Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Urda Alice Klueger


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Neste ano, os ipês são apenas amarelos

por Urda Alice Klueger *
publicado em 21/10/2006.

Para J. G. B. de O.


É quase metade de agosto, e contrariamente a tantos outros anos, eu não estava sequer a lembrar que já era tempo de esperar pela florescência dos ipês.

Em outros anos, este tempo de agora, tempo de agosto, era o Tempo da Esperança, e a chegada das flores dos ipês era como uma alegoria, como algo altamente suntuoso que pusesse em movimento o mais fascinante dos maestros que, em traje de gala, passava a reger a mais suntuosa das orquestras, cheia de loucuras de corais e solistas, e esse maestro e essa orquestra de sonho traziam até meus ouvidos e meu coração o movimento final da Nona Sinfonia de Beethoven, que gosto tanto porque é a mais bonita de todas mesmo, pelo menos para mim, e a Esperança me envolvia com seus acordes e trazia no seu bojo os ipês florescidos de ouro, e então eu ficava a esperar um vôo de Passarinho que já não demoraria a voltar ao meu Hemisfério!

Ah! Como é doce, boa e gratificante a Felicidade! Quando era o Tempo da Esperança, a Felicidade vinha e me envolvia como um manto de arminho pode envolver em dia de neve, e a vida ficava perfeita, e cada fibra do meu corpo e da minha alma vibravam em uníssimo, e me permitiam sentir cada nuance dos rosas e azuis dos céus das tardes, e as finas fatias de lua nos anoiteceres, e a fragrância das primeiras flores de laranjeira que prenunciavam a Primavera... e a loucura do ouro com que os ipês passavam a se vestir! Ver o primeiro ipê florido era receber de roldão, de uma vez só, o somatório de todas essas coisas boas, e então ficava a indagar os sonhos das noites e o céu das tardes, contando os dias, as horas e os minutos para saber quando seria a infinita alegria do pouso do meu Passarinho!

Naqueles tempos de ipês de ouro, meu Passarinho não precisava fazer nada além de me acenar de leve com uma asa para que a Felicidade se tornasse uma coisa perfeita! Eu nada esperava desse rasante vôo de chegada além do aceno leve da sua asa de pássaro, e ficava a espiá-lo de longe inteiramente vibrante, bem como a Sinfonia de Beethoven que havia dentro da minha alma!

Agora se foi o Tempo da Alegria Infinita, o Tempo da Felicidade, o tempo das Sinfonias e dos azuis e rosas das tardes, e das fatias de lua e do aroma das primeiras flores de laranjeira sob o sol, e o tempo de esperar a chegada das flores de ipê e o vôo de retorno do meu Passarinho! Meu Passarinho, agora, depenou as asas, prefere usar uma máscara de Bicho-Papão e brincar de verdade de Marcha-Soldado, ao invés da leveza de seus vôos que traziam no seu bojo a magia da Felicidade e da Primavera.

E hoje à tarde, caminhando na desolação da minha desesperança, de repente vi-me frente à frente com um primeiro ipê florido. Por um momento, como que se acendeu dentro de mim um calor do Passado, e uma fugidia ilusão quis me fazer crer que a Felicidade estava de volta. Como disse, era ilusão. Neste ano, as árvores já não terão flores de ouro, e na primeira olhada já me dei conta que os ipês deste ano são apenas amarelos. Neste ano, não haverá Primavera.

Sobre o Autor

Urda Alice Klueger: Escritora catarinense de Blumenau, onde vive e trabalha. Publicou inúmeros livros, entre eles "Entre condores e lhamas" e "Crônicas de Natal"

http://geocities.yahoo.com.br/prosapoesiaecia/urdaautores.htm




< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Só Luzia, por Ieda Estergilda de Abreu.

A mulher na janela, por Amós Oz.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos