeno espaço para o outro. Talvez a população de águias não chegue a ser o que era há 500 anos. E também, um ou outro humano irá à falência, a versão humana da extinção, se bulir com as águias. É possível fazer conviver desenvolvimento e águias careca. Na verdade, se os americanos consumissem como japoneses ou escandinavos, poderiam conviver com muito mais águias.

Também nesta semana que passou, eu cruzei o Parque Estadual do Morro do Diabo, onde morrem algumas onças por ano, nos seus dez Km de estrada. Há alguns anos, o MST e uma ONG fizeram passeata, bloquearam a estrada e até apareceu uma citação curiosa. A onça é amiga do MST, porque é uma sem-floresta. Barulhos à parte, e algumas inócuas placas de limite de velocidade, tudo está como antes.

Onças controlam a população de herbívoros, como veados e pacas, e estes controlam a população de plantas, árvores entre elas. Com muito herbívoro, a floresta têm dificuldades para se regenerar, porque cada plântula que germina, eles comem. Eu medi isto por anos. Quem quiser ver um predador de topo de cadeia, que vá para a terra do tio Sam.

Sobre o Autor

Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Atitude, por Tom Coelho.

Liberdade, Caráter, Escolhas e Destino Humano, por Ageu Heringer Lisboa.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos