Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Viegas Fernandes da Costa


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

As Mãos em Concha

por Viegas Fernandes da Costa *
publicado em 17/12/2006.

DESEJO

Quero o amor lambuzado, destes de rolar na terra molhada, na lama. E nossos corpos de amantes sempre tão limpos, porque corpos de amantes, ensaboados de vida. Quero este amor, contigo, agora, com néctar de amora, das frutas que caem maduras e se partem sobre nossas peles. Este amor escorregadio e doce com cheiro de campo, com sabor de vento. Apenas isto, este amor exposto ao céu e o dia como voyeur.

AS MÃOS EM CONCHA

As mãos em concha tomam tênue cabelo que se perdia sobre os lençóis, amarfanhados e ainda quentes. As mãos em concha... bebe do pêlo como se de joelhos suplicava preces à beira do córrego. E dorme o poema seu sono natural, nu, na cama e nos olhos deste que contempla o presente e aspira o perfume do desejo neste quarto tão cheio de história. Se brota dos lábios e lhe cai das mãos a palavra, não saberá responder; portanto, silenciamos o mesmo silêncio de ecos d’um templo gótico, respeitoso e grave, talvez, não fossem tão tenros olhos e a liberdade do corpo jovem, solto e adormecido, a pele fresca e abandonada ao prazer. A luta fora intensa!

As mãos em concha, ora juntas ao rosto, tocando brisa à pele, carinho e doçura; ora violentas e carentes, buscando seios e pernas. Estas mãos e este pêlo, que dizer? Roçam os rostos farfalhando pele a pele, boca a boca, como farfalhar de folhas ao sopro do vento. E estes olhos perdigueiros que ora se fecham em prazer incontido, repousam agora na memória da carne. Estas mãos e esta falta que faz o peso do corpo quente sobre o lado esquerdo do peito, onde descansou, extenuada. Por isso a busca nos labirintos amarfanhados dos lençóis; sob os dedos, úmidas lembranças abandonadas na textura do tecido. Para onde caminhou sua alva nudez silenciosa, que a pouco, adormecida, estirava-se de bruços sobre a cama?

DECLARAÇÃO

Silenciam palavras em mim, em constante pesadelo. Arranham minhas entranhas, escalam meu peito, desembocam na boca cerrada, que se cala. Os dedos palpitam desejos de dizerem-nas, mas a mão atrofia e o tempo se encarrega da arqueologia. Não estão mortas, como penso. Pátina na mobília, estão aqui agora, como o afresco na parede descoberto sob a tinta. E a pele se entrega como o livro que cai e se abre sobre a terra. Leia-me, apenas, tateando rugas e veias, neste braile de carne e vida.

SILÊNCIO

... este silêncio próprio do universo, este sacro silêncio que nos aproxima do divino... como os olhos que se encontram e entendem tudo.

RESPOSTAS

... porque chegaste como mar, a nuvem que eu era choveu em teu corpo e tornamo-nos um mesmo infinito.

... porque soubeste juntar todo pó que me espalhava, e ousaste unir-me, massa confusa, à beleza da tua história, somos hoje cordilheira.

... e porque teus olhos me confirmaram o que já diziam teus lábios e todo teu ser, que nos quedaste eternos.


MATEMÁTICA

Na matemática que mensura o amor, existe apenas o símbolo do infinito!

Sobre o Autor

Viegas Fernandes da Costa: Viegas Fernandes da Costa nasceu no município de Blumenau em 21 de fevereiro de 1977. Formado em História e professor de Humanidades no Colégio Metropolitano de Indaial, começou a escrever muito cedo. Poeta, contista, cronista e ensaísta, possui inúmeros trabalhos publicados na imprensa nacional e em antologias, detendo inclusive alguns prêmios literários. Viegas mantém também a coluna “Crônica da Semana”, distribuída para milhares de endereços eletrônicos em mais de uma dezena de países.

Site oficial = http://www.viegasdacosta.hpg.ig.com.br/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Os patetas-bandidos, por Airo Zamoner.

Da morte de Suzanne Pleshette e outras conversas entre sobreviventes, por Chico Lopes.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos